Enviar uma pergunta? CLICK AQUI
Seg - Sexta: 7:30 - 17:00
Sáb-Dom Fechado
3262 7482 - 3262 7483
16 99781 3817
16 99742 1727
Rua Barão do Rio Branco, 347 - Centro
Itápolis/SP

G1 GLOBO (Tudo Diário)

Últimas notícias do Brasil e do mundo, sobre política, economia, emprego, educação, saúde, meio ambiente, tecnologia, ciência, cultura e carros. Vídeos dos telejornais da TV Globo e da GloboNews.

  1. Cratera se abre em asfalto de Ribeirão Pires, na Grande SP, e engole carro Um carro foi engolido por uma cratera que se abriu na noite desta terça-feira (23) na Rua Pedro Mozelli, altura do número 267, no Parque Aliança, em Ribeirão Pires, na Grande São Paulo. Segundo o Corpo de Bombeiros, o asfalto cedeu. Ninguém ficou ferido. Em nota, a Prefeitura de Ribeirão Pires informou que a cratera foi aberta no início da noite em meio às fortes chuvas que atingiram a cidade. Cratera engoliu carro na Rua Pedro Mozelli, 267, em Ribeirão Pires, na Grande São Paulo, na noite desta terça-feira (23). Reprodução/Redes Sociais O buraco atingiu um veículo, mas não houve registro de feridos ou vítimas. De acordo com o relato do morador e proprietário do carro, ele seguia pela via quando encontrou outro veículo descendo a rua. Ao desviar, o automóvel deslizou e caiu dentro da cratera, provavelmente aberta pela chuva que caiu em toda a Grande São Paulo ao longo de toda a terça-feira (24). Imagens feitas por testemunhas mostram outras pessoas tentando ajudar o motorista que caiu no buraco. A Prefeitura de Ribeirão Pires informou ainda que a Rua Pedro Mozelli passa por obras de drenagem. Equipes da administração municipal e dos órgãos competentes atuam no local. Segundo a gestão do prefeito Guto Volpi (PL), as medidas necessárias para garantir a segurança dos moradores e a avaliação da área estão sendo adotadas pelos órgãos responsáveis. LEIA TAMBÉM: STJ mantém condenação de ex-secretário da Segurança de Ribeirão Pires por furtos em açougues e rejeita recursos de acusados PF cancela porte de arma de GCMs de Ribeirão Pires, na Grande SP; MP investiga formação de milícia na polícia municipal da cidade Prefeito de Ribeirão Pires troca secretário da Segurança após GCM ter porte de arma cancelado pela PF Já a Defesa Civil do estado disse que foi registrado um afundamento de solo na Rua João Dicieri, no bairro Parque Aliança, e equipes municipais realizaram o isolamento da área e seguem acompanhando a ocorrência. O local permanece interditado para avaliação técnica e adoção das medidas necessárias, segundo o órgão. Prefeito de Ribeirão Pires troca secretário da Segurança após GCM ter porte de arma cancelado pela PF

  2. Imagem do vírus ebola observado em um microscópio eletrônico: pesquisa descobriu alvo inédito para tratar ebola Frederick Murphy/CDC via AP O Ministério da Saúde da França anunciou nesta quarta-feira (24) a confirmação do primeiro caso positivo de Ebola no país durante o atual surto da doença. O paciente, que retornava de uma missão humanitária na República Democrática do Congo, foi imediatamente encaminhado para um hospital de referência, encontra-se em estado estável e está sendo tratado sob protocolos rigorosos de segurança biológica. O comunicado afirma que a França dispõe de estruturas especializadas para lidar com doenças altamente transmissíveis. O paciente está isolado desde sua chegada, e uma investigação epidemiológica está em andamento para identificar possíveis contatos. Essas pessoas deverão cumprir 21 dias de isolamento domiciliar com monitoramento contínuo pelas autoridades regionais de saúde. A pasta acrescentou que o risco para a população europeia em geral é considerado baixo. Um sistema de acompanhamento específico foi implementado para o retorno de humanitários franceses ao país. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o surto no Congo já infectou mais de 1.000 pessoas e causou 267 mortes, sendo o episódio com maior número de casos confirmados no primeiro mês de ocorrência da doença. Entenda o Ebola em 7 pontos 1. O que é o Ebola? Segundo a OMS, o Ebola é uma doença rara, mas grave em humanos, que frequentemente leva à morte – a taxa média de letalidade da doença é de 50%. Ela é causa por vírus que pertencem ao gênero Orthoebolavirus. Seis espécies desse vírus já foram identificadas até o momento, sendo que três causaram grandes surtos: Vírus Ebola (EBOV) causador da doença do vírus Ebola (EVD) Vírus do Sudão (SUDV) causador da doença do vírus do Sudão (SVD) Vírus Bundibugyo (BDBV) causador da doença pelo vírus Bundibugyo (BVD) A doença surgiu pela primeira vez em 1976, no Sudão e no Congo, sendo o surto de 2014-2016, na África Ocidental, o mais grave já registrado. 2. Como o vírus é transmitido? O vírus é transmitido aos humanos por animais selvagens, como morcegos, porcos espinhos e primatas. Ele se dissemina entre os humanos pelo contato direto com sangue, secreções ou outros fluidos corporais de pessoas infectadas e com superfícies e materiais contaminados. 3. Quais os principais sintomas da doença? Os principais sintomas do Ebola incluem: Febre Fadiga Mal-estar Dores musculares Dor de cabeça Dor de garganta Vômitos Diarreia Dor abdominal Erupções cutâneas Em casos graves, há também sinais de comprometimento das funções renais e hepáticas. O intervalo entre a infecção e o início dos sintomas varia de dois a 21 dias. 5. Existe vacina contra o ebola? Sim, mas não para a variante que causa o surto na República Democrática do Congo. Atualmente, há duas vacinas aprovadas para a doença: Ervebo e Zabdeno e Mvabea. A vacina Ervebo é recomendada como parte da resposta a surtos. Mas os imunizantes não combatem a variante Bundibugyo. O Congo aguarda o envio, pelos Estados Unidos e pelo Reino Unido, de doses de uma vacina experimental desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Oxford para diferentes tipos do vírus. 6. Qual o tratamento para a doença? Para tratar a doença, a OMS recomenda o uso dos anticorpos monoclonais mAb114 (ansuvimab) ou REGN-EB3 (Inmazeb). ➡️Os anticorpos monoclonais são proteínas produzidas em laboratório desenvolvidas para agir como o sistema imunológico natural. Não existem terapias aprovadas para outras doenças causadas pelo Ebola, mas produtos com potencial para tratamento estão em desenvolvimento. 7. A declaração da OMS de emergência de saúde internacional indica que existe risco de uma epidemia global? Não necessariamente. Segundo a OMS, o risco de propagação de surto de Ebola na República Democrática do Congo e em Uganda é alto nos níveis nacional e regional, mas baixo em escala global. A declaração da organização ressalta que o surto ainda "não cumpre critérios de emergência pandêmica". Apesar do risco baixo de epidemia global, há um preocupação com a possibilidade de propagação internacional devido à intensa mobilidade populacional. Na declaração, a entidade sanitária afirma que se "requer coordenação e cooperação em nível internacional para compreender o alcance do surto, coordenar as medidas de vigilância, prevenção e resposta, ampliar e reforçar as operações e garantir a capacidade para aplicar medidas de controle".

  3. Donald Trump AFP via Getty Images via BBC O Senado dos Estados Unidos aprovou na terça-feira (23) uma medida exigindo que o presidente americano Donald Trump suspenda a guerra no Irã ou busque aprovação do Congresso antes de continuar a ação militar. Mas a resolução é em grande parte simbólica porque, mesmo após ser aprovada por ambas as casas do Congresso, ela não será enviada a Trump para sua consideração e não tem força de lei. Um grupo de republicanos juntou-se aos democratas na votação da medida, que foi aprovada no Senado por 50 votos a 48. A mesma medida havia sido aprovada pela Câmara dos Representantes dos EUA no início deste mês. 📱Favorite o g1 no Google e acompanhe as principais notícias do dia ✅ Siga o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp Trump ataca republicanos que votaram para limitar seus poderes de guerra: 'Deveriam ter vergonha' A aprovação acontece em um momento em que alguns republicanos no Congresso expressam ceticismo sobre o plano de paz anunciado por Trump com o Irã, que deu início a negociações entre as partes. Trump criticou a resolução na noite de terça-feira, chamando-a de "inoportuna e sem sentido". "Então, eu tenho o Irã 'nas cordas', pronto para cair... e o Senado dos EUA decide realizar uma votação da Lei de Poderes de Guerra mal programada e sem sentido", escreveu Trump em sua plataforma Truth Social. "Esses senadores acabaram de tornar meu trabalho mais difícil, mas eu vou concluí-lo, de uma forma ou de outra, porque eu sempre concluo!" A votação marca a primeira vez em que ambas as casas do Congresso aprovaram uma resolução conjunta instruindo um presidente a encerrar uma ação militar desde que a Lei de Poderes de Guerra de 1973 foi promulgada. Uma resolução conjunta expressa o sentimento ou a vontade do Congresso, ao contrário de outras formas de legislação que são encaminhadas ao presidente para serem sancionadas como lei. Em 2019, Trump vetou uma resolução conjunta que pedia a retirada das Forças Armadas da guerra civil do Iêmen. A analista do Oriente Médio Laura Blumenfeld disse que isso é "mais uma reprimenda simbólica do que uma sanção de fato, porque não tem força legal". Mas ela disse à BBC que acredita que isso "reflete o sentimento do povo americano". Senado aprova resolução que obriga Trump a ter aval do Congresso para atacar Irã A aprovação da resolução conjunta é significativa porque aumenta a pressão sobre a Casa Branca para encontrar um fim para a guerra com o Irã, que é impopular entre os americanos após o aumento dos preços da gasolina. A mesma medida foi aprovada no início deste mês pela Câmara dos Representantes dos EUA, onde quatro republicanos se juntaram a todos os democratas para aprová-la por 215 votos a 208. Mas uma fonte da Casa Branca disse à BBC que, com o cessar-fogo acordado em 7 de abril, não há hostilidades das quais retirar as forças americanas. Ela também disse que a medida só foi aprovada porque dois senadores republicanos estavam ausentes: Mitch McConnell e Dave McCormick. Quatro senadores republicanos votaram com os democratas em apoio à resolução: Rand Paul, Lisa Murkowski, Susan Collins e Bill Cassidy. O senador democrata John Fetterman foi o único membro de seu partido a votar contra. Este foi o mais recente sinal de divisão entre os republicanos aliados de Trump antes das eleições de meio de mandato em novembro, que determinarão se o partido conseguirá manter suas estreitas maiorias em ambas as casas do Congresso. Alguns republicanos têm se manifestado contra o presidente recentemente — ao aprovarem ajuda para a Ucrânia e rejeitarem um fundo de US$ 1,8 bilhão que Trump quer criar para indenizar pessoas que alegam ter sido perseguidas politicamente pelo governo. A votação de terça-feira foi a décima vez que os democratas no Senado provocaram uma votação sobre poderes de guerra desde o início do conflito. Ela ocorreu no mesmo dia em que o Pentágono pediu ao Congresso cerca de US$ 80 bilhões em recursos, a maior parte para pagar pela guerra com o Irã. A lei federal exige aprovação do Congresso para continuar ações militares por mais de 60 dias. Os ataques dos EUA e de Israel ao Irã começaram em 28 de fevereiro, embora o governo Trump tenha argumentado que o cessar-fogo de abril reiniciou a contagem. A Casa Branca também pode estender o prazo por mais 30 dias, citando segurança nacional. Atualmente, os EUA e o Irã concordaram em manter um cessar-fogo e estão trabalhando para encerrar as hostilidades sob um memorando de entendimento que foi assinado pelos presidentes de ambos os países na semana passada. De acordo com esse memorando, Washington e Teerã têm 60 dias para negociar um acordo mais amplo para encerrar o programa nuclear do Irã.

  4. Imagem de satélite mostra a instalação nuclear de Natanz, no Irã, em 24 de janeiro de 2025 Maxar Technologies/Handout via REUTERS O chefe do órgão de fiscalização nuclear da ONU afirmou nesta quarta-feira (24) que as inspeções em instalações nucleares “vão acontecer” no Irã em algum momento no futuro. ✅ Siga o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp “Se isso vai acontecer hoje, depois de amanhã, em uma semana ou em 10 dias, é importante, mas não essencial. Isso vai acontecer”, disse Rafael Grossi, chefe da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), a jornalistas durante uma visita ao Japão. Grossi, no entanto, não deu detalhes sobre sua afirmação ou se ela foi embasada em alguma evidência ou garantia dada a ele por parte do governo iraniano. A fala de Grossi ocorreu em meio a um impasse entre EUA, Irã e a AIEA sobre as instalações nucleares iranianas. Os dois países assinaram na semana passada um acordo de paz preliminar na guerra, que determina que eles entraram em um acordo sobre essa questão em até 60 dias, no entanto autoridades norte-americanas e iranianas têm dito coisas contraditórias nos últimos dias. Agora no g1 O presidente dos EUA, Donald Trump, disse que o Irã concordou com "grandes inspeções" às suas instalações. Já o Ministério das Relações Exteriores iraniano negou ter aceitado qualquer tipo de inspeção. Após a negativa de Teerã, Trump ameaçou retirar seu país das negociações por um acordo de paz definitivo. Leia mais abaixo. A AIEA, que geralmente realiza tais vistorias, está impedida de trabalhar livremente no território iraniano desde 2021, quando Trump retirou os EUA de um acordo nuclear da era Obama. EUA e Irã discordam sobre inspeções a instalações nucleares Na terça-feira, o Irã negou ter aceitado vistorias a suas instalações nucleares como parte das negociações com os Estados Unidos previstas no acordo firmada entre os dois países. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, retrucou e insistiu que negociadores iranianos aceitaram a vistoria durante a primeira rodada de negociações pós-acordo, realizadas no fim de semana na Suíça. E ameaçou encerrar as tratativas, dando fim ao acordo de paz firmado entre os dois países. O presidente Donald Trump acena ao chegar a bordo do Marine One à Base Conjunta Andrews, em Maryland, no domingo, 21 de junho de 2026, após uma viagem a Camp David e Presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, mostra assinatura em memorando de entendimento com os EUA, em 18 de junho de 2026 Photo/Mark Schiefelbein e Gabinete Presidencial do irã via AP "Se eles não concordassem com isso, não haveria mais negociações!", disse Trump em sua rede social Truth Social. O presidente norte-americano disse ainda que só aceitou levantar o bloqueio naval que a Marinha dos EUA faziam na entrada do Estreito de Ormuz porque negociadores iranianos teriam aceitado as vistorias nucleares. "Baseado nessa e em outras grandes concessões feitas pelo Irã, eu concordei em permitir que o Estreito de Ormuz siga aberto, sem novos bloqueios navais". Mais cedo, o Ministério das Relações Exteriores iraniano afirmou que o país não realizou nenhuma reunião com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) na Suíça, nem planeja permitir que o órgão de fiscalização nuclear da ONU inspecione suas instalações nucleares danificadas pela guerra contra os EUA. O porta-voz da pasta, Esmaeil Baghaei, disse que não há protocolo para esse tipo de inspeção, acrescentando que o Irã continuará cumprindo suas obrigações atuais como membro do Tratado de Não Proliferação Nuclear e sob seu acordo de salvaguardas com a AIEA. Ainda segundo Baghaei, os negociadores estão tentando alinhar todas as outras questões e cláusulas entre EUA e Irã antes de começar a negociar a questão nuclear. Ele disse também que as capacidades defensivas e o programa de mísseis de Teerã não serão objeto de negociações com ninguém. A fala de Baghaei vai de encontro ao que disseram na segunda-feira o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e seu vice, J.D. Vance. Trump afirmou que "todos estão plenamente cientes de que o Irã permitirá grandes inspeções de armamentos atômicos", e Vance disse que Teerã tinha concordado em visitas de inspetores da AIEA às suas instalações nucleares. Ainda na segunda, o governo iraniano havia dito que não concordou com nada sobre seu programa nuclear durante a 1ª rodada de negociações na Suíça após assinatura do acordo de paz na guerra entre EUA e Irã. A questão nuclear continua sendo uma das mais delicadas entre EUA e Irã neste pós-guerra, tanto sobre a diluição do material radioativo em poder de Teerã quanto sobre as inspeções às usinas iranianas. Porém, ambos os países se comprometeram a resolver esse problema e os demais —como a reabertura do Estreito de Ormuz— em até 60 dias através de múltiplas rodadas de negociações e com a ajuda de mediadores.

  5. Brasil X Escócia: veja a provável escalação para o jogo desta quarta-feira (24) Reprodução/TV Globo A Seleção Brasileira entra em campo nesta quarta-feira (24) em busca da classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo. O Brasil precisa apenas de um empate contra a Escócia para garantir a vaga na próxima fase, mas a equipe de Carlo Ancelotti quer manter os 100% de aproveitamento e avançar com mais uma vitória. O Hora 1 mostrou a provável escalação da Seleção para o duelo decisivo. Carlo Ancelotti confirmou uma novidade no ataque — mas ainda não será o retorno de Neymar nem a entrada de Endrick entre os titulares. A formação deve ter: Alisson no gol; Danilo na lateral direita, após ganhar a posição que vinha sendo ocupada por Ibañez; Marquinhos e Gabriel Magalhães na zaga, com Douglas Santos na lateral esquerda; No meio-campo, Casemiro e Bruno Guimarães seguem como titulares. Já no setor ofensivo, a principal novidade é Rayan, que deve substituir Raphinha, lesionado. O atacante forma o quarteto ao lado de Lucas Paquetá, Matheus Cunha e Vini Júnior. Cunha e Vini, aliás, dividem a artilharia da Seleção na Copa, com dois gols cada. A expectativa também está voltada para o banco de reservas. Neymar volta a aparecer entre os relacionados e pode ser uma das novidades da Seleção ao longo da partida. Recuperado, o camisa 10 tem chances de ganhar minutos no segundo tempo. Quem também pode ser acionado por Ancelotti é Endrick, que disputa espaço no ataque e surge como uma das opções para mudar o jogo durante a etapa final. A partida Brasil X Escócia será disputada em Miami, em um estádio acostumado a receber grandes eventos esportivos. A Globo transmite o confronto ao vivo a partir das 18h45, com a bola rolando às 19h, no horário de Brasília. ACOMPANHE os destaque da Copa do Mundo no ge: Simulador da Copa do Mundo 2026 Calendário da Copa do Mundo 2026: veja datas e horários de todos os jogos RESULTADOS: confira a tabela da Copa do Mundo
  6. AO VIVO: assista à programação da NSC TV Saiba telefones, endereços e sites das reportagens exibidas

  7. Assista ao Bom Dia ES Comece o dia bem informado com as notícias do Espírito Santo a partir das 6h.

  8. Restaurante Popular do Promorar é inaugurado nesta quarta (24); veja cardápio e valores Reprodução/Ascom Moradores da Zona Sul de Teresina passam a contar, a partir desta quarta-feira (24), com uma nova unidade do Restaurante Popular. O espaço é localizado no bairro Promorar e oferece refeições subsidiadas, com café da manhã a R$ 0,50 e almoço e jantar a R$ 1. O horário de funcionamento ainda não foi confirmado. Localizado na Avenida Ulisses Guimarães, o restaurante tem capacidade para servir 1.650 refeições por dia, sendo 350 cafés da manhã, 1.000 almoços e 300 jantares. Segundo o Governo do Piauí, a expectativa é que sejam distribuídas cerca de 36,3 mil refeições por mês. ✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp Agora no g1 No café da manhã, o cardápio inclui: Frutas; Pães; Cuscuz; Ovos; Bebidas. Já no almoço e no jantar, as refeições são compostas por: Arroz; Feijão; Saladas; Guarnições; Proteínas. Com a inauguração do Promorar, o Piauí passa a contar com cinco restaurantes populares em funcionamento. Atualmente, há unidades no Centro de Teresina, nos bairros Santa Maria da Codipi e Dirceu, também na capital, e em Parnaíba. Veja onde ficam os restaurantes populares do Piauí Centro de Teresina Rua Sete de Setembro, nº 82. Funcionamento de segunda a sexta-feira, das 11h às 14h. Santa Maria da Codipi Avenida Conquista Francisco Nogueira, quadra 10, casa 20. Funciona das 7h às 9h, das 11h às 14h e das 17h às 19h. Dirceu I Avenida José de Almeida Neto, quadra 37. Funciona das 7h às 9h, das 11h às 14h e das 17h às 19h. Parnaíba Avenida Pinheiro Machado, nº 1.247, bairro Rodoviária. Funciona das 7h às 9h, das 11h às 14h e das 17h às 19h. VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube

  9. ClaCs: por que a combinação trata o que a técnica isolada não alcança Em fóruns de pacientes e em redes sociais, ClaCs virou sinônimo de tratamento milagroso para vasinhos. A realidade clínica é mais sóbria — e mais interessante. ClaCs não é uma tecnologia única nem uma promessa. É um protocolo combinado, com sigla técnica: Cryo-Laser e Cryo-Escleroterapia. A lógica do protocolo é simples. Vasinhos visíveis na pele são alimentados por veias mais profundas (as veias nutridoras, identificáveis pelo VeinViewer). Cada nível dessa rede responde melhor a um tipo de estímulo. O laser transdérmico, aplicado pela pele, atinge as veias nutridoras mais profundas com calor controlado, fechando-as. A escleroterapia química, aplicada em seguida com microinjeções que podem ser líquidas ou em espuma, age nos vasinhos superficiais visíveis. A crioterapia — um jato de ar gelado aplicado antes do laser e da injeção — anestesia a pele em segundos, tornando o procedimento confortável sem necessidade de anestesia injetável. A combinação importa. Tratar apenas a superfície (escleroterapia isolada) deixa a nutridora intacta — e os vasinhos voltam. Tratar apenas a nutridora (laser isolado) muitas vezes não resolve os vasinhos já visíveis. ClaCs ataca os dois níveis numa mesma sessão. É por isso que, quando bem indicado, o resultado tende a durar mais. Há, no entanto, o que o protocolo não é. Não é tratamento de varizes calibrosas — para essas, o EVLT na safena é a indicação. Não é técnica única e isolada — funciona como parte de uma estratégia que pode incluir múltiplas sessões, dependendo da extensão da rede venosa. E não é universal — algumas pacientes têm vasinhos pequenos demais para o laser, ou nutridoras pouco contributivas, e respondem melhor a escleroterapia isolada bem indicada. A decisão sobre o que aplicar — e em que ordem — sai do mapeamento e da avaliação feita previamente. Não do nome do procedimento. Em medicina vascular, evidência se mede, não se promete. Na LYS Clínica Vascular, em Divinópolis (MG), o ClaCs é uma das opções para tratamento de vasinhos, indicado após avaliação completa com ultrassom Doppler e VeinViewer. A clínica atende pacientes não só da cidade, mas de toda a região Centro-Oeste de Minas Gerais. A condução do diagnóstico e do tratamento é do Dr. Carlo Rachid Dellaretti — CRM-MG 43.200 / RQE 37.358 (Cirurgia Vascular e Angiologia). Resultados podem variar. Cada caso é avaliado individualmente. ClaCs combina laser transdérmico e escleroterapia para tratar vasinhos em camadas diferentes da rede venosa Acervo pessoal Agendar avaliação para tratamento de vasinhos pelo WhatsApp Responsável Técnico: Dr. Carlo Rachid Dellaretti — CRM-MG 43.200 / RQE 37.358 (Cirurgia Vascular e Angiologia).

  10. Frame do curta-metragem que mostra futuro distópico com destruição dos povos originários e ascensão do garimpo Amazônia Xamã/Divulgação O curta-metragem Amazônia Xamã, produzido no Amapá, venceu as categorias de Melhor Filme e Melhor Direção no Nature Without Borders International Film Festival (NWBIFF), nos Estados Unidos. A obra apresenta um futuro dominado por robôs garimpeiros e destruição, com forte crítica social. A premiação consagra a estética e a narrativa da produção, que se destacou entre filmes de diversos países pela abordagem sobre identidade e espiritualidade amazônicas. Favorite o g1 no Google e acompanhe as principais notícias do AP 🔎 O enredo acompanha Raoni, último sobrevivente de sua etnia, em uma jornada para preservar a cultura ancestral de seu povo. Ele enfrenta os Garimaldis, robôs garimpeiros e madeireiros ilegais que simbolizam a devastação da floresta em um futuro distópico. Para o diretor Rodrigo Pedroza, os títulos confirmam que o olhar do Amapá sobre a realidade local tem alcance universal. “Vencer essas categorias em um festival de relevância global é um marco não apenas para a minha carreira, mas para todo o audiovisual amapaense. Amazônia Xamã prova que o Amapá tem potencial para levar suas histórias às telonas do mundo e dialogar com qualquer público”, celebrou. Antes da estreia em dezembro de 2025, Pedroza já destacava a pluralidade da produção e a reflexão sobre exploração de recursos e desmatamento. “Máquinas e elites explorando sub-humanos? O filme busca gerar reflexão sobre pluralidade e novos modos de vida para a sustentabilidade do mundo e de todos os seres vivos”, disse. LEIA TAMBÉM: Livro de coletivo do Amapá traz histórias de visagens da Amazônia Mais de 25 mil contribuintes do Amapá recebem 2º lote de restituição do imposto de renda Frame do curta-metragem que mostra futuro distópico com destruição dos povos originários e ascensão do garimpo Amazônia Xamã/Divulgação Este é o terceiro reconhecimento internacional do projeto, que já havia sido premiado no Indie Film Fest, também nos Estados Unidos. Ao todo, são três títulos expressivos: duas vezes Melhor Filme e uma vez Melhor Direção. A produção envolveu mais de 30 profissionais, entre atores, produtores e equipe técnica. As filmagens ocorreram em 10 dias, em pontos conhecidos de Macapá, como a Fortaleza de São José e o Centro de Educação Profissional de Música Walkíria Lima. O curta foi contemplado em edital da Lei Paulo Gustavo (LPG), com patrocínio do Governo Federal e do Ministério da Cultura, e gestão da Secretaria de Estado da Cultura do Amapá (Secult). Agora, Amazônia Xamã também percorre festivais nacionais. Está classificado para o Festival Independente de Curtas de Ficção do Amapá (FICÇA) e será exibido no Festival Equinocial, em Macapá. Artistas amapaenses celebram Dia do Cinema com lançamento de filme de suspense no AP Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá VÍDEOS com as notícias do Amapá:
  11. Assista ao Jornal da Manhã

  12. Resultados dos jogos de ontem da Copa: gols e placares de terça (23) A terça-feira (23) teve classificação antecipada, recorde histórico de Cristiano Ronaldo e mais um empate sem gols na Copa do Mundo. Ao todo, quatro partidas movimentaram a rodada. Veja os placares de todos os jogos desta terça-feira (23): Panamá 0 x 1 Croácia Colômbia 1 x 0 Congo Inglaterra 0 x 0 Gana Portugal 5 x 0 Uzbequistão Croácia vence a primeira na Copa A Croácia conquistou sua primeira vitória no Mundial ao derrotar o Panamá por 1 a 0. O resultado, porém, veio com dificuldade. Os croatas tiveram trabalho para segurar a pressão adversária nos minutos finais e garantiram os três pontos com placar mínimo. Colômbia avança para as oitavas A Colômbia confirmou a classificação antecipada para a segunda fase ao vencer a República Democrática do Congo por 1 a 0. Além da vaga nas oitavas de final, a seleção colombiana segue chamando atenção pelo desempenho ofensivo de seus defensores, uma das marcas da equipe nesta edição da Copa. Inglaterra e Gana ficam no zero Inglaterra e Gana protagonizaram o quarto empate sem gols da Copa do Mundo. O 0 a 0 foi marcado por erros ofensivos dos dois lados. A seleção inglesa desperdiçou uma grande oportunidade com seu principal artilheiro em Mundiais, enquanto os ganenses também deixaram escapar uma chance clara após uma falha de comunicação entre atacantes. Cristiano Ronaldo faz história em goleada de Portugal Portugal não tomou conhecimento do Uzbequistão e venceu por 5 a 0. O grande destaque foi Cristiano Ronaldo, autor de dois gols e responsável por mais um capítulo histórico no futebol mundial. O atacante se tornou o primeiro jogador a marcar em seis edições diferentes da Copa do Mundo. Aos 41 anos, também entrou para a lista dos atletas mais velhos a balançar as redes no torneio, atrás apenas do camaronês Roger Milla, que marcou aos 42 anos. Com os dois gols, Cristiano chegou a 10 em Copas do Mundo e ultrapassou Eusébio na artilharia portuguesa da competição. Cristiano Ronaldo abre o placar para Portugal diante do Uzbequistão Phil Noble/Reuters ACOMPANHE os destaque da Copa do Mundo no ge: Simulador da Copa do Mundo 2026 Calendário da Copa do Mundo 2026: veja datas e horários de todos os jogos RESULTADOS: confira a tabela da Copa do Mundo

  13. g1 mostra que evento em colégio cívico-militar faz exposição de fuzis A psicóloga Shaiane Costa achou estranho quando o filho de 3 anos começou a acordar de madrugada, aos prantos, perguntando se tinha que ir para a escola no dia seguinte. Causou desconfiança na mãe o fato da criança chorar rotineiramente no caminho para a Escola de Educação Tio Chico, em Porto Alegre. Mantida pela Brigada Militar do Rio Grande do Sul, a instituição atende gratuitamente filhos dos brigadistas com idades entre 2 e 6 anos. 📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp Ela conta que Pedro, cujo nome foi alterado para preservar a criança, chegava em casa dizendo que havia ficado de castigo. Desculpava-se, com insistência, diante de qualquer situação. "Se ele derrubasse uma água, ele me pedia desculpas várias vezes", diz. E começou a chorar muito ao se aproximar da escola. Foi depois de mais um dia em que Pedro entrou pelo corredor da escola aos berros, pulando, "sendo levado", sem que ela pudesse acompanhá-lo, que a situação chegou ao limite para Shaiane. No dia seguinte, ela colocou um gravador dentro da mochila da criança. No início, Shaiane disse que não tinha razões para se preocupar com a instituição onde seu filho passava algumas horas do dia. Para chegar ali, a família esperou que ele completasse dois anos — pré-requisito para a matrícula — e passou por um processo seletivo, do qual ela desconhece os critérios de aceitação. Passado o período comum de adaptação, Pedro foi se acostumando e começou a fazer amiguinhos. Esporadicamente, algumas situações na escola incomodavam a mãe, como quando ele chegou com uma mordida no braço sem explicação. "Perguntei se ele não avisou à professora [sobre a mordida] e ele disse que não, que ela estava ocupada cuidando de outros coleguinhas e por isso ele não quis falar", conta ela. "Fiquei sem entender. Como ninguém viu aquela mordida?" Ao perguntar à professora, a mãe ouviu que ninguém viu o ocorrido e que o menino não havia chorado. "Achamos estranho. Uma mordida daquelas deve ter doído, e é normal que a criança chore." Na mesma lista de situações que causaram estranheza à família do menino, está o dia em que ele voltou para casa com febre alta sem que ninguém houvesse avisado a mãe ou o pai, segue ela. Programa de escolas cívico-militares tem início em 100 unidades de SP em 2026 Funcionário de colégio cívico-militar é denunciado por abuso sexual contra três adolescentes Alunos denunciam violência física e psicológica em escola cívico-militar do DF Escolas cívico-militares: volta às aulas tem ensino de comandos com erros de português A Escola Tio Chico é mantida pela Brigada Militar de Porto Alegre e recebe filhos dos brigadistas Google Street View Um dia, Pedro chegou com uma assadura tão severa que ficou com dificuldade de caminhar pela casa. Em nenhum desses episódios a escola demonstrou ter tomado conhecimento do ocorrido, de acordo com a mãe. "Essas situações pequenas iam acontecendo e parecia que ninguém estava vendo", diz ela. As tentativas de contato com a escola, segundo a mãe, eram todas frustradas. "Eu tenho vários registros de mensagens que eu tentava mandar para a professora, e ela sempre minimizando", afirma. "Eu não tinha nenhum acolhimento da parte deles, era sempre 'ah, isso aí acontece, é normal'." "Mandei mensagens para a sarjenta, que é como se fosse a coordenadora da escola, e não tive retorno", diz. "Eu ficava ali sendo ignorada." Com o passar dos meses, a mãe diz ter percebido que a primeira coisa que o filho perguntava ao acordar era se ele teria de ir para a escola. Diante da resposta positiva, ela diz, o menino permanecia a manhã toda em casa calado. "Ele não brincava, não tinha aquela energia, não tinha disposição. Parecia que ele ficava a manhã inteira só esperando aquela hora [de ir para a escola] que ia ser um sofrimento." Sem diálogo com a escola e diante dos episódios duvidosos, Shaiane teve a ideia do gravador. No dia em que ela colocou o aparelho na mochila do menino, ele voltou para casa rouco. "Ele chegou quase sem voz, e eu lembro que naquele dia mandei mensagem para o meu esposo e falei 'olha, ele está resfriando'." Em seguida, a mãe foi ouvir as gravações. "Aí foi um choque." Diante do comportamento do filho, Shaiane tentou contato com a coordenadora da escola, mas conta que nunca recebeu acolhimento nem orientações Arquivo pessoal A BBC News Brasil teve acesso a trechos da gravação. É possível ouvir o menino chorando, pedindo a chupeta e chamando pela mãe. "Meu filho ficou cerca de 40 minutos berrando, e acaba se acalmando sozinho, porque tem um momento da gravação que ele volta e diz 'eu me acalmei'", conta. "Ele foi totalmente escanteado." Em um trecho, é possível ouvir uma mulher dizendo para o garoto: "O que tu tá fazendo? Tu não vais pintar mais", e o menino responde: "Desculpa". A mulher então diz "não, tu não vais pintar mais, acabou. Eu adoro pintar e vou". O menino então começa a chorar e pede pela mãe. A mulher responde: "Não me vem com mamãe". Em outro trecho, o que deixou Shaiane mais assustada, ouve-se a voz de uma mulher dizendo: "Chora, pode chorar, chora bastante, chora com vontade. Senão vou te dar um tiro". "Na gravação é possível ouvir barulhos o tempo inteiro, e eu escuto ele berrando, pedindo pela mamãe", conta Shaiane. "Ou seja, naquele dia, ele chegou em casa rouco, não era por conta de um resfriado. Foi de tanto que ele chorou." Shaiane procurou a professora de Pedro para perguntar sobre uma marca de mordida, mas ouviu que ninguém viu o que aconteceu e que a criança não choro Arquivo pessoal 'O que mais ele passou?' Os episódios relatados ocorreram no ano passado. Shaiane e o marido recorreram ao Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), que os orientou primeiro a realizar uma denúncia via Corregedoria da Brigada Militar do Rio Grande do Sul. A BBC News Brasil procurou o departamento de imprensa da Brigada que afirmou, por meio de nota, que um inquérito foi aberto para apurar os fatos e que a professora de Pedro foi afastada durante o período de investigação. No entanto, ela retornou à escola antes da conclusão do inquérito. Segundo Shaiane, famílias de outras crianças fizeram um abaixo-assinado pedindo a volta da servidora. "Tentaram nos calar. Uma mãe inclusive colocou no grupo de WhatsApp um trecho do processo, que corria em sigilo", conta Shaiane. Segundo a nota da Brigada, o laudo pericial feito pela própria Corregedoria concluiu que "os arquivos analisados não apresentaram elementos técnicos suficientes para confirmar integralmente o conteúdo divulgado, nem permitiram a identificação conclusiva da autoria vocal". "Com base no conjunto de provas reunido, incluindo depoimentos e laudo pericial, não foram identificados elementos suficientes para comprovar ilícito penal ou transgressão disciplinar", diz a nota. No entanto, depoimentos de duas servidoras da escola aos quais a BBC News Brasil teve acesso, e que constam no processo, mostram que elas reconheceram a voz e identificaram a professora de Pedro. Mesmo com a Brigada alegando ausência de provas, a professora deixou a escola no fim do ano. Mas não houve uma explicação para a saída dela do cargo. "Não cabe à instituição divulgar informações individualizadas sobre servidores ou empregados", afirmou a Brigada. Perguntada se a professora reconhece o que diz nos áudios, a instituição afirmou que "não está autorizada a divulgar manifestações, declarações ou posicionamentos atribuídos a pessoas específicas envolvidas em procedimentos administrativos ou investigatórios". Sobre as tentativas frustradas de diálogo de Shaiane com a escola, a Brigada afirmou que "mantém canais permanentes de comunicação com as famílias e trata com seriedade todas as demandas recebidas". No entanto, não confirmou ou comentou "fatos específicos" em razão da proteção de dados e informações. Por fim, o inquérito aberto pela Corregedoria pediu pelo arquivamento na Justiça Militar do Rio Grande do Sul, mas o processo ainda não está encerrado. Agora, a mãe espera que o MPRS realize sua própria investigação. Há um inquérito aberto na promotoria, mas a BBC News Brasil não conseguiu mais informações sobre a situação do processo nem com a assessoria de imprensa e nem com a promotora do caso. Desde o início deste ano, Pedro está em outra escola, uma particular, onde já fez amigos e tenta viver uma vida normal. Shaiane conta que ele ainda tem dificuldades com portas fechadas e ainda pede muitas desculpas diante de um erro corriqueiro. "Ele tem pânico de portas fechadas, porque ele dizia que ficava trancado na sala da sargento de castigo", diz Shaiane. "Isso sempre foi negado pela escola, mas durante o processo foi encaminhado um documento com informações da coordenadora afirmando que ele esteve sim na sala dela, com data e horário." "Eu me questiono por que uma criança de dois anos e meio foi parar numa sala da sargento." A criança ainda tem alguns gatilhos que os pais não conseguem compreender exatamente de onde vêm. "Justamente por não saber de tudo o que acontecia." A mãe espera que o tempo e a terapia consigam ajudar a criança a esquecer um pouco do que passou. Já ela, não esquece. "Aquelas gravações todas de um único dia, de um único dia, um recorte, o que me assombra muito, porque com frequência a gente se questiona o que mais ele passou?

  14. Alzirão em 2026 Divulgação Um dos pontos de torcida pela Seleção mais tradicionais do Rio, o Alzirão, na Tijuca, terá como atrações nesta quarta-feira (23), dia do jogo entre a Brasil e Escócia, um desafio gigante de altinha, DJ e show de pagode. A programação na Rua Alzira Brandão contará com apresentação da DJ Ingrid e show do Grupo Diretriz, além de uma série de ações especiais em parceria com a Tropa da Altinha, coletivo que se tornou referência em uma das práticas esportivas mais populares das praias brasileiras. Antes da partida, integrantes da Tropa da Altinha estarão no meio do público promovendo rodas abertas e ensinando técnicas básicas da modalidade para os participantes. Ao longo do evento, também haverá uma demonstração especial de altinha no palco principal, levando a modalidade para o centro das atenções da programação, que culminará no Desafio da Altinha Gigante. Fundador do Alzirão conta como festa começou com uma televisão na calçada e amigos A proposta é reunir torcedores em uma grande roda para manter uma bola inflável gigante no ar durante 30 segundos, transformando o Alzirão em uma das maiores rodas de altinha do mundo. Caso a missão seja cumprida, o público vai ganhar brindes exclusivos. "O Alzirão sempre foi muito mais do que um espaço para assistir aos jogos da Seleção. É uma celebração da cultura carioca e da convivência entre as pessoas. A altinha representa esse espírito de integração, diversão e ocupação positiva dos espaços públicos”, afirma Humberto Maioli, diretor do Alzirão. Nos dois primeiros jogos, mais de 20 mil pessoas passaram pelo Alzirão, que nesta copa tem patrocínio da Sportingbet. Aexpectativa é que milhares de pessoas se reúnam no local novamente durante a partida entre Brasil e Escócia. Programação – Brasil x Escócia (24 de junho) 17h30 – Abertura do evento 18h – DJ Ingrid 19h – Brasil x Escócia Durante o evento – Ativações da Tropa da Altinha 21h – Show do Grupo Diretriz

  15. Mudanças em comissões da Alerj ampliam influência do PL e geram disputa política na Casa A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) iniciou uma reorganização em suas comissões permanentes que ampliou a presença de parlamentares aliados do presidente da Casa, Douglas Ruas (PL). As mudanças atingem colegiados historicamente comandados por partidos de esquerda, como as comissões de Direitos Humanos e de Defesa dos Direitos da Mulher. Segundo a nova composição, deputados do PL e de partidos aliados passam a ter maioria nesses espaços, o que deve resultar na eleição de presidentes alinhados ao bloco governista. A movimentação ocorre após a janela partidária e a alteração no tamanho das bancadas. Uma das principais alterações ocorre na Comissão de Direitos Humanos, que há anos vinha sendo presidida por parlamentares do PSOL. Na composição anterior, a presidência era de Dani Monteiro (PSOL), com Carlos Minc (PSB) na vice. Também integravam o colegiado Fred Pacheco (PL), Jorge Felippe Neto (PL) e Munir Neto (Solidariedade). Com a reconfiguração, a tendência é que o comando passe a Alexandre Knoploch (PL), conforme articulações internas. A mudança ainda precisa ser formalizada em reunião da comissão, mas, segundo parlamentares ouvidos pela reportagem, o acordo político já estaria definido. A oposição afirma que a nova direção pode alterar o perfil de atuação do colegiado. Knoploch tem defendido pautas de segurança pública e fiscalização de populações em situação de rua, o que gera críticas de parlamentares de esquerda. 📱Favorite o g1 no Google e acompanhe as principais notícias do dia O deputado estadual Douglas Ruas (PL), presidente da Alerj Alex Ramos/Alerj Comissão de Direitos da Mulher também terá nova presidência Outra mudança relevante ocorre na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, anteriormente presidida por Renata Souza (PSOL). A parlamentar não aparece nem entre as suplentes da nova formação. A presidência deve ficar com Sarah Poncio (Solidariedade). A vice-presidência passa a ser ocupada por Índia Armelau (PL). Também integram o colegiado nomes como Zeidan (PT) e Carla Machado (PSD), além de Franciane Motta (Podemos), que permanece na comissão. O discurso oficial da Alerj é de que as mudanças seguem o regimento interno, que estabelece a proporcionalidade das bancadas nas comissões. Com o crescimento do PL — que passou de 18 para 23 deputados após a janela partidária —, o partido ampliou sua participação nos colegiados. Nos bastidores, porém, fontes da Casa afirmam que reorganizações desse tipo costumam ocorrer no início de legislaturas e a cada dois anos, e que a movimentação atual teria caráter incomum pelo volume de alterações simultâneas. A oposição ao presidente da Alerj vê nas mudanças uma retaliação política. Parlamentares do PSOL afirmam que o grupo tem atuado na cobrança de investigações e na defesa de CPIs, como a do Banco Master. Trocas, investigações e tensão no plenário Além das comissões, outras mudanças internas atingiram parlamentares específicos. O deputado Rosenverg Reis (MDB) deixou a vice-presidência da Comissão de Emendas Constitucionais e Vetos. No campo político, aliados e opositores também disputam espaço em meio a investigações em curso. O deputado Thiago Rangel permanece preso desde maio, suspeito de envolvimento em desvios em obras da rede estadual. A investigação aponta suspeitas de interferência de parlamentares na escolha de empresas contratadas para obras em escolas. O caso é citado por parlamentares da oposição como exemplo de um ambiente de tensão dentro da Casa. A líder do PSOL na Alerj, Renata Souza, afirmou que as mudanças representam uma tentativa de enfraquecer a atuação da oposição em comissões estratégicas. Já o presidente da Alerj, Douglas Ruas (PL), nega qualquer motivação política e afirma que as alterações seguem critérios regimentais. Segundo ele, a reorganização busca apenas corrigir distorções de proporcionalidade entre as bancadas e respeitar o regimento interno da Casa. “As mudanças nas comissões são o estrito cumprimento do regimento interno da Casa. Isso foi discutido no colégio de líderes. Havia uma desproporcionalidade, o que é contrário ao regimento, que prevê proporcionalidade de acordo com o tamanho das bancadas. Estamos fazendo essa correção para garantir o cumprimento do regimento interno, nada além disso.”

  16. Casa desaba na Zona Leste de SP; bombeiros fazem buscas no local O desabamento de um sobrado na Rua Engenheiro Costa Ourique, no Cangaíba, Zona Leste de São Paulo, deixou uma pessoa morta e outras duas feridas na noite desta terça-feira (23). Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o imóvel, de dois andares, desmoronou por volta das 23h25. Cerca de 10 pessoas vivem no local. O primeiro pavimento da construção, que funciona como cortiço, desabou em uma área de aproximadamente 30 m², deixando três vítimas soterradas. Equipes do Grupo de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC) atuaram na remoção de material para socorrer os feridos. Uma vítima foi retirada em parada cardiorrespiratória dos escombros e atendida por uma equipe de suporte avançado, porém o óbito foi constatado no local. Um homem foi socorrido com um corte na perna esquerda e encaminhado ao Pronto Socorro Planalto. Outra pessoa sofreu ferimentos leves e dispensou atendimento. Foram empenhadas 11 viaturas do Corpo de Bombeiros e 37 agentes. A Defesa Civil e a Polícia Militar também foram acionadas. Desabamento de sobrado no Cangaíba, Zona Leste de São Paulo, deixa um morto e dois feridos. Reprodução

  17. Motorista foge após atingir idosa que atravessava rua em Santos, SP A Polícia Civil identificou o homem de 49 anos suspeito de atropelar uma idosa, de 81, em Santos, no litoral de São Paulo. Segundo a corporação, ele prestou depoimento e afirmou que não percebeu a presença da pedestre enquanto fazia uma curva mais fechada com o carro. O acidente aconteceu na esquina das ruas Doutor Clóvis Beviláqua e Doutor Acácio Nogueira, no bairro Boqueirão. A aposentada Rosali Gonzalez foi atingida no momento em que terminava de atravessar a via. A identidade dele não foi divulgada oficialmente, assim como informações sobre um eventual pedido de prisão. O g1 não localizou a defesa dele até a última atualização desta reportagem. ✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp. De acordo com a Polícia Civil, o suspeito afirmou que fazia o trajeto habitual até o trabalho e sequer percebeu o atropelamento. No depoimento, o homem afirmou que costuma fazer a curva mais fechada para evitar invadir a contramão da via. Ainda segundo o relato, o motorista disse que não teve a intenção de fugir. Ao g1, a neta da vítima relatou anteriormente que o homem deixou o local sem prestar socorro (veja adiante). Motorista fugiu após atingir idosa que atravessava rua em Santos, SP Reprodução Identificação Segundo a Polícia Civil, agentes do 7º Distrito Policial de Santos iniciaram a investigação analisando as imagens de monitoramento. De acordo com a corporação, o conteúdo registrou a dinâmica do acidente, mas não permitiu a identificação da placa do veículo. Por conta disso, os investigadores estudaram o possível percurso realizado pelo carro e fizeram um levantamento técnico junto ao Centro de Controle Operacional (CCO) da prefeitura. A partir do cruzamento de informações referentes ao local dos fatos, características do veículo, cor, modelo, horário e provável trajeto, os policiais identificaram o automóvel e o motorista. Família da vítima Motorista fugiu após atingir idosa que atravessava rua em Santos, SP Reprodução A neta da idosa, Lisandra Gonzalez Porta Nova, de 31 anos, contou ao g1 que a avó estava a caminho de um shopping. "Foi arremessada em direção ao meio-fio, bateu a cabeça e o tórax. Foi acudida por pedestres que ficaram indignados com a cena e a levaram carregada até a minha mãe". A mãe de Lisandra levou a idosa ao Pronto-Socorro da Unimed, onde foram constatadas duas fraturas na costela e um hematoma subgaleal [acúmulo de sangue entre o crânio e o couro cabeludo]. De acordo com a neta, Rosali recebeu alta hospitalar, mas segue com dores por todo o corpo. "O motorista fugiu sem prestar nenhum tipo de socorro [...] Estamos indignadas com tamanha desumanidade, crueldade e frieza. Por poucos segundos, ele não tirou a vida da minha avó. Só queremos encontrar o malfeitor para que ele cumpra pelos seus crimes", ressaltou Lisandra. VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos

  18. Filho de Neymar Jr., Davi Lucca vira empreendedor com dinossauros feitos em impressora 3D Reprodução/Instagram O filho mais velho de Neymar Jr. decidiu virar empreendedor aos 14 anos. Davi Lucca tem feito sucesso nas redes sociais com o lançamento de uma marca de dinossauros articulados e colecionáveis, que são produzidos em impressora 3D. Os dinossauros podem ser usados como chaveiro de bolsas e chaves. A madrasta de Davi, Bruna Biancardi, o surfista Gabriel Medina, a atriz Giullia Buscaccio e o próprio Neymar já apareceram com os produtos da empresa do adolescente (veja mais abaixo). ✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp. A conta da marca AmigoDino foi lançada no Instagram em fevereiro, mas as vendas dos primeiros modelos começaram em abril e esgotaram em apenas um mês. Conforme divulgado pelo perfil, as cores disponíveis eram rosa, marrom, verde e laranja. Para a Copa do Mundo, o filho do jogador lançou o Dino Brasileirinho, uma versão do produto nas cores da bandeira do país. Cada unidade custa R$ 99,99. Publicações do surfista Gabriel Medina (à esq.), da influenciadora Bruna Biancardi e da atriz Giullia Buscaccio (à dir.) Reprodução/Instagram Repercussão A mãe de Davi, Carol Dantas, confirmou que a marca pertence ao filho na segunda-feira (22). Ela compartilhou uma publicação da psicopedagoga Fabiana Padilha sobre o adolescente. "Um adolescente de 14 anos que poderia estar apenas aproveitando o conforto que tem, escolheu criar algo, colocar a imaginação em prática e experimentar o valor do próprio esforço", escreveu a psicopedagoga na postagem. Nas redes sociais, o perfil da marca tem acumulado milhares de visualizações e comentários de apoio ao novo empreendedor. Veja a reação dos internautas abaixo: 👤Nosso amuleto do HEXA 💚💛🇧🇷🏆 👤Davi, você é um exemplo para muitos adolescentes 👏 👤Muito da hora. Parabéns. Manda um abraço para o menino Ney, se possível. Quatro filhas e quatro jogos: como a vida de Neymar mudou desde a última Copa Rua é pintada para a Copa com ajuda de segurança de Bruna Biancardi Mavie entra em campo em treino da Seleção Brasileira nos EUA Mais uma irmã Quem são os filhos de Neymar? Conheça os herdeiros do jogador Na última semana, Neymar anunciou que Bruna Biancardi está grávida de mais uma menina, a terceira filha do casal. Com a novidade, o jogador se prepara para ter cinco filhos. Atualmente, o craque é pai de Davi Lucca, de 14 anos; Mavie, de 2 anos e 8 meses; Helena, de 1 ano e 11 meses; e Mel, de 11 meses. VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos

  19. Neymar e Virginia Reprodução/Instagram A 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor (Prodecon) pediu uma cópia dos contratos de publicidade firmados pelo jogador Neymar Jr. e pela influenciadora Virginia Fonseca com a casa de apostas Blaze. Segundo apurado pelo g1 nesta quarta-feira (24), o objetivo é investigar as diretrizes e estratégias de marketing adotadas, principalmente em relação ao uso da expressão "renda extra". ATENÇÃO! Neymar Jr. e Virginia não são investigados. O pedido do Prodecon faz parte de um inquérito civil público instaurado para apurar a conformidade regulatória e a eventual prática de condutas abusivas da plataforma de apostas e cassino on-line. ✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp. A Prodecon é um órgão do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). Além de Neymar e Virginia, as cópias dos contratos dos influenciadores Lucas Lira e Bruna Sunaika também devem ser encaminhadas pela empresa. O g1 tentou contato com os influenciadores e com a casa de apostas, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem. Lucas Lira e Bruna Sunaika Reprodução/Instagram Inquérito instaurado Conforme divulgado pelo MPDFT, a Blaze é operada pela empresa Foggo Entertainment Ltda. Com sede em Curaçao, a plataforma ficou conhecida no Brasil pelas campanhas massivas de marketing com influenciadores e jogos no estilo crash. O órgão público afirmou que o inquérito foi instaurado na última sexta-feira (19), após denúncias sobre a retenção sistemática de fundos de usuários sob justificativas genéricas, além de um relatório técnico que apontou mais de 42 mil reclamações registradas contra a plataforma. De acordo com o MPDFT, a medida pode resultar em uma sanção com pedido de danos morais coletivos estimado em R$ 120 milhões. Diante disso, a investigação busca esclarecer os seguintes pontos: ➡️Possíveis irregularidades relacionadas à retenção indevida de valores e bloqueios arbitrários de contas de usuários; ➡️Imposição de cláusulas contratuais abusivas e exigências desproporcionais para liberação de bônus (rollover); ➡️Tratamento de dados pessoais e indícios de publicidade enganosa na captação de clientes; ➡️Adequação da plataforma às normas que regulamentam as apostas de quota fixa e à legislação de defesa do consumidor. Quatro filhas e quatro jogos: como a vida de Neymar mudou desde a última Copa Jogador mostra rua em São Vicente onde deu o 1° beijo e mais jogou bola na vida Crianças comemoram convocação na escola onde atleta estudou no litoral de SP Neymar e Virginia fizeram publicidade juntos para Blaze Reprodução/Instagram Medidas Inicialmente, a Prodecon determinou a inclusão de relatórios do portal Reclame Aqui referentes aos últimos 12 meses. O documento continha informações sobre as denúncias registradas, índices de resposta, solução de problemas e avaliação da empresa. Agora, a plataforma deve apresentar informações detalhadas sobre os procedimentos de abertura, manutenção, bloqueio e encerramento de contas de usuários, além de documentos relacionados às políticas de bônus, promoções e rollover. A promotoria também solicitou um relatório sobre as contas bloqueadas ou suspensas, valores retidos e fundamentos adotados para as restrições aplicadas, além de mecanismos de prevenção à lavagem de dinheiro (AML) e sua estrutura societária completa. SUS oferece atendimento virtual gratuito para adultos com vício em jogos e apostas A Prodecon ainda pediu esclarecimentos sobre os mecanismos de jogo responsável implementados pela plataforma, incluindo ferramentas de autoexclusão, que podem agravar os riscos de superendividamento e ludopatia (vício em jogos), limites de apostas e procedimentos adotados para atendimento de usuários que desejam restringir o acesso ao serviço. A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) também foi acionada para encaminhar uma nota técnica e relatório de reclamações e processos administrativos instaurados contra a plataforma no Brasil. VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos

  20. Fogueira, tradição e fé: o que São João Batista tem a ver com as festas juninas? Foto 1: Reprodução/CNBB | Foto 2: Pixabay/Reprodução As festas juninas são marcadas por fogueira, comidas típicas, quadrilhas e celebrações populares em todo o Brasil. Mas, por trás da festa, existe uma origem religiosa ligada diretamente a São João Batista, santo padroeiro de Caçapava e que é considerado um dos nomes mais importantes da Igreja Católica. Em entrevista ao g1, o padre Leandro dos Santos, pároco da Igreja Nossa Senhora D'Ajuda, de Caçapava, explicou como essas tradições nasceram a partir da história do santo e de sua importância dentro do cristianismo. De acordo com o padre, a celebração de São João está diretamente ligada ao próprio nascimento do santo, comemorado nesta quarta-feira, dia 24 de junho. ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp “Essa é uma das poucas datas em que a Igreja celebra o nascimento de um santo. Além de Jesus e da Virgem Maria, São João Batista também tem essa solenidade porque ele participou diretamente do mistério da salvação”, explicou. Entre os principais símbolos das festas juninas está a fogueira, que, segundo a tradição católica, tem origem no nascimento de São João Batista. “Diz a tradição que Santa Isabel acendeu uma fogueira para avisar Maria sobre o nascimento de João Batista. Esse gesto virou um símbolo da celebração”, contou o padre. Fogueira também é vista como ponto de encontro durante festas juninas. Gustavo Leme Com o passar do tempo, esse costume religioso se transformou em uma das marcas mais conhecidas das festas juninas no Brasil. O padre também explicou que, originalmente, a celebração era chamada de “festa joanina”, em referência direta a São João Batista. Com a inclusão de outros santos comemorados no mês de junho, como Santo Antônio e São Pedro, o nome acabou sendo modificado para “festa junina”. “Era a festa de São João, e depois outros santos foram incorporados. Por isso o nome mudou, mas a origem continua sendo ligada a ele”, afirmou. Mais do que tradição religiosa, o padre destaca que as festas juninas também representam valores de convivência e união entre as pessoas. “Elas expressam a fé do povo, mas também a fraternidade. São momentos de encontro, de partilha, de família reunida. Isso é muito importante nos dias de hoje”, disse. Segundo ele, manter essas celebrações é uma forma de preservar a cultura e a religiosidade popular. “São festas que ajudam a manter viva a tradição de estar junto, de celebrar em comunidade”, completou. Boldo de milho e curau Davi Valle/Prefeitura de Cuiabá Além da fogueira, outro símbolo tradicional das festas juninas é o balão. Apesar de atualmente ser proibido por representar risco de incêndios, o costume surgiu como uma forma de anunciar e homenagear o nascimento de São João Batista. As comidas típicas também têm relação com o período. Como junho coincide com a época da colheita do milho em grande parte do país, pratos como pamonha, canjica, curau, bolo de milho e milho cozido passaram a integrar as celebrações e acabaram se tornando uma tradição das festas juninas. Para a Igreja Católica, porém, a figura central da celebração continua sendo São João Batista. Considerado o precursor de Jesus Cristo, ele é lembrado por ter preparado o povo para a chegada do Messias e por ter realizado o batismo de Cristo nas águas do rio Jordão. “São João é alguém que aponta para Jesus. Toda a missão dele foi preparar os corações para acolher Cristo. Por isso ele ocupa um lugar tão importante na fé cristã”, destacou o padre Leandro. Festas de São João abrem espaço para forró e outros ritmos Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

  21. Imagens sacras restauradas TV Globo/Reprodução Onze imagens sacras do século 18 voltaram a ser exibidas ao público após quase 10 anos. As peças passaram por processos de restauração conduzidos pela Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) e foram apresentadas em cerimônia na Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, em Cachoeira do Campo, distrito da cidade histórica localizada na Região Central de Minas Gerais, nesta terça-feira (23). As obras fazem parte do acervo da Matriz de São Bartolomeu, também distrito de Ouro Preto, mas só devem retornar para lá quando a restauração da própria igreja for concluída, o que está previsto para o início de julho. ✅Clique aqui para seguir o canal do g1 MG no WhatsApp Segundo a Faop, o trabalho exigiu cuidado técnico especializado para corrigir desgastes e imperfeições sem alterar as características originais das esculturas. Uma 12ª peça ainda permanece em laboratório para a recomposição de um olho de vidro. Conjunto é valioso para a história do estado As esculturas são de madeira e foram produzidas na primeira metade do século 18. Uma delas, a imagem de Nossa Senhora do Carmo, foi entalhada por Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, um dos principais nomes do barroco mineiro. Dom Airton José dos Santos, arcebispo metropolitano de Mariana, destacou a importância da devolução das imagens à comunidade. “Estamos recebendo de volta imagens que estavam deterioradas. Recuperar não significa fazer de novo, mas restaurar aquilo que já estava aí. São obras do mestre Aleijadinho”, afirmou. Segundo o presidente da Faop, Rodrigo Câmara, o conjunto é considerado valioso para a história de Minas Gerais e do Brasil. “São 11 obras restauradas, e uma ainda continua em laboratório. São peças que fazem parte da história de Minas e, obviamente, do Brasil também”, disse. A coordenadora do núcleo de conservação e restauração da Faop, Valéria França, explicou que o acervo tem relevância também do ponto de vista religioso. Segundo ela, três das imagens aparecem em registros históricos como milagrosas. "São imagens portuguesas citadas no livro Santuário Mariano. O frei que escreveu a obra relata que, em São Bartolomeu, havia três imagens milagrosas”, completou a coordenadora. LEIA TAMBÉM: Casa de pai de Daniel Vorcaro em condomínio de luxo é assaltada na Grande BH Veja os vídeos mais vistos do g1 Minas:

  22. Carreta tomba, e nuvem de carvão encobre trecho da BR-040 em Santos Dumont. Imagens cedidas pelo Portal 14B Uma câmera de monitoramento instalada às margens do km 740 da BR-040, em Santos Dumont, registrou uma nuvem de carvão encobrindo a rodovia após o tombamento de uma carreta bitrem. O acidente aconteceu na manhã de terça-feira (23), na pista sentido Juiz de Fora. Ninguém ficou ferido, segundo a EPR Via Mineira, concessionária responsável pela administração da rodovia. ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Zona da Mata no WhatsApp De acordo com a empresa, durante os trabalhos de remoção do veículo e da retirada da carga que ficou espalhada, o tráfego operou em mão dupla pelas faixas no sentido Belo Horizonte. A pista foi totalmente liberada cerca de três horas. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também esteve no local, mas não informou as causas nem outros detalhes da ocorrência. Acidente com carreta levantou uma nuvem de carvão na BR-040, em Santos Dumont Imagens cedidas pelo Portal 14B LEIA TAMBÉM: Motorista que bateu em restos de pneu na BR-040 ganha indenização por má conservação da rodovia Carreta despenca de 35 metros de altura em viaduto na BR-040; motorista morreu Minas Gerais tem a pior segurança rodoviária do Sudeste e baixa proteção em 3 a cada 10 km de estrada, aponta CNT VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes

  23. Homem é ‘atropelado’ por boi em MG Um homem foi atropelado por um boi que corria solto no Centro de Araxá, no Alto Paranaíba, na manhã de segunda-feira (22). Câmeras de monitoramento registraram o momento do acidente. Veja o vídeo acima. ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Triângulo no WhatsApp Ponto a ponto do vídeo: As imagens mostram que o animal estava correndo em alta velocidade pela via; Segundos depois, ele passou por um homem que caminhava pelo local e o atingiu em cheio; Com a força da batida, a vítima caiu no chão, enquanto o boi seguiu correndo desgovernado pela rua; Em segundos, o animal atravessou o trecho da via e desapareceu do campo de visão das câmeras. O g1 procurou a Polícia Militar (PM) e o Corpo de Bombeiros. As corporações confirmaram o registro das imagens, mas informaram que não foram acionadas para atender a ocorrência envolvendo o boi solto. Não havia informações sobre o paradeiro do animal ou sobre o estado de saúde do homem atingido até a última atualização da reportagem. LEIA TAMBÉM: VÍDEO: Cavalo desgovernado provoca acidente entre carro e carroça ExpoQueijo Brasil 2026: veja programação e novidades da feira em Araxá Ex-BBB se casa em cerimônia para 300 convidados e decoração formada por cinco caminhões de flores Estado de saúde da vítima não foi divulgado Reprodução/Uberlândia 24h VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

  24. Imagem ilustrativa de carne bovina. George Piskov/Pexels A corrida dos frigoríficos para exportar carne bovina à China antes do fim das cotas enxugou a oferta no mercado interno e deixou o churrasco desta Copa mais caro. "A medida de salvaguarda da China subverteu a lógica do mercado. O Brasil, tipicamente, exporta mais no segundo semestre do que no primeiro. Esse ano vai exportar mais no primeiro do que no segundo", diz Fernando Iglesias, da consultoria Safras & Mercado. 📱Baixe o app do g1 para ver notícias em tempo real e de graça ➡️ Em janeiro, a China impôs uma sobretaxa de 55% sobre as exportações de carne bovina brasileira que ultrapassarem 1,1 milhão de toneladas em 2026. Abaixo desse volume, a tarifa permanece em 12%. O consumidor brasileiro pode até ter algum alívio nos próximos meses, com a redução temporária do ritmo de compras da China. Mas a tendência é de nova alta de preços até o fim de 2026, impulsionada pelo El Niño, pelo aumento da demanda nos EUA e pela volta da China ao mercado brasileiro. Em maio, todos os cortes de carne bovina subiram ao consumidor, com destaque para o filé-mignon (+4,4%), picanha (+3,9%) e peito (+3%), segundo dados do IBGE. No acumulado de 2026, o peito (+13,6%) e a picanha (+9,3%) também aparecem entre as maiores altas, além da capa de filé (+11,8%). Cortes de carne bovina que ficaram mais caros em maio. Lara Bernardino/Arte g1 Peito, capa de filé e picanha foram os cortes que mais subiram no ano. Dhara Pereira/Arte g1 QUIZ: você reconhece os países da Copa do Mundo pelos pratos típicos de cada um? Oferta menor pesa mais que consumo Mesmo em época de Copa, Iglesias afirma que os preços da carne têm sido muito mais influenciados pela redução da oferta no Brasil do que por um aquecimento muito forte da demanda interna. "Um dos grandes problemas que temos em 2026 é o baixo poder de compra do brasileiro e o alto nível de endividamento. Esse cenário tem sido agravado pelos jogos de apostas, que têm tirado muito dinheiro de circulação da economia, inclusive do consumo de produtos básicos e alimentos", afirma Iglesias. Em relatório mensal, a Consultoria Agro do Itaú BBA também destacou o ritmo acelerado das exportações como principal fator de pressão nos preços. "Apesar de uma oferta de gado terminado um pouco maior que a do ano anterior, a demanda de exportação absorveu bem a produção desde o início do ano", diz. "Com a corrida para o preenchimento da cota chinesa, os envios ao país asiático cresceram 24% na comparação entre janeiro e maio de 2026 e o mesmo período de 2025. A China respondeu por 51% do total embarcado", detalha. Nas projeções da Safras & Mercado, o Brasil deve atingir 98% da cota de exportação para a China até o final deste mês, restando pouco espaço para exportações sem tarifa adicional em julho. "A ausência temporária da China vai trazer um efeito negativo sobre os preços da arroba, mas, no mercado doméstico, vai ter um aumento de disponibilidade de carne, o que vai ajudar nos preços internos nesse período", diz Iglesias. "O problema está no último trimestre do ano, porque será um período de demanda muito aquecida no Brasil, nos EUA, além da retomada da demanda chinesa. Além disso, tem o El Niño, que tende a enxugar a oferta de gado terminado a pasto", destaca. "Em linhas gerais, vamos ter um quadro de restrição de oferta com uma demanda muito aquecida. Ou seja, os preços tendem a subir bastante", prevê Iglesias. E a União Europeia? Questionado sobre os impactos da suspensão das compras de carne bovina brasileira pela União Europeia, Iglesias diz que isso deve ter pouca influência em preço. "A Europa representa apenas 3,5% das exportações brasileiras de carne bovina. Já não é o cliente voraz que foi no passado. Ainda assim, o bloco tem uma importância simbólica por ser o que chamamos de 'mercado vitrine'. As decisões adotadas pelos europeus costumam servir de referência e acabam sendo replicadas por outros países", diz. "Portanto, o impacto tende a ser mais um arranhão na imagem do Brasil do que propriamente uma perda relevante de volume exportado", acrescenta. ➡️ No início de maio, a UE excluiu o Brasil da lista de países autorizados a exportar carne ao bloco por considerar que o país não comprovou o cumprimento de suas exigências sobre o uso dessas substâncias na produção animal. A medida entra em vigor em 3 de setembro. UE oficializa veto à carne brasileira a partir de setembro

  25. Neymar durante o treino da seleção brasileira em Morristown, no estado de Nova Jersey, nos Estados Unidos Caean Couto/Reuters/Reuters No dia 22 de junho de 2011, o Santos venceu o Peñarol, do Uruguai, por 2 a 1, no Pacaembu, e conquistou a Libertadores. Neymar foi o grande nome da campanha, artilheiro do torneio e protagonista da primeira grande conquista internacional da carreira. O impacto daquele período, somado à projeção do atacante na seleção brasileira e no futebol mundial, ajudou a transformar o nome Neymar em um fenômeno que ultrapassou os gramados, e que, segundo dados de cartórios em São Paulo, ainda aparece em registros recentes, incluindo 2025 e 2026. Um levantamento com registros civis no estado de São Paulo feito pela TV Globo mostra que o nome Neymar aparece em diferentes cidades e décadas, com forte concentração a partir dos anos 2010, especialmente no período de ascensão do jogador no Santos e na seleção brasileira. O levantamento apontou também poucos registros desde 1929, sendo em muitos apenas um por ano. Em 2009, a primeira explosão de nomes: 20 só em São Paulo. E outras cidades, como Manaus, Rio de Janeiro e Porto Velho, um. Desde 2009 até 2026 são 1.881 espalhados pelo Brasil. A cidade de São Paulo concentra a maioria dos registros, e os maiores volumes na capital aparecem no ano de 2011, o ano em que o Santos levou o troféu da Libertadores, com 99 registros como primeiro nome e 52 quando Neymar surge após o primeiro nome. Em seguida, o nome se mantém presente ao longo da década, com quedas graduais, mas ainda recorrentes. Para Devanir Garcia, presidente da Arpen-Brasil, os registros civis mostram que nomes de jogadores de futebol costumam ganhar força em períodos de grande destaque esportivo. "Foi o que aconteceu com Neymar, especialmente após os anos de maior projeção da sua carreira, quando passou a ser escolhido pelas famílias brasileiras. Agora, com o retorno do atleta aos gramados e a expectativa em torno daquela que pode ser sua última Copa do Mundo, é possível que o interesse pelo nome volte a crescer, repetindo um movimento que os cartórios já observaram em outros momentos marcantes do futebol nacional.” E complementa: “Assim como as novelas, a música e outras manifestações populares, o futebol faz parte da vida cotidiana dos brasileiros e acaba influenciando também escolhas familiares importantes, como o nome dos filhos. Os cartórios registram esses movimentos ao longo do tempo, mostrando como grandes ídolos do esporte deixam marcas que ultrapassam os gramados e passam a fazer parte da própria identidade de uma geração. Veja os registros de Neymar como primeiro nome na cidade de São Paulo: 1952: 1 1958: 1 1969: 1 1970: 1 1971: 3 1972: 3 1973: 2 1974: 2 1976: 1 1977: 1 1979: 1 1982: 1 1983: 1 1985: 1 2009: 20 2010: 56 2011: 99 2012: 58 2013: 22 2014: 18 2015: 12 2016: 5 2017: 13 2018: 9 2019: 7 2020: 1 2021: 4 2022: 4 2023: 1 2024: 3 2025: 6 2026: 1 Total geral: 359 registros Veja os registros de Neymar após o primeiro nome na cidade de São Paulo: 1975: 1 1979: 2 2009: 9 2010: 19 2011: 52 2012: 29 2013: 13 2014: 13 2015: 7 2016: 3 2017: 1 2018: 7 2019: 2 2020: 1 2021: 4 2022: 1 2024: 1 2025: 2 Total geral: 167 registros Outras cidades do estado Neymar, do Santos, durante partida contra o Peñarol, válida pela final da Copa Libertadores da América, realizada no estádio Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu), na Zona Oeste de São Paulo. Foto de junho de 2011 Robson Fernandjes/Estadão Conteúdo/Arquivo Os registros mostram que o nome Neymar aparece em diferentes cidades do estado de São Paulo ao longo de mais de cinco décadas, com ocorrências distribuídas entre a capital, a Grande São Paulo, o litoral e o interior. Na região metropolitana e cidades mais populosas, os registros se concentram em municípios como Guarulhos, Carapicuíba, Itaquaquecetuba, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo e São Vicente, com maior presença a partir dos anos 2000 e pico na década de 2010. Guarulhos, por exemplo, reúne registros entre 2009 e 2016, enquanto Itaquaquecetuba apresenta ocorrências de 2010 até 2026. No ABC Paulista, aparecem registros em Santo André e São Bernardo do Campo, além de São Caetano do Sul e Taboão da Serra, com ocorrências distribuídas entre os anos de 1975 e 2022. Já na região do Alto Tietê e entorno, também surgem registros em cidades como Mogi das Cruzes, Suzano, Poá e Jandira, com datas que vão de décadas anteriores até os anos mais recentes. No litoral paulista, o nome aparece em municípios como Santos, Guarujá, Praia Grande e Peruíbe, com registros que vão desde 1929 em Santos até 2026 em Praia Grande. Essas cidades concentram ocorrências distribuídas ao longo de diferentes períodos, incluindo os anos 2000 e 2010. No interior do estado, o levantamento mostra registros em cidades de diferentes regiões, como Ribeirão Preto, Campinas, Piracicaba, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Taubaté, Limeira, Americana e Franca, além de municípios menores como Bocaina, Cajamar, Cajati, Caçapava, Bebedouro, Capivari, Ibitinga e Votuporanga. Veja os registros do primeiro nome sendo Neymar por ano: Guarulhos: 2009 (1), 2010 (2), 2011 (8), 2012 (5), 2013 (3), 2016 (2) Carapicuíba: 1978 (1), 2010 (1), 2011 (3), 2015 (1) Guarujá: 1975 (2), 2010 (1), 2012 (3), 2014 (1) Itaquaquecetuba: 2010 (1), 2014 (1), 2017 (1), 2020 (1), 2026 (1) Santo André: 1975 (1), 1980 (1), 2021 (1) São Bernardo do Campo: 2010 (1), 2015 (1), 2022 (1) São José dos Campos: 1970 (1), 1975 (1), 2012 (2) Osasco: 2011 (1), 2015 (1), 2018 (1) Ribeirão Preto: 1976 (1), 1985 (1), 2011 (1), 2013 (1), 2020 (1) Santos: 1929 (1), 1965 (1), 1974 (1), 1976 (1), 2012 (1), 2014 (1) São Vicente: 1981 (1), 2011 (1), 2012 (1), 2014 (1) Mogi das Cruzes: 1987 (1), 1992 (1), 2011 (1), 2021 (1) Mogi Guaçu: 2012 (1), 2014 (1) Americana: 2011 (1), 2013 (1), 2014 (1), 2024 (1) Itapevi: 2012 (1), 2014 (1) Limeira: 2011 (1), 2015 (1) Piracicaba: 1975 (1), 2012 (1) São José do Rio Preto: 2016 (1) Suzano: 2013 (1), 2022 (1) Campo Limpo Paulista: 2010 (1), 2013 (1) Ribeirão Pires: 1975 (1) Embu-Guaçu: 2017 (1) Praia Grande: 2009 (1), 2026 (1) Peruíbe: 1978 (1), 2015 (1) Jandira: 2010 (1), 2012 (1) Cajamar: 2012 (1) Cajati: 2012 (1) Caçapava: 2012 (1) Campinas: 2011 (1) Bauru: 2011 (1) Birigui: 2011 (1) Batatais: 2011 (1) Bebedouro: 2012 (1) Capivari: 2018 (1) Franca: 2023 (1) Guaratinguetá: 2013 (1) Itapetininga: 2011 (1) Itápolis: 2014 (1) Jacoticabal: 2012 (1) Louveira: 2014 (1) Poá: 2014 (1) Pontal: 2012 (1), 2013 (1) Registro: 2012 (1) Ribeirão Branco: 2012 (1) Santa Adélia: 2012 (1) Santa Bárbara d’Oeste: 2015 (1) Santa Cruz do Rio Pardo: 2012 (1) São Caetano do Sul: 1989 (1), 2012 (1) São Pedro: 2012 (1) Taboão da Serra: 2013 (1) Taubaté: 2012 (1) Tremembé: 2010 (1) Vinhedo: 2017 (1) Votuporanga: 2012 (1) Vargem: 2013 (1) Votorantim: 2012 (1), 2014 (1) Bocaina: 2024 (1) Ibitinga: 2022 (1), 2023 (1) Libertadores conquistada pelo Santos em 2011 Ricardo Saibun/Santos FC Confirmado por Ancelotti, Neymar deve estrar na Copa contra a Escócia

+ Sobre nós

Image

Onde estamos: .

Rua Barão do Rio Branco, 347
Centro Itápolis/SP
3262 7482 - 3262 7483
16 99781 3817(Rega)
16 99742 1727(Daiane)
© 2018 RG Assessoria Fisco Contábil. All Rights Reserved. Designed By JKAsites