Enviar uma pergunta? CLICK AQUI
Seg - Sexta: 7:30 - 17:00
Sáb-Dom Fechado
3262 7482 - 3262 7483
16 99781 3817
16 99742 1727
Rua Barão do Rio Branco, 347 - Centro
Itápolis/SP

G1 GLOBO (Tudo Diário)

Últimas notícias do Brasil e do mundo, sobre política, economia, emprego, educação, saúde, meio ambiente, tecnologia, ciência, cultura e carros. Vídeos dos telejornais da TV Globo e da GloboNews.

  1. Moradores relatam gasto de R$ 1,9 mil para tapar buraco em rua de Teresina Reprodução Um grupo de moradores da Rua Luiz Ferreira da Cunha, do bairro Aroeiras, na Zona Norte de Teresina, se reuniu e juntou cerca de R$ 1,9 mil para tapar, por conta própria, um buraco na rua. De acordo com eles, a reclamação foi feita à prefeitura em maio, mas o problema não foi resolvido e estava causando prejuízos e danos aos veículos. Segundo o morador Matheus Sousa, o buraco, que fica localizado no início da rua, surgiu pequeno, há cerca de 4 meses, mas aumentou com o passar do tempo. Em maio, uma moradora fez a reclamação através da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb). ✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp Matheus contou ao g1 que equipes de vistoria foram ao local pelo menos três vezes, mas não realizaram nenhuma manutenção no ponto. O reparo feito pelos habitantes foi concluído na última quinta-feira (18). "Esse buraco começou já tem uns quatro meses, começou bem pequenininho e aí foi piorando, mas no decorrer da rua tem vários buracos, entendeu? Só que a gente, há 15 dias atrás, resolvemos tampar esse, que era o pior de todos. O carro ficava arrastando o carro por baixo, tivemos vários prejuízos com um amortecedor e essas peças que ficam embaixo do carro, como para-choque quebrado", afirmou Matheus. A Eturb afirmou que realizou vistoria técnica em pontos de erosão e degradação da sarjeta da rua e repassou o processo, com os dados coletados, à Superintendência de Desenvolvimento Urbano Norte (SDU Norte). De acordo com o órgão, a SDU é a responsável pelas intervenções nos sistemas de drenagem e recomposição dos pontos. A Eturb informa que, após a manutenção da SDU Norte, irá prosseguir com a recuperação do asfalto na via. Já a SDU Norte esclarece que uma intervenção recente havia sido realizada, mas por causa das últimas chuvas, surgiram novos pontos de desgaste na via. O órgão informa que os reparos devem ser feitos em breve e que mais uma vistoria irá ao ponto na terça-feira (23). "O problema está localizada em toda a extensão da rua. A via encontra-se quase intransitável, com muitos buracos profundos. A situação já persiste há mais de 2 anos e oferece risco, pois diversos carros já foram danificados - inclusive o meu, que teve o para-choque quebrado. Muitos moradores estão com dificuldade de acessar suas próprias casas", escreveu uma moradora na reclamação formalizada Ainda segundo Matheus Sousa, o valor total do investimento para o reparo do buraco foi dividido para 19 pessoas e o serviço foi feito por um trabalhador conhecido do grupo. "Teve um (reparo) anterior para tampar os dois buracos, que era esse buraco que a gente morador tampou e o outro lateral. Eles consertaram só o buraco lateral e deixaram o buraco, que a gente se juntou, fez vaquinha e tampou. Mesmo o outro buraco tomando metade da rua, eles não tamparam. No decorrer do tempo, ele foi aumentando até ficar na rua toda", detalha o morador. Veja a nota de esclarecimento da Eturb: Em atendimento à demanda, a ETURB realizou vistoria técnica no local por meio de fiscal de campo. Durante a inspeção, foram identificados pontos de erosão e degradação da sarjeta, além de comprometimento no encontro da pista com a sarjeta em diversos trechos da via, o que exige a execução prévia de reparos na base e nos dispositivos de drenagem. Diante do diagnóstico, a ETURB encaminhou o processo à SDU Norte para que sejam realizadas as intervenções necessárias nos sistemas de drenagem e a recomposição dos pontos com base afetada. Somente após essa etapa será possível executar a recuperação da pavimentação asfáltica de forma adequada e duradoura. O processo foi protocolado e encaminhado à SDU Norte, acompanhado do parecer técnico e dos registros fotográficos produzidos pela equipe de fiscalização. A ETURB seguirá acompanhando a demanda junto ao órgão competente para viabilizar a execução dos serviços. Veja a nota completa da SDU Norte: A SDU Norte esclarece que realizou uma intervenção recentemente na região. No entanto, em razão das chuvas registradas nos últimos meses, surgiram novos pontos de desgaste na via, como é o caso da situação da Rua Luiza Ferreira da Cunha, bairro Aroeiras. O problema já foi encaminhada à empresa responsável, que executará os reparos necessários. Além disso, nossa equipe técnica estará no local nesta terça-feira para realizar uma nova avaliação e acompanhar de perto as providências adotadas. Reafirmamos nosso compromisso com a manutenção da infraestrutura urbana e estamos trabalhando para acelerar a solução no menor prazo possível. *Eduarda Barradas, estagiária sob supervisão de Lucas Marreiros. VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube

  2. Instituto Inova - Estágio oferta vagas para Macapá Divulgação/Seduc-SP O Instituto Inova – Estágio está com inscrições abertas para programas de estágio no Amapá. As oportunidades são voltadas para estudantes do nível superior e do ensino médio. As vagas oferecem bolsas de até R$ 1.200. Há vagas em Macapá e Santana com carga horária de até seis horas por dia. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site. ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp Quem pode participar? Para o programa de estágio, podem se inscrever estudantes a partir do 1º ano do ensino médio e acadêmicos matriculados no ensino superior. [CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER] Instituto Inova oferta vagas de estágio e jovem aprendiz no Amapá LEIA MAIS: Livro de coletivo do Amapá traz histórias de visagens da Amazônia Péricles, Simone Mendes, Dennis DJ e mais: confira a programação do Macapá Verão 2026 Confira abaixo as oportunidades com inscrições abertas: 📌 Ciências Contábeis Local: Universidade, Macapá Horário: 08h às 14h |(6h diárias); Bolsa auxílio: R$ 700 Auxílio transporte: passe diário Semestre: a partir do 1° 📌 Ciências Contábeis Local: Novo Horizonte, Santana Horário: 08 às 14h (segunda à sexta-feira) Bolsa auxílio: R$ 1.200,00 Auxílio transporte: R$ 165 Ano letivo: a partir do 4° 📌Ensino médio Local: Central, Macapá Horário: 11h as 16:00h Bolsa auxílio: R$ 700 Auxílio transporte: R$ 100 Ano letivo: a partir do 1° 📌 Educação física Local: Santa Inês, Orla de Macapá Horário: : 15h às 21h (6h diárias); Bolsa auxílio: R$ 600 Auxílio transporte: R$ 80 Semestre: a partir do 3° semestre 📌 Administração, Recursos Humanos ou Ensino médio. Local: Beirol, Macapá Horário: 07h30 às 13h30 Bolsa auxílio: superior R$ 900 - médio R$ 760,00 Semestre: a partir do 1° 📌 Ciências Contábeis Local: Zona sul de Macapá Horário: 8h às 14h Bolsa auxílio: R$ 800 Auxílio transporte: R$ 100 Semestre: a partir do 4º 📌 Administração, Recursos Humanos Local: Buritizal, Macapá Horário: 08h às 13h (5h diárias) Bolsa auxílio: R$ 600 Auxílio transporte: R$ 100 Semestre: a partir do 1° VÍDEOS com as notícias do Amapá:

  3. Arthur Henrique é o mais votado para governador em eleição suplementar de Roraima Mais votado na eleição suplementar deste domingo (21), o ex-prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (PL), quase alcançou o número de votos do ex-governador Antonio Denarium (Republicanos), um dos principais apoiadores na campanha. Arthur recebeu 160.004 votos, o que corresponde a 60,87% do total. Ele ficou a 3.163 votos de alcançar a votação registrada por Denarium nas eleições de 2022. O ex-governador obteve 163.167 votos. Mesmo com a maioria dos votos nas urnas, Arthur não foi declarado eleito porque concorreu sub judice. Ele aguarda definição sobre o registro de candidatura, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Após a votação na noite deste domingo, Arthur celebrou a votação ao lado de Denarium, e agradeceu o apoio. "Obrigado pelo seu apoio, essa união só fortaleceu a caminhada e a luta por um estado melhor", disse Arthur. "Parabéns, meu amigo Arthur Henrique, governador eleito pela vontade soberana do povo!", comentou Denarium. ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 RR no WhatsApp 🔎 Entenda: sub judice significa que o candidato ainda aguarda julgamento da Justiça e a candidatura segue indefinida. No caso de Arthur, ele foi barrado por não cumprir o prazo de desincompatibilização ao deixar o cargo de prefeito, mas recorreu e aguarda julgamento de recursos no TSE e no Supremo Tribunal Federal (STF). Apoio de Denarium Um mês antes da eleição suplementar, Denarium anuciou apoio à candidatura de Arthur Henrique ao governo do estado. Até então, os dois pertenciam a grupos políticos rivais. Arthur fazia parte do grupo da ex-prefeita Teresa Surita (MDB), um dos autores da ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra a reeleição de Denarium em 2022. O ex-governador foi declarado inelegível em abril de 2026. No entanto, na eleição suplementar, Surita declarou apoio a Sampaio, principal opositor de Arthur. Arthur Henrique ingressou em um cargo político eletivo pela primeira vez em 2017, quando foi eleito vice da ex-prefeita, de quem teve apoio nas eleições de 2020 e 2024. Antes disso, foi secretário extraordinário de Inclusão Digital em 2013 e titular da Secretaria Municipal de Educação e Cultura em 2019. Rompimento da aliança Arthur fazia parte do grupo da ex-prefeita Teresa Surita (MDB), um dos autores da ação no TSE contra a reeleição de Denarium em 2022. O ex-governador foi declarado inelegível em abril de 2026. Após ser reeleito, Arthur deixou o MDB e se filiou ao PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro. O prefeito era filiado ao MDB desde que começou na carreira política, quando foi apadrinhado pela ex-prefeita Teresa Surita. A sigla também tem Romero Jucá como um dos seus principais líderes. Após mudar de sigla, Arthur Henrique rompeu com o grupo mdbista e passou a receber apoio do ex-governador Antonio Denarium. Durante esta eleição suplementar, o principal adversário de Arthur na disputa foi o governador interino e deputado Soldado Sampaio (Republicanos), que teve o apoio da ex-prefeita. Sampaio também foi líder do governo Denarium na Assembleia Legislativa de Roraima (Ale-RR). Antonio Denarium declara apoio à candidatura de Arthur Henrique ao governo de Roraima nas eleições suplementares. Reprodução/Instagram Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.
  4. Assista ao Jornal da Manhã

  5. Municípios da Baixada Fluminense e bairros da Zona Norte do Rio se destacam nas estatísticas de roubos de veículo em 2025 em todo o Estado. Entre os 25.235 roubos de veículos registrados no ano passado, mais de 52% aconteceram nessas regiões, segundo dados do Instituto de Segurança Pública. Nesta terça-feira (23), o ISP lança um estudo que analisa a dinâmica do roubo e furto de carros, os locais com mais incidências criminais, além de outros aspectos até então inéditos. No dia 17, o instituto divulgou um aumento de 23% no acumulado de janeiro a maio de 2026, na comparação com o mesmo período do ano passado. Veja aqui o Top 10: Duque de Caxias (1493) São João de Meriti (1353) Pavuna (1324) Campos Elíseos (1232) Madureira (1130) Belford Roxo (1097) Vicente de Carvalho (1070) Honório Gurgel (741) Posse (Nova Iguaçu) (725) Piedade (714) Roubos de rua caem ao menor nível em 20 anos no RJ, mas roubos de veículos aumentam 23% A circunscrição com mais registros foi a da 59ª DP (Duque de Caxias), com 1493 roubos de veículo, seguida por São João de Meriti, com 1.353 casos; a região da 60ª DP (Campos Elíseos) ficou em quarto nas estatísticas, com 1.324 roubos. A região da 54ª DP (Belford Roxo) responde por 1.097 casos. Já a circunscrição da 58ª DP (Posse), em Nova Iguaçu, registrou 741 roubos de veículo. Roubos de rua caem ao menor nível em 20 anos no RJ, mas roubos de veículos aumentam 23%, diz ISP Reprodução/TV Globo A Zona Norte é representada no ranking de roubo de veículos por Pavuna, em terceiro lugar, com 1.324 casos; Madureira, com 1.130; Vicente de Carvalho e Honório Gurgel, com 1.070 e 741 registros, respectivamente; e Piedade, com 714. Furtos de veículos Os 17.490 furtos de veículos no Rio foram mais espalhados por outras regiões. A região com mais casos foi São João de Meriti, com 752 casos, seguida por Campo Grande, na Zona Oeste, com 633 casos. A Baixada Fluminense também aparece com 594 registros na região da 52ª DP (Nova Iguaçu) e na circunscrição da 59ª DP (Duque de Caxias), com 564 casos. A região da 42ª DP (Recreio dos Bandeirantes), na Zona Sudoeste, registrou 518 furtos de veículos. Veja abaixo a lista dos 10 pontos com mais furtos de veículos: São João de Meriti (752) Campo Grande (633) Nova Iguaçu (594) Duque de Caxias (564) Recreio (518) São Gonçalo (491) Vicente de Carvalho (471) Neves (São Gonçalo) (453) Barra da Tijuca (438) Belford Roxo (424) 🟩O g1 Rio está no GloboPop, o novo aplicativo de vídeos curtos verticais da Globo, disponível gratuitamente no seu celular. Lá no app, você pode seguir o palco do g1 Rio para não perder nenhum episódio. Baixe o GloboPop.

  6. Acusada de envenenar ovos de páscoa que mataram duas crianças é condenada em júri no MA Reprodução/Montagem g1 A Justiça condenou, na madrugada desta terça-feira (23), Jordélia Pereira Barbosa a 66 anos de prisão, em regime fechado, pelo envenenamento e morte de duas crianças em Imperatriz (MA). Elas morreram após comer um ovo de Páscoa enviado à casa delas pela acusada. As vítimas foram Luiz Fernando Rocha Silva, de 7 anos, e Evillyn Fernanda Rocha Silva, de 13, que não resistiram após consumir os doces. A mãe deles, Mírian Lira, chegou a ficar dias internada em UTI, mas sobreviveu. O crime foi em abril do ano passado. 📱Baixe o app do g1 para ver notícias do MA em tempo real e de graça O ovo que eles comeram continha chumbinho - um pesticida usado clandestinamente no Brasil para matar ratos. O crime foi motivado por ciúme e vingança - Jordélia era ex-namorada do companheiro de Mirian à época. O juiz determinou o cumprimento imediato da pena, manteve a prisão preventiva de Jordélia e negou o direito de recorrer em liberdade. Também foi determinada uma indenização por danos morais às vítimas e aos familiares. Relembre o caso A denúncia foi formulada pelo Ministério Público do Maranhão (MPMA) e aceita pela 3ª Vara Criminal de Imperatriz. A acusação é formulada pela 8ª Promotoria de Justiça de Imperatriz, cujo titular é o promotor de Justiça Tiago Quintanilha Nogueira. As investigações apontaram que Jordélia enviou chocolates contaminados com chumbinho para a família de Mírian Lira Rocha. Durante as investigações, a polícia concluiu que o crime foi premeditado. Jordélia teria viajado de Santa Inês a Imperatriz, hospedou-se em hotel com nome falso e contratou um motoboy para fazer a entrega. Os ovos de Páscoa foram acompanhados de um bilhete: “Com amor para Mirian Lira. Feliz Páscoa!!!”. A Justiça reconheceu as qualificadoras apresentadas pelo MP: motivo torpe (ciúmes e vingança), uso de veneno, dissimulação e crime contra menores de 14 anos. Jordélia está presa na unidade prisional feminina em São Luís desde há mais de um ano. Durante a investigação, a Justiça considerou que não há sinais de que Jordélia Pereira não possa responder pelos próprios atos. Ela foi acusada de duplo homicídio e de tentativa de homicídio. Em depoimento, Jordélia admitiu que comprou o ovo de chocolate e enviou à Miriam Lira, uma das vítimas, mas negou que teria envenenado o doce e atribuiu a culpa a terceiros. A versão foi considerada infundada pela Justiça. Material apreendido com Jordélia Pereira Barbosa, 35 anos, suspeita de envenenar família com ovo de Páscoa no Maranhão. Divulgação/Polícia Civil do Maranhão

  7. Igreja da Fraternidade Sacerdotal São Pio X em São Paulo: congregação tradicionalista reza missas em latim Reprodução/BBC A cena é muito diferente das que se costumam repetir nas manhãs de domingo nas milhares de igrejas católicas espalhadas pelo Brasil. Depois de um silêncio solene, o som de sinos e um cheiro forte de incenso anunciaram o início da missa das 9h na pequena capela da Fraternidade Sacerdotal São Pio X no bairro da Vila Mariana, em São Paulo, no último domingo de Pentecostes, no fim de maio. O padre entrou com seus diáconos pelo corredor principal carregando um turíbulo, um objeto de metal com correntes que ele balançava para frente e para trás, como uma espécie de metrônomo no ritmo das preces que recitava de forma melodiosa em latim. Parou de frente para o altar e lá ficou por cerca de uma hora, os olhos voltados para o Jesus crucificado, as flores e os castiçais sobre o altar enquanto celebrava a cerimônia. Atrás dele, casa cheia: com os bancos todos ocupados, os fiéis se amontoavam de pé nas laterais da igreja e nas escadas que davam para o mezanino do segundo andar. A maioria não precisava da ajuda dos livrinhos de traduções disponíveis no caixote na entrada para acompanhar as rezas em latim. Tirando o vermelho com dourado das vestes do padre, predominavam as cores sóbrias. As mulheres e meninas vestiam saias e vestidos longos e usavam lenços de renda para cobrir os cabelos. A Fraternidade Sacerdotal São Pio X é uma das congregações que se recusam a aceitar as reformas modernizantes que o Vaticano fez nos anos 1960. Continua celebrando missas como no período medieval, em latim, com o padre de costas para os fiéis na maior parte do tempo. Nasceu em 1970 na Suíça, e desde então desafia a Santa Sé. Em 1988, seu fundador, o arcebispo francês Marcel Lefebvre, chegou a receber o castigo mais severo da Igreja Católica: foi excomungado depois de nomear quatro novos bispos sem autorização do papa João Paulo 2º. Consagração dos novos bispos em 1988 por Marcel Lefebvre, fundador da FSSPX Reuters Mesmo com a punição, que proíbe a participação na comunhão e em outros ritos e sacramentos católicos, a congregação cresceu. Se internacionalizou, entrou na América do Sul pela Argentina e nos últimos 20 anos vem ganhando força no Brasil, embalada pelo avanço de correntes conservadoras entre católicos brasileiros. Diante da expansão, o grupo quer novamente nomear bispos. Mais uma vez, o Vaticano não autoriza. A celebração está marcada para o próximo dia 1º de julho na cidade suíça de Écône. Na missa da Vila Mariana, no breve momento em que falou português, o padre convidou os fiéis que quisessem se juntar à comitiva brasileira a irem ao evento na Europa. E pediu a todos orações pelos novos bispos. A Santa Sé já avisou que as sagrações sem consentimento papal vão ser interpretadas como uma ruptura formal com a Igreja — e que serão novamente punidas com excomunhão. "A excomunhão é algo raríssimo de acontecer", diz o historiador Vinícius Couzzi Mérida, mestre e doutor em Ciências da Religião. "Uma coisa que acontece uma ou duas vezes por século." Por que agora então? Livretos reunidos em um caixote na entrada da igreja traduzem parte dos rituais para o português Reprodução/BBC Choque entre tradição e modernidade A explicação passa pela maior reforma da história moderna da Igreja Católica, o Concílio do Vaticano 2º, uma assembleia de bispos que aconteceu entre 1962 e 1965 e mudou profundamente a maneira como se celebra a missa católica. Até aquela data, o padre só rezava em latim, mesmo que os fiéis não entendessem o que ele falava, e a leitura e interpretação da Bíblia estava concentrada nos membros da hierarquia da Igreja, como sacerdotes e bispos. Com o concílio, a língua oficial passou a ser o idioma local de cada paróquia. A Igreja começou a incentivar a aproximação dos fiéis da Bíblia, a formação de grupos leigos de leitura dos textos religiosos, e se abriu "ao diálogo com as religiões não cristãs e à liberdade de consciência [a ideia de que a religião é uma escolha individual e não deve ser imposta, por exemplo, pelo Estado]", como explica Mérida. Foi um movimento progressista, que desagradou a ala católica mais conservadora. Uma dessas figuras foi o arcebispo francês Marcel Lefebvre, que em 1970 fundou na cidade suíça de Friburgo o Seminário Internacional São Pio X como uma reação a essas mudanças. A ideia era que o local se tornasse um centro para formação de padres que desejassem conservar o modelo de Igreja "tradicional", que existia antes do concílio. Foi um entre diversos movimentos que nasceram em um período em que o moderno e o antigo entraram em choque no catolicismo. Segundo Mérida, mais de 40 mil padres deixaram o sacerdócio nessa época. "Muitos padres e seminaristas entenderam que a Igreja estava num processo de ruptura para o nascimento de uma outra igreja, mais progressista, alinhada ao mundo moderno. Isso, de fato, causou muita confusão", ressalta. Da Suíça, a FSSPX se expandiu para a França, Alemanha, Estados Unidos, Argentina e até para a Oceania. Fiéis reunidos após missa de domingo: capela em São Paulo começou com um imóvel doado no início dos anos 2000 Reprodução/BBC A chegada no Brasil A entrada e crescimento da FSSPX no Brasil tem relação com outro grupo de católicos tradicionais, a Diocese de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro. Assim como a Fraternidade Sacerdotal São Pio X, a Diocese de Campos também rejeitava o Concílio do Vaticano 2º e celebrava a missa tridentina, em latim. As duas congregações eram bastante próximas, aliás. Um dos bispos da diocese, Dom Antônio de Castro Mayer, chegou a participar da ordenação dos bispos da Fraternidade e foi excomungado junto com Lefebvre em 1988. Depois de anos de ruptura, contudo, em 2002 a diocese fez as pazes com o Vaticano. Aceitou a proposta de reconciliação do papa João Paulo 2º, que permitiu que seus párocos continuassem celebrando a missa tridentina, desde que finalmente aceitasse o Concílio Vaticano 2º. "Os 'padres de Campos' pediram perdão e voltaram à plena comunhão com a Santa Sé — e por isso foram chamados de traidores pelos antigos aliados da Fraternidade Sacerdotal São Pio X", afirma Mérida. Um grupo de fiéis que também desaprovou o aceno da diocese ao Vaticano e não queria mais assistir às missas celebradas por seus padres pediu então que a Fraternidade passasse a atuar no Brasil. Via de regra, são os bispos das dioceses que determinam quando e onde uma nova igreja é aberta, mas como a FSSPX está em situação canônica irregular, ou seja, não está de acordo com as normas do Vaticano, essa decisão geralmente é tomada por iniciativa da própria Fraternidade quando há pedidos de devotos. "Eles começaram então a atuar no norte fluminense, em São Paulo e na região Sul do Brasil", diz o historiador, que há mais de 20 anos pesquisa sobre o catolicismo tradicional no país. Hoje estão em 14 capelas em quatro das cinco regiões. A congregação só não está presente no Norte, conforme os endereços listados nos boletins distribuídos a fiéis: São Paulo, Indaiatuba (SP), Ribeirão Preto (SP), Sorocaba (SP), Itapetininga (SP), São José do Rio Preto (SP), Passos (MG), Curitiba (PR), Cuiabá (MT), Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), Parnaíba (PI), Teresina (PI), São Luís (MA). Papa Leão 14 alertou a congregação de que as nomeações sem autorização seriam punidas com excomunhão Reuters "Trata-se de um movimento crescente", afirma Mérida, apontando que o grupo reúne hoje cerca de um milhão de fiéis pelo mundo e conta com cerca de 700 padres. "Além do crescimento da Fraternidade, existem os grupos dissidentes, que também não param de se dividir e multiplicar." O número é relativamente pequeno se comparado ao universo de 1,4 bilhão de católicos, mas representativo do avanço do chamado catolicismo tradicional. Não é o caso da Fraternidade, mas alguns desses grupos, ainda que pequenos, são bastante ativos nas redes sociais e influenciam o debate público em torno de pautas conservadoras. O pesquisador explica que tanto a Fraternidade quanto os grupos tradicionalistas que não aceitam o concílio continuam sendo considerados católicos mesmo estando em situação canônica irregular porque o Vaticano, segundo ele, segue tentando promover uma reconciliação com eles. Essa postura vai ser agora pela primeira vez testada no papado de Leão 14. "Ao que tudo indica, a Santa Sé permanecerá irredutível, exigindo que a Fraternidade aceite o Concílio Vaticano 2º para que, assim, possa receber a anuência do papa", opina Mérida. Como a congregação também não dá sinais de que vá recuar, provavelmente "os bispos, sacerdotes e os futuros bispos que serão sagrados serão excomungados". Além da capital paulista, Fraternidade está em outras 13 cidades no país. Reprodução/BBC Os folhetos com as preces pelos novos bispos recomendadas pelo padre na capela da Vila Mariana estavam disponíveis na pequena livraria na entrada da igreja, mas esgotaram rápido no início da manhã daquele domingo. Restaram os livros à venda nas prateleiras, entre eles 1492: O fim da Barbárie, Começo da Civilização na América, do argentino Cristian Iturralde, que defende a colonização espanhola como um evento positivo para o continente americano. Do mesmo autor, A Inquisição, Um Tribunal de Misericórdia, se propõe como uma resposta aos críticos dos tribunais religiosos criados pela Igreja Católica no período medieval com o objetivo de investigar, julgar e punir pessoas acusadas de heresias. Na saída da missa, a reportagem tentou conversar com um dos padres que circulava entre os fiéis na calçada. Ele respondeu a algumas perguntas sobre a igreja — uma casa doada há quase 20 anos que passou por sucessivas reformas para ser ampliada —, mas afirmou que as questões relacionadas aos novos bispos deveriam ser tratadas com o Padre Juan María de Montagut Puertollano, superior da congregação no Brasil. A BBC News Brasil tentou contato com ele por telefone e por e-mail, sem sucesso. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) também não retornou os pedidos de entrevista. O próximo capítulo dessa história deve começar a ser escrito na próxima semana, com a nomeação dos novos bispos da congregação em Écône, com ecos que podem repercutir no pontificado do novo papa e no jogo de forças entre as diferentes correntes ideológicas que disputam espaço e poder no catolicismo. Agora no g1

  8. Sede da Polícia Civil do RJ Tomaz Silva/Agência Brasil As promoções por bravura na Polícia Civil do RJ dispararam nos últimos 5 anos e passaram a representar 40% de todas as progressões funcionais durante a gestão do ex-secretário Felipe Curi, segundo levantamento do deputado Flávio Serafini, da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). De acordo com o documento, durante o tempo que permaneceu à frente da pasta, Curi deu uma média de 2 bravuras por dia. Há 6 anos, porém, esse tipo de aumento ocorria de forma bem mais rara: eram concedidos cerca de 5 por ano. O Ministério Público estadual abriu um inquérito civil na 7ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Patrimônio Público e da Cidadania da Capital do Ministério Público do RJ para apurar se há irregularidades ou favorecimentos na concessão de promoção por bravura no âmbito da Polícia Civil. Dados do relatório elaborado pelo gabinete do deputado estadual Flávio Serafini (PSOL) mostram que, entre 2024 e março de 2026, na gestão Curi, foram 1.095 concessões de bravura — o maior patamar da série histórica. Polícia Civil distribui promoções por "ato de bravura" desde 2022 No ano passado, o g1 já havia mostrado que havia uma aceleração nas concessões. Agora, os dados indicam que esse volume mais que dobrou ao longo da gestão de Felipe Curi, consolidando um crescimento sem precedentes dentro da corporação. Um recorte dos dados por gestão reforça essa explosão: antes, as concessões estavam na casa das centenas — 339 na gestão anterior — e saltaram para mais de mil com Curi. Promoções por bravura na Polícia Civil do RJ Infografia: Lara Bernardino/g1 De acordo com o estudo, encaminhado ao Ministério Público do RJ (MPRJ), ao Governo do Estado, à Procuradoria Geral do Estado (PGE) e ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), houve um crescimento contínuo entre as gestões recentes. O relatório afirma que o instituto da bravura, criado nas décadas de 1980 para reconhecer atos excepcionais, teria sido “desvirtuado” ao longo do tempo. Segundo o documento, a legislação atual permite definições genéricas, o que abre espaço para decisões subjetivas. A análise critica o artigo da Lei Orgânica da Polícia Civil que trata do tema e diz que a falta de critérios objetivos pode fazer com que o mérito técnico e a antiguidade sejam deixados em segundo plano. Além disso, o texto aponta que as promoções por bravura têm ocupado vagas que deveriam ser destinadas a critérios tradicionais de progressão, provocando um “estrangulamento” no topo da carreira. Outro ponto levantado pelo relatório é uma possível correlação entre o aumento das promoções e operações policiais com alta letalidade, como ações nos Complexos do Alemão da Penha, em 2025, em 121 mortos, e Jacarezinho, em 2021, com 28 mortos. Segundo a Comissão, a forma como o benefício é concedido pode criar um incentivo indireto para ações de confronto, ao associar ganhos financeiros e progressão na carreira a esse tipo de atuação. Relatório aponta suspeitas de autopromoção O documento também aponta indícios de irregularidades envolvendo membros da cúpula da Polícia Civil. Entre os casos citados está o de gestores que teriam sido beneficiados com promoções durante ou após suas próprias gestões. Um dos exemplos destacados pelo texto é a promoção do então secretário Felipe Curi, publicada em dezembro de 2025, além de benefícios concedidos a integrantes próximos à gestão. O relatório levanta ainda suspeitas de pagamentos acima do limite previsto em lei, que estabelece teto de 20% de gratificação — com possíveis casos chegando a 40% ou mais. Felipe Curi nega autopromoção e alega que deu andamento a processos que estavam “represados”, de outras gestões (veja a íntegra da nota do ex-secretário mais adiante na reportagem). Críticas e tentativa de mudança na lei O aumento das promoções motivou reação na Assembleia Legislativa. O deputado Flávio Serafini enviou ao governador Ricardo Couto de Castro uma indicação pedindo a mudança na lei que regula as promoções, incluindo revisão do modelo atual. Serafini criticou duramente o sistema: “[Hoje] O policial só consegue ser promovido praticamente se ele receber uma promoção por bravura, que é uma promoção extremamente subjetiva, que não consegue ser concedida para um policial que não tenha relação com a cúpula da polícia. Hoje o que a gente está vendo na Polícia Civil é que tempo de serviço, mérito, estão sendo descartados e exclusivamente a indicação por alguma atuação de bravura, que muitas vezes é extremamente subjetiva e por outro estimula que a nossa polícia judiciária tenha práticas violentas, é critério para fazer o policial ser promovido”, disse. Ele também afirmou que o modelo favorece relações internas: “Isso é um absurdo tão grande que a gente vê que o próprio secretário de polícia civil foi promovido durante a gestão dele, enquanto tirou alguns dias de afastamento pela subsecretária dele. Isso mostra como é um mecanismo distorcido. A gente quer um critério mais claro para que todos os policiais possam ser promovidos quando desempenham um bom papel e não aqueles que tem relação com a cúpula da polícia” Outro parlamentar, Luiz Paulo (PSD), também criticou a falta de transparência: “Na Alerj, acompanhamos com atenção esse debate sobre as promoções por bravura na Polícia Civil. E foi constatado dados relevantes que entre julho de 2022 e abril de 2025, 929 policiais civis e 71 delegados foram promovidos. Isso representa cerca de 11% da corporação, provocando o achatamento da promoção por tempo de serviço”, diz o parlamentar, que completa: “A promoção por bravura é um reconhecimento legítimo, mas também precisa ter critérios claros, ter transparência e ter caráter excepcional e não ser uma regra. A Polícia Civil é uma corporação investigativa e a ação policial invariavelmente é coletiva. Como então identificar o herói? As promoções por bravura realizadas não tiveram regras claras e não foram objetivas. E Provocaram um desrespeito às carreiras.” O que dizem os citados O g1 procurou por todos os ex-secretários de Polícia Civil desde que a pasta passou a ter status de secretaria , no governo Wilson Witzel. A seguir, o que eles comentaram: O delegado Marcus Vinícius Braga informou que o ato de bravura precisa “ser algo diferente do que o policial pratica em seu cotidiano”. “Vejo a promoção como necessária. Tem que ser de verdade e concedida pelos atos praticados pelos policiais civis. Acredito que esses 6 promovidos por bravura em minha gestão realmente mereceram”. Já Allan Turnowski afirmou que “a promoção é concedida apenas após a decisão do Conselho Superior da Polícia: “A promoção por bravura representa o reconhecimento máximo àqueles policiais que colocaram a própria vida em risco na defesa da sociedade. Sua concessão exige, obrigatoriamente, a aprovação do Conselho Superior de Polícia para garantir a legitimidade do ato. Quanto maior o número de operações de alto risco realizadas, mais servidores se tornam aptos a alcançar esse mérito. Paralelamente, buscamos manter o equilíbrio e a justiça na valorização da carreira, promovendo também os demais integrantes da Polícia Civil por merecimento e antiguidade, de forma harmônica e igualitária.", disse. O delegado Fernando Magalhães explicou que há momentos para a definição da bravura: "O momento do reconhecimento da bravura e o primeiro, quando há a reunião do Conselho. O segundo, da publicação, é mero aperfeiçoamento do ato administrativo do reconhecimento de bravura e consequente promoção. Nesse momento não há novo juízo de valor quanto ao que foi decidido na reunião", explicou. O ex-secretário Marcus Amim contou que alguns processos de bravura que vieram para ele assinar foram iniciados por antecessores. “Eu coloquei todos os procedimentos administrativos para andar. Da mesma forma que fiz com os da Corregedoria de Polícia, fiz com os processos de bravura. Eu neguei muita bravura. Talvez mais que todos”, disse. “As promoções por bravura, deferidas na minha gestão pelo Conselho Superior de Polícia, levaram em conta os riscos que os policiais corriam, não só durante o ato ou investigação, mas também após, como possíveis retaliações políticas, ou atos atentatórios às suas vidas. Cabe ressaltar, nas mesmas reuniões em que foram deferidos alguns processos, houve um número expressivo de indeferimentos, justamente por não se enquadrarem nesse tipo de critério.”, falou Amim. Para o ex-secretário Felipe Curi, as informações dos deputados são consideradas "mentirosas". Curi divulgou uma nota através de sua assessoria: 1 - "Sobre o volume de promoções. Quando assumi a secretaria, em setembro de 2024, havia mais de 300 processos de bravura parados havia anos, sem qualquer análise. Em cada processo, pode haver vários policiais. Determinei que fossem apreciados, o que é direito do servidor previsto na Lei Orgânica da Polícia Civil (Lei Complementar nº 204/2022). Ter o processo analisado não significa promoção automática: cada caso passou pelo crivo técnico e legal do Conselho Superior de Polícia, órgão colegiado de 11 membros, responsável por deliberar sobre cada promoção. Ao Secretário cabe apenas homologar a decisão do colegiado e mandar publicar no Diário Oficial. O volume de processos analisados reflete o passivo represado que encontrei, não uma flexibilização de critérios. 2 - Sobre minha remuneração. Antes de assumir a Secretaria, meu salário já estava no teto constitucional, e eu já havia sido promovido por bravura como delegado. A única gratificação nova que recebi ao assumir o cargo foi a de Secretário de Estado de Polícia Civil, gratificação que, como qualquer um pode verificar, não recebo mais, uma vez que não ocupo mais o cargo. Uma simples apuração vai esclarecer, ao comparar meu contracheque atual com o de quando eu era secretário, ou ainda com o do atual titular da pasta, para constatar que a gratificação está vinculada ao cargo, e não à minha pessoa. 3 - Sobre o adicional de 20% por bravura. A previsão legal de 20% sobre o vencimento está na Lei Orgânica da Polícia Civil e se aplica a qualquer policial civil: inspetor, investigador, oficial de cartório, perito, delegado, que já tenha alcançado a última classe de sua carreira e não possa mais ser promovido por merecimento ou antiguidade. E, mais importante: a própria Lei Orgânica estabelece que esse adicional incide uma única vez. Não se acumula a cada novo reconhecimento, salvo a exceção prevista para pilotos policiais em razão do risco da atividade aérea." Governo do Estado e Polícia Civil O g1 pediu esclarecimentos para o Governo do Estado sobre o impacto das bravuras nos cofres públicos. No entanto, o Palácio Guanabara não respondeu aos questionamentos. A reportagem também solicitou um posicionamento da PGE, do MPRJ e do TCE. Nenhum deles retornaram. Por nota, a Polícia Civil disse que o reconhecimento não é feito pelo secretário de Polícia Civil, mas pelo Conselho Superior de Polícia, órgão colegiado que realiza o julgamento após análise do apurado em sindicância específica para tal e observando os critérios definidos em lei. No entanto, o conselho citado pela instituição é escolhido pelo secretário.

  9. Alerta de declínio de temperaturas e chuvas do Inmet atingem Vale do Paraíba. Reprodução/Inmet O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de perigo potencial para chuvas intensas e declínio de temperatura no Vale do Paraíba e região nesta terça-feira (23). Os avisos começaram à meia-noite e seguem válidos até as 23h59. Segundo o órgão, a previsão é de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo atingir até 50 milímetros ao longo do dia, além de ventos intensos com velocidades entre 40 e 60 km/h. ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp Agora no g1 De acordo com o Inmet, há baixo risco de ocorrências como corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. O instituto orienta que, em caso de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores devido ao risco de quedas e de descargas elétricas. Também é recomendado evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Além do alerta de chuva, o Inmet também prevê queda nas temperaturas em toda a região. O aviso indica declínio entre 3°C e 5°C ao longo do dia, com leve risco à saúde, especialmente para crianças, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade. O Vale do Paraíba está entre as áreas incluídas nos dois alertas meteorológicos, que também abrangem outras regiões do estado de São Paulo e de diferentes estados do país. Em caso de emergências, a orientação é acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

  10. Bandeira com as novas cores LGBTQIA+ Reprodução A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) realiza, entre os dias 23 e 26 de junho, a primeira edição da Semana do Orgulho LGBTQIA+, em Belo Horizonte. As atividades são gratuitas e abertas ao público. A programação reúne debates, conferências e ações culturais voltadas à inclusão e à garantia de direitos da população LGBTQIA+ na universidade. ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Minas no WhatsApp A abertura está marcada para esta terça-feira (23), às 10h, no auditório da Reitoria, no campus Pampulha. Em seguida, haverá um debate sobre iniciativas institucionais relacionadas à comunidade LGBTQIA+ entre servidores. Na quarta-feira (24), as atividades continuam na Faculdade de Educação (FaE), com discussão sobre políticas voltadas a estudantes, incluindo questões de permanência e integração no ambiente acadêmico. Agora no g1 Um dos destaques é uma conferência sobre acesso e permanência de pessoas trans no ensino superior, prevista para o quinta-feira (25), também no auditório da Reitoria. A atividade faz parte da programação do centenário da UFMG. Além das discussões acadêmicas, a semana também inclui ações culturais, como exibições de conteúdos temáticos no Espaço do Conhecimento UFMG, na Praça da Liberdade. Organizado pela Comissão de Diversidade de Gênero e Sexualidade da universidade, o evento pretende ampliar o debate sobre inclusão e fortalecer iniciativas voltadas ao respeito à diversidade.

  11. ClassRock estreia em Itaúna com concerto à luz de velas que mistura rock e música clássica Divulgação Itaúna se prepara para receber, pela primeira vez na história, o ClassRock, um concerto à luz de velas que propõe um encontro inusitado entre a música clássica e o rock internacional. O evento será realizado no próximo sábado (27), às 19h, no Teatro Sílvio de Mattos. Grandes sucessos de bandas como Queen, Metallica, Guns N’ Roses e Beatles serão reinterpretados em arranjos que unem música clássica e rock, com vocalista acompanhado por violino. ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Centro-Oeste de Minas no WhatsApp A apresentação terá duração de 70 minutos e classificação indicativa de 10 anos. Ingressos Os ingressos variam entre R$ 65 e R$ 160, mais taxas, e podem ser comprados na internet. Para ingressos promocionais (meia-entrada ou solidário), é obrigatória a apresentação do documento comprobatório ou do alimento no dia do evento. Caso não haja comprovação, será cobrada a diferença para o valor do ingresso inteira. ASSISTA: Recital leva música clássica e popular a Divinópolis Recital leva música clássica e popular a Divinópolis VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas

  12. Mulher descobriu que o homem usou o cartão de crédito dela para comprar a TV que ele disse que era presente Atlantic Ambience/Pexels Uma mulher de 54 anos denunciou o ex-namorado, de 44, por estelionato após descobrir que uma TV de 75 polegadas, dada por ele como presente, havia sido comprada com o cartão de crédito dela. O caso foi registrado na quarta-feira (17), em Uberaba, no Triângulo Mineiro. Segundo o boletim de ocorrência, a vítima manteve um relacionamento com o suspeito por cerca de quatro meses. Ela relatou que, além da televisão, o homem também teria usado o cartão dela para comprar um tablet, que também foi entregue como presente. A mulher afirmou ainda que o ex-namorado financiou um carro em nome dela sob a justificativa de que o veículo seria utilizado em benefício do casal. O valor do financiamento não foi informado. ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Triângulo no WhatsApp Casal se conheceu em viagem por aplicativo De acordo com o relato da vítima, o homem é motorista de aplicado e os dois se conheceram durante uma corrida. Após trocarem contatos, iniciaram um relacionamento. Ela contou que o homem era atencioso, promovia passeios e conquistou sua confiança ao longo dos meses. Com o tempo, a mulher passou a desconfiar do comportamento do companheiro. Segundo ela, ele evitava falar sobre a própria vida, familiares e endereço, além de não apresentá-la a amigos ou conhecidos. Ainda conforme a denúncia, o homem alegou dificuldades financeiras relacionadas a uma disputa judicial por herança e, por isso, pediu emprestado o cartão de crédito da mulher para fazer compras. Depois, passou a solicitar outras ajudas financeiras. A vítima relatou que o suspeito abriu uma conta digital em nome dela utilizando o próprio celular e passou a controlar as movimentações financeiras. LEIA TAMBÉM: Brasileiras são suspeitas de aplicar 'golpe do amor' e extorquir R$ 1 milhão de pintor Pintor que levou 'golpe do amor' acreditava que namorada teria herança de R$ 200 milhões Idoso cai em 'golpe do amor' e envia dinheiro para falsa médica Vítima pagou por presentes dados pelo suspeito A vítima também descobriu que um crédito pré-aprovado em seu nome teria sido usado para comprar produtos de alto valor, como uma televisão de 75 polegadas e um tablet. Segundo a mulher, os itens foram apresentados como presentes, mas as compras foram feitas em seu nome, deixando a responsabilidade pelo pagamento com ela. A mulher relatou que, durante os quatro meses de relacionamento, entregou cerca de R$ 12 mil em dinheiro ao companheiro. Ela afirmou ainda que acumulou dívidas devido ao uso de cartões de crédito, financiamentos e outras movimentações financeiras realizadas em seu nome. Após descobrir o suposto golpe, a vítima revogou uma procuração que autorizava o suspeito a utilizar um veículo registrado em seu nome. Segundo o relato, ao ser informado da decisão, ele devolveu o carro e o deixou em um estacionamento da cidade com as chaves no interior. Desde então, conforme a vítima, os dois não tiveram mais contato. Ela informou à polícia que ainda não conseguiu calcular o valor total do prejuízo. Durante consulta aos sistemas policiais, a Polícia Militar (PM) encontrou registros de ocorrências anteriores de estelionato envolvendo o mesmo suspeito em diferentes cidades de Minas Gerais. O g1 entrou em contato com a Polícia Civil para saber se o caso é investigado, mas não houve retorno até a última atualização da reportagem. Fui vítima, e agora? As vítimas do golpe devem seguir algumas orientações: Use as ferramentas de denúncia das redes sociais e os canais oficiais da polícia e do Ministério Público para reportar o crime. O Disque 127, da ouvidoria do MP, é uma opção. Jamais apague mensagens, pois os dados podem ser úteis para a investigação. Apresente os conteúdos das comunicações e informe as contas de redes sociais, e-mails e números de telefone utilizados pelos criminosos para que as autoridades possam identificá-los e localizá-los. ASSISTA: Especialista explica como evitar golpes e fraudes digitais Especialista explica como evitar golpes e fraudes digitais VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

  13. Imagem de um natto, prato japonês à base de soja fermentada. Reprodução/cultesabor Fios translúcidos e pegajosos pendem dos hashis do turista americano Wesley Smith, que saboreia cada porção viscosa de natto, alimento japonês à base de soja fermentada e aroma intenso que conquista espaço fora do Japão. Presença tradicional no café da manhã japonês, o alimento fermentado por bactérias divide opiniões por seu cheiro forte, textura viscosa e sabor ácido. 🗒️Tem alguma sugestão de reportagem? Envie para o g1 "No começo achei um pouco estranho", contou Smith à AFP em um restaurante de Tóquio onde é possível comer natto à vontade. Nos últimos anos, o natto se juntou à onda de alimentos fermentados — do kimchi à kombucha — cuja popularidade cresceu no mundo. Segundo dados recentes, as exportações japonesas de natto triplicaram desde 2017 e chegaram a 5.248 toneladas em 2025. China e Estados Unidos lideram os destinos. QUIZ: você reconhece os países da Copa do Mundo pelos pratos típicos de cada um? De onde vem o que eu como: flores comestíveis Superalimento Em Los Angeles, Kenji Suzuki, dono do restaurante japonês Suehiro, comemora o aumento de clientes não japoneses dispostos a experimentar o prato. "Quando as redes sociais começaram a falar do natto e de seu status de superalimento, cada vez mais pessoas quiseram experimentá-lo para ver se era realmente tão desagradável quanto dizem", explicou. Em Tóquio, Smith compara o natto a um "queijo forte", mas diz duvidar que sua consistência viscosa faça sucesso em larga escala nos Estados Unidos. Além dos supostos benefícios à saúde, o natto é valorizado no Japão pelo preço acessível. Um pacote com três porções costuma custar cerca de 100 ienes, aproximadamente US$ 0,60 (cerca de R$ 3). 'Comida de pobre' Nem mesmo o natto escapou da alta de preços, afirma Yoshihiro Noro, ex-presidente da Federação Japonesa de Cooperativas de Natto. Segundo ele, a escassez de nafta, derivado do petróleo usado na fabricação das embalagens, está relacionada à guerra no Oriente Médio. Noro vê nisso uma chance para o produto superar sua imagem de "comida de pobre". "Poucos alimentos podem ser considerados um superalimento e ser tão saudáveis quanto o natto", afirmou o empresário de 72 anos. Ele acredita ter desenvolvido uma versão capaz de conquistar mais consumidores: o Kamakurayama Natto, descrito como "extremamente viscoso", mas sem "cheiro nem amargor". "Continuem comendo... vocês vão acabar gostando!", garantiu.

  14. Pressão financeira impede muitos pais de passarem mais tempo com filhos após nascimento, diz estudo Pexels A chegada de um filho abre um período bem documentado de vulnerabilidade emocional e psicológica para as mães. Pouco se sabe, entretanto, sobre o impacto que virar pai provoca nos homens. Segundo um novo estudo, tirar uma licença remunerada após o nascimento do rebento pode ter um impacto decisivo também na saúde mental deles: os pais que não conseguem tirar o tempo necessário para cuidar dos filhos têm maior risco de desenvolver ansiedade e depressão. As conclusões dos pesquisadores da Universidade Northwestern e do Hospital Infantil Ann & Robert H. Lurie, em Chicago, foram publicadas na revista científica American Journal of Public Health. De acordo com os cientistas, a licença-paternidade não é apenas um benefício trabalhista, mas também uma questão de saúde pública, com impacto profundo nas famílias e nas crianças. Por outro lado, um segundo estudo, publicado na mesma revista e conduzido por pesquisadores do Instituto Karolinska, na Suécia, conclui que uma licença-paternidade equilibrada — nem muito curta nem excessivamente longa — favorece o bem-estar psicológico dos pais. Sintomas de ansiedade e depressão Os pesquisadores analisaram dados da Pesquisa sobre a Paternidade em Ohio de 2022-2023, uma das fontes mais abrangentes sobre as experiências dos pais durante o período perinatal nos Estados Unidos. Eles examinaram a relação entre o tipo de licença e os resultados de saúde mental utilizando instrumentos validados de triagem para depressão e ansiedade. Dos 4.290 pais de primeira viagem que participaram do estudo, 6,6% apresentavam depressão e 11% apresentavam ansiedade. Agora no g1 Entre os entrevistados, 15% não tiraram nenhum tipo de licença; 54% tiveram licença remunerada; 22%, licença não remunerada; e 9%, uma combinação de licença remunerada e não remunerada. Ao analisar os resultados, os pesquisadores constataram que a licença não remunerada está associada ao aumento da ansiedade. Aqueles que recorreram a esse tipo de afastamento tinham 58% mais probabilidade de apresentar sintomas de ansiedade em comparação com os que tiveram licença remunerada. Além disso, não tirar licença parental esteve fortemente associado a um maior risco para a saúde mental. Os pais que disseram ter desejado tirar licença, mas não o fizeram, apresentaram maior probabilidade de relatar sintomas tanto de depressão quanto de ansiedade. Pressão financeira Entre os pais que apresentavam sintomas de saúde mental deteriorada, 75% apontaram motivos financeiros para não solicitar a licença parental. Entre esse grupo, 75% apresentavam sintomas depressivos e 71% sintomas de ansiedade. "Nossos resultados demonstram que a licença remunerada pode ajudar os novos pais na transição para a paternidade, oferecendo tempo e recursos para começar bem", afirmou Craig Garfield, autor principal do estudo e pediatra do Hospital Lurie. A magnitude do problema nos Estados Unidos aparece em um estudo anterior de Garfield, publicado em 2025, que revelou que 64% dos homens tiram menos de duas semanas de licença após o nascimento do filho, enquanto 36% tiram mais de duas semanas. Os resultados apontam oportunidades concretas tanto para formuladores de políticas públicas quanto para empregadores. Ampliar programas de licença parental remunerada, reduzir barreiras econômicas e normalizar o uso desse direito pelos pais poderia ter impacto mensurável na saúde da população, afirmou Garfield. Um tempo ideal de licença? Já no estudo do Instituto Karolinska, especialistas acompanharam 746 pais suecos por 18 meses, a partir de quando seus filhos tinham cerca de 9 meses de idade. Os participantes responderam a perguntas sobre sintomas depressivos no início do estudo e novamente numa sessão de acompanhamento, quando as crianças tinham cerca de 27 meses. Como a saúde mental dos homens pode influenciar a duração da licença que solicitam, os pesquisadores levaram em conta os sintomas depressivos no início do estudo. Também foram realizados ajustes considerando fatores como condições familiares e socioeconômicas, além da duração da licença parental da mãe. Os dados indicaram que pais que tiram vários meses de licença-paternidade têm menor risco de desenvolver sintomas depressivos nos primeiros anos de vida dos filhos em comparação com aqueles que tiram apenas um período curto. Além disso, pais que tiraram entre 14 e 40 semanas de licença apresentaram probabilidade significativamente menor de desenvolver sintomas de depressão do que aqueles que tiraram até quatro semanas. Por outro lado, homens que tiraram entre 5 e 13 semanas não mostraram o mesmo padrão, assim como aqueles que se afastaram por mais de 40 semanas, em comparação com o grupo que tirou até quatro semanas. "Nossos resultados sugerem que pais que tiram uma licença parental superior a 90 dias, mas que não ultrapassa 60% do total do tempo de licença disponível, podem ter melhor saúde mental", concluiu Michael Wells, professor do Departamento de Saúde da Mulher e da Criança do Instituto Karolinska.

  15. Jovem passa por mural com a imagem de um axolote, espécie ameaçada e nativa do México, na Cidade do México. REUTERS/Quetzalli Nicte-Ha/Arquivo Uma das primeiras coisas que os visitantes que chegam à Cidade do México para a Copa do Mundo provavelmente verão é o sorriso largo de um axolote, com a salamandra exclusiva dessa parte do mundo salpicada de roxo brilhante em murais e vagões de metrô ou retratada em esculturas driblando uma bola de futebol. Batizado com o nome da palavra náuatle para "monstro da água", o axolote (pronuncia-se ah-sho-LO-tul) se tornou o mascote não oficial enquanto a cidade se prepara para sediar cinco jogos da Copa do Mundo, incluindo a abertura da competição na quinta-feira. Mas, apesar da indubitável fofura do quase sobrenatural axolote, o uso de sua imagem atraiu a reação de muitos Chilangos — como são conhecidos os moradores da Cidade do México — que dizem que o retrato pop do animal criticamente ameaçado de extinção está sendo usado para desviar a atenção tanto dos problemas de infraestrutura da capital quanto de sua falta de esforços de conservação. Agora no g1 Os cientistas que estão tentando contar os axolotes na natureza dizem que não viram um único em dois anos, e uma campanha contra o que foi apelidado de "axolotlização" desencadeou uma onda de memes na internet em que axolotes parecidos com o Godzilla se espalham pela cidade. O governo da Cidade do México não respondeu aos pedidos de comentários. Ernesto Velázquez, de 19 anos, que tem uma barraca temática de axolotes vendendo brinquedos fofos no parque Chapultepec, disse à Reuters que espera que as novas imagens pintadas pela cidade possam despertar mais interesse pela conservação. "Alguns estrangeiros perguntaram se você pode comê-los - bem, não, eles estão em risco de extinção", disse ele. "Espero que a Copa do Mundo ajude as pessoas a aprender mais para que possamos cuidar melhor deles." Veja mais IMAGENS abaixo: Artistas empurram um alebrije em forma de axolote durante desfile da Copa do Mundo, na Cidade do México. REUTERS/Quetzalli Nicte-Ha Trem com imagem de um axolote passa por cruzamento na Cidade do México. REUTERS/Raquel Cunha Axolote ameaçado de extinção em santuário de Xochimilco, na Cidade do México. REUTERS/Raquel Cunha

  16. 'Casa própria, filhos e carro': caderno revela sonhos de jovem encontrada morta em MG Um caderno com sonhos e metas pessoais de Joice Batiston Delfino de Oliveira, de 27 anos, tem emocionado familiares após a morte da jovem, em Varginha (MG). Ela foi encontrada gravemente ferida na noite da última sexta-feira (19) na Avenida Perimetral, chegou a ser socorrida, mas não resistiu. 📲 Siga a página do g1 Sul de Minas no Instagram Após a morte, o irmão da vítima, Joferson Delfino Memberg de Oliveira, contou ter encontrado anotações em que Joyce registrava planos e conquistas. “Casa própria, o maior sonho era ter filhos, né? A conquistar o primeiro carro. Muitos sonhos, na verdade. Ela estava mudando o estilo dela, comprando as roupas, mudando o cabelo. E já pondo um ok, já consegui isso, consegui isso”, relatou. Joice morava com a família no bairro Alto da Figueira e trabalhava como atendente em uma rede de supermercados da cidade. Ela foi enterrada no cemitério municipal no sábado. Polícia Civil tenta esclarecer morte de jovem encontrada ferida em Varginha (MG) EPTV/Reprodução A jovem havia combinado de assistir ao jogo do Brasil com uma amiga na noite de sexta-feira. Às 21h57, chegou a enviar uma mensagem avisando que estava chegando ao local, mas não apareceu. Segundo a amiga, a vendedora Taissa Tamara Bastos, aquela foi a última mensagem recebida. “Na sexta-feira que ela saiu do trabalho, ela me ligou, era 21h06 e ela falou que ia passar em casa, tomar um banho e me encontrava. E eu falei assim, tá bom. Aí na hora que era 21h57, ela me mandou uma mensagem, foi a última mensagem que ela me mandou falando, ‘oi gata, estou chegando’. Só que ela não chegou”, disse. A Polícia Civil investiga o caso e tenta esclarecer o que aconteceu com Joice. Já se sabe que ela solicitou uma corrida de moto por aplicativo, e imagens de câmeras de segurança estão sendo analisadas para reconstituir o trajeto. Polícia Civil investiga morte de jovem encontrada ferida em Varginha, MG Reprodução / Arquivo pessoal A família questiona as circunstâncias da morte. Segundo o irmão, os pertences da jovem foram encontrados, exceto o celular. “Tudo foi encontrado, a bolsa com o dinheiro e tudo. A única coisa que sumiu foi só o celular. A gente foi lá certinho, inclusive através de um sargento a gente ficou ligando no telefone que ele estava tocando, sabe? Mas sem sucesso, não encontramos o telefone. Realmente a gente não sabe. A nossa esperança é justamente o trajeto do aplicativo”, afirmou. Além da investigação, o caso tem mobilizado familiares e amigos, que cobram respostas e se apegam às lembranças deixadas por Joice, entre elas, o caderno que agora simboliza os planos interrompidos. Polícia Civil investiga morte de jovem encontrada ferida em Varginha “O sentimento que me fica, assim, é muita tristeza, do jeito que ela foi tirada da gente, da família, de mim, porque eu estava esperando encontrar com ela naquele dia e ela não chegou. Então assim, o sentimento que fica é de impunidade. Porque precisa descobrir o que aconteceu com ela, o que fizeram com ela. Ela era uma pessoa boa”, disse a amiga. A Polícia Civil informou que não vai comentar o andamento das investigações neste momento. Até agora, ninguém foi conduzido à delegacia. Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas

  17. Imagem de sósia de Hitler em arquibancada durante jogo da Alemanha na Copa do Mundo é produto de manipulação g1 Circulam nas redes sociais publicações com vídeos e fotos de um suposto "sósia" de Adolf Hitler flagrado na arquibancada durante a partida entre Alemanha e Curaçao, neste domingo (14), válida pelo grupo E da Copa do Mundo. É #FAKE. Selo Fake (Horizontal) g1 🛑Como são os posts? Postagens com mais de 50 mil curtidas no X mostram um vídeo ou uma foto de um mesmo "torcedor" visto na arquibancada durante Alemanha x Curaçao. O homem aparece entre uma mulher e um menino. Veja dois exemplos legendas: "Hitler faz o seu retorno no jogo Alemanha vs. Curação pela Copa do Mundo"; e "Hey @grok, Hitler fingiu sua morte ou esse é o maior sósia dele?" Na cena, é possível ver, no canto superior esquerdo, o placar de 3 a 1 para a seleção alemã. O cronômetro, já nos acréscimos, marca 50 minutos e 9 segundos do primeiro tempo. Mas não é verdade que, naquele momento, a transmissão exibiu um sósia de Hitler. Trata-se de uma manipulação por inteligência artificial (IA), como comprovam ferramentas de detecção. A cena verdadeira exibe um torcedor grisalho e de cabelos curtos. Além disso, ao contrário da versão fake, ninguém na torcida aparece fazendo a saudação nazista (veja detalhes mais abaixo). Apesar de a imagem ter sido adulterada digitalmente, o Grok, assistente de IA do X, respondeu incorretamente, sem identificar que se trata de um material sintético. Veja: "Esse é um sósia de cair o queixo, mas Hitler não forjou a própria morte [...]. Isso é apenas um cara em um jogo de futebol com uma genética e um estilo bem infelizes. Sósias são bizarros". ⚠️ Por que #É FAKE? O Fato ou Fake checou a transmissão da CazéTV, que mostrou o jogo. No exato momento usado nas postagens falsas (2:20:31), o homem que aparece entre a mulher de azul e o menino de boné tem cabelos curtos e grisalhos, e não usa bigode. Veja a comparação: Imagem real mostra torcedor alemão segurando bandeira do país CazéTV/Reprodução Imagem falsa de sósia de Hitler na arquibancada do jogo da Alemanha Reprodução O Fato ou Fake também submeteu a imagem a duas ferramentas de detecção de IA. Veja os diagnósticos: e infográficos a seguir: Hive Moderation - 93,2% de probabilidade de o conteúdo ser gerado por IA. Sightengine - 99% de probabilidade de o conteúdo ser gerado por IA. Diagnóstico do Hive Moderation g1 Diagnóstico do Hive Moderation g1 Imagem de sósia de Hitler em arquibancada durante jogo da Alemanha na Copa do Mundo é produto de manipulação g1 Veja também É #FAKE mensagem que imita visual do iFood e oferece link de raspadinha da Copa do Mundo; trata-se de golpe É #FAKE mensagem que imita visual do iFood e oferece link de raspadinha da Copa do Mundo VÍDEOS: Os mais vistos agora no g1 Agora no g1 VÍDEOS: Fato ou Fake explica VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito) GloboPop: clique para ver vídeos do palco de Fato ou Fake

  18. Vice-prefeita é denunciada por usar verba pública para contratar mãe de santo A vice-prefeita de Ribeira (SP), Juliana Maria Teixeira da Costa (MDB), foi afastada do cargo após ser denunciada por desviar R$ 41,2 mil dos cofres públicos para pagar uma suposta amarração amorosa. Ao g1, a Associação Nacional das Religiões Afro-Brasileiras (FNAB) afirmou que o termo costuma circular no imaginário popular, mas controlar a vontade de terceiros não é compatível com a ética. De acordo com o Ministério Público de São Paulo (MP-SP), Juliana teria desviado a verba pública para contratar uma mãe de santo e, assim, afastar Lauro Olegário da Silva Filho, então coordenador municipal de Saúde, da esposa dele. ✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp. Segundo a promotoria, o desvio foi feito por meio de uma empresa contratada para prestar serviços à prefeitura. Além de Juliana, o MP-SP denunciou Lauro e Willian Felipe da Silva, proprietário da empresa W.F. A equipe de reportagem tenta contato com a defesa dos três. Mãe de santo diz que ficou no prejuízo após ser contratada Justiça mantém afastada vice-prefeita após acusação de desvio Acusada de 'fantasma', jovem depõe em processo contra vice-prefeita afastada Ao g1, a mentora Samantha informou anteriormente que Juliana contratou o serviço por R$ 380 mil, mas pagou apenas R$ 41,2 mil -- valor apontado pelo MP-SP como desviado dos cofres públicos. "Ela queria a dominação amorosa, afastamento de rival e adoecer a esposa do amante [Lauro] dela. Queria um trabalho que se chama casamento espiritual definitivo", disse Samantha à época. E continuou: "O valor do trabalho ficou R$ 380 mil. Expliquei para ela que era um sacrifício muito forte, que a espiritualidade ia dar ele por inteiro para ela". Trabalhos espirituais Ao g1, a sacerdotisa de Umbanda e presidente da FNAB, Carol Módolo, afirmou que não deve ser reconhecido como prática das tradições afro-brasileiras qualquer trabalho espiritual destinado a dominar a vontade de alguém, obrigar uma pessoa a amar outra, separar famílias, adoecer ou interferir de forma violenta na vida afetiva de terceiros. Juliana Maria Teixeira da Costa, vice-prefeita de Ribeira (SP), foi denunciada por usar R$ 41,2 mil de verba pública para pagar 'casamento espiritual' Redes Sociais "Do ponto de vista ético, nenhuma liderança religiosa responsável deve prometer controle sobre a vontade de outra pessoa. Não há como garantir, comprovar ou vender resultado espiritual sobre o sentimento, a saúde ou a vida de terceiros", destacou a presidente. Carol destacou que, quando esse tipo de promessa é feita, principalmente mediante cobrança de valores altos, a prática pode se aproximar da exploração da crença, do abuso de confiança ou até do que é popularmente chamado de estelionato religioso. Segundo Carol, esse tipo de abordagem costuma atingir pessoas em situação de vulnerabilidade emocional. Por este motivo, é necessário desconfiar de promessas de "amor garantido", "dominação" ou "adoecimento de rival". Vice-prefeita de Ribeira (SP) foi denunciada pelo MP por suposto repasse de R$ 41 mil para 'casamento espiritual' Redes Sociais Valores A presidente destacou que a cobrança por atendimentos, trabalhos religiosos ou consultas espirituais pode existir dentro das religiões afro-brasileiras, assim como existem contribuições, doações voluntárias e formas de manutenção em diversas tradições religiosas. "Isso, por si só, não é irregular nem deve ser usado para atacar as religiões afro-brasileiras. Mas é fundamental dizer com clareza: o valor de R$ 380 mil [...] está completamente fora da realidade da imensa maioria dos terreiros brasileiros", ressaltou Carol. Ela afirmou que o valor não corresponde ao cotidiano das casas sérias de Umbanda, Candomblé e demais tradições afro-brasileiras, que costumam enfrentar dificuldades para manter aluguel, alimentação, materiais religiosos, contas básicas, atividades comunitárias e assistência espiritual. "Casas sérias de Umbanda, Candomblé e demais tradições afro-brasileiras não existem para incentivar obsessão, vingança, posse afetiva ou dano contra terceiros. Elas acolhem, orientam, fortalecem espiritualmente, cuidam da comunidade e preservam valores", finalizou. Preconceito A FNAB afirmou ver o caso com preocupação e defendeu que não se deve associar uma denúncia individual a toda uma tradição religiosa. Segundo a entidade, nem sempre há comprovação de que a pessoa apontada como mãe ou pai de santo tenha, de fato, trajetória religiosa reconhecida, casa constituída, comunidade ou vínculo real com as tradições afro-brasileiras. "A FNAB defende uma apuração rigorosa dos fatos, e um debate público que não transforme a investigação de uma pessoa em instrumento de perseguição religiosa contra toda uma coletividade. Racismo religioso também é crime", disse a associação. VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos

  19. Vereador irmão de comerciante assassinado é alvo de pedido de cassação por infidelidade partidária Reprodução/Redes Sociais O vereador Tiago Peretto (Podemos) é alvo de um pedido para cassação de mandato em São Vicente, no litoral de São Paulo. Segundo apurado pelo g1 nesta terça-feira (23), o Ministério Público Eleitoral (MPE) já se manifestou favorável à ação por infidelidade partidária. O parlamentar é irmão de Igor Peretto, morto a facadas em Praia Grande (SP), em agosto de 2024 (veja mais abaixo). 🔎De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a infidelidade partidária se dá quando um político não observa as diretrizes da agremiação na qual é filiado ou abandona o partido sem justificativa. No caso de Peretto, ele foi eleito vereador pelo União Brasil em 2024, mas se filiou ao Podemos em 2026. ✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp. Pedido de cassação A ação foi movida pelo primeiro suplente do União Brasil na Câmara Municipal de São Vicente, Anderson de Jesus Laureano, conhecido como Dercinho Negão do Caminhão. Ele entrou com o pedido de decretação da perda do mandato de Peretto por desfiliação partidária sem justa causa. Ao g1, Peretto afirmou estar confiante com o andamento do processo, que está sendo acompanhado pelo advogado e pela presidente do Podemos. Ele destacou acreditar que não perderá o mandato como vereador em São Vicente. "Quem me deu o mandato foi o povo e não o partido. Isso nada mais é que uma perseguição e uma inveja absurda por conta da votação histórica que tive. Como tudo para mim sempre foi difícil e com vitória no final, com certeza sairemos vitoriosos mais uma vez", destacou o vereador. Caso Igor Peretto: entenda o assassinato do comerciante que descobriu traição Próximos passos De acordo com o documento da manifestação do MPE, obtido pela equipe de reportagem, a posição de Dercinho o faz ter interesse jurídico direto, pois a eventual procedência da ação poderá repercutir na composição da Câmara Municipal de São Vicente. Ainda na manifestação, o procurador regional eleitoral Eduardo Pelella concluiu que não ficou comprovada a existência de justa causa para a mudança de partido feita por Peretto. Ele deu parecer favorável para a perda do mandato e adoção das providências cabíveis para a posse do suplente. Agora, cabe ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) acatar ou não a manifestação do MPE. O g1 não conseguiu contato com Dercinho até a última atualização desta reportagem. Morte de Igor Mario e Igor (à esq.) momentos antes do homicídio e Tiago Peretto e Mario (à dir.) no momento da prisão do réu Reprodução e Redes Sociais O crime aconteceu em 31 de agosto de 2024, no apartamento de Marcelly Peretto. Dentro do imóvel estavam a vítima, Marcelly e Mário Vitorino. Rafaela chegou com Marcelly ao apartamento, mas o deixou 13 segundos antes do marido chegar com o suspeito pelo assassinato. Segundo os depoimentos do trio e dos advogados, a viúva Rafaela tinha um caso com Mário. O advogado de Marcelly ainda disse que a cliente e Rafaela tiveram um envolvimento amoroso no local antes da chegada de Igor e Mario no apartamento. Igor Peretto foi morto a facadas e teria ficado tetraplégico [sem movimento do pescoço para baixo] se tivesse sobrevivido. A informação consta em laudo necroscópico obtido pelo g1. As mulheres se entregaram e foram presas em 6 de setembro, enquanto Mário foi detido após ser encontrado escondido na casa de um tio de Rafaela, em Torrinha (SP), no dia 15 do mesmo mês. Tiago P(à esq.) e Igor (à dir.) Peretto Reprodução/Instagram Decisão Além de determinar a soltura da viúva, o juiz Felipe Esmanhoto Mateo desclassificou Rafaela da denúncia, alegando que a acusada não estava no apartamento no momento do crime e as provas colhidas não foram suficientes para constatar que ela teve participação no assassinato. O juiz determinou que Mario e Marcelly vão a júri popular por homicídio triplamente qualificado: por motivo torpe (relacionamento entre os acusados), meio cruel (diversos golpes de faca) e recurso que dificultou a defesa (vítima desarmada e atacada por pessoa de seu relacionamento próximo). VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos

  20. Estudo da USP revela a presença de poluição nas águas profundas do Brasil Divulgação/Governo do Estado de São Paulo Um estudo do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP) encontrou microplásticos e poluentes persistentes em sedimentos, peixes e invertebrados que vivem em águas profundas do Brasil. As coletas foram realizadas na Bacia de Santos, entre 400 e 1.500 metros abaixo da superfície. As amostras foram coletadas durante duas expedições a bordo do navio oceanográfico Alpha Crucis. Os pesquisadores usaram equipamentos capazes de retirar porções intactas de sedimentos marinhos e redes de arrasto para capturar peixes e invertebrados. ✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp. Em nota divulgada pelo Governo de São Paulo, o orientador do estudo, Paulo Sumida, explicou que o mar profundo tem difícil acesso e exige um custo alto para pesquisa, mas é importante ser monitorado. Agora no g1 "A presença de microplásticos e poluentes persistentes mostra parte do impacto das atividades humanas e como este ambiente não está tão distante das pessoas como se pode pensar", disse o orientador, que também é coordenador do Laboratório de Ecologia e Evolução de Mar Profundo. Poluentes encontrados No laboratório, os profissionais analisaram os sedimentos e os peixes em busca de duas categorias de poluentes orgânicos persistentes (POPs): bifenilas policloradas (PCBs), que são isolantes elétricos, e éteres difenílicos polibromados (PBDEs), que atuam como retardantes de chamas, que têm longa duração no ambiente e acumulam-se nos organismos. Nos sedimentos, os únicos poluentes detectados foram os PCBs. Já no conteúdo digestivo dos peixes, as duas classes de POPs foram encontradas nas seguintes espécies: 🐟Parasudis truculenta; 🐟Coelorinchus marinii; 🐟Hoplostethus occidentalis; 🐟Neoscopelus macrolepidotus. Fibra plástica de poliacrilonitrila (canto superior esquerdo) ingerida por pepino-do-mar (canto inferior esquerdo). Amostra foi analisada pelo primeiro autor do estudo (à direita), Gabriel Stefanelli-Silva Gabriel Stefanelli-Silva e Marcelo Roberto Souto de Melo/Agência Fapesp Gabriel Stefanelli-Silva é o primeiro autor do estudo, realizado com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Também por meio de nota, ele destacou que a descoberta é importante para entender a ocorrência desses poluentes no mar profundo do Brasil. "O maior desafio, porém, é determinar a origem dos compostos, já que tanto microplásticos quanto POPs são transportados na atmosfera, e como eles impactam a fauna de profundidade", ressaltou Gabriel. Microplásticos Enquanto a análise dos sedimentos e dos peixes buscou os poluentes orgânicos persistentes, o objetivo dos invertebrados foi avaliar a presença de microplásticos, que são fragmentos de plástico com menos de cinco milímetros de comprimento. "Mesmo quando a origem da poluição plástica é a costa, em algum momento essas partículas chegam ao mar profundo, como é chamado todo o ambiente marinho a partir de 200 metros de profundidade. Organismos detritívoros, que se alimentam de detritos no leito marinho, e filtradores são especialmente propícios a ingerir microplásticos", explicou Stefanelli-Silva. Áreas em que foram coletados organismos e sedimentos de profundidade, na Bacia de Santos, no litoral de São Paulo Gabriel Stefanelli-Silva/Agência Fapesp Para evitar contaminação das amostras por microplásticos presentes no ambiente de pesquisa, os profissionais seguiram um protocolo que incluía o uso de roupas e instrumentos sem fibras sintéticas. Veja abaixo quais microplásticos foram encontrados nos invertebrados: 👚Poliamida e a poliacrilonitrila, usadas na indústria têxtil; 🗑️Poliariletercetona e o poliestireno, que são plásticos resistentes com diversas aplicações; 🚢Polissulfeto, uma borracha sintética. Neste caso, é levantada a possibilidade de que a fonte da contaminação seja proveniente da indústria offshore (base de apoio para abastecimento em alto-mar) na Bacia de Santos. "Cinco plataformas atuam na área e seis outras estão previstas para 2027", destacou o governo estadual. Entre as nove espécies de invertebrados analisadas, a que mais continha microplásticos no sistema digestório era o pepino-do-mar (Deima validum). Os nomes dos outros oito animais não foram divulgados. Publicação O estudo foi publicado no Marine Pollution Bulletin por pesquisadores do IO-USP e do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen). Ele integra o projeto "Diversidade e evolução de peixes de oceano profundo (Deep-Ocean)", apoiado pela Fapesp no âmbito do Programa Biota e coordenado por Marcelo Roberto Souto de Melo, professor do IO-USP que também assina o trabalho. VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos

  21. O governo de São Paulo abriu nesta terça-feira (23) inscrições para 2.005 vagas gratuitas em cursos de qualificação profissional voltados à área da cultura e da economia criativa. Divulgação O governo de São Paulo abriu nesta terça-feira (23) inscrições para 2.005 vagas gratuitas em cursos de qualificação profissional voltados à área da cultura e da economia criativa. Ao todo, serão oferecidos 110 cursos, com 1.775 vagas presenciais e 230 online. As inscrições são destinadas a pessoas com mais de 16 anos e podem ser feitas até 2 de julho pelo site do programa. As atividades ocorrerão em 43 municípios paulistas, incluindo a capital, cidades da Grande São Paulo e municípios das regiões de Campinas, Santos, São José dos Campos, Sorocaba, Marília, Presidente Prudente, Araçatuba, Barretos, Registro, Itapeva e Central. Entre as novidades anunciadas está a capacitação de artistas que integrarão o elenco da Hora do Horror, do Hopi Hari. O treinamento terá foco em expressão vocal e corporal e será realizado em dois módulos de oito horas cada. Agora no g1 Segundo o governo estadual, a iniciativa busca preparar profissionais para atuar em experiências imersivas e de entretenimento ao vivo, ampliando as oportunidades de inserção no mercado de trabalho. O programa também anunciou ações de formação para o festival internacional de inovação, negócios e cultura SP2B – São Paulo Beyond Business, previsto para agosto no Parque Ibirapuera. As atividades incluem treinamentos em acessibilidade para mais de 1,5 mil colaboradores do evento, além da formação de assistentes de acessibilidade e de intérpretes de Libras. Outra iniciativa será voltada à exposição imersiva "A magia do Quebra Nozes", que será realizada no Farol Santander. Em parceria com a Escola de Dança Estúdio Broadway, da diretora artística Fernanda Chamma, o programa fará a seleção e a capacitação de seis atores-bailarinos que participarão das intervenções artísticas durante os três meses de temporada da mostra. Segundo a Secretaria da Cultura, as iniciativas buscam aproximar a formação profissional das demandas da economia criativa e ampliar as oportunidades de emprego e geração de renda no setor.

  22. Professora é presa por engano em escola de Rondônia após erro em processo Um erro em processo judicial de Goiás fez a pedagoga Suelen da Cruz Nunes, de 36 anos, ser presa por engano dentro da escola onde trabalha, em Vilhena (RO), na última semana. O nome dela foi incluído indevidamente no banco de mandados de prisão como devedora de pensão alimentícia. "Eu não estava acreditando naquela situação. Me senti muito humilhada. Saber que eu fui levada do meu trabalho. Todo mundo ficou olhando, questionando: 'O que aconteceu? A professora está sendo presa?'", comenta. O mandado de prisão foi expedido pela 1ª Vara de Família e Sucessões de Aparecida de Goiânia (GO), cidade onde Suelen nunca esteve. A advogada Wilma Fernandes informou que o número do CPF da professora foi informado incorretamente no processo, gerando a prisão indevida. Leia mais: Polícia prende homem que desbloqueava e desmontava celulares roubados para revenda em RO Alunos de Direito fazem carreata para comemorar o último dia de aula em Porto Velho: 'Foram anos de esforço' O Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) alega que o erro ocorreu na petição inicial do processo. Segundo o órgão, assim que a falha foi percebida, foi registrada nos autos e as medidas necessárias para a correção cadastral foram adotadas (veja a nota na íntegra ao final da reportagem). De acordo com o relato da professora ao g1, quando os policiais chegaram, ela estava em aula. Foi retirada da sala e questionada sobre o seu nome, data de nascimento e outros dados. Todos bateram com as informações que constavam no mandado de prisão. Suelen é professora em duas escolas municipais de Vilhena (RO), divorciada e tem uma filha de oito anos, autista nível 2 de suporte, que mora com ela desde o divórcio. O pai da menina vive no Mato Grosso, tem contato com a criança e paga a pensão regularmente. O verdadeiro alvo do mandado é uma moradora de Aparecida de Goiânia que tem o nome e sobrenome semelhante ao de Suelen, mas com a grafia diferente. Apesar de explicar que não tinha como ser a pessoa que os policiais procuravam, a pedagoga foi levada à delegacia e, na sequência, para o presídio feminino. "Nunca imaginei estar numa cela de prisão. Eu sempre trabalhei, sempre fui honesta. Trabalho em duas escolas para ter alguma coisa para dar para minha filha", lamenta. Suelen relatou que ficou em uma cela muito pequena, dividindo o espaço com outra detenta, sem colchão, sem acesso à água e com fome, já que chegou após o horário do almoço. "Lá na cela é um sentimento de impotência. Eu me sentia um nada", relembra a professora. A pedagoga ficou presa por cerca de 12 horas, até que sua advogada conseguiu o alvará de soltura. Os policiais chegaram à escola por volta das 11h da manhã de terça-feira (16), e a pedagoga só foi liberada perto das 23h. Segundo Wilma, foi preciso muita insistência e pressão junto às autoridades para garantir a liberação. "Após inúmeras tentativas e muitos atendimentos via chatbox, consegui falar diretamente com o assessor do juiz que expediu o mandado de prisão. Conseguimos provar que a pessoa presa não era a real devedora. Após provar esses fatos, o juiz, já após o horário de expediente, emitiu o alvará de soltura", explica a advogada. Suelen e a advogada afirmam que pretendem entrar com ação judicial por danos morais. "Pelos prejuízos, danos causados, pelo abalo emocional e psicológico sofrido, não somente pela Suelen, mas tbm por toda a família e os amigos que sofreram junto com a situação", relata Wilma. Em nota, a Defensoria Pública do Estado de Goiás informou que sua atuação se baseou no termo de declarações assinado pela pessoa atendida, documento que contém os dados pessoais utilizados para validação. A instituição afirmou ainda que, ao ser comunicada sobre o ocorrido, adotou todas as providências necessárias para resolver a situação. Veja a nota do TJ-GO na íntegra: O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás informa que o processo tramita em segredo de justiça, razão pela qual não é possível divulgar detalhes das partes, dos atos processuais ou do conteúdo dos autos. No entanto, de acordo com as informações apuradas junto à unidade judiciária responsável, a expedição do mandado decorreu de uma inconsistência cadastral constante da petição apresentada no processo, com indicação equivocada de CPF. Tão logo a situação foi identificada, o equívoco foi informado nos autos e as providências necessárias para a correção cadastral foram adotadas. O TJGO esclarece que os atos judiciais são praticados com base nas informações constantes dos processos e que, em casos sob segredo de justiça, eventuais correções e providências devem observar os limites legais de sigilo e a tramitação regular dos autos. Professora Suélen da Cruz Nunes Arquivo Pessoal/Suélen da Cruz Nunes

  23. Operação integrada contra furto de energia elétrica no PA. Equatorial Energia/Divulgação O Pará registrou 285 operações de combate ao furto de energia entre janeiro e abril de 2026, segundo a Equatorial. Desse total, 85 ocorreram na Região Metropolitana de Belém e no Marajó. Durante as ações, foi identificado um potencial desvio de quase 2 mil megawatts de energia, o que representa mais de R$ 1,5 milhão não faturados. No mesmo período de 2025, foram realizadas 162 operações no estado. Na ocasião, foi identificada uma média de consumo irregular superior a mil megawatts, com desvio potencial acima de R$ 1,8 milhão. ✅ Clique e siga o canal do g1 PA no WhatsApp De acordo com a concessionária, as fiscalizações foram ampliadas e contam com o apoio das polícias Civil, Científica e Militar. “O volume potencialmente desviado em 2025, por exemplo, estamos falando de energia suficiente para manter 1.250 casas populares ao longo de quatro meses”, explica Elton Lucena, executivo de segurança da Equatorial. Operações se intensificam no interior O combate ao furto de energia ocorre de forma contínua em diferentes regiões do estado. Em Portel, no Marajó, uma operação realizada entre os dias 9 e 11 de junho flagrou 18 imóveis, entre residenciais e comerciais, com ligações irregulares. Por lá, as equipes da Equatorial identificaram medidores adulterados e conexões feitas com material sem controle de qualidade, ligadas diretamente à rede elétrica. Laboratório em Belém é autuado por furto de energia elétrica Já em Altamira, no sudoeste do estado, no último dia 5, foram registrados 15 flagrantes. Os suspeitos foram conduzidos à delegacia e devem responder pelo crime de furto de energia após serem ouvidos. Ligações clandestinas causam riscos e prejuízos Segundo Elton Lucena, as irregularidades afetam diretamente a qualidade do fornecimento. “Em uma rede onde existem ligações clandestinas, é comum os clientes sentirem oscilações de tensão, e essas variações podem causar, dentre outros prejuízos, a queima de equipamentos”, afirma. O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal e pode trazer consequências além do prejuízo financeiro. “Quem é atendido por uma rede que possui ligações clandestinas pode acumular muitos prejuízos, que vão desde a queda na qualidade de fornecimento até curtos-circuitos. O famoso ‘gato’ não prejudica apenas o sistema elétrico, mas afeta diretamente quem vive naquela região”, destaca. VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará Confira outras notícias do estado no g1 PA

  24. Artistas dos bois Garanttido e Caprichoso Reprodução O Festival Folclórico de Parintins se transformou, ao longo de quase seis décadas, em um dos maiores espetáculos a céu aberto do mundo. Mas para quem está nos bastidores, a grandiosidade de hoje carrega a memória de um tempo em que a festa se sustentava, principalmente, pelo amor e pela doação. Considerado um dos principais patrimônios culturais do Brasil, o Festival de Parintins celebra a cultura amazônica e a rivalidade centenária entre os bois-bumbás Caprichoso e Garantido. Em 2026, a tradicional disputa na ilha situada no interior do Amazonas acontece nos dias 26, 27 e 28 de junho. O g1 conversou com dois artistas veteranos, que vivenciaram a chamada "era de ouro" do festival, na década de 1990, para entender o que mudou na confecção das alegorias e na projeção da disputa entre os bois. 📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp Naquela época, a explosão das toadas em âmbito nacional colocou o boi-bumbá nos holofotes do país. Nomes como Arlindo Júnior, Klinger Araújo e David Assayag se apresentaram em programas de televisão e levaram as toadas para todo o Brasil. Nos galpões, contudo, a realidade era de superação e poucos recursos financeiros. Veja fotos de artesões e alegorias no Festival de Parintins de 1998 Trabalho por amor e o choro na saída do galpão Aos 64 anos de idade, Cirene Maria Barros Penha soma 32 anos de dedicação ao boi-bumbá. Atualmente no Garantido, onde atua há 15 anos fazendo a decoração de alegorias, ela traz na bagagem a experiência de ter sido a primeira cunhã-poranga do Caprichoso, quando o posto ainda era conhecido como "rainha das tribos". Cirene relembra com nostalgia as dificuldades e o sentimento que movia os artistas nos anos 90, período em que os grandes patrocinadores ainda não ditavam o ritmo da festa. "A gente começou e não tinha tanto patrocinador. Então a gente trabalhava mesmo por amor, se doava. Eu saía da minha casa às 7h e só voltava, às vezes, no outro dia. Tínhamos que apresentar as coisas e não havia muito recurso", relembra a artista. Mesmo com a evolução tecnológica e financeira do festival, a emoção de colocar o boi na arena permanece intacta. "Quando vejo o trabalho saindo do galpão, já quero chorar. Quando a gente vê o trabalho concluído, se sente de alma lavada", conta Sirene, que também trabalha há 12 anos no carnaval de São Paulo, pela escola Águia de Ouro. Para Cirene, figuras como o "Pop da Selva" Arlindo Júnior e o artista plástico Juarez Lima deixaram legados eternos. Ela destaca ainda que o festival vai muito além do profano, estando profundamente ligado à religiosidade local. "Toda Alvorada eu tenho que entregar a promessa. Tenho que chegar na catedral com o boi e ajoelhar lá junto com ele. Não é uma festa profana, é o dom que Deus deu para a gente", afirma. 🔎 CONTEXTO: A Alvorada do Garantido é uma tradicional festa realizada em Parintins na madrugada de 1º de maio. O evento reúne milhares de torcedores do Boi Garantido em uma caminhada pelas ruas da cidade, com apresentações de toadas, batucada e celebrações que seguem até o amanhecer. Cirene Maria Barros, artista do Boi Garantido Lucas Macedo/g1 AM Das ferramentas simples ao 'padrão Caprichoso' Do outro lado de Parintins, no reduto azul e branco, o artista plástico Nildo Costa, de 52 anos, também testemunha essa passagem de tempo. Com 32 anos de experiência no Boi Caprichoso, ele é hoje um dos nomes mais antigos em atividade no setor de módulos alegóricos. Nildo iniciou a trajetória no boi-bumbá em 1993 e acompanhou de perto a transformação técnica das alegorias, que deixaram de ser estruturas simples para se tornarem os gigantescos e tecnológicos módulos que surpreendem o público no Bumbódromo. O artista diz que, com o passar dos anos, o Caprichoso ficou conhecido pela grandiosidade das alegorias. Ele acredita que a evolução da festa ajudou a consolidar essa identidade visual e cênica inconfundível. "O Caprichoso tem uma palavra que é muito bonita: padrão. Padrão Caprichoso. Isso já é uma identidade nossa. O público pode esperar um espetáculo", projeta o artista, demonstrando otimismo e confiança para a disputa deste ano. Nildo Costa, artista do Boi Caprichoso Lucas Macedo/g1 AM Últimos ajustes A concentração do Bumbódromo virou um grande ateliê a céu aberto. A menos de uma semana do 59º Festival Folclórico de Parintins, equipes dos bois Caprichoso e Garantido aceleram o ritmo para finalizar as alegorias que prometem surpreender o público nas três noites de apresentações. Após meses de trabalho nos galpões, as estruturas gigantes ganham forma ao lado da arena. Pintura, ajustes, iluminação e efeitos especiais ocupam centenas de profissionais, que vivem a mistura de ansiedade e expectativa pelo início do festival. LEIA TAMBÉM: Isabelle Nogueira diz que Garantido prepara espetáculo 'histórico' para festival de 2026 Da vitória do Garantido à polêmica na apuração: relembre os momentos que marcaram Caprichoso e Garantido em 2025 Boi de Rua do Caprichoso arrasta multidão pelas ruas de Parintins em cortejo marcado por emoção Alegorias de Caprichoso e Garantido entram em reta final na concentração do Bumbódromo

  25. Motorista devolve cerca de R$ 132 milhões que foram depositados em sua conta por erro O motorista Antônio Pereira do Nascimento, que ficou conhecido nacionalmente por devolver R$ 131 milhões depositados por engano em sua conta, quase se tornou vítima de criminosos que tentaram se passar por seu advogado. O caso ocorreu enquanto o trabalhador aguarda o desfecho de uma ação judicial contra o banco no Tocantins, iniciada após o episódio da transferência milionária em junho de 2023. Antônio vive uma rotina simples em Palmas e, desde que devolveu a quantia ao banco, enfrenta processos judiciais, pedindo recompensa e indenização por danos morais. Ele, que possuía apenas R$ 227 antes do equívoco, percebeu a quantia milionária e, de forma voluntária, procurou a instituição financeira para realizar a devolução total do dinheiro. 📱 Clique aqui para seguir o canal do g1 TO no WhatsApp Foi se aproveitando dessa exposição e da tramitação do processo que um golpista entrou em contato com o trabalhador, utilizando fotos reais e o número correto da ação para dar veracidade à fraude. A abordagem ocorreu via mensagem de celular, e o golpista insistia que o motorista precisava pagar uma "taxa" para que o dinheiro fosse finalmente liberado em sua conta. “Quando me cobrou dinheiro, eu vi que era fraude. Disse que tinha saído já [o resultado] lá, mas foi mentira. Pagar taxa? O advogado não cobrou taxa nenhuma minha, nadinha, foi de graça", relatou. LEIA TAMBÉM Motorista que recebeu R$ 131 milhões por engano chegou a ter conta classificada como 'VIP' em 2023; caso segue na Justiça Depósito por engano e disputa judicial: veja cronologia do caso de motorista que recebeu R$ 131 milhões de banco Motorista que recebeu R$ 131 milhões por engano pede esclarecimento à Justiça sobre decisão; entenda Antônio Pereira ficou milionário por sete horas Reprodução/TV Anhanguera O motorista conta que o criminoso foi detalhista: utilizou a foto do advogado legítimo de Antônio e até informações de que o processo de danos morais, no valor de R$ 150 mil, já estaria liberado. "Esse foi malandro, pegou foto do advogado, pegou tudinho... a foto da mulher, do homem, e ficou me ligando aí. [...] Botou o número do processo, até a foto do processo... tudinho", relatou. Antônio contou que atualmente lida com comentários nocivos, por ter sido honesto com o banco. Após devolver o dinheiro e ter ficado com problemas com a instituição, ele ironiza a situação: "Tentou aproveitar né... o cara [ele próprio] já está lascado, aí o malandro quer lascar mais ainda", brincou Antônio. Para confirmar a suspeita, ele procurou seu verdadeiro defensor, que confirmou a tentativa de golpe e lhe informou que essa prácica tem se tornado cada vez mais comum. O golpe do ‘falso advogado’ O golpe sofrido por Antônio é uma modalidade criminosa que tem se tornado comum e utiliza uma estrutura organizada para enganar as vítimas. No Tocantins, uma operação recente da Polícia Civil desarticulou um grupo especializado nesse tipo de fraude, que fazia vítimas em diversos estados. Geralmente, os criminosos começam com uma fase de preparação, realizando uma triagem em sistemas de processos judiciais públicos para identificar possíveis alvos que aguardam pagamentos. Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública, os criminosos criam perfis falsos em aplicativos de mensagens, utilizando nomes e fotos de advogados ou escritórios de advocacia legítimos. Na fase de execução, a SSP informou que os golpistas entram em contato com a vítima se passando pelo profissional contratado. Eles demonstram conhecimento sobre os detalhes do processo para passar confiança e, então, induzem a pessoa a realizar transferências bancárias sob o pretexto de quitar custas judiciais ou taxas de liberação de alvarás. Veja algumas dicas da SSP para não cair nesse tipo de golpe: Desconfie de números novos: O seu advogado geralmente fará contato pelo número que você já tem salvo. Se receber mensagens de um perfil desconhecido, mesmo que use a foto do profissional, não forneça dados; Não pague para receber: Fique atento, pois advogados não solicitam pagamentos de taxas ou custas antecipadas para "liberar" valores de ganhos de causa ou alvarás; Verifique a conta de destino: Nunca realize depósitos ou transferências para contas de terceiros ou CPFs que não sejam do próprio escritório ou do advogado contratado; Faça uma dupla checagem: Antes de qualquer transação, ligue para o número oficial do escritório ou vá pessoalmente ao local para confirmar se a solicitação de pagamento é legítima; Consulte os meios oficiais: Em caso de dúvida, você pode verificar o andamento do seu processo diretamente nos sites dos tribunais ou entrar em contato com a seção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de sua região. Relembre o caso O episódio que mudou a vida de Antônio Pereira do Nascimento ocorreu em junho de 2023, quando um erro operacional de um banco resultou no depósito de R$ 131.870.227,00 em sua conta corrente. Apesar da honestidade, Antônio relatou que o "dia de milionário" trouxe consequências negativas. Ele afirma ter sofrido pressão psicológica por parte do gerente para o estorno. Além disso, o banco classificou sua conta como "VIP" devido ao saldo astronômico, o que elevou automaticamente a tarifa bancária de R$ 36 para R$ 70, gerando indignação no trabalhador. Em julho de 2024, o motorista decidiu acionar a Justiça contra o banco Bradesco. Na ação, a defesa pede o pagamento de 10% do valor devolvido (mais de R$ 13 milhões) como direito de recompensa, fundamentado no Código Civil, além de R$ 150 mil por danos morais devido aos transtornos emocionais e cobranças indevidas sofridas após o episódio. Atualmente, o processo tramita na 6ª Vara Cível de Palmas e aguarda julgamento. Em março de 2024, a Justiça dispensou a necessidade de ouvir testemunhas, indicando que o caso pode ser decidido de forma antecipada. O g1 pediu um posicionamento do Banco Bradesco, mas não houve retorno até a última atualização desta reportagem. Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

+ Sobre nós

Image

Onde estamos: .

Rua Barão do Rio Branco, 347
Centro Itápolis/SP
3262 7482 - 3262 7483
16 99781 3817(Rega)
16 99742 1727(Daiane)
© 2018 RG Assessoria Fisco Contábil. All Rights Reserved. Designed By JKAsites