Enviar uma pergunta? CLICK AQUI
Seg - Sexta: 7:30 - 17:00
Sáb-Dom Fechado
3262 7482 - 3262 7483
16 99781 3817
16 99742 1727
Rua Barão do Rio Branco, 347 - Centro
Itápolis/SP

G1 GLOBO (Tudo Diário)

Últimas notícias do Brasil e do mundo, sobre política, economia, emprego, educação, saúde, meio ambiente, tecnologia, ciência, cultura e carros. Vídeos dos telejornais da TV Globo e da GloboNews.

  1. Assista ao Bom Dia ES Comece o dia bem informado com as notícias do Espírito Santo a partir das 6h.

  2. Acorde Miramar em João Pessoa desfila pelas ruas do bairro de Miramar cantando Marchinhas de Carnavais passados Reprodução/TV Cabo Branco O Acorde Miramar, bloco que anuncia a a chegada da Quarta-Feira de Fogo, sai nesta terça-feira (10) em João Pessoa. O 'Acorde' é uma espécie de prévia do Muriçocas do Miramar, bloco mais tradicional do Carnaval da capital paraibana. A concentração começa às 20h na Praça das Muriçocas e o desfile tem início às 00h. Este ano, os foliões recebem a Quarta-feira de Fogo ao som da Orquestra Pop Frevo. O bloco, nascido em 1992, leva este nome por acontecer na meia noite da quarta-feira, acordando o bairro do Miramar com muito frevo e alegria para a Quarta-feira de Fogo, que é quando o bloco das Muriçocas do Miramar desfila. Acorde Miramar mantém tradição e faz o esquenta das Muriçocas Outros blocos também desfilam em João Pessoa com atrações para todos os gostos, confira a seguir a lista dos blocos: Piratas dos Bancários – 18h às 00h, nos Bancários (Parque das Três Ruas) Tatau Araketu Banda Lokomotiva Portadores da Folia – 16h às 23h, em Tambaú (Busto de Tamandaré) Banda Tentáculos Orquestra AZDD Urso Gay – 17h às 20h, em Mangabeira 4 (Centro Cultural de Mangabeira) Banda Pra Curtir Jaguaribe Folia – 19h às 00h, em Jaguaribe (Av. 1º de Maio) Bia Villa Chan Jacaré do Castelo – 20h às 23h, no Castelo Branco II (Praça Onaldo da Silva Coutinho) Yuri Carvalho Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba

  3. Carnaval 2026: Piratas Estilizados segue nos preparativos para o desfile O Grêmio Recreativo Escola de Samba Piratas Estilizados levará à avenida Ivaldo Veras, no Carnaval de 2026 em Macapá, o enredo 'Toque o Alujá para o Alafin de Oió - A Ancestralidade que ecoa nos sagrados tambores do Piratas Estilizados'. A escola irá apresentar a ancestralidade africana e a força dos Orixás, destacando Olorum como criador e Xangô como símbolo de justiça, que representa vida, resistência e celebração. Baixe o app do g1 para ver notícias do AP em tempo real e de graça O enredo passa pela grandeza do Império de Oió, pela travessia forçada da diáspora africana e pelo orgulho das origens africanas e a resistência da cultura negra no Brasil. A escola será a quinta e última a pisar na avenida no sábado (14), a partir das 2h. Piratas Estilizados durante apresentação no carnaval de 2024 no Amapá. GEA/divulgação O g1 apresenta diariamente os temas e letras dos sambas-enredo das escolas de samba para o Carnaval 2026 no Amapá, conforme a ordem de apresentação nos dias 13 e 14 de fevereiro. Histórico Fundada em 5 de janeiro de 1974, no bairro Laguinho, a Piratas Estilizados começou como bloco carnavalesco e venceu todos os desfiles da categoria até 1979. Em 1980, passou a desfilar como escola de samba. Em 2025, foi campeã do Grupo Especial com o enredo “Da lenda de Iaça ao sabor açaí que conquistou o mundo". LEIA TAMBÉM: Enredos 2026: Maracatu da Favela terá desfile exaltando luta e força de comunidades do Amapá Veja ordem e horário dos desfiles das escolas de samba do Amapá Letra do samba enredo da Piratas Estilizados "Toque o Alujá para o Alafin de Oió - A Ancestralidade que ecoa nos sagrados tambores do Piratas Estilizados" Compositores: Davison Jaime, Antônio Neto e Dowglas Diniz. Intérprete: Catatau. Raiou… feito um clarão no céu Um verso no papel… e trovoada! Raiou… a luz da criação Conduz nossa paixão alaranjada No sopro do Pai Oxalá Regendo a força do Orun O grande Obá de um ritual O brado forte ecoou no fogo Estira o primeiro tambor É o Alafim de Oyó Que amarra o inimigo e dá um nó É o Alafim de Oyó Amarra na pontinha do cipó Firma o ponto pra saudar Cafonjá A orquestra incendeia, toca o Alujá! Na seda da manhã, Olorum sorriu O reino cresceu… e resistiu E no balanço do mar Bambeia pra lá e pra cá A dor da ganância Que acorrentou o povo preto No terror do cativeiro A triste lembrança Aprisionaram o filho do rei E na bagagem, atabaques e a lei A Calunga, pras terras de Tupã Semeou a esperança de um novo amanhã Em cada Ilê, a cor resiste no axé O amor sincretizado na renovação da fé Em cada Ilê, a cor resiste no axé Dos tambores, a mensagem de Aganju a São José Kao, Kabecilê, meu Pai! Kabecilê, meu Pai, Xangô! Faz arder a chama da justiça Vem da pedreira abençoar a mais querida! *Estagiário sob supervisão da editora Josi Paixão Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá VÍDEOS com as notícias do Amapá:

  4. Aulas serão ministradas no Campus Marco Zero do Equador Rafael Aleixo/arquivo g1 A Universidade Federal do Amapá (Unifap) abriu 100 vagas para cursos de especialização na área de inovação. As inscrições começam nesta quarta-feira (11) e vão até o dia 20, pela internet. Segundo o edital, podem se inscrever candidatos com graduação em qualquer área ou áreas relacionadas a tecnologia. As vagas seguem o sistema de cotas: 37 para ampla concorrência e 13 destinadas a ações afirmativas. Baixe o app do g1 para ver notícias do AP em tempo real e de graça Veja os vídeos que estão em alta no g1 As aulas serão híbridas, com encontros online e presenciais no Campus Marco Zero do Equador, em Macapá. LEIA MAIS: Conheça o cão Orelha do Amapá, cachorro comunitário que virou mascote Ifap vai inaugurar cursos de Logística e Publicidade e Propaganda em Santana Especialização em projetos em inteligência artificial O curso é voltado para graduados em áreas de tecnologia, como Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação e afins. A proposta é formar especialistas capazes de desenvolver e gerenciar projetos de Inteligência Artificial, contribuindo para o avanço tecnológico no Amapá e na Amazônia. Leia o edital Inscreva-se Especialização em inovação, tecnologia e sustentabilidade Esse curso aceita graduados de qualquer área. O foco é a economia circular, com práticas de redução, reutilização, reciclagem e logística reversa. A formação busca integrar inovação e tecnologia para gerar impacto socioambiental e econômico, fortalecendo projetos em escolas e iniciativas comunitárias. Leia o edital Inscreva-se Nos dois cursos, os candidatos precisam apresentar documentação com detalhes do currículo. Esse será um dos critérios de desempate, seguindo pontuação definida no edital. Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá VÍDEOS com as notícias do Amapá:
  5. Veja como é produzida a carne de jacaré Você já viu ovo de jacaré? Ele é áspero, comprido e "falante". Estes animais, pouco antes de nascer, conseguem emitir sons ainda dentro dos ovos. Veja no vídeo acima. Em Porto Feliz, no interior de São Paulo, se encontra o único criatório de jacarés do estado. Lá, o nascimento do animais acontece entre entre o fim do verão e o início do outono. A criação, que é da espécie de jacaré-do-papo-amarelo, envolve desde a reprodução do animal até a comercialização da carne, que pode ser consumida em churrascos ou crua, em ceviches. De resto de açougue a iguaria valorizada, pé de galinha virou 'negócio da China' para o Brasil Chapéu na roça não terá que ser trocado por capacete; veja o que diz a lei Escolha do sexo do animal Em São Paulo, os ovos são postos no final de novembro, segundo o veterinário da propriedade Luís Basseti. Cada ninhada rende cerca de 25 ovos, que vão para uma incubadora quente e úmida. Neste ambiente, o criador consegue escolher com qual sexo deseja que os animais nasçam, tendo 90% de acerto. Isso se faz por meio do ajuste da temperatura. As mais baixas, entre 28°C e 29°C, e as mais altas, entre 33°C e 34°C geram machos. Já as temperaturas intermediárias, entre 30° e 32°C produzem fêmeas. Isso acontece porque a temperatura influencia o metabolismo celular dos embriões. Os ovos ficam em uma caixa de palha por até três meses, quando ocorre o nascimento. Quanto custa para comer jacaré? A carne de jacaré é vendida para supermercados, churrascarias e restaurantes por cerca de R$ 125 o kg. Os principais cortes são as costelas, os filés da cauda e do lombo, as iscas a partir do pescoço e das patas e o jacaré inteiro para grandes eventos. Além disso, todas as aparas, ossos e vísceras viram ração. Já a gordura é ingrediente dos embutidos de jacaré.

  6. Ônibus da Buser Buser/Divulgação Um casal recebeu R$ 20 mil de indenização após viver momentos de tensão em uma viagem de ônibus por uma plataforma de fretamento on-line, de Belo Horizonte para Juiz de Fora. Segundo o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), durante o trajeto pela BR-040, fiscais do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) identificaram irregularidades no ônibus e o apreenderam. ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Zona da Mata no WhatsApp Os passageiros, incluindo o casal, foram escoltados por policiais até a rodoviária de Conselheiro Lafaiete, a cerca de 100 km de Belo Horizonte. De lá, eles conseguiram seguir viagem, gerando um atraso de 5 horas até a chegada em Juiz de Fora. A decisão é do 6º Núcleo de Justiça 4.0 – Cível Privado (Nucip 4.0). A sentença, de segunda instância, responsabiliza solidariamente a Buser e foi confirmada em dezembro de 2025. Ao g1, a plataforma informou que já realizou o pagamento da indenização, "encerrando o caso”. Também disse que a apreensão do veículo foi ilegal e arbitrária, "realizada em total desrespeito a decisões da Justiça Federal que, à época, já garantiam a circulação dos ônibus parceiros em Minas Gerais". Leia a nota completa mais abaixo. Plataforma se defende, mas Justiça rejeita O casal comprou passagens pela plataforma para a viagem, que aconteceu em junho de 2023. Eles processaram a empresa alegando constrangimento, frustração e abalo emocional — agravados pelo fato de um dos passageiros estar se recuperando de uma cirurgia no joelho, motivo pelo qual buscava um serviço mais confortável. A Buser afirmou que apenas intermedia a venda das passagens e que a responsabilidade seria da empresa de fretamento. Também disse ter prestado assistência aos passageiros afetados. No entanto, segundo o relator, juiz de 2º Grau Richardson Xavier Brant, a situação ultrapassou um simples contratempo: “A viagem foi interrompida em local diferente do destino, com intervenção policial e apreensão do veículo, o que gerou incerteza e constrangimento”, afirmou. A turma manteve a condenação e fixou a indenização em R$ 10 mil para cada passageiro, conforme votos dos desembargadores Amauri Pinto Ferreira, Aparecida Grossi e Evandro Lopes da Costa Teixeira. Nota completa da Buser "A Buser informa que já realizou o pagamento da indenização definida pela Justiça, encerrando o caso, conforme decisão de segunda instância proferida em dezembro de 2025. Sobre o episódio de junho de 2023, a Buser reitera que a apreensão do veículo pelo DER-MG foi uma medida ilegal e arbitrária, realizada em total desrespeito a decisões da Justiça Federal que, à época, já garantiam a circulação dos ônibus parceiros em Minas Gerais. A Buser irá pedir investigação criminal contra os fiscais envolvidos para apuração de crime de abuso de autoridade e desobediência. É importante ressaltar que a Buser é uma plataforma de tecnologia de intermediação, e não uma empresa de ônibus. O modelo conecta passageiros a empresas de fretamento devidamente licenciadas, que operam com autorizações legais. A ação fiscalizatória, portanto, puniu indevidamente uma atividade legítima, causando o transtorno aos viajantes. A empresa reforça seu compromisso com a segurança e o respeito aos usuários e segue trabalhando para que o direito de escolha dos mineiros e a modernização do transporte sejam respeitados". LEIA TAMBÉM: Justiça manda empresa pagar indenização para motorista que foi demitido após acidente Passageiro de ônibus vítima de acidente na BR-116 em MG é indenizado em quase R$ 15 mil ASSISTA TAMBÉM: Empresa de ônibus é condenada a indenizar passageira obesa em Juiz de Fora Empresa de ônibus é condenada a indenizar passageira obesa em Juiz de Fora VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes

  7. Deise Carmem foi morta a facadas e teve o corpo jogado em rio, segundo a polícia Divulgação/Arquivo pessoal Deise Carmem de Oliveira Ribeiro, de 55 anos, era servidora pública e proprietária de uma fábrica de confecção de rodos. Ela foi assassinada e teve o corpo deixado no Rio Santa Tereza, na zona rural de Peixe. Apesar da tristeza, os parentes vão lembrar de Deise como uma pessoa alegre, de riso fácil, e que adorava estar em família. Ela foi encontrada boiando no dia 1º de janeiro deste ano, e a identificação aconteceu após quatro dias, quando houve a liberação para a família realizar a despedida e o sepultamento.. O marido e duas filhas dela foram presos suspeitas de envolvimento na morte de Deise. Os nomes dos suspeitos não foram divulgados, por isso o g1 não conseguiu contato com as defesas deles. 📱 Clique aqui para seguir o canal do g1 TO no WhatsApp Veja os vídeos que estão em alta no g1 Uma sobrinha da vítima, que conversou com o g1, mas preferiu não se identificar, contou que Deise era casada há mais de 30 anos, tinha apenas duas filhas e era a caçula de 12 irmãos. Era natural de Porangatu (GO), mas residia em Palmeirópolis. Além de ser trabalhadora, a sobrinha destacou a generosidade da tia. "Ela tinha uma fábrica de rodos, além de ser servidora pública. Fazia de tudo na fábrica, era muito dedicada. Ela é aquela pessoa em quem você pode contar a qualquer momento, sempre ajudava as pessoas; todas as vezes que alguém precisava, ela estava pronta para ajudar", contou. A sobrinha também ressaltou a alegria de Deise com a família, seu sorriso marcante e o fato de ser considerada a 'alegria da família'. "Amava se reunir com a família, sempre de riso solto, extrovertida, brincalhona, brincava com todo mundo, levava sempre um sorriso no rosto. Ela era muito temente a Deus, mesmo em meio às dificuldades da vida, se mantinha firme servindo a Deus, positiva de que dias melhores sempre vêm", explicou. A sobrinha ainda recordou as qualidades da tia, que vai lembrar com carinho. "Ela cozinhava muito bem, fazia crochê, era vaidosa, muito bonita, amava andar arrumada e trabalhava muito. Não tinha contenda com ninguém, era muito justa e gostava das coisas corretas", pontuou. Recentemente, Deise estava animada por ter conseguido realizar cirurgias estéticas que estavam em seus planos. Para 2026, a sobrinha contou que Deise tinha o desejo de fazer uma viagem para uma praia. "Já tinha até comprado biquíni para essa viagem, minha prima falou. Foi a realização de um sonho para ela", disse. LEIA TAMBÉM: Corpo encontrado em rio no Tocantins é de uma mulher Marido e filhas são presos suspeitos de matar mulher que teve corpo deixado em rio no Tocantins Corpo em estado de decomposição é encontrado em rio do sul do Tocantins Marcas da violência Sobre a violência que tirou a vida de Deise, a família, segundo a sobrinha da vítima, não quer que ela seja apenas parte de um estatística relacionada à violência contra as mulheres, mas que ela era uma pessoa dedicada ao trabalho, honesta e com diversas qualidades. "Existe um ser humano incrível que teve a integridade do seu ser violada, sem pudor, sem respeito, sem o mínimo traço de amor. Ela era uma mulher, irmã, tia, muito querida e amada por toda a família. Nosso sofrimento não estanca, pois ela foi tirada de nós de uma forma brutal. O que ainda nos dá o mínimo de consolo é que a encontramos e a sepultamos com muito respeito, de forma honrosa, em um cortejo muito bonito", explicou a sobrinha. Entenda O corpo de Deise foi localizado boiando no Rio Santa Tereza, em Peixe. O Corpo de Bombeiros fez o resgate no primeiro dia do ano. Pouco mais de um mês depois, a Polícia Civil realizou operação que cumpriu três mandados de busca e apreensão contra os suspeitos da morte de Deise. O marido e uma das filhas do casal, de 31 anos, foram presos em Palmeirópolis. Outra filha, de 26 anos, foi detida em Palmas. Um celular de uma das filhas foi apreendido para ser periciado. A polícia informou que a vítima foi morta a facadas e teve o corpo jogado no rio, na tentativa de ocultar o crime. Polícia prende marido e filhas suspeitos de matar Deise Carmem de Oliveira Alessandro Ferreira/Divulgação SSP-TO Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

  8. Corpos de amigos mortos após carro ser arrastado durante chuvas em Sergipe são sepultados O agricultor aposentado, Valdemário Cavalcante Santos, foi o único sobrevivente da enxurrada que arrastou um carro e matou seus dois amigos no município de Simão Dias, a 105 km de Aracaju, durante uma chuva no último domingo. Segundo o aposentado, que dirigia o veículo, ele e o amigo Domingos Ribeiro dos Santos, de 77 anos, haviam saído para um passeio em um balneário e quando retornavam deram carona para Nivaldo de Jesus Rodrigues, de 60 anos. Eles foram surpreendidos pela força da água enquanto tentavam atravessar um córrego, que costuma ser usado com frequência por quem mora na região. ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 SE no WhatsApp “Foi tudo muito rápido. Só pensei que não iria ver o meu filho mais [...] foi então que segurei firme no volante, joguei os pés no vidro, que quebrou, e consegui sair e me agarrar em um pé de jurema [...]. Gritei por socorro e fui ajudado com uma corda que me jogaram” , disse emocionado. Valdemário Cavalcante Santos, sobrevivente de carro arrastado por chuvas em Sergipe Jackson Cabral/TV Sergipe Ainda de acordo com Valdemário, o veículo ficou submerso rapidamente e não foi possível visualizar mais os amigos. Os corpos de Nivaldo e Domingos foram sepultados na tarde desta segunda-feira (9), no município de Simão Dias. Domingos era viúvo e deixou três filhos. Homens morreram após veículo cair em córrego de Simão Dias CB/SE Outra morte Roberto Martins, de 41 anos. Arquivo Pessoal. Também em Simão Dias, um homem identificado como Roberto Martins de Aguiar, de 41 anos, morreu após a moto que ele conduzia bater contra um coqueiro, que havia sido atingido por um fio de alta tensão. Segundo familiares, ele foi socorrido e levado para um hospital em Aracaju, mas não resistiu e morreu nesta segunda-feira. O sepultamento dele será realizado, na manhã desta terça-feira (10), no Cemitério São João Batista. LEIA TAMBÉM Saiba quem são as vítimas que morreram durante chuvas em Sergipe

  9. O presidente Lula (PT) ao lado dos ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Simone Tebet (Planejanento). Divulgação/Gov.Br O encontro entre o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e a cúpula do MDB, nesta segunda-feira (9), acendeu um alerta no Palácio do Planalto e passou a influenciar diretamente a estratégia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a montagem de um palanque forte no estado. A possibilidade de o MDB indicar o vice na chapa de reeleição de Tarcísio reposiciona o xadrez político no maior colégio eleitoral do país, coloca em xeque a permanência da ministra Simone Tebet no partido e impõe novos desafios à política de alianças de Lula. São Paulo deixou de ser apenas uma disputa local e se tornou peça central da estratégia nacional do presidente para 2026, em um movimento mais amplo de aproximação com partidos de direita e do Centrão. Veja os vídeos que estão em alta no g1 MDB: peça importante, mas partido rachado O MDB aparece como um ator central nas conversas, mas a possibilidade de um alinhamento nacional com Lula é vista como difícil. O partido está dividido: ao menos 17 diretórios estaduais resistem a um apoio formal ao presidente. Além disso, o controle da sigla pelo deputado Baleia Rossi — hoje bastante alinhado ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) em São Paulo — empurra o MDB paulista para um campo mais próximo da direita. Esse cenário enfraquece a chance de o partido fechar com Lula no plano nacional e estadual. Essa dificuldade tem um efeito colateral importante: empurra a ministra do Planejamento, Simone Tebet, hoje no MDB, para fora da legenda. O destino mais provável, caso decida disputar eleições, seria o PSB. O objetivo central do PT: Haddad em São Paulo No PT, o principal objetivo segue sendo manter Fernando Haddad como protagonista em São Paulo. O partido ainda insiste na ideia de tê-lo como candidato ao governo do estado, repetindo a estratégia de eleições anteriores e apostando em sua força eleitoral na capital. Nesse desenho, Simone Tebet poderia entrar como candidata ao Senado, dando à chapa uma “cara de frente ampla”, com apelo além da esquerda tradicional. Mas há outros cenários em discussão — alguns mais prováveis que outros. O xadrez eleitoral de Lula em três cenários: Cenário 1 – O desenho preferido do PT Fernando Haddad candidato ao governo de São Paulo Simone Tebet candidata ao Senado Alckmin permanece como vice de Lula É o modelo que preserva o protagonismo do PT no estado, mas depende de Tebet confirmar a saída do MDB e ir para PSB para tentar o Senado. O futuro da ministra ainda depende de conversa com Lula, mas a decisão precisa ser tomada ainda neste mês por causa de janela partidária. Cenário 2 – Inversão que agrada mais a Haddad Simone Tebet candidata ao governo de São Paulo Fernando Haddad candidato ao Senado Alckmin permanece como vice de Lula Esse formato é visto por aliados como eleitoralmente mais confortável para Haddad, mas enfrenta forte resistência interna no PT paulista, que reluta em abrir mão da cabeça de chapa no estado. Cenário 3 – O mais improvável Geraldo Alckmin candidato ao governo de São Paulo Haddad disputando o Senado Simone Tebet, no PSB, como vice na chapa de Lula Nesse caso, a vice-presidência ficaria com o PSB, mantendo a lógica de uma mulher na vaga hoje ocupada por Alckmin. Apesar da boa relação entre Lula e Alckmin, esse cenário é considerado o mais difícil, já que a tendência é o vice continuar ao lado do presidente na chapa nacional. Movimento mais amplo As discussões em torno de São Paulo fazem parte de um movimento maior de Lula para atrair partidos de direita e do Centrão, ampliando sua base de alianças para 2026. A escolha dos nomes, mais do que local, carrega um peso nacional. Nada está fechado. As peças estão no tabuleiro, e o jogo segue aberto.

  10. Nova área com potencial para exploração de terras raras é identificada no Sul de Minas Uma nova área com potencial para exploração de terras raras foi identificada no entorno do Planalto de Poços de Caldas, no Sul de Minas, pela Cabo Verde Mineração. A empresa, que conduz estudos na região, anunciou que as sondagens iniciais apontam resultados promissores. 📲 Siga a página do g1 Sul de Minas no Instagram De acordo com a mineradora, a nova área faz parte de um conjunto de 57 direitos minerários que somam aproximadamente 91 mil hectares na borda da caldeira vulcânica de Poços de Caldas. A região inclui os municípios mineiros de Muzambinho, Cabo Verde, Botelhos, além de Caconde, no interior de São Paulo. O gerente de operações da empresa, Eduardo Montanari, afirma que os trabalhos de pesquisa têm apresentado dados consistentes. “Os dados foram muito promissores. A pesquisa é feita com muita disciplina e rigor técnico, garantindo responsabilidade ambiental e resultados confiáveis”, disse. LEIA TAMBÉM: Brasil inaugura 1º laboratório de extração de terras raras; veja como vai operar Corrida por terras raras: descoberta de jazida em MG atrai mais de 100 pedidos de mineração Copam aprova licenciamento ambiental para exploração de terras raras em MG Cratera de vulcão em MG pode suprir 20% da demanda global por terras raras, minerais estratégicos cobiçados pelos EUA Nova área com potencial para exploração de terras raras é identificada no Sul de Minas Reprodução EPTV As primeiras sondagens realizadas pela mineradora indicam que há viabilidade para exploração de terras raras, um grupo de minerais estratégicos usados em tecnologias como carros elétricos, turbinas eólicas, equipamentos eletrônicos e sistemas de defesa. Segundo os estudos preliminares, o potencial estimado da região supera 500 milhões de toneladas de argilas iônicas mineralizadas. “Para nossa surpresa, esse novo alvo, o alvo Botelhos, pode aumentar significativamente nossa estimativa. Antes falávamos em 100 milhões de toneladas. Hoje já projetamos mais de 500 milhões”, afirmou o diretor‑executivo da Cabo Verde Mineração, Túlio Rivadávia. Nova área identificada tem potencial para exploração de terras raras no Sul de Minas A empresa diz já ter investido cerca de R$ 7 milhões no projeto e prevê outros US$ 10 milhões nos próximos dois anos para concluir a fase de pesquisas e instalar uma planta-piloto de processamento. Rivadávia explicou ainda que a etapa de licenciamento ambiental só deverá ocorrer após o encerramento da fase de pesquisa geológica. “Estamos saindo de um projeto Greenfield para um Brownfield. Só depois da conclusão dos estudos partiremos para o dimensionamento da usina e, então, para o licenciamento ambiental.” Nova área com potencial para exploração de terras raras é identificada no Sul de Minas Reprodução EPTV Projetos avançados no planalto Outras duas mineradoras que atuam no Planalto de Poços de Caldas já avançaram em seus projetos de exploração de terras raras. Meteoric e Viridis receberam, em dezembro, a licença prévia do órgão ambiental estadual. A Meteoric desenvolve o Projeto Caldeira, em Caldas, e já opera um laboratório de extração em escala piloto. A empresa afirma que já consegue obter o produto final, os carbonatos de terras raras, a partir das amostras coletadas na fase de pesquisa. “Vamos processar nos próximos meses todas as amostras de sondagem e trincheiras para validar o processo metalúrgico”, explicou o diretor Marcelo de Carvalho. Já a Viridis conduz o Projeto Colossus, também na região de Poços de Caldas, e deve inaugurar em breve seu Centro de Pesquisa e Processamento de Terras Raras. A empresa agora trabalha para cumprir a próxima etapa do licenciamento. Nova área com potencial para exploração de terras raras é identificada no Sul de Minas Reprodução EPTV “A licença prévia é um marco. Agora entregaremos toda a engenharia do processo ao longo deste ano”, afirmou o diretor Klaus Petersen. A previsão da Viridis é iniciar a exploração dos minerais em 2028. Segundo as mineradoras, a região de Poços de Caldas vem se consolidando como uma das mais promissoras do mundo para terras raras. “Conseguimos comprovar que temos o melhor minério do mundo aqui. Isso significa menor custo de processamento e maior competitividade, colocando o Brasil entre as principais fontes globais”, destacou Petersen. Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas

  11. Mesa redonda reuniu autoridades para debater avanços de Roraima em diversas áreas do setor econômico. João Gabriel Leitão/g1 RR A 4ª edição do "Investe Roraima 2030" reuniu mais de 60 investidores de fora do estado, autoridades locais e uma comitiva internacional nesta segunda-feira (9), no Centro Amazônico de Fronteiras (CAF) da Universidade Federal de Roraima (UFRR), em Boa Vista. Durante o evento, foi projetada a atração de R$ 10 bilhões em investimentos para Roraima e apresentadas as potencialidades econômicas locais, com ênfase na integração regional e na segurança jurídica para quem deseja empreender na Amazônia. ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 RR no WhatsApp O governador Antonio Denarium (PP) destacou que o crescimento econômico passa pela integração com países vizinhos, como a Guiana, e pela resolução de entraves na infraestrutura. "Ao acabarmos com os gargalos como energia elétrica, regularização fundiária e ambiental, nós já atraímos investimentos de mais de R$ 10 bilhões, principalmente na agricultura, pecuária e geração de energia", afirmou Denarium. A parceria com a Guiana e a presença do presidente Irfaan Ali em Roraima também foram ressaltadas por Denarium. "Firmamos um acordo de intenções com a Guiana para intercâmbio universitário, turismo e agropecuária. O presidente disse que antes olhavam só para o Caribe e América do Norte; hoje, quando olham para o sul, veem Roraima", completou. Para o CEO do Grupo Rede Amazônica, Phellipe Daou Jr., a clareza nas regras e a melhoria na infraestrutura impulsionam o desenvolvimento local. "Roraima não é mais o 'potencial' é uma realidade. Foi feito um trabalho profundo, apostando em coisas que pouca gente fez, como a titulação de terras e a energia de qualidade, o que gerou segurança jurídica", analisou Daou Jr. Joel Gomes, diretor executivo da Rede Amazônica em Roraima e Phelippe Daou Jr., CEO do Grupo Rede Amazônica no 'Investe Roraima 2030' João Gabriel Leitão/g1 RR Ele também pontuou a responsabilidade ambiental do setor produtivo. "Na hora que você tem o título da terra, você é obrigado a seguir o Código Florestal. A redução das queimadas foi absurda. Há um respeito aos povos indígenas e ao meio ambiente, gerando emprego e renda", completou. O secretário estadual de Atração de Investimentos, Aluízio Nascimento, afirmou que a meta é dobrar os valores captados nos últimos anos, fruto de um trabalho de longo prazo, segundo ele. "Nós saímos literalmente 'vendendo' o estado de Roraima, demonstrando as potencialidades reais. O fundo disso está aí: mais de R$ 10 bilhões investidos", explicou. O evento também contou com palestra do ex-ministro da Agricultura e proprietário de terras em Roraima, Antonio Cabreira. Com dados do "Ranking de Competitividade dos Estados 2025", ele apontou Roraima como o estado com o melhor indicador de potencial de mercado da Região Norte. Antonio Cabrera, ex-ministro da Agricultura do Brasil, no Investe Roraima 2030. João Gabriel Leitão/g1 RR O diretor executivo da Rede Amazônica em Roraima, Joel Gomes, destacou a visibilidade nacional do estado e a presença de investidores. "O empresariado de outros estados percebe o potencial do clima, do solo e a liberdade jurídica que a questão fundiária recebeu nos últimos anos", pontuou. LEIA MAIS: Evento 'Investe Roraima 2030' apresenta potencial econômico do estado CEO do Grupo Rede Amazônica recebe medalha Forte São Joaquim, maior honraria de Roraima O vice-governador Edilson Damião citou a regularização fundiária e como um dos pilares do crescimento. "Já entregamos mais de 23 mil títulos, além da lei do zoneamento, que possibilitou que as áreas plantadas aumentassem. Hoje, quem compra uma área aqui pode utilizar até 50% dela para pasto ou plantio", explicou Damião. Evento reuniu autoridades para debater e mostrar potencial econômico de Roraima para investidores. João Gabriel Leitão/g1 RR Phelippe Daou Neto, diretor de Relações Institucionais do Grupo Rede Amazônica, enfatizou o papel da comunicação em mostrar a tecnologia aliada à preservação na Amazônia. "O objetivo é descriminalizar o 'cara do agro'. Mostrar que esse produtor na Amazônia não só preserva, mas faz toda a produção sustentável, com muita tecnologia e dados", disse. "Confesso que fiquei assustado, num bom sentido. Não sabia que Roraima havia crescido tanto", finalizou. Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.
  12. Assista ao Jornal da Manhã

  13. Foto descoberta no Arquivo Geral do Rio mostra a casa de Tia Ciata, número 117 da Rua Visconde de Itaúna Arquivo Geral do Rio/Divulgação O Arquivo-Geral do Rio encontrou a única foto conhecida da casa de Hilária Batista de Almeida, a Tia Ciata, liderança religiosa e comunitária que foi figura central na sociabilidade negra urbana do fim do século 19 e início do 20 na região conhecida como Pequena África. É consenso entre historiadores que a casa de Ciata, frequentada por bambas como João da Baiana, Pixinguinha, Hilário Jovino e Sinhô, teve papel central na consolidação do samba como gênero e em sua relação com o carnaval. A informação sobre a descoberta da fotografia foi noticiada inicialmente pela Folha de S. Paulo e obtida posteriormente pelo g1. O imóvel foi demolido nas obras que acabaram com o bairro residencial que formava a Praça Onze para a construção da Avenida Presidente Vargas, inaugurada em 1944. A foto foi encontrada em um conjunto de 14 mil imagens em álbuns da gestão do prefeito Henrique Dodsworth (1937-1945), interventor nomeado por Getúlio Vargas no período conhecido como Estado Novo — uma ditadura. As fotos foram feitas por Uriel Malta e Aristógiton Malta, filhos de Augusto Malta — fotógrafo da Prefeitura do Rio entre 1905 e 1938. “Uma das grandes obras desse período foi a abertura da Avenida Presidente Vargas, que acaba passando sobre a antiga Praça Onze. E isso acaba apagando uma série de ruas importantes para a história da cidade, em especial dessa região, do bairro da Praça Onze, uma região onde existia todo um contexto sociocultural de imigrantes, ex-escravizados, da comunidade judaica, gregos. Era uma região supercosmopolita, que acaba sendo em grande medida devastada com essas obras”, diz o gerente de Pesquisa do arquivo, Pedro Paiva Marreca. A casa de Ciata ficava na Rua Visconde de Itaúna 117. Na imagem encontrada é possível ver uma anotação feita à mão com o número do imóvel, indicando que ele estava entre os que seriam demolidos. Ciata morreu em 1924; portanto, não estava viva quando sua casa foi demolida. “A gente foi conseguindo reconstruir a rua inteira e conseguimos cruzar dados com outras documentações parecidas com o que a gente chama hoje de PAA, plantas que mostram os lotes de cada território. Então, a gente foi conseguindo localizar, praticamente, georreferenciar onde ficava cada uma das casas, até que a gente chegou ao número 117 da Rua Visconde de Itaúna, que é o número dela”, explica o pesquisador Rafael Martins de Araújo. “A gente conseguiu localizar tanto o positivo quanto o negativo da imagem e contextualizar ela com o contexto da Visconde de Itaúna, junto com as próprias grandes reformas do Dodsworth. Ela tava inserida ali, a a derrubada da casa tava inserida nesse contexto. Então, a gente recupera não só a foto, como a própria história da casa: onde ela estava, como ela vai embora, qual é o processo e porque que o registro dela aconteceu”, acrescenta. Livro reúne imagens raras Demolição de imóveis da região da Praça Onze Arquivo Geral do Rio/Divulgação O conjunto de fotos mostra ainda várias imagens derradeiras e raras da Praça Onze durante as obras para a Presidente Vargas. As imagens foram encontradas durante a pesquisa para o livro 'Achados e Perdidos: imagens inéditas do Rio de Janeiro (1937-1945)', que foi disponibilizado para o público nesta segunda-feira (9) (veja mais no link). Presidente do Arquivo, Elizeu Santiago afirma que, com a divulgação das imagens através do livro, outras descobertas podem surgir. “Quantos pesquisadores, quantos curiosos não vão identificar a casa de um antepassado, a casa de um avô, de um bisavô, a um local em que já ouviu uma história de um familiar. Então eu acho que esse livro é uma obra que dialoga com a população e dialoga com a memória das pessoas, dialoga com a memória das famílias que habitaram toda a cidade”, afirmou. Nas páginas do livro, além das transformações urbanas na Pequena África, há imagens do início da Avenida Brasil, a expansão dos subúrbios, a urbanização da Pavuna e da Zona Sul, a finalização da Esplanada do Castelo, a inauguração do Jardim de Alah, entre outros recortes que ajudam a compreender como a cidade se redesenhou nesse período. Pelo telefone e primeiros desfiles Tia Ciata Reprodução/ TV Globo A casa de Tia Ciata abrigou reuniões de bambas que resultaram na composição de, entre várias obras, da música que ficou conhecida como o primeiro samba: “Pelo telefone”, registrada por Donga e Mauro de Almeida, em 1916. Hoje, muitos historiadores que estudam o período acreditam que a música nasceu de uma composição coletiva, em uma roda na casa de Tia Ciata, articulando motivos e versos criados e improvisados por vários frequentadores. Atualmente, descendentes de Ciata organizam um centro cultural voltado para a memória do samba e ancestralidade. Apesar de terem acontecido após a morte de Ciata, os primeiros desfiles competitivos de escolas de samba guardam forte relação com o território onde ela morou. Eles aconteceram na Praça Onze, em 1932, que era desde o fim do século 19, o grande território do samba urbano e da Pequena África, onde se concentravam as tias baianas e vários ranchos e cordões. Quando houve a demolição da Praça Onze, escolas de samba como Mangueira e Portela escreveram para autoridades para tentar impedir o processo. Os documentos também estão guardados no Arquivo-Geral do Rio, assim como cartas de nomes como Vinícius de Moraes, Cândido Portinari, Manuel Bandeira, e Roquete Pinto, que pediam para que não fosse demolida a Igreja de São Pedro dos Clérigos, que também ficava na região. Avenida Presidente Vargas completa 80 anos

  14. Cresce o número de roubos e furtos em trens e estações da Supervia O leilão judicial que vai definir o novo operador do sistema de trens urbanos do Estado do Rio de Janeiro, em substituição à SuperVia, será realizado nesta terça-feira (10). A data foi marcada pela 6ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), responsável por conduzir o processo. De acordo com o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Transporte e Mobilidade (Setram), o valor estimado da contratação é de R$ 660 milhões. 📱Baixe o app do g1 para ver notícias do RJ em tempo real e de graça A empresa vencedora terá permissão inicial de 5 anos para operar o sistema ferroviário, com possibilidade de renovação por igual período. Trem da Supervia Divulgação/Supervia O edital do leilão está disponível desde 7 de janeiro no site da Setram. O critério de escolha do vencedor será o maior desconto oferecido sobre a tarifa de remuneração, fixada inicialmente em R$ 17,60 por carro/quilômetro. Vence a proposta que apresentar o maior percentual de deságio. O leilão será realizado no âmbito do processo de recuperação judicial da Supervia. Após a assinatura do novo contrato, está prevista uma fase de operação assistida, com duração de 90 dias, período em que a atual concessionária e o novo operador atuarão de forma conjunta. Mudança no modelo Pelo modelo definido, a remuneração do operador passará a ser feita por quilômetro rodado, e não mais pela quantidade de passageiros transportados. Segundo o governo, a mudança busca dar maior previsibilidade ao controle das tarifas e reduzir pedidos de reequilíbrio contratual motivados por queda de demanda. O contrato também prevê índices de desempenho que deverão ser cumpridos para garantir a qualidade do serviço. Cemitério de trens da Supervia Reprodução/TV Globo Para tornar o certame mais atrativo, foi criada a Unidade Produtiva Isolada Ferroviária (UPI Ferroviária), que permite ao novo operador assumir a gestão do sistema sem herdar as dívidas e os passivos judiciais da SuperVia. Também foi instituído um fundo, a ser gerido pelo administrador judicial, com o objetivo de preservar a atividade econômica e evitar a interrupção do serviço durante a transição. A definição sobre a manutenção dos postos de trabalho caberá à nova operadora. Durante o período de transição, o governo estadual afirma ter investido R$ 160 milhões no sistema ferroviário, com ações como a substituição de cabos para reduzir furtos e iniciativas para ampliar a oferta de viagens. A malha ferroviária do estado tem 270 quilômetros de extensão, cinco ramais e 104 estações, atendendo 12 municípios da Região Metropolitana. Atualmente, cerca de 300 mil passageiros utilizam os trens diariamente. O leilão estava inicialmente previsto para o dia 27 de janeiro, mas foi adiado após ajustes no edital, que passou a ser divulgado pela Justiça. Superlotação e sucateamento A superlotação é uma das principais queixas dos usuários do sistema ferroviário do Rio de Janeiro. Passageiros relatam viagens em condições precárias, especialmente fora de períodos de operação especial. “Quando tem jogo funciona que é uma beleza. Agora, quando não tem... a gente passa muito sufoco aqui”, afirmou uma usuária. Outro passageiro diz que a situação se repete há anos e varia de acordo com o dia e o horário. LEIA TAMBÉM: Roubos, tráfico e sensação de abandono nas estações são desafios para nova operadora dos trens do RJ Muros abertos e falta de fiscalização: vistoria encontra 16 estações da SuperVia com falhas no controle de acesso Relatório aponta abandono, criminalidade e favelização nas estações da Supervia Relatório aponta 17 estações sem acessibilidade, 11 sem segurança e 13 sem banheiros Problemas de manutenção também são visíveis em diversos ramais e estações. Banheiros em condições precárias, escadas rolantes quebradas e dificuldades de acessibilidade fazem parte da rotina de quem depende do transporte. “A gente quer reclamar, mas parece que a nossa voz não sai”, diz Ana, cuidadora de idosos, que relatou dificuldades para subir escadas por causa de problemas de saúde. O valor da passagem, atualmente em R$ 7,60 — ou R$ 5 com a tarifa social — também é alvo de críticas. “Pelo serviço que eles oferecem tá caro”, afirma o militar Jeferson Cabral de Santana. Concessão desde 1998 A concessão da SuperVia teve início em 1998. Ao longo dos anos, a empresa acumulou problemas financeiros e operacionais. Em 2023, a concessionária comunicou oficialmente ao governo estadual que não tinha mais condições de manter a operação, citando prejuízos causados pela pandemia, furtos de cabos e o congelamento da tarifa. Um acordo judicial prorrogou a atuação da SuperVia até março de 2026, prazo em que o novo operador definido pelo leilão judicial deverá assumir integralmente o sistema ferroviário do estado.

  15. Cadela da raça american bully é baleada por agente da GCM em Cubatão Uma cadela da raça American Bully foi baleada por um Guarda Civil Municipal (GCM) no bairro Vale Verde, em Cubatão (SP). O animal, chamado Atena, está estável, mas segue internado para cirurgia. Segundo a tutora, Lavínia Fernandes, de 19 anos, Atena escapou de casa quando ela abriu o portão para sair com a motocicleta por volta das 18h30 de sábado (7). Ela contou que a cadela se aproximou de um pedestre com guarda-chuva, que se assustou e usou o objeto para afastá-la. Segundo Lavínia, Atena não fez nada e, ao passar pelo guarda, foi baleada, sendo atingida na pata dianteira. ✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp. A responsável por Atena contou que a cadela não teve nenhuma interação com o guarda e, mesmo assim foi baleada. Ela ressaltou que o animal é dócil e brincalhão, apesar do porte. Após o ocorrido, Atena foi levada a um hospital veterinário, onde permanece internada para cirurgia. A jovem registrou boletim de ocorrência no DP Sede de Cubatão. Cadela da raça American Bully leva tiro de guarda em Cubatão. Arquivo Pessoal Revolta Conforme Boletim de Ocorrência (BO) obtido pelo g1, depois do disparo a GCM foi acionada para atender a ocorrência. Assim que os agentes chegaram no local encontraram alguns moradores reunidos em volta do guarda que efetuou o disparo. As pessoas questionavam a atitude do homem. Quando os guardas chegaram, porém, Atena e Lavínia já haviam seguido à clínica veterinária. Versão do guarda Em depoimento na delegacia, o guarda autor do disparo contou que estava comprando pão quando ouviu gritos e saiu da padaria para verificar a situação. Ele afirmou ter visto um homem com um guarda-chuva sendo supostamente atacado por dois cães, um deles seria Atena, quando se aproximou para ajudar. Ainda com base no relato do guarda, enquanto ele tentava conter a situação, um dos cachorros foi em sua direção, se aproximou, momento em que efetuou o disparo. A arma do agente foi apreendida e encaminhada para perícia. O caso foi registrado como legítima defesa na Delegacia Sede de Cubatão, e o homem que supostamente teria sofrido o ataque dos cães não foi encontrado. VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos

  16. Flávio foi encontrado morto enforcado com um lençol no quarto de um motel em Santos Reprodução e Diego Bertozzi/TV Tribuna Flávio Alves da Silva, o homem acusado de matar a diarista Ana Paula Ferreira Campos e tirar a própria vida em um motel de Santos, no litoral de São Paulo, era casado com outra mulher. A informação foi apurada pela TV Tribuna, afiliada da Globo, com a família do homem. O crime ocorreu no sábado (7), no motel Vila Régia, localizado na Rua da Constituição, na Vila Mathias. As mortes foram constatadas pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). ✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp. De acordo com a família de Ana Paula, ela teve um relacionamento de cinco meses com Flávio, mas a relação não era extraconjugal, pois o homem não estava casado na época. Ainda segundo os familiares, o namoro terminou há aproximadamente um ano e, só depois do término, Flávio voltou com a ex-mulher. Apesar disso, ele não aceitou quando Ana iniciou um novo relacionamento e passou a fazer ameaças para a ex e a família dela. Ana Paula e Flávio não estavam mais juntos há aproximadamente um ano, segundo a família da mulher Arquivo Pessoal De acordo com a família, vítima não procurou a esposa de Flávio para relatar o ocorrido porque ficou com medo do homem cumprir as ameaças e tirar a vida dela ou de algum familiar. O g1 não conseguiu contato com a família do homem até a publicação desta reportagem. Casal é encontrado sem vida em quarto de motel, na Vila Mathias, em Santos Tortura antes da morte De acordo com familiares de Ana Paula, ela estava desaparecida desde sexta-feira (6), quando saiu do serviço em Santos. Na ocasião, a mulher avisou a irmã que iria pagar um boleto em uma loja e, em seguida, iria para casa, mas nunca chegou na residência. A família acredita que ela foi obrigada a ir até o motel com o ex-companheiro, onde sofreu horas de tortura e agressões. “Ela sofreu um traumatismo craniano grave e foi esganada até a morte”, lamentou um familiar, em entrevista ao g1. Encontro dos corpos De acordo com o boletim de ocorrência, os familiares de Flávio foram até o motel procurar pelo homem, porque rastrearam o celular dele pelo GPS, já que não conseguiam contato por mensagens ou ligações telefônicas. Ainda segundo o registro policial, o administrador do motel foi até o quarto onde o casal estava hospedado desde a tarde de sexta-feira (6) e bateu várias vezes na porta, mas ninguém atendeu. Sendo assim, ele colocou uma escada na janela e conseguiu visualizar a mulher deitada na cama, com manchas de sangue. Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), em Santos Diego Bertozzi/g1 A Polícia Militar foi acionada e compareceu no motel. As equipes arrombaram a porta do quarto e se depararam com a mulher morta na cama e um homem enforcado com lençol no box do banheiro. A perícia técnica foi acionada para apurar as circunstâncias dos fatos. O caso foi registrado como feminicídio e suicídio consumado, na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Santos.

  17. Ator desaparece após sair de bar acompanhado de homem desconhecido O ator Roger da Cunha Matos, de 35 anos, está desaparecido há quase dois meses. Conforme o boletim de ocorrência (BO), ele foi visto pela última vez na manhã do dia 15 de dezembro de 2025, em Peruíbe, no litoral de São Paulo, quando saiu de um bar com um homem desconhecido. “Independente de como estiver: se tiver morto, vamos enterrar; se estiver debilitado, vamos levantá-lo. Mas essa angústia de não saber de nada está acabando com a família e com os amigos”, lamentou o pai de Roger, Antonio Jorge de Matos, de 53 anos, ao g1. ✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp. O pai de Roger contou que tem buscado informações sobre o filho desde o dia seguinte ao desaparecimento, quando enviou mensagens e não obteve resposta. Em 19 de dezembro de 2025, ele procurou a Polícia Civil após conversar com a gerente do restaurante onde o ator trabalhava. A mulher disse ao pai que, ao encerrar o expediente por volta das 2h do dia do desaparecimento, saiu com Roger e os dois foram até uma adega, onde permaneceram por cerca de uma hora. Ainda segundo ela, depois o ator seguiu sozinho para outro bar. Ator Roger da Cunha Matos, de 35 anos, desapareceu há quase dois meses em Peruíbe, SP Reprodução As imagens acima mostram o momento em que Roger saiu do carro preto da colega de trabalho e entrou no bar. Duas horas depois, a câmera de monitoramento flagrou o ator entrando em um veículo prata, acompanhado de um homem, que os familiares e amigos não conhecem. Visto pela última vez Antonio descobriu que o carro prata era de um motorista de aplicativo e havia sido chamado por Roger às 5h24 daquele dia. O condutor foi localizado e relatou que o destino inicial da corrida era Iguape (SP), mas o ator desistiu durante o trajeto. Segundo o motorista, Roger pediu para ser deixado com um homem desconhecido na entrada da estrada que dá acesso ao bairro Guaraú, em Peruíbe. O pai de Roger foi até a Guarda Civil Municipal (GCM) de Peruíbe e teve acesso às imagens registradas após o filho ter sido deixado pelo motorista de aplicativo. Segundo ele, Roger e o homem foram gravados saindo de um bar e caminhando em direção à praia. "A câmera, que fica girando [rastreando] na praia, pegou eles. Mas, quando fez o círculo novamente, eles já tinham sumido", explicou Antonio. O pai de Roger destacou que os guardas enviaram as imagens somente para a Polícia Civil. Ator Roger da Cunha Matos, de 35 anos, está desaparecido há quase dois meses em Peruíbe, SP Arquivo Pessoal Polícia acionada O namorado de Roger registrou o desaparecimento na Polícia Civil em 16 de dezembro de 2025. Ele não foi localizado pela equipe de reportagem, mas relatou no boletim de ocorrência que o ator fazia uso abusivo de bebidas alcoólicas. O pai de Roger, porém, afirmou que o filho consumia bebidas alcoólicas, mas não a ponto de abandonar responsabilidades ou ser considerado dependente. "Ele é uma pessoa do bem, faz amizades por onde vai, não vê maldades nas pessoas, o que pode ser muito ruim", destacou Antonio. O g1 entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem. VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos

  18. Homem é baleado e morre durante operação do ICE em Minneapolis Rodrigo, de 24 anos, nasceu em Macapá (AP) e vive há cerca de quatro anos em Boston, Massachusetts (EUA). Por motivos de segurança, ele pediu para não ter o nome verdadeiro divulgado. O jovem mora legalmente no país e trabalha como gerente em um restaurante. Ao g1, ele descreve um cenário de medo e insegurança durante operações de deportação realizadas pelo Serviço de Imigração e Controle de Aduanas (ICE), implementadas pelo presidente Donald Trump. Baixe o app do g1 para ver notícias do AP em tempo real e de graça De acordo com Rodrigo, as ações têm como objetivo prender estrangeiros que estão residindo ilegalmente ou com ficha criminal nos EUA ou em seus países de origem. No entanto, ele afirma que inocentes acabam sendo levados também. “Eles estão indo atrás de quem tem carta de deportação ou está ilegal, mas acabam levando gente que tem documento, até cidadão, só porque tem sotaque ou não é branco. Então tá sendo bem difícil”, disse. LEIA MAIS: Empresário brasileiro é detido pelo ICE nos Estados Unidos 'Exército' de mascarados: o que o ICE alega para esconder o rosto de agentes de imigração, e por que isso é perigoso Repressão do ICE empurra progressistas dos EUA para as armas O jovem relata que a tensão mudou o comportamento da comunidade. Ele afirma ainda que tem mudado hábitos para não chamar atenção, além de evitar falar português em público, mesmo residindo legalmente no local. “Aqui onde eu moro tem muito brasileiro. As pessoas estão com medo de sair na rua. Você não vê mais música alta, não vê mais gente fazendo festa. Os negócios estão indo devagar porque muita gente evita sair de casa”, contou. Política anti-imigração de Trump Desde o início de seu segundo mandato, Trump implementou uma série de mudanças rigorosas na política migratória, com foco na deportação de imigrantes indocumentados. De acordo com o Departamento de Segurança Interna dos EUA, até novembro de 2024, ao menos 38.677 brasileiros aguardavam deportação, o que equivale a cerca de 2,7% dos 1,45 milhão de estrangeiros com ordens finais de saída do país. A comunidade brasileira nos Estados Unidos é uma das maiores da América Latina fora do país de origem. Estima-se que vivam mais de 1,8 milhão de brasileiros em território americano, concentrados especialmente em estados como Flórida, Massachusetts, Nova Jersey e Califórnia. Muitos são trabalhadores de baixa renda, inseridos nos setores de limpeza, construção civil, cuidados domiciliares e alimentação. Há dias, milhares de pessoas protestam nos EUA contra a medida de Trump e pela morte de dois manifestantes americanos baleados pelos agentes federais no mês de janeiro. Amapaense preferiu não se identificar por questões de segurança Arquivo Pessoal Rodrigo vive em Boston há cerca de 4 anos Arquivo Pessoal Agentes do ICE imobilizam mulher durante operação em Minnesota, em 21 de janeiro de 2026. REUTERS/Leah Millis Manifestantes carregam cartazes condenando o Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) perto do local onde um homem identificado como Alex Pretti foi morto a tiros por agentes federais que tentavam detê-lo, em Minneapolis, Minnesota, EUA, em 24 de janeiro de 2026. REUTERS/Tim Evans Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá VÍDEOS com as notícias do Amapá:

  19. Ana Castela e Zé Felipe se apresentam no carnaval de Balneário Camboriú Érico Andrade/g1 e divulgação O carnaval de Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, terá três noites de desfiles, com participação de 11 blocos, além de shows com Ana Castela, Zé Felipe, Léo & Raphael e mais. Os desfiles ocorrerão nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro na Avenida Atlântica, a orla da Praia Central, entre a Rua 2000 e a Praça Almirante Tamandaré. A concentração começa às 18h, com início previsto para 21h. ✅ Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp Veja os vídeos que estão em alta no g1 Veja alguns destaques: 🎉 Blocos Viva Folia Balneário Camboriú Divulgação/PMBC Sábado (14) - 21h Siri Sarado Mexe Mexe Xinellis Domingo (15) - 21h Siri Sarado Carnatuga Ilha das Cabras Bloco do Zero Inimigos da Segunda Segunda (16) - 21h Mexe Mexe Siri Sarado Bar Meia 9 Circuito Elétrico Seu Lagarto Mama Cervejada do Luan 🎶 Shows Sexta-feira (13) 📍 Praça Almirante Tamandaré (Centro) 19h às 20h30 – Inimigos da Segunda 20h30 às 21h30 – Quebra Tudo Aê 21h30 às 23h30 – Banda S/A Sábado (14) 📍 Praia Central - AgroPlay Verão Festival 16h - Resenha da Muierada 17h05 - Duda Bertelli 18h - Zé Felipe 19h20 - Agroplay Verão 20h - Countrybeat 20h55 - Léo & Raphael 22h - Ana Castela Domingo (15) 📍 Palco Centro, na Praça Almirante Tamandaré, na Praia Central 17h às 19h – Carnaval Infantil (Bloquinho do Café) 19h30 às 20h30 - Quebra Tudo Aê 📍 Palco Barra, na Praça do Pescador, no Bairro da Barra 18h às 20h – DJ Guesser 20h às 21h – Mario Café 21h15 às 23h15 – Luciana Arouca 23h15 à 00h15 – DJ Guesser 📍 Palco Estaleiro, na Rua da Praia, próximo à Rua Virgílio Rodrigues Pereira 19h às 20h – DJ Nanny 20h às 21h – Mario Café 21h15 às 23h15 – Banda Jacarezinho 23h15 à 00h15 - DJ Nanny Segunda-feira (16) 📍 Palco Centro, na Praça Almirante Tamandaré, na Praia Central 17h às 19h – Carnaval Infantil (Bloquinho do Café) 19h30 às 20h30 - Quebra Tudo Aê 📍 Palco Barra, na Praça do Pescador, no Bairro da Barra 17h às 19h – Carnaval Infantil (Bloquinho da Tia Suh) 19h às 20h – DJ Danny 20h às 21h – Mario Café 21h15 às 23h15 – Suh Wagner 23h15 à 00h15 – DJ Danny 📍 Palco Estaleiro, na Rua da Praia, próximo à Rua Virgílio Rodrigues Pereira 17h às 19h – Carnaval Infantil (As Mareadas) 19h às 20h – DJ Guesser 20h às 21h – Mario Café 21h15 às 23h15 – Luane Mattia 23h15 à 00h15 – DJ Guesser Terça-feira (17) 📍 Palco Centro, na Praça Almirante Tamandaré, na Praia Central 18h às 19h – Mario Café 19h às 20h – Banda Xinellis 20h às 20h30 – Mario Café 20h30 às 22h30 - Luane Mattia VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

  20. No Brasil, a maioria dos casos de malária se concentra na região amazônica. Freepik Um estudo realizado por pesquisadores brasileiros da Unifesp, da UFSCar e da USP identificou um grupo de compostos químicos com potencial para atuar contra a malária em várias fases do ciclo do parasita. O diferencial do composto é que, além de tratar os sintomas da malária, ele também impede a transmissão. Ou seja, se o mosquito picar uma pessoa infectada, não poderá passar a doença adiante. O estudo mostra que um único composto é capaz de agir dessas duas formas ao mesmo tempo. A pesquisa analisou derivados das chamadas 4-quinolonas, compostos já conhecidos na ciência, mas que agora demonstraram ação contra diferentes estágios do Plasmodium, parasita causador da malária. Segundo os autores, um dos compostos testados, identificado como “composto 1”, apresentou os melhores resultados, com efeito tanto nas fases iniciais da infecção em humanos quanto nas etapas que ocorrem dentro do mosquito. “O Plasmodium vivax é um grande desafio de pesquisa porque não pode ser cultivado em laboratório, e suas formas dormentes são difíceis de estudar. Este foi o primeiro estudo a testar a classe das 4-quinolonas contra o parasita a partir de sangue de pacientes infectados. Ainda não está claro se o composto atua sobre essas formas dormentes, já que os modelos experimentais disponíveis são muito limitados”, conta Anna Caroline Aguiar, autora do estudo. Veja os vídeos que estão em alta no g1 O diferencial: interrupção do ciclo Diferente da maioria dos medicamentos atuais, que focam apenas na fase do sangue, responsável pelos calafrios e pela febre, este novo composto ataca o parasita Plasmodium em três frentes: No fígado: impedindo que a doença se instale (profilaxia). No sangue: eliminando os parasitas que causam os sintomas. No mosquito: bloqueando a transmissão para novos hospedeiros. Nos testes realizados com amostras de pacientes de Porto Velho (RO), o medicamento demonstrou capacidade de reduzir em até 98% a formação de oocistos, os “ovos” do parasita, no mosquito Anopheles darlingi, o principal transmissor da malária na Amazônia. Outro ponto destacado pelo estudo é a eficácia do composto contra cepas resistentes de Plasmodium falciparum, a espécie mais letal da malária. Atualmente, a resistência a medicamentos é um dos maiores desafios no controle da doença, especialmente em regiões tropicais e de baixa renda. “O estudo, até agora, foi feito em laboratório e em camundongos. O próximo passo é avançar para estudos pré-clínicos mais detalhados, avaliando segurança e eficácia em modelos que simulem melhor o organismo humano. Depois disso, se os resultados forem positivos, o composto poderá seguir para ensaios clínicos em pessoas, etapa necessária antes que se torne um medicamento disponível”, afirma Anna. O que é malária? A malária é uma doença infecciosa causada por um parasita do gênero Plasmodium. Ela é transmitida ao ser humano pelo sangue, geralmente por meio da picada da fêmea do mosquito Anopheles infectada ou, mais raramente, por outras vias que coloquem o sangue de uma pessoa infectada em contato com o de outra sadia, como o compartilhamento de seringas, transfusão de sangue ou transmissão da mãe para o feto durante a gravidez. Os sintomas mais comuns são calafrios, febre alta, no início contínua e depois com frequência de três em três dias, dores de cabeça e musculares, taquicardia, aumento do baço e, por vezes, delírios. No caso de infecção por Plasmodium falciparum, existe também uma chance de uma em dez de desenvolver a chamada malária cerebral, responsável por cerca de 80% dos casos letais da doença. Segundo o último relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), houve 282 milhões de casos de malária em 2024, um aumento de cerca de 9 milhões de casos (3%) em comparação com 2023. No Brasil, a maioria dos casos de malária se concentra na região amazônica, que inclui os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Próximos passos “Esses resultados indicam que, no futuro, uma pessoa infectada que tomar o composto poderia deixar de transmitir a malária para outras pessoas. Mas esses são apenas os primeiros indicativos; para ter certeza, ainda precisamos avaliar melhor os compostos em estudos futuros”, explica a pesquisadora. Os pesquisadores afirmam que a descoberta justifica novos estudos para o desenvolvimento de fármacos, com o objetivo de transformar essas moléculas em tratamentos clínicos acessíveis. (*Estagiária, sob supervisão de Ardilhes Moreira)

  21. Festival de Curitiba terá mais de 435 atrações A 34ª edição do Festival de Curitiba, que acontece entre os dias 30 de março e 12 de abril, inicia a venda de ingressos nesta terça-feira (10). As vendas ocorrem na bilheteria física exclusiva no Shopping Mueller (piso L3), a partir das 10h, ou na bilheteria online no site oficial do evento. ✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp São mais de 400 atrações distribuídas entre teatros, instituições culturais, praças e outros espaços públicos da capital e da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Em sua 34ª edição, Festival de Curitiba de 2026 conta com mais de 400 atrações. Lina Sumizono Na programação, estão nomes como Eduardo Moscovis, Malu Galli e Renato Casagrande, que estreia no teatro. A programação completa pode ser consultada no site do Festival. Além da Mostra Lúcia Camargo, o Festival também apresenta a mostra Fringe, em que a maioria das apresentações são gratuitas, com peças de rua e circuitos independentes. Também estão previstos o Interlocuções, a Mostra Surda de Teatro, o Guritiba, o Risorama, o MishMash e o Gastronomix. LEIA TAMBÉM: Vídeo: Árvore cai e atrasa saída de idosa de 100 anos para comemorar o aniversário em Curitiba Yasmin: Cavalgada homenageia menina com câncer que teve R$ 2,5 milhões destinados ao tratamento desviado por empresários Litoral: Três mulheres de 59, 70 e 71 anos são resgatadas após passarem mais de 20 horas perdidas em uma área de mata 🎟️ Serviço Bilheteria física - Shopping Mueller (piso L3), Av. Cândido de Abreu, 127 - Centro Cívico, a partir das 10h Bilheteria online - site oficial do Festival de Curitiba Valores até R$ 85 VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná Leia mais notícias no g1 Paraná.

  22. Confira as atrações do Carnaval de Cascavel 2026 O Carnaval de Cascavel 2026 reunirá grandes atrações em uma programação que mistura sertanejo, pop, funk, pagode e forró. Entre os nomes confirmados estão Ana Castela, Pedro Sampaio, É o Tchan, Henry Freitas, Xamã, Taty Girl, Mara Pavanelly, Márcia Felipe e Júnior Vianna. A programação começa no sábado (14) e vai até terça-feira (17). Além dos palcos principais, o evento contará com Carnaval Cultural, Carnaval nas Praias e Arena Paredão. Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp Ana Castela é uma das atrações do Carnaval de Cascavel 2026. Foto: Leo Franco/ AgNews 🎉 Confira a programação: 📍 Caponga Domingo (15), a partir das 14h Wawa Simplesmente Samba Segunda-feira (16), a partir das 14h Ítalo Cortez Davizão Terça-feira (17), a partir das 14h Thalys Rondinele Karenzinha 📍 Barra Nova Domingo (15), a partir das 14h Larissa Leite Sedusamba Segunda (16), a partir das 14h Lucas Cayan Baianidade Terça (17), a partir das 14h Cláudia e Betânia André Vinícius 📍 Balbino Sábado (14), a partir das 17h Lara Teixeira L100 Domingo (15), a partir das 17h Marcos Ferrarini Gabriel Rodrigues Segunda (16), a partir das 17h Mente Forrozeira Lucas Cayan Terça (17), a partir das 17h Victor Cantor Bem Bakana 📍 Jacarecoara Domingo (15), a partir das 17h Mr Falcão Lucas Moura Segunda (16), a partir das 17h Baianidade Gabriel Rodrigues Terça (17), a partir das 17h Benjamim Torres Sedusamba 📍 Praça Esaú Benício Sábado (14), a partir das 16h Cláudio e Betânia Cachorras Mr Falcão Domingo (15), a partir das 16h Bicho Frevo Camaleões da Vila Alta Tensão Segunda (16), a partir das 16h Bicho Frevo São Dois Os Transacionais Terça (17), a partir das 16h Bicho Frevo Banda Brasilis Baquetas 📍 Cascavel sede (em frente à Cecal) 14, 15, 16 e 17 de fevereiro, das 15h às 20h. 📍 Caponga (Praça ao lado da Escola José Valmir) 14, 15, 16 e 17 de fevereiro, das 15h às 20h. 📍 Praça São Francisco Sábado (14), a partir das 22h Samyra Show Xamã Kadu Martins Domingo (15), a partir das 22h Márcia Felipe Pedro Sampaio Benjamim Torres É o Tchan Segunda (16), a partir das 22h Tito Taty Girl Ana Castela Terça (17), a partir das 21h Henry Freitas Mara Pavanelly Junior Vianna 📍 Pitombeiras Domingo (15), a partir das 14h Alédio Brás Faby Camurça Segunda (16), a partir das 14h Alédio Brás Faby Camurça Terça (17), a partir das 14h É o Pique Alédio Brás 📍 Águas Belas Sábado (14) 17h: DJ Markin 19h: Lara Benício Domingo (15) 17h: Kézya Rharelly 20h: Lara Teixeira Segunda (16) 17h: Tommy Swing 20h: Victor Cantor Terça (17) 17h: DJ Markin 19h: DJ Cláudio Mix e Karina Show Assista aos vídeos mais vistos do Ceará:

  23. Celular ficou destruído após crise de ciúmes de homem Reprodução/Patos Hoje Um homem de 34 anos foi preso por violência doméstica por quebrar o celular da esposa, segurá-la pelos braços e derrubá-la após ouvir um áudio gravado na época que os dois estavam separados. O caso foi registrado no bairro Jardim Centro, em Patos de Minas, no Alto Paranaíba, no domingo (8). De acordo com a Polícia Militar (PM), a vítima de 31 anos afirmou que fazia o backup de um celular antigo para um novo quando o marido ouviu o conteúdo, que não foi divulgado, e ficou com ciúmes. Ao ser derrubada, a mulher feriu o joelho. 🔎 Backup é a cópia de segurança de dados (fotos, documentos, sistemas) para um local seguro protegendo contra perdas por falhas, roubos ou erros. ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Triângulo no WhatsApp Agressões recorrentes Ao receber a denúncia de que a mulher era agredida, a PM esteve na casa do casal. Aos militares, a vítima afirmou que não é a primeira vez que é agredida, sendo empurrada, puxada pelo braço e esganada quando o marido tem ciúmes. O suspeito, por sua vez, apresentou versão diferente. Ele informou que encontrou o celular da esposa ao procurar a chave de um veículo e que, ao verificar mensagens, constatou uma suposta conversa com outro homem. Ele disse que, ao retornar para casa e conversar com a companheira, ela teria admitido o envolvimento, deixando-o irritado e arremessando os celulares ao chão. Contudo, negou ter feito qualquer agressão física. O homem detido por lesão corporal no contexto de violência doméstica, crime tem pena que pode chegar a quatro anos de prisão. LEIA TAMBÉM: Dona de casa mata marido em briga por troca de número de celular VÍDEO: Marido mantém mulher com faca no pescoço 3h Mulher sequestrada pelo marido pula de carro em movimento Segundo a PM, optou por não realizar representação criminal contra o marido. Porém, mesmo que a mulher não queira representar, a agressão pode gerar prisão, denúncia e processo, porque a violência doméstica é tratada como crime de interesse público. Ao g1 a Polícia Civil informou que o suspeito foi conduzido e ouvido, tendo a prisão em flagrante confirmada pelos crimes de lesão corporal praticado no âmbito doméstico e familiar e de dano. A Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Patos de Minas investiga o caso. ASSISTA: Mulher mata marido com faca de cozinha Mulher mata marido com faca de cozinha em Uberlândia VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

  24. Imagens mostram homem dentro de helicóptero antes de tombamento em tentativa de furto Imagens divulgadas nas redes sociais mostram o homem de 52 anos que tentou furtar um helicóptero no aeroporto de Caxambu, no Sul de Minas, momentos antes da queda da aeronave. Os registros, feitos pelo sistema interno de câmeras do próprio helicóptero, mostram o suspeito sentado no cockpit, manuseando comandos e utilizando um celular enquanto tentava realizar procedimentos de voo. 📲 Siga a página do g1 Sul de Minas no Instagram As imagens, que serão utilizadas na investigação, reforçam a dinâmica do crime que teve início entre o fim da noite de sábado (7) e a madrugada de domingo (8), quando a aeronave tombou ainda no solo durante a tentativa de decolagem. Apesar dos danos materiais, ninguém ficou ferido. Segundo a Polícia Militar, o homem cortou o alambrado com um alicate para acessar a área restrita do aeroporto. Dentro da aeronave modelo R‑66, fabricada em 2023 e com capacidade para cinco pessoas, ele ligou o motor e tentou levantar voo, mas acabou perdendo o controle pouco depois, provocando o tombamento e quebrando as hélices. Imagens mostram homem dentro de helicóptero antes de tombamento em tentativa de furto em aeroporto de MG Reprodução / Redes Sociais “Ele já tinha algum conhecimento da área, inclusive possuía uma licença vencida. Chegou a acionar a aeronave, mas por falta de perícia ela acabou tombando, causando apenas danos materiais”, afirmou o capitão Luís Fernando dos Reis. Quando o Corpo de Bombeiros chegou ao local, o helicóptero estava tombado, ligado e com vazamento de combustível. “Havia risco de ignição, então fizemos o isolamento e a lavagem da pista para evitar explosão”, disse o tenente Moisés Constantino. Homem que invadiu aeroporto e tentou furtar helicóptero em Caxambu continua preso O piloto da aeronave contou que pousou em Caxambu na quinta-feira (5) e que deveria decolar na manhã de domingo. Ele trabalha para uma empresa de Belo Horizonte. Leia também: Homem suspeito de invadir aeroporto e tentar furtar helicóptero em MG já roubou avião nos EUA, diz PM Homem invade aeroporto para 'testar' helicóptero, tenta decolar e derruba aeronave em MG Invasão, voo frustrado e fuga: como foi a tentativa de furto de um helicóptero em MG Autor de tentativa de furto de helicóptero em Caxambu (MG) é preso em flagrante em São Lourenço (MG) Polícia Civil Suspeito preso é reincidente Com as gravações internas, os policiais conseguiram identificar o suspeito, Luiz Gustavo Fonseca Aires, que foi encontrado e preso na tarde de domingo em São Lourenço, a 30 km do aeroporto. Aos policiais, ele afirmou ser apaixonado por aviação e contou que já havia cometido crime semelhante nos Estados Unidos. Segundo a PM, ele relatou ter invadido um aeroporto em Palo Alto, na Califórnia, caído com uma aeronave em uma praia e fugido, sendo preso posteriormente pelas autoridades locais. Morador de MG que tentou furtar helicóptero em Caxambu teria roubado avião monomotor nos EUA Lauren Martinez/Redes sociais “Coincidentemente, também no dia 8 de fevereiro ele foi preso nos Estados Unidos. Agora, o inquérito vai determinar a motivação e detalhes da ação”, completou o capitão Luís Fernando. A Força Aérea Brasileira, por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, o Cenipa, disse que o caso não se caracteriza como uma ocorrência aeronáutica passível de investigação. Afirmou ainda que a apuração dos fatos será conduzida pela autoridade policial. Homem invade aeroporto para 'testar' helicóptero, tenta decolar e derruba aeronave em MG Arte g1 Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas

  25. É #FAKE que a Receita vai suspender contas bancárias e cartões de crédito Reprodução Circula nas redes sociais posts que afirmam que a Receita Federal suspenderá contas bancárias e cartões de créditos dos contribuintes por supostas pendências inscritas na Dívida Ativa da União. É #FAKE. selo fake g1 Veja, abaixo, respostas a estas 3 perguntas: Como são as publicações falsas? Por que isso é mentira? O que é Dívida Ativa da União? 🛑 Como são as publicações falsas? Elas circulam em dezenas de posts com milhares de visualizações no X nesta segunda-feira (9), mas há posts com o mesmo teor também no Facebook e no TikTok. Elas reproduzem a frase: "Receita federal suspenderá todas as contas bancárias e cartões de créditos dos contribuintes na base de dados". Os textos que acompanham os posts mentem ao citar que a Receita poderia suspender, como "medida preventiva", contas bancárias e cartões de crédito de contribuintes supostamente inscritos "na base de dados" da Dívida Ativa da União. ⚠️ Por que isso é mentira? Nesta segunda, a Receita publicou em seu site oficial um comunicado com o seguinte título: "Receita Federal desmente fake news sobre suspensão de contas bancárias e cartões de crédito de contribuintes". "Isso simplesmente não existe, nem pode existir no Brasil. A Receita Federal não tem atribuição, instrumentos, nem interesse nessa suposta suspensão, que seria ilegal e inconstitucional. Quem divulga essas notícias falsas ajuda organizações criminosas, que aproveitam a desinformação para aplicar golpes, fazendo-se passar pela Receita e exigindo pagamentos indevidos. Denuncie sites e veículos de “notícias” criminosos que mentem e favorecem bandidos. Se você sofrer alguma cobrança com ameaça de suspensão de conta ou cartão, denuncie à polícia: é golpe!", diz a nota. O desmentido foi publicado também nos perfis do Instagram da Receita e do Ministério da Fazenda. "Receita Federal vai suspender contas bancárias e cartões de crédito?" questiona o post. "É mentira", ele mesmo responde. "Recebeu ameaça de bloqueio? Não pague nada. Denuncie à polícia", complementa. Entre novembro de 2025 e janeiro de 2026, o Fato ou Fake publicou três checagens que desmentiram esse tipo de ameaça: É #FAKE mensagem de WhatsApp que cobra pagamento de 'Dívida Ativa com a União'; trata-se de golpe. É #FAKE mensagem de WhatsApp em nome da Receita Federal com link para pagamento de dívidas de impostos; trata-se de golpe É #FAKE mensagem sobre cobrança de 'Dívida Ativa da União' vinculada a CPF; trata-se de golpe 📌 O que é Dívida Ativa da União? Na entrevista ao Fato ou Fake em novembro passado, o coordenador-geral da Dívida Ativa da União e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), Eduardo Sadalla Bucci, explicou que dívida ativa é um débito não pago ao governo federal, como Imposto de Renda, contribuições e multas. Quando vence o prazo de pagamento, o débito é inscrito para cobrança pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN). O contribuinte pode negociar, parcelar, transacionar ou fazer o pagamento dentro do ambiente seguro. Bucci esclareceu que a PGFN não cancela PIX ou bloqueia bens: "Em nenhuma hipótese, de nenhum tipo de cobrança, há a possibilidade de cancelamento do seu PIX. Igualmente, nenhum tipo de constrição que não seja autorizada pelo Poder Judiciário vai ser feita. "Você não vai perder qualquer tipo de bem, a não ser por uma decisão judicial, em que você será citado, terá oportunidade de ter um advogado e todas as tramitações do devido processo legal". É #FAKE que a Receita vai suspender contas bancárias e cartões de crédito Reprodução Veja também Vídeo de capivara pegando "carona" em cima de tatu foi feito com IA É #FAKE vídeo de capivara pegando 'carona' em cima de tatu VÍDEOS: Os mais vistos agora no g1 Veja os vídeos que estão em alta no g1 VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)

+ Sobre nós

Image

Onde estamos: .

Rua Barão do Rio Branco, 347
Centro Itápolis/SP
3262 7482 - 3262 7483
16 99781 3817(Rega)
16 99742 1727(Daiane)
© 2018 RG Assessoria Fisco Contábil. All Rights Reserved. Designed By JKAsites