Enviar uma pergunta? CLICK AQUI
Seg - Sexta: 7:30 - 17:00
Sáb-Dom Fechado
3262 7482 - 3262 7483
16 99781 3817
16 99742 1727
Rua Barão do Rio Branco, 347 - Centro
Itápolis/SP

G1 GLOBO (Tudo Diário)

Últimas notícias do Brasil e do mundo, sobre política, economia, emprego, educação, saúde, meio ambiente, tecnologia, ciência, cultura e carros. Vídeos dos telejornais da TV Globo e da GloboNews.

  1. Um operador de câmbio passa por uma tela que exibe o Índice Composto de Preços das Ações da Coreia (KOSPI) e a taxa de câmbio entre o dólar americano e o won sul-coreano na sala de operações cambiais da sede do Hana Bank em Seul, Coreia do Sul Ahn Young-joon / AP As bolsas da Ásia fecharam em forte queda nesta sexta-feira (26), lideradas pelos mercados do Japão e da Coreia do Sul, em meio a uma onda de venda de ações de empresas ligadas à inteligência artificial (IA). O índice Nikkei 225, de Tóquio, caiu 4,4%, enquanto o Kospi, da Coreia do Sul, recuou 7,7%. Em Hong Kong, o Hang Seng perdeu 1,9%, e o índice Shanghai Composite, da China, caiu 2,1%. A queda ocorre após uma sequência de fortes valorizações impulsionadas pelo entusiasmo em torno da inteligência artificial. No início da semana, tanto o Nikkei quanto o Kospi haviam atingido máximas históricas. Segundo analistas, o movimento desta sexta não reflete uma piora nas perspectivas para o setor de IA, mas sim uma realização de lucros. Isso acontece quando investidores vendem ações que subiram muito para garantir os ganhos obtidos, prática comum após períodos de forte valorização. Avanço das ferramentas de inteligência artificial aumenta riscos da exposição de imagens de crianças nas redes A correção também foi influenciada pela volatilidade recente nos mercados globais, que têm reagido rapidamente a novidades envolvendo inteligência artificial, além de outros fatores, como o reajuste de preços anunciado pela Apple. Na quinta-feira (25), as bolsas dos Estados Unidos fecharam sem direção única. Enquanto diversas empresas de inteligência artificial voltaram a registrar alta, as ações da Apple caíram após a companhia anunciar aumento de preços em vários de seus produtos. A venda em massa desta sexta não significa que a inteligência artificial esteja "distribuindo dividendos" ou que o setor tenha perdido força. O movimento indica apenas que parte dos investidores optou por embolsar os lucros acumulados depois da forte valorização recente das ações do setor. Micron supera Meta e Tesla impulsionada pela IA A fabricante de chips de memória Micron Technology ultrapassou, nesta quinta-feira (25), pela primeira vez, o valor de mercado da Meta e, por um breve período, também o da Tesla, após divulgar uma previsão financeira acima das expectativas para o quarto trimestre. As ações da empresa subiam 18,4%, elevando seu valor de mercado para US$ 1,398 trilhão. No mesmo momento, a Meta era avaliada em US$ 1,392 trilhão, enquanto a Tesla tinha valor de mercado de US$ 1,4 trilhão. Na quarta-feira (24), a Micron projetou receita e lucro para o quarto trimestre acima das estimativas do mercado, o que impulsionou a recuperação das ações após uma recente queda. Logo da Micron em ilustração. A empresa superou Meta e Tesla em valor de mercado impulsionada pela demanda por chips para inteligência artificial. Dado Ruvic/Reuters A empresa também informou que seus clientes já comprometeram US$ 22 bilhões em pedidos para garantir o fornecimento de chips de memória. A Micron ultrapassou a marca de US$ 1 trilhão em valor de mercado em 26 de maio, após a entrada da sul-coreana Samsung Electronics nesse grupo. As fabricantes de chips de memória vêm sendo impulsionadas pelo interesse dos investidores em empresas que fornecem componentes para os investimentos das grandes empresas de tecnologia em infraestrutura de inteligência artificial. *Com informações da AP e Reuters.

  2. Sobe para 188 o número de mortos no terremoto na Venezuela; 250 edifícios foram destruídos ou danificados Tremores de magnitude 7,5 e 7,2 foram registrados no país em um intervalo de menos de um minuto. Equipes de resgate buscam nesta quinta (25) vítimas soterradas em prédios que desabaram pelo país. Os dois fortes terremotos que atingiram a Venezuela na quarta (24) deixaram 188 mortos e 1.520 feridos - número que pode aumentar nas próximas horas diante do tamanho da destruição.. Prédios inteiros e casas desabaram em Caracas e em outras cidades venezuelanas. Na manhã desta quinta (25), equipes de resgate trabalhavam em busca de sobreviventes.. O segundo tremor, de magnitude 7,5, é o mais forte a atingir a Venezuela em mais de um século.. A presidente venezuelana, Delcy Rodríguez, decretou estado de emergência no país. Não há notícia de brasileiros afetados, segundo Itamaraty.. Brasil, EUA e Europa enviaram equipes de resgate para o país. O tremor também foi sentido em cidades no norte do Brasil, como Manaus e Belém.

  3. Brasileiro grava vídeo após terremoto atingir hotel em que estava em Caracas Um comissário de bordo da Gol registrou momentos logo após o terremotos atingirem a Venezuela na quarta-feira (24). Ele e uma parte da tripulação estavam em Caracas assistindo ao jogo do Brasil contra a Escócia no térreo de um hotel quando os terremotos atingiram a região. Em nota, a Gol afirmou que todos estão bem e em local seguro. AO VIVO: veja últimas atualizações do terremoto ✅ Siga o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp "Soou o alarme e, em menos de 15 segundos, aconteceu o terremoto", relatou o brasileiro no vídeo. "Graças a Deus, a gente estava assistindo ao jogo no térreo, na lanchonete, porque, se a gente estivesse no quarto, teria sido trágico. Olha o nosso hotel." ▶️ Contexto: Dois terremotos de magnitudes 7,2 e 7,5 atingiram a Venezuela em um intervalo de menos de um minuto na quarta-feira. Nas imagens, é possível ver paredes danificadas em diversos andares do hotel. O comissário mostra a rua e relata que algumas pessoas ficaram feridas, inclusive ele, que caiu na piscina no momento que saia do local. (Veja o vídeo acima). "Teve um terremoto, bem forte, eu cai na piscina, acabei caindo, machuquei o cotovelo. A minha tripulação está aqui, o comandante, comissária, ela se machucou um pouco", diz na gravação. No momento em que gravou o vídeo, o brasileiro afirmou que não tinha notícias do copiloto, que havia permanecido no quarto. O g1 entrou em contato com a Gol. Sem citar o copiloto, a empresa afirmou que mantém contato com os tripulantes em Caracas, que todos estão bem e em local seguro. A Gol também suspendeu todos os voos com destino ou origem em Caracas de 25 de junho a 5 de julho. Os clientes afetados poderão remarcar a viagem, mudar de rota ou optar pelo reembolso, sem cobrança extra. Ainda não há informações sobre o retorno da tripulação para o Brasil ou saída da Venezuela. Uma pessoa caminha entre os escombros de um prédio que desabou, após os terremotos em Caracas , Venezuela. Leonardo Fernandez Viloria / Reuters Na noite de quinta, o Ministério de Relações Exteriores (MRE) confirmou a morte de dois brasileiros após os terremotos na Venezuela. "O MRE informa, com grande pesar, o falecimento de uma cidadã e um cidadão brasileiros em consequência dos terremotos que atingiram a Venezuela. O MRE informa estar prestando assistência consular às famílias das vítimas". Segundo interlocutores que acompanham o caso, as vítimas não eram da mesma família e falecerem em desabamentos diferentes. Uma das mortes ocorreu em Caracas, capital do país, e a outra ainda está sendo apurada. Segundo o último balanço, divulgado na quinta-feira (25), 235 pessoas morreram no país. Mais de 1.500 ficaram feridas e cerca de 200 continuam sob escombros. Um site criado para reunir informações sobre desaparecidos contabiliza quase 40 mil registros. O número não foi verificado de forma independente nem confirmado pelo governo. Nesta quinta, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que conversou com a presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, e que o governo brasileiro vai enviar ajuda humanitária para o país. "Vamos enviar, nesta sexta (26) pela manhã, uma missão humanitária de busca e resgate urbano, em avião KC-390 da FAB, que sairá do Aeroporto de Guarulhos, com 36 bombeiros dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná, quatro técnicos da Defesa Civil Nacional e outros quatro técnicos da Agência Nacional de Telecomunicações. Com eles vão nove toneladas de equipamentos para ajudar na busca e socorro às vítimas", escreveu o presidente. Itamaraty confirma morte de dois brasileiros após terremotos na Venezuela Lula disse ainda que o governo vai enviar neste sábado (27) um avião com equipamentos para montagem de um hospital de campanha, cem purificadores de água com painel solar, medicamentos e material médico para cirurgias. Segundo projeções do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o número de mortos pode aumentar à medida que as equipes consigam acessar as áreas mais destruídas e avancem nas buscas por desaparecidos. A presidente interina, Delcy Rodríguez, afirmou que o governo trabalha com empresas privadas para mobilizar máquinas pesadas e acelerar os resgates. Cidades do litoral da Venezuela estão entre as mais atingidas Juan Silva/Arte g1 Leia a nota da companhia: "A GOL mantém contato com os seus tripulantes que estão em Caracas e pode informar que todos estão bem e instalados em local seguro", diz a nota. GIF Comissário da Gol em Caracas após terremoto Reprodução

  4. Na quarta-feira (24), a ex-primeira-dama publicou em suas redes sociais um vídeo (de quase 27 minutos, dividido em duas partes) que escancara o racha dentro da família Bolsonaro: ela diz que foi desrespeitada por Flávio e que se sentiu humilhada pelo filho Zero Um de Jair. Citado nominalmente por Michelle, o pré-candidato à Presidência pediu desculpas horas depois e, pelo menos em público, o desentendimento foi encerrado. A publicação do vídeo escancara a tensão entre a esposa e os filhos de Jair, uma relação que ficou ainda mais crítica a partir de novembro de 2025: na época, Michelle questionou a aliança do PL (partido de todos os integrantes da família) com Ciro Gomes (agora no PSDB) no Ceará; dias depois da polêmica, o ex-presidente deu a benção para que Flávio fosse o candidato do bolsonarismo à Presidência – e frustrou os planos de quem desejava uma chapa com Tarcísio de Freitas e a própria Michelle, na vice. Neste episódio, Natuza Nery conversa com o jornalista Bernardo Mello Franco sobre o clima dentro do clã Bolsonaro, as repercussões políticas da lavagem de roupa suja em público e o impacto eleitoral da briga para Flávio. Convidado: Bernardo Mello Franco, colunista do jornal O Globo e da rádio CBN. O podcast O Assunto é produzido por: Luiz Felipe Silva, Sarah Resende, Carlos Catelan, Luiz Gabriel Franco, Juliene Moretti, Stéphanie Nascimento e Guilherme Gama. Apresentação: Natuza Nery. Posse de Jair foi sinal de relação tensa dentro da família O que você precisa saber: Michelle Bolsonaro posta vídeo e diz ter sido maltratada e humilhada por Flávio: 'Entendi que não queria meu apoio' Andréia Sadi: Crise entre Michelle e filhos de Jair Bolsonaro: veja cronologia do conflito com Flávio, Carlos e Eduardo Andréia Sadi: Aliados de Flávio Bolsonaro veem Michelle em campanha pelo comando do bolsonarismo Flávio Bolsonaro pede desculpas e diz que Michelle gravou vídeo após não retornar mensagem dele ANÁLISE: Michelle risca o chão, se apresenta como a Bolsonaro mais leal a Jair e detona Flávio Mallu Gaspar: Michelle avisou Jair Bolsonaro de que faria vídeo contra Flávio Libras, Estrela de Davi e honrarias: o cenário escolhido por Michelle Bolsonaro em vídeo que critica Flávio O Assunto é o podcast diário produzido pelo g1, disponível em todas as plataformas de áudio e no YouTube. Desde a estreia, em agosto de 2019, o podcast O Assunto soma mais de 168 milhões de downloads em todas as plataformas de áudio. No YouTube, o podcast diário do g1 soma mais de 14,2 milhões de visualizações. Michelle Bolsonaro em postagem sobre Flávio Bolsonaro. Reprodução pessoal

  5. Com a chegada dos dias frios, o banho passa a pedir escolhas mais cuidadosas no banheiro. O conforto térmico, a distribuição da água e a resistência dos materiais influenciam diretamente a experiência de uso, especialmente em projetos pensados para unir praticidade e bem-estar. A ducha tem participação importante nesse resultado. Quando bem especificada, contribui para uma distribuição mais uniforme da água, melhora a sensação durante o banho e se integra de forma mais harmônica aos metais e revestimentos escolhidos para o espaço. As duchas DAX, marca exclusiva da Vilarejo, entram nesse contexto com modelos que combinam funcionalidade, durabilidade e presença visual. As linhas oferecem acabamento resistente, desenho bem resolvido e opções que se adaptam a diferentes propostas de banheiro. Um banheiro pensado nos detalhes, com a elegância e a sofisticação da ducha DAX Del Toro Black. Acervo Vilarejo. Outro ponto relevante está na composição do projeto. Modelos com acabamento black, cromado, gold ou rose gold ajudam a criar unidade com registros, torneiras e demais metais, tornando o banheiro mais organizado visualmente. Além da estética, a escolha correta também impacta a manutenção. Peças resistentes, fáceis de limpar e compatíveis com a estrutura hidráulica da casa contribuem para melhor desempenho ao longo do tempo. A ducha de teto DAX Del Toro Gold combina distribuição equilibrada de água e presença visual marcante para banhos mais confortáveis nos dias frios. Acervo Internet. Na Vilarejo, a escolha das duchas DAX conta com atendimento técnico especializado, que auxilia na definição dos modelos mais adequados para cada projeto, considerando uso, estrutura hidráulica e proposta visual do ambiente. As lojas também oferecem profissional para especificação sem custo, contribuindo para decisões mais precisas e melhor aproveitamento dos materiais escolhidos. Com marca exclusiva, suporte técnico e soluções alinhadas ao uso diário, a Vilarejo ajuda a construir banheiros mais funcionais, confortáveis e preparados para os dias frios. Consultoria personalizada nas lojas Vilarejo em Araruama, Maricá, Cabo Frio, Búzios, Rio das Ostras, Macaé, Campos dos Goytacazes e Niterói.

  6. As aulas foram no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho Moisés Bruno Macaé aplicou o primeiro módulo da capacitação do "Programa Município Mais Seguro", desenvolvido em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). O curso foi voltado exclusivamente para guardas municipais. As aulas foram ministradas no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho e teve a a disciplina "Uso Diferenciado da Força" na inauguração. Foram apresentados equipamentos de menor potencial ofensivo Moisés Bruno A capacitação consistiu na habilitação para o uso de instrumentos de menor potencial ofensivo, com foco nas melhores práticas nacionais e internacionais para o emprego da força, visando à preservação da vida e dos direitos humanos. A meta do programa é fortalecer a segurança pública municipal e promover o uso responsável da força em favor do cidadão. O curso também contemplou a participação de psicólogos, com atenção especial à saúde mental dos agentes. A carga horária foi de 40 horas Moisés Bruno No total, a capacitação apresentou dois módulos, cada um com carga horária de 40 horas. O objetivo é fortalecer a segurança pública municipal por meio da valorização e da capacitação dos guardas municipais. Com a adesão ao Programa Município Mais Seguro, Macaé receberá investimentos superiores a R$ 3 milhões em capacitação, formação, instrução, tecnologias e equipamentos, na modalidade de doação. Metade do efetivo empregado é de Macaé. Os demais agentes participantes são dos municípios de Campos dos Goytacazes, Rio das Ostras e Armação dos Búzios. Foram 16 instrutores, entre policiais militares e guardas municipais. A aprendizagem apresentou as melhores técnicas nacionais e internacionais de utilização da força, um norte mais seguro para atuação dos guardas e que, consequentemente, se traduzirá em mais qualidade dos serviços prestados à população.

  7. Várias intervenções da Prefeitura de Montes Claros estão deixando nossa cidade cada vez melhor para se viver, destacando-se positivamente nos indicadores de qualidade de vida, segurança pessoal e desenvolvimento social, nos cenários estadual e nacional. A população tem comemorado esses avanços, principalmente as pessoas que viviam em situação de maior vulnerabilidade e agora veem o asfalto e o saneamento passando na porta de casa, além de unidade de saúde e escola nas proximidades. “Jamais pensei que nosso bairro receberia tantos benefícios”, confessa o aposentado João Pereira Gomes Solon Queiroz Este é o caso do aposentado João Pereira Gomes, morador do Novo Delfino, bairro que ficou mais de cinco décadas sem receber praticamente nenhuma nova infraestrutura, onde os moradores eram obrigados a conviver com lama, poeira e alagamentos. “Jamais pensei que nosso bairro receberia tantos benefícios de uma hora para a outra, mas agora é uma realidade. Tá aí o asfalto e a drenagem chegando para acabar com o nosso sofrimento, sem falar no excelente serviço de saúde, dos agentes de saúde que visitam minha casa todo mês, facilitando consultas, exames e trazendo os resultados. Tá uma maravilha!”, comemora. As obras fazem parte do complexo esportivo do Bairro Novo Delfino, que contempla três componentes: o estádio (Arena) e sua área externa, o Parque Ecológico e o Centro de Treinamento. São obras do programa Montesclarear, anunciado recentemente pela administração municipal e que vai investir cerca de R$ 1 bilhão nas áreas de infraestrutura, saúde, educação, cultura, esporte e lazer, entre outras. MONTESCLAREAR Segundo o prefeito Guilherme Guimarães, uma Montes Claros mais dinâmica exige avanços na infraestrutura para promover tanto a economia quanto o aspecto social da cidade. Por isto, melhorar a circulação de veículos, reduzindo o tempo de deslocamento das pessoas, é uma estratégia para atrair novos investimentos. O prefeito também destacou que o novo estádio municipal ficará pronto em breve, assim como as ruas de acesso, que trarão benefício direto para os moradores da região, além de um parque que será inaugurado próximo, tudo com recursos próprios da população de Montes Claros. Obras de drenagem avançam e mudam a realidade da região Solon Queiroz

  8. A força da indústria nacional e internacional já está confirmada no 19º Encontro de Negócios da Expo Usipa. Reconhecido como um dos principais ambientes de conexão empresarial de Minas Gerais e do Brasil, o encontro reunirá grandes empresas âncoras, ampliando oportunidades de networking, parcerias estratégicas e geração de negócios durante a feira. Entre as empresas confirmadas estão Aperam, ArcelorMittal, Bemisa, Braskem, Cenibra, CSN, Ferroeste, Jaguar Mining, Ternium, Usiminas, Vale, Vallourec e VLI. Para o presidente da Usipa, Lucas Lima Mesquita, a presença das empresas reforça a credibilidade do evento: “Receber grandes companhias demonstra a força da Expo Usipa e sua capacidade de promover conexões, fortalecer parcerias e impulsionar novos negócios”. Consolidado como um espaço estratégico entre fornecedores, prestadores de serviços e grandes indústrias, o Encontro de Negócios aproxima empresas e cria oportunidades para apresentação de soluções, produtos e tecnologias diretamente a compradores e representantes de grandes corporações. Compradores fechando negócios Divulgação Assessoria de Comunicação Expo Usipa A gerente da Expo Usipa, Luiza Elizabete, destaca que o encontro é um dos momentos mais aguardados da feira pela possibilidade de networking qualificado e geração de oportunidades comerciais. “Estamos preparando uma edição ainda mais estratégica e conectada às demandas do mercado”, afirmou. A expectativa é reunir centenas de empresas e profissionais de diversos segmentos, fortalecendo o posicionamento da Expo Usipa como um dos maiores eventos de negócios, inovação e desenvolvimento do setor no país. A 36ª Expo Usipa é realizada pela Usipa e Usiminas, com patrocínio de HC Indústria Mecânica, Sicoob Vale do Aço, CRT-MG, Vale e Convaço, além do apoio de Abimaq, Bemisa, Ibram, Fiemg, Ternium e ABM Brasil. Encontro de Negócios Divulgação Expo Usipa

  9. Expo Usipa Warley Soares A contagem regressiva para a 36ª Expo Usipa já começou, e os visitantes interessados em participar de um dos maiores encontros de negócios e inovação de Minas Gerais já podem garantir presença na feira. O credenciamento gratuito está oficialmente aberto e pode ser realizado de forma rápida pelo site oficial do evento. Reconhecida como um importante ambiente de conexões e desenvolvimento regional, a Expo Usipa reúne empresas, expositores, fornecedores, profissionais e visitantes de diversas regiões do país. Ao longo dos anos, a feira se consolidou como um espaço estratégico para networking, geração de negócios, apresentação de soluções inovadoras e fortalecimento da economia. O presidente da Usipa, Lucas Lima Mesquita, destaca a importância da feira para o setor empresarial e industrial: “A Expo Usipa representa desenvolvimento, conexão entre empresas, fortalecimento da indústria e geração de oportunidades para toda a região. A abertura do credenciamento marca mais uma importante etapa na preparação deste grande encontro de negócios”. Para participar da feira, o público deve realizar o credenciamento pelo site oficial da Expo Usipa (expousipa.com). Após o cadastro, basta apresentar o CPF na entrada do evento para garantir acesso com mais agilidade. A gerente da Expo Usipa, Luiza Elizabete, reforça o convite ao público: “Estamos preparando uma edição ainda mais completa, com grandes empresas, oportunidades de negócios, networking e inovação. Convidamos empresários, profissionais e visitantes a realizarem o credenciamento antecipadamente e participarem conosco desta grande edição”. A 36ª Expo Usipa reforça mais uma vez seu papel como vitrine de tendências, tecnologias e soluções para o mercado, promovendo encontros estratégicos entre empresas, parceiros e visitantes. A feira é realizada pela Usipa e Usiminas, com patrocínio de HC Indústria Mecânica, Sicoob Vale do Aço, CRT-MG, Vale e Convaço, além do apoio de Abimaq, Bemisa, Ibram, Fiemg, Ternium e ABM Brasil. Expo Usipa Warley Soares.

  10. A Expo Usipa conquistou o certificado de carbono neutro, selo oficial que atesta a neutralização das emissões de gases de efeito estufa (GEE) geradas durante a organização e realização do evento. O reconhecimento ganha ainda mais relevância diante do cenário atual, já que apenas cerca de 5% das feiras realizadas no Brasil possuem essa certificação e, em Minas Gerais, o número é ainda mais restrito. A certificação reforça o compromisso da Expo Usipa com práticas sustentáveis e com a adoção de medidas concretas para reduzir impactos ambientais. Para a conquista, foram realizadas ações de inventário de emissões, além da implementação de estratégias de redução e compensação, como apoio a projetos ambientais e iniciativas de preservação. Mais do que um selo, a certificação representa uma evolução na forma de planejar e executar eventos de grande porte, colocando a Expo Usipa entre os eventos alinhados às diretrizes globais de sustentabilidade e às boas práticas ambientais. De acordo com o presidente da Usipa, Lucas Lima Mesquita, a conquista é resultado de uma visão estratégica que integra crescimento e responsabilidade ambiental. “A Expo Usipa mantém um compromisso contínuo com a inovação responsável, incorporando práticas que unem desenvolvimento e preservação ambiental, promovendo decisões mais conscientes e sustentáveis”, destaca. A gerente da Expo Usipa, Luiza Elizabete, também reforça a importância da iniciativa. “Além do impacto ambiental positivo, a certificação agrega valor institucional à feira e demonstra que é possível promover grandes eventos com responsabilidade, planejamento e respeito ao meio ambiente”, afirma. Com essa conquista, a Expo Usipa reafirma seu papel como uma das principais feiras industriais da região, consolidando-se não apenas como espaço de negócios e networking, mas também como referência em sustentabilidade e inovação. 35ª edição da Expo Usipa Divulgação Assessoria de Comunicação Expo Usipa

  11. A Expo Usipa segue ampliando sua relevância no cenário empresarial e industrial brasileiro e confirma a participação da Mineração Vale Verde como empresa âncora do 19º Encontro de Negócios da feira. A chegada da companhia marca um momento histórico para esta edição, que alcança o número recorde de 14 empresas âncoras participantes. Pela primeira vez na Expo Usipa, a Mineração Vale Verde integra o grupo de grandes companhias que impulsionam oportunidades comerciais, networking e conexões entre fornecedores e indústrias de diversos segmentos. A participação inédita reforça o alcance nacional da feira e sua capacidade de atrair importantes empresas do setor mineral e industrial. A Mineração Vale Verde é a primeira empresa de metais não ferrosos de Alagoas, atuando com uma mina a céu aberto para beneficiamento de concentrado de cobre. A companhia pertence ao grupo Baiyin Nonferrous, um dos maiores players globais do setor. O 19º Encontro de Negócios da Expo Usipa tem como objetivo promover conexões estratégicas entre empresas âncoras, expositores e fornecedores, criando oportunidades reais de negócios, fortalecimento de parcerias e desenvolvimento econômico regional. Para o presidente da Usipa, Lucas Lima, a confirmação da mineradora fortalece ainda mais o evento. “Receber a Mineração Vale Verde pela primeira vez demonstra a força e a credibilidade conquistadas pela Expo Usipa ao longo dos anos. Alcançar o recorde de 14 empresas âncoras evidencia o crescimento e a relevância da feira para o setor industrial”, destacou. A gerente da Expo Usipa, Luiza Elizabete, também ressaltou a importância da participação inédita da empresa. “A chegada da Mineração Vale Verde amplia as possibilidades de conexões e oportunidades para os participantes da feira, consolidando o evento como um ambiente estratégico para negócios, inovação e desenvolvimento”, afirmou. O credenciamento gratuito para a 36ª Expo Usipa já está disponível pelo site oficial: expousipa.com. Encontro de Negócios Expo Usipa Divulgação Assessoria de Comunicação Expo Usipa

  12. A preparação para a 36ª Expo Usipa segue em ritmo intenso. Com foco em fortalecer a participação das empresas expositoras e ampliar as oportunidades de negócios durante a feira, a Usipa promoveu um treinamento voltado aos expositores da área comercial do evento. A capacitação apresentou estratégias para potencializar resultados antes, durante e após a feira, abordando temas como atendimento, relacionamento, posicionamento de marca e geração de negócios. Os participantes também receberam orientações para ampliar conexões, fortalecer parcerias e aproveitar melhor as oportunidades comerciais proporcionadas pelo evento. O encontro ainda promoveu integração e networking entre os expositores, além do alinhamento de informações sobre logística, credenciamento e funcionamento da feira. Para o presidente da Usipa, Lucas Lima Mesquita, o crescimento da Expo Usipa está diretamente ligado à confiança das empresas parceiras. “Cada empresa presente contribui para fortalecer o evento e o desenvolvimento da nossa região”, destacou. A gerente da feira, Luiza Elizabete, ressaltou que o treinamento busca preparar os expositores para uma participação mais estratégica e produtiva durante o evento. Reconhecida como uma das maiores feiras multissetoriais de Minas Gerais, a Expo Usipa se consolida como um ambiente de conexão, desenvolvimento econômico e fortalecimento empresarial. O credenciamento gratuito para a 36ª Expo Usipa já está disponível pelo site oficial: expousipa.com. A 36ª Expo Usipa é realizada pela Usipa e Usiminas, com patrocínio de HC Indústria Mecânica, Sicoob Vale do Aço, CRT-MG, Vale e Convaço, além do apoio de Abimaq, Bemisa, Ibram, Fiemg, Ternium e ABM Brasil. Treinamento com Expositores da área comercial Caio Ramalho

  13. Zoraide de Deus Mota ao lado de Levita de Deus Nunes após coleta de sangue para estudos genéticos sobre longevidade no Rio de Janeiro, Brasil, 23 de junho de 2026. REUTERS/Tita Barros. Qual é o segredo para uma vida longa? Três irmãs brasileiras, cuja idade somada é de 316 anos, que foram reconhecidas pelo Guinness neste mês como o trio de irmãos mais velhos do mundo ainda vivos, podem ajudar os pesquisadores a descobrir isso. O Projeto DNA Longevo, um estudo liderado pela cientista Mayana Zatz, da Universidade de São Paulo, tem como objetivo investigar os fatores biológicos por trás do envelhecimento. As descobertas a partir do caso das três irmãs podem ajudar os cientistas a compreender melhor por que algumas pessoas permanecem fisicamente e cognitivamente resistentes em idades excepcionalmente avançadas. Pesquisadores se propõem a comparar nonagenários e centenários com pessoas que desenvolveram fragilidade, declínio cognitivo ou doenças crônicas, buscando características associadas à longevidade. “Por meio de testes de DNA, buscamos genes protetores, e sabemos que existem vários deles”, disse Zatz, que coordena o Centro de Pesquisa do Genoma Humano da universidade. Agora no g1 “Quanto mais pessoas tivermos que vivem além dos 100 anos, especialmente famílias com vários centenários, mais precisa será nossa pesquisa para identificá-los.” Os cientistas acreditam que fatores hereditários podem desempenhar um papel mais importante do que as influências ambientais na preservação da saúde e das funções na terceira idade. As irmãs Zulina de Deus Nunes, de 103 anos, Zoraide de Deus Mota, de 104, e Levita de Deus Nunes, de 109, que moram no Rio de Janeiro, foram identificadas por meio da LongeviQuest, uma organização global que verifica registros de longevidade e tem parceria com o Guinness World Records. “Quando irmãs chegam a essa idade, há claramente um forte componente genético”, disse Ben Meyers, presidente-executivo da LongeviQuest. “Mas, como moram próximas umas das outras, elas também contam com uma rede de apoio, com a família pronta para ajudar quando necessário. Definitivamente, há também um aspecto comunitário.” oraide de Deus Mota ao lado de Levita de Deus Nunes após coleta de sangue para estudos genéticos sobre longevidade no Rio de Janeiro, Brasil, 23 de junho de 2026. REUTERS/Tita Barros As três irmãs atribuem sua longevidade a uma alimentação saudável e a um estilo de vida ativo. Zulina relembrou uma infância passada nadando e pescando em rios. “Tudo era fresco. Não tínhamos geladeira”, disse. “A amamentação é extremamente importante”, acrescentou Zoraide. Fora isso, as irmãs levaram vidas bastante comuns. Levita trabalhou como artesã e, mais tarde, em uma emissora de televisão. Zoraide trabalhou como enfermeira e criou cinco filhos, enquanto Zulina, dona de casa, criou seis. Levita relembra sua vida sem arrependimentos. “Tive uma boa infância e adolescência. Não posso reclamar.” Zoraide de Deus Mota ao lado de Levita de Deus Nunes após coleta de sangue para estudos genéticos sobre longevidade no Rio de Janeiro, Brasil, 23 de junho de 2026. REUTERS/Tita Barros Pesquisadores esperam entender como fatores genéticos, e não o estilo de vida, ajudam a proteger o coração, os músculos e a função cognitiva dos estragos do envelhecimento. O objetivo do estudo, disse o pesquisador João Paulo Guilherme, que trabalha com Zatz, “é chegar a 500 centenários para que possamos tirar conclusões mais definitivas sobre a longevidade”. (Reportagem de Aline Massuca, no Rio de Janeiro, e Victoria Pacheco, em São Paulo) LEIA TAMBÉM: Existe uma fórmula para viver mais? Estudo da USP aponta pistas para a longevidade no Brasil

  14. Adolescente de 15 anos morre 1 dia após ser atendido e liberado de UPA no interior de SP A mãe do adolescente Caio Vinicius de Oliveira, de 15 anos, que morreu um dia após ter sido atendido e liberado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Prado, em São Carlos (SP), questiona o atendimento médico oferecido ao menor, que foi liberado sem que exames fossem realizados. "A médica não fez nada, nem relou nele. Só olhou para ele e medicou", disse Beatris Regina de Lima. 📱 Siga o g1 São Carlos e Araraquara no Instagram O caso foi registrado na Polícia Civil como morte natural, mas a família questiona a conduta médica e o socorro prestado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). LEIA TAMBÉM: Adolescente de 15 anos morre 1 dia após ser atendido e liberado de UPA no interior de SP De acordo com Beatris, o filho passou mal e desmaiou em casa na madrugada de quinta-feira (25). Caio foi atendido pelo Samu e por um médico da Unidade de Suporte Avançado (USA), mas não resistiu. Em nota, a Prefeitura de São Carlos informou que o adolescente deu entrada na UPA da Vila Prado às 5h17 de quarta, e foi liberado duas horas depois porque não apresentava sinais graves, segundo a equipe médica. (Veja abaixo o posicionamento) 'Deve ser uma virose' Caio Vinicius de Oliveira morreu um dia após passar por atendimento médico na UPA da Vila Prado, em São Carlos (SP) Arquivo pessoal Beatris afirmou que Caio era saudável e manteve a rotina normalmente na terça-feira (23). O adolescente apresentou vômitos e fortes dores abdominais na madrugada de quarta-feira (24), e foi levado de carro à UPA. "Eu falei que ele não parava de vomitar, estava com muita dor na barriga. Ele não parava de se contorcer na frente dela. Retornei e falei que não dava para levar ele embora e deram outra medicação. Uma delas disse que deveria ser uma virose", contou. A mãe afirmou que a médica só olhou para o filho e que, apesar da persistência dos sintomas, nenhum exame foi solicitado. Durante a ida à UPA, Caio passou por atendimento com duas médicas que, segundo Beatris, não teriam realizado avaliação detalhada do adolescente. Mais notícias da região: RIO CLARO: Entregador leva mercadorias para a Guarda Civil com caminhonete furtada e é preso no interior de SP MATÃO: Encapuzados invadem casa e roubam fuzil, pistolas e caminhonete no interior de SP SANTA CRUZ DA CONCEIÇÃO: Homem de 68 anos é encontrado morto dentro de carro em canavial no interior de SP Liberado após medicação UPA da Vila Prado em São Carlos Vitor Diagonel/EPTV Caio recebeu medicações na veia, entre elas dipirona, mas continuou se queixando de dor. Ela retornou ao consultório para informar que o filho não havia melhorado. Depois disso, uma nova medicação com decadron e dramin foi administrada. Após receber os medicamentos, Caio disse que a dor havia amenizado e foi liberado para voltar para casa. Durante o restante do dia, segundo a mãe, o adolescente permaneceu debilitado, com fraqueza e dificuldade para ficar em pé. Ele comeu uma refeição leve e tomou bebida isotônica para reidratação. Mas, na madrugada de quinta, o quadro piorou. Beatris relatou que o filho a chamou dizendo que estava com dor no peito e tontura. Pouco depois, ele perdeu a consciência no sofá da sala da família. "Ele dormiu por volta das 21h, mas por volta das 3h ele me chamou e quis ir para o sofá. Depois de um tempo, ele me gritou, e fui correndo ver. Ele disse que estava com dor no peito e caiu de lado no sofá, já com a boca branca", disse. Atendimento do Samu Caio Vinicius de Oliveira, 15 anos, morreu um dia após atendimento na UPA da Vila Prado, em São Carlos Arquivo pessoal A família acionou o Samu e, conforme relato da mãe, a primeira ambulância chegou rapidamente ao local, mas ela alega que houve demora no início do atendimento porque a enfermeira que estava na unidade móvel teria permanecido dentro da ambulância. Beatris afirmou que a enfermeira só entrou na residência após alguns minutos, quando Caio já estava inconsciente. Em seguida, foram iniciadas as manobras de reanimação. Uma segunda ambulância, com médico, chegou pouco depois para auxiliar no atendimento. A mãe acredita que houve falhas tanto no atendimento prestado na UPA quanto na atuação inicial do Samu. Ela registrou boletim de ocorrência e diz possuir imagens de câmeras de segurança da residência que, segundo ela, registraram a chegada da ambulância e parte da abordagem da equipe. O corpo de Caio foi encaminhado para o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) de Américo Brasiliense para apuração da causa da morte. O velório está marcado para sexta-feira (26), das 10h às 14h no Velório Nossa Senhora do Carmo. Em seguida, o sepultamento será realizado no Cemitério Santo Antônio, em São Carlos. O que diz a prefeitura Caio Vinicius de Oliveira morreu um dia após passar por atendimento médico na UPA da Vila Prado, em São Carlos Arquivo pessoal De acordo com a prefeitura, Caio foi atendido por uma médica às 5h33 na UPA, apresentando queixa de dor epigástrica, na região superior do abdômen, e vômitos. O paciente não apresentava febre, inapetência ou outros sinais considerados de alerta pela equipe médica. Conforme a nota da administração municipal, Caio recebeu medicação com buscopan, cimetidina, dipirona, decadron e dramin. Após permanecer em observação, ele passou por uma reavaliação clínica às 7h18. O adolescente apresentou melhora e, por isso, recebeu alta médica. Sobre o atendimento prestado pelo Samu, a Prefeitura de São Carlos informou que o chamado foi registrado às 3h20 da madrugada de quinta-feira (25), e que a solicitação relatava um paciente com náuseas, vômitos e mal-estar. De acordo com a administração municipal, a primeira equipe enviada foi uma Unidade de Suporte Básico (USB), que era a ambulância mais próxima do endereço informado. O veículo foi acionado às 3h25 e chegou ao local às 3h31. A prefeitura informou ainda que, na sequência, foi deslocada uma Unidade de Suporte Avançado (USA), conhecida como UTI Móvel. A equipe foi acionada às 3h39 e chegou ao endereço às 3h48. Os registros apontam que a USB deixou o local às 4h24. A administração municipal não detalhou os procedimentos realizados pelas equipes durante o atendimento. REVEJA OS VÍDEOS DA EPTV: Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara

  15. Vídeo mostra como mulher de 37 anos fingia ter 12 e agia como criança Amanda Maria Souza de Oliveira, a mulher de 38 anos que fingia ter 12, fará o exame de sanidade mental nesta sexta-feira (26). O procedimento será feito pela Polícia Científica. A mulher, que fez 38 anos em 10 de junho, foi presa em Joinville, no Norte de Santa Catarina, após enganar uma família por mais de um ano. Ela responde processo judicial pelos crimes de estelionato e falsa identidade. ✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp O exame está marcado para a tarde em Florianópolis, informou a defesa de Amanda. O procedimento será feito por um psiquiatra forense. Não há previsão de quando a análise ficará pronta. Ela segue presa. Veja perguntas e respostas sobre o golpe Justiça aceita denúncia e torna ré mulher que fingiu ter 12 anos Como busca na internet levou ‘tia’ a desmascarar mulher que fingia ter 12 anos Amanda Maria Souza de Oliveira em imagem cedida pela assistente social Delma Soares, se passando por uma adolescente de 12 anos. Arquivo Pessoal Amanda viveu por 14 meses com família que a acolheu em Joinville O crime foi descoberto em 2 de junho, quando a investigada foi presa na casa das vítimas que a haviam “adotado”. Em depoimento, Amanda confessou que aplicou o mesmo golpe em Curitiba (PR), Nova Iguaçu (RJ), além dos estados de Minas Gerais, Goiás e Ceará. Em 9 de junho, o Poder Judiciário aceitou a denúncia do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) contra a mulher. Dessa forma, ela passa a ser ré em processo criminal. Ela viveu por 14 meses como filha adotiva na casa de uma família que a acolheu em Joinville. VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

  16. Movimentação de pedestres na cidade de São Paulo, SP, em dia de chuva e frio. RENATO S. CERQUEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO O último fim de semana de junho deve começar com frio intenso no Sul do Brasil, chuva em áreas do Sudeste e risco de temporais em vários estados do Nordeste. A partir desta sexta-feira (26), a massa de ar polar que derrubou as temperaturas nos últimos dias ainda mantém as madrugadas geladas e favorece a formação de geada, mas deve perder força gradualmente ao longo do sábado (27). 📱Favorite o g1 no Google e acompanhe as principais notícias do dia Isso não significa que o frio vá desaparecer de uma hora para outra. As temperaturas devem continuar baixas principalmente no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no Paraná e no sul de Mato Grosso do Sul. Segundo os meteorologistas, a tendência, no entanto, é de elevação lenta das máximas durante o fim de semana, com tardes um pouco menos frias depois de vários dias de marcas muito baixas. Onda de frio vai até sexta-feira (26). Arte/g1 - Bruna Azevedo A chuva também não deve dar trégua ao mesmo tempo em todas as regiões. No Sudeste, as instabilidades mais fortes devem se concentrar nesta sexta-feira, especialmente em São Paulo, no sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro. No sábado, com o afastamento da frente fria para o oceano, a precipitação perde intensidade e passa a ocorrer de maneira mais isolada. 📱Baixe o app do g1 para ver notícias em tempo real e de graça No Sul, a sexta-feira ainda terá predomínio de tempo firme em boa parte da região, mas novas áreas de instabilidade avançam sobre o Paraná no sábado. Há possibilidade de pancadas fortes, trovoadas, rajadas de vento e queda pontual de granizo. Já no Nordeste, a chuva deve continuar durante o fim de semana, com maior atenção para a faixa entre o Rio Grande do Norte e Sergipe. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê acumulados que podem chegar a 50 milímetros por dia, além de ventos de até 60 km/h em alguns pontos. Neve, chuva congelante, chuva congelada e geada: entenda as diferenças entre os fenômenos Agora no g1 Frio e geada continuam no Sul O amanhecer será gelado e pode ter temperaturas negativas nas áreas mais altas do Sul, principalmente na Serra de Santa Catarina, onde os termômetros podem marcar cerca de -1°C. ☁️ Veja a previsão do tempo na sua cidade O Inmet mantém aviso de perigo potencial para geada até as 9h desta sexta-feira em áreas do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná. O alerta prevê mínimas de até 3°C e risco leve de perdas em plantações. Entre os locais atingidos estão a Serra e o Oeste catarinenses, o Vale do Itajaí, o norte de Santa Catarina, o noroeste e o nordeste do Rio Grande do Sul, além do sudoeste, do sudeste e do centro-sul do Paraná. Apesar das manhãs muito frias, o sol deve aparecer em grande parte do Sul durante a sexta-feira. As temperaturas sobem um pouco durante a tarde, mas a sensação ainda será de frio. Em Porto Alegre (RS), a máxima prevista é de 17°C, com possibilidade de nevoeiro entre a madrugada e o começo da manhã. Curitiba (PR) pode chegar a 16°C, com muitas nuvens e chance de nevoeiro nas primeiras horas do dia. Geada em General Carneiro, no Paraná Rafael Pizzatto O ar polar ainda será sentido no sábado, mas o frio começa a perder intensidade. As máximas podem chegar a 23°C no norte e no noroeste do Paraná. As noites e madrugadas, porém, continuam frias, principalmente nas áreas serranas e no interior. Depois dessa sexta-feira de tempo mais firme, as instabilidades retornam ao Paraná no sábado. A previsão indica chuva em praticamente todo o estado, com possibilidade de pancadas localmente fortes. No Sudeste, a sexta-feira ainda será marcada pela atuação da frente fria e de uma área de baixa pressão próxima ao litoral paulista. Esses sistemas mantêm a entrada de umidade e favorecem chuva desde as primeiras horas do dia. LEIA TAMBÉM: Raro e espetacular: caverna no Brasil só recebe luz por 3 meses e vira cenário de outro planeta Como Peru transformou um dos desertos mais áridos do mundo em um centro de produção de alimentos 80% dos corais do planeta sofreram branqueamento moderado ou severo, mostra estudo inédito As áreas com maior possibilidade de precipitação ficam entre o leste e o norte de São Paulo, o sul do Rio de Janeiro e o sul de Minas Gerais. Também pode chover com intensidade moderada ou forte no litoral paulista e em cidades do Vale do Paraíba. O Inmet emitiu alerta de acumulado de chuva para a Região Metropolitana de São Paulo, Campinas, o Vale do Paraíba Paulista, o sul e o sudoeste de Minas Gerais, o Sul Fluminense e a Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Em São Paulo (SP), a sexta-feira pode começar com chuva fraca e garoa. A precipitação volta a ocorrer durante a tarde, e a máxima não deve passar de 19°C. No Rio de Janeiro (RJ), há previsão de chuva moderada a forte em parte do dia, com temperatura máxima de 23°C. Belo Horizonte (MG) deve ter tempo firme, apesar do aumento das nuvens durante a tarde. A máxima prevista é de 25°C. Previsão de chuva nesta sexta em todo o país. CPTEC/Inpe Nordeste terá chuva forte até sábado A faixa leste do Nordeste permanece sob atenção nesta sexta-feira e no sábado. A umidade transportada do oceano mantém a formação de nuvens carregadas entre o litoral da Bahia e o Rio Grande do Norte. O Inmet prevê chuva intensa e rajadas de vento em áreas do Ceará, do Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Pernambuco, de Alagoas, de Sergipe e da Bahia. Também há avisos para pontos do Piauí. Os maiores volumes devem atingir principalmente a costa leste, com destaque para Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Rio Grande do Norte. As pancadas podem vir acompanhadas de trovoadas e ventos de até 60 km/h. Entre os litorais de Pernambuco e Sergipe, a chuva pode ser mais persistente e provocar acumulados elevados. Também há possibilidade de precipitação forte na Região Metropolitana de Recife, em Salvador e em áreas próximas à costa da Paraíba. No sábado, a instabilidade continua e pode alcançar mais áreas do interior do Nordeste. A previsão indica chuva isolada nos sertões, no agreste e em partes do Piauí e do Ceará. Mesmo com a chuva, as temperaturas permanecem altas em grande parte da região. As mínimas podem ficar próximas de 19°C em Vitória da Conquista (BA), e as máximas chegam a cerca de 34°C no interior do Maranhão. No Norte do país, o calor e a grande quantidade de umidade continuam favorecendo pancadas de chuva. Nesta sexta-feira, as precipitações devem se concentrar no centro e no norte do Amazonas, em Roraima, no Amapá e em partes do Pará. No Pará, há previsão de chuva no oeste do estado, na região de Santarém, na Região Metropolitana de Belém e em municípios próximos ao litoral. O Inmet mantém aviso para o nordeste paraense, o Marajó, a Grande Belém e o sudeste do estado. Temperaturas mínimas previstas para esta sexta em todo o Brasil. CPTEC/Inpe O alerta também alcança áreas do Maranhão e do Amapá. A chuva pode atingir 50 milímetros ao longo do dia e vir acompanhada de rajadas de vento de até 60 km/h. No sábado, a chuva pode ganhar intensidade no Amapá, com risco de trovoadas. Nas demais áreas da Região Norte, o tempo fica mais nublado, com pancadas irregulares. Acre, Rondônia e Tocantins devem ter períodos mais prolongados de tempo firme. As temperaturas continuam elevadas, principalmente no Tocantins, onde as máximas podem chegar a 34°C. No Centro-Oeste, a sexta-feira terá tempo firme na maior parte da região, mas ainda há possibilidade de chuva localizada em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás. As pancadas devem ocorrer principalmente nas primeiras horas do dia no norte de Mato Grosso do Sul, no sul de Mato Grosso e no sul e sudeste de Goiás. Durante a tarde e a noite, novas áreas de chuva podem se formar no centro e no sul de Mato Grosso do Sul. Em Campo Grande (MS), o sol aparece entre muitas nuvens, com temperatura máxima de 25°C. Cuiabá (MT) também pode chegar a 25°C e ter nevoeiro durante a madrugada. 📱GloboPop: confira o palco do Jornal Nacional na plataforma de vídeos verticais da Globo Indicadores sobre o clima estão em alerta vermelho LEIA TAMBÉM: Cientistas descobrem formação geológica no Triângulo das Bermudas que pode explicar mistérios da região Japoneses processam governo por inação climática e pedem indenização É #FAKE que Amazônia não contribui para equilibrar clima do mundo

  17. Suspeito de seduzir mulher em Franca, SP, para pegar dinheiro fez outras vítimas no país “Você estampa minha cara na TV. (...) Quero ver como você vai provar que eu fiz transferência pelo seu celular.” Essa foi a mensagem que o homem denunciado por aplicar o “golpe do amor”, enviou a uma vítima de Franca (SP) após a publicação das primeiras reportagens sobre o caso. De acordo com a auxiliar de laboratório de 36 anos, que prefere não ser identificada, o suspeito apagou o texto logo depois, mas ela conseguiu registrar uma captura de tela da conversa. Ela denunciou Thiago Cristiano Boch à Polícia Civil no dia 19 de junho. Ele é investigado por estelionato. A mulher alega ter perdido R$ 15 mil e que descobriu o passado dele na internet. Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp De acordo com o delegado Davi Abimael, que investiga o caso, nenhuma defesa se apresentou para defender Thiago. O caso é investigado pela Polícia Civil como estelionato. Suspeito de 'golpe do amor' reclamou de repercussão do caso com vítima de Franca (SP). Arquivo pessoal A auxiliar, que no início ficou encantada com o carisma do namorado, inclusive com familiares dela, começou a desconfiar do companheiro depois que ele a embebedou em um bar durante uma viagem a Curitiba (PR) no Dia dos Namorados e tirou R$ 5 mil da conta bancária dela. Ela juntou o nome do namorado - até então a única informação a respeito dele - com o sobrenome de família tatuado no braço. "Peguei e joguei Thiago Boch no Google e já veio direto as reportagens que ele tinha, mais de 20 casos de estelionatário contra mulheres em Minas Gerais, na Paraíba", conta. Tatuagem com sobrenome denunciou identidade de golpista no interior de SP Reprodução/Redes Sociais Vítima fingiu relacionamento para recuperar carro A auxiliar de laboratório afirma que, ao descobrir reportagens sobre investigações envolvendo o namorado em outros estados, ainda fingiu não saber de nada e manter o relacionamento até reaver um veículo alugado no nome dela que estava com ele. “Eu liguei para um amigo meu, que é policial, e ele falou assim: 'A gente precisa tirar esse carro dele, porque se ele sumir com esse carro, você tem que pagar por ele'. Ela disse que, para isso, convidou o suspeito para um jantar na casa do pai, enquanto familiares acompanhavam a movimentação para tentar recuperar o carro. O homem desconfiou da situação, recusou-se a entrar na residência e seguiu com ela até o hotel onde estava hospedado. No local, retirou os pertences do veículo, permitindo que ela voltasse dirigindo o automóvel. Tatuagem no braço a ajudou a descobrir que foi vítima de ‘golpe do amor’ O último contato Depois disso, segundo a mulher, os dois não voltaram a se encontrar, mas ele ainda entrou em contato com a vítima pedindo para ela levá-lo a Jaboticabal para ver um carro, mas a vítima negou. "Depois nos falamos no dia que saiu a matéria na EPTV [afiliada da TV Globo]. Eu mandei um áudio sem querer para ele — que era para ser enviado para um amigo meu —, e ele viu. Aí eu apaguei o áudio rapidinho e perguntei: "Você não vai fazer o Pix para mim?". Foi quando, segundo a auxiliar de laboratório, ele respondeu, reclamando da exposição e alegando que ela não teria como provar que ele gastou o dinheiro. LEIA MAIS 'Golpe do amor': mulher conta como tatuagem no braço a ajudou a descobrir que foi vítima do namorado Golpe do Don Juan: mulher diz ter perdido R$ 15 mil para o namorado em Franca Suspeito de seduzir mulher em Franca para pegar dinheiro fez outras vítimas no país, diz polícia 'Achei que tinha encontrado a pessoa perfeita', diz mulher que perdeu R$ 15 mil Golpe do amor: Mulher relata fim de semana que passou com namorado golpista no Paraná Entenda a cronologia do golpe Fim de abril: a vítima conhece Thiago por um aplicativo de relacionamento. Segundo ela, ele afirmou ter se mudado de Curitiba para trabalhar em uma churrascaria em Franca. O relacionamento evolui rapidamente. Em poucos dias, ele conhece familiares da mulher, fala em casamento, filhos e viagens e conquista a confiança dela e da família. Maio: segundo a vítima, começaram os pedidos de dinheiro. Primeiro, R$ 1,8 mil para abrir um negócio. Depois, ela alugou um carro no nome dela para trabalhar como motorista de aplicativo. 12 de junho: os dois viajaram para Curitiba. O suspeito disse que receberia o valor de R$ 250 mil referentes à venda de uma casa do pai. Ele garantiu que devolveria todo o dinheiro emprestado. Durante a viagem: ela passou a desconfiar do namorado após ele a embebedar e retirar R$ 5 mil da conta dela sem autorização. 17 de junho: já de volta a Franca, ela pesquisou na internet o nome de Thiago Boch, sobrenome tatuado no braço dele e encontrou reportagens sobre investigações por estelionato. 19 de junho: a mulher registrou boletim de ocorrência por estelionato e relatou prejuízo de cerca de R$ 15 mil. Thiago Cristiano Boch é suspeito de aplicar o golpe do Don Juan em uma mulher em Franca (SP) Arquivo pessoal Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca VÍDEO: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

  18. Reajuste de 20% passa a valer em pedágios da BR-101, BR-386 e BR-290 no RS A partir da meia-noite desta sexta-feira (26), entrou em vigência o reajuste de 20% no valor do pedágio em três rodovias do Rio Grande do Sul: a BR-101, BR-386 e BR-290, a Freeway. A alta será aplicada em sete praças de pedágios. Automóveis, por exemplo, que hoje pagam R$ 5,50, passarão a arcar com o novo preço de R$ 6,60 para trafegar nessas estradas. Veja abaixo. 📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp O aumento é previsto no contrato de concessão para reequilíbrios contratuais a partir do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação. A reposição é calculada a partir do período de fevereiro de 2024 até agosto deste ano. Confira os novos valores de pedágio: Motocicletas, motonetas e bicicletas moto: R$ 3,30 Automóvel, caminhonete e furgão (2 eixos): R$ 6,60 Caminhão leve, ônibus, caminhão-trator e furgão (3 eixos): R$ 13,20 caminhão com reboque, caminhão-trator com semirreboque: R$ 39,60 Veja as praças de adotarão os novos valores: Gravataí (BR-290, km 60); Santo Antônio da Patrulha (BR-290, km 19); Três Cachoeiras (BR-101, km 35); Victor Graeff (BR-386, km 204); Fontoura Xavier (BR-386, km 261); Paverama (BR-386, km 374); Montenegro (BR-386, km 426). BR-290, a Freeway, no RS Jonathan Heckler/ Agencia RBS VÍDEOS: Tudo sobre o RS

  19. Suspeito de tentar sequestrar criança em SP admite crime e diz que se escondia por medo A polícia identificou os dois corpos encontrados no bairro Colônia, na Zona Leste de São Paulo, dias após uma tentativa de sequestro de uma criança em Guaianases. As vítimas são Carolyn, mãe do menino, e Hamilton, ex-companheiro dela e apontado como o responsável por planejar o sequestro. 📱Favorite o g1 no Google e acompanhe as principais notícias do dia Segundo as investigações, Hamilton teria articulado a ação para retirar o garoto da guarda da mãe - mas acabou morto dias depois, junto com ela. Agora, o Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) apura as circunstâncias das mortes e investiga a possível participação do chamado "tribunal do crime". Entenda a sequência, em resumo: Terça (16): Hamilton, junto com Lucas, um comparsa, tenta sequestrar o menino em Guaianases; pedestres e moradores impedem a ação. Sexta (19): Lucas é preso na Santa Cecília, no Centro, e confessa participação. Quinta (25): os corpos de Carolyn e Hamilton são encontrados no bairro Colônia, com sinais de espancamento e asfixia. Agora: o DHPP investiga as mortes e apura se houve ação do "tribunal do crime". Leia perguntas e respostas completas: De quem eram os corpos encontrados? Os corpos foram identificados como sendo de Carolyn, mãe da criança, e de Hamilton, ex-companheiro dela. De acordo com a investigação, após o fim da relação, Hamilton passou a suspeitar que a criança sofria maus-tratos e decidiu tirá-la da guarda da mãe (não por vias legais, mas planejando um sequestro). Os dois corpos apresentavam sinais de espancamento e asfixia mecânica. Como a tentativa de sequestro aconteceu? Na última terça-feira (16), Hamilton e Lucas, homem que ele cooptou para ajudar no sequestro, embarcaram em um táxi e seguiram até a Rua Moreira Neto, em Guaianases. Ao chegarem ao local, um dos suspeitos desceu do veículo, abordou um menino que andava de bicicleta e tentou colocá-lo à força dentro do carro. A ação foi interrompida por um pedestre, que percebeu a movimentação e impediu o sequestro. Uma câmera de segurança registrou o momento. (Veja abaixo). Em seguuda, os suspeitos tentaram fugir utilizando o táxi, mas o motorista desligou o veículo. Os dois foram retirados do carro e agredidos por moradores da região. Polícia investiga tentativa de sequestro de criança em Guaianases, na Zona Leste de SP Qual era o papel de Hamilton? E de Lucas? De acordo com a investigação, Hamilton foi o responsável por planejar a tentativa de retirar a criança da mãe após suspeitar de maus-tratos. Para executar o plano, ele contou com a ajuda de Lucas. Quem foi preso? Lucas foi preso no dia 19, na região da Santa Cecília, no Centro de São Paulo, após ser reconhecido por policiais militares durante patrulhamento. Segundo a polícia, ele admitiu participação na tentativa de sequestro. A confissão foi registrada pela câmera corporal de um policial militar. Homem admite ter participado da tentativa de sequestro de uma criança em Guaianases, na Zona Leste de São Paulo. Reprodução/PM O que Lucas disse para a polícia? Em depoimento, Lucas afirmou que, enquanto eles eram agredidos por moradores do bairro, ele conseguiu fugir e passou quase dois dias escondido em um córrego por medo de ser morto. Aos policiais, afirmou que decidiu permanecer escondido após a repercussão do caso nas redes sociais e o temor de sofrer represálias da população. "Eu estava escondido porque a população tentou me matar. Foi uma caminhada que ninguém teve ciência de qual eram as ideias. Eu fiquei um dia, quase dois dias dentro de um córrego, tá ligado. Consegui sair ontem à noite. Eu vim para cá para isso mesmo. Só não ia me entregar na delegacia nunca", afirmou aos policiais. Tribunal do crime A Polícia Civil investiga se Carolyn e Hamilton foram mortos pelo chamado "tribunal do crime", nome dado a julgamentos clandestinos promovidos por facções criminosas. Nesses casos, integrantes dessas organizações sequestram pessoas, realizam um julgamento ilegal e aplicam punições que podem incluir a execução, sem qualquer direito de defesa. Até o momento, a hipótese é investigada e não foi confirmada. O que diz a SSP "As investigações prosseguem por meio de inquérito policial instaurado pela 1ª Delegacia de Proteção à Pessoa do DHPP. Os dois corpos localizados na última sexta-feira (19), no bairro Colônia, foram identificados como sendo da mãe da criança e de um dos suspeitos envolvidos no caso. Na semana passada, um segundo suspeito foi preso e indiciado pela autoridade policial do 44º Distrito Policial (Guaianases) por tentativa de sequestro da criança. A prisão temporária dele foi decretada pelo Poder Judiciário. Demais diligências seguem em andamento para o completo esclarecimento dos fatos." Homem impede tentativa de sequestro de criança em Guaianases, na Zona Leste de São Paulo. Montagem/g1/Reprodução

  20. Guia SP reúne shows, estreias no cinema e espetáculos teatrais Montagem/g1 A programação cultural de São Paulo reúne atrações para diferentes públicos a partir desta sexta-feira (26). Entre os destaques estão os shows de Paralamas do Sucesso, Toni Garrido, Samuel Rosa e Jota Quest na Arena Brasileira, a estreia do novo show de Emanuelle Araújo, festivais de gastronomia, teatro, exposições e eventos gratuitos. A gastronomia também ganha espaço na agenda com a 13ª edição do Pátio Gourmet, no Shopping Pátio Higienópolis. O evento acontece nos dias 27 e 28 de junho e reúne restaurantes e chefs renomados em uma programação ao ar livre com comidas de diferentes estilos, música ao vivo e oficina infantil. Os pratos custam até R$ 49 e a entrada é gratuita. Outra opção é o São Paulo Coffee Festival, que retorna ao Parque Ibirapuera entre os dias 26 e 28 de junho com degustações, oficinas, cafeterias, microtorrefações, gastronomia, drinques à base de café e música ao vivo. 🔥 Programas em alta 🎤 Shows 🎥 Cinema 🎭 Espetáculos 🐾 Passeios 🖼️ Exposições 🔥 Programas em alta Paralamas do Sucesso, Jota Quest, Samuel Rosa e Toni Garrido Os Paralamas do Sucesso Divulgação/Os Paralamas do Sucesso Os shows de Paralamas do Sucesso, Toni Garrido, Samuel Rosa e Jota Quest agitam a Arena Brasileira neste sábado (27), no Parque Ibirapuera, em São Paulo, durante a programação especial dos jogos da Copa do Mundo. O evento reúne transmissão das partidas em telões e apresentações de grandes nomes da música brasileira, transformando o espaço em um ponto de encontro para torcedores e fãs de diferentes gerações do rock e do pop nacional. 📍 Onde: Parque Ibirapuera – Avenida Pedro Álvares Cabral, S/N - Auditório Ibirapuera (Portão 2) 📅 Quando: 27 de junho (sábado), a partir das 14h 💲 Quanto: R$ 123 a R$ 220 ➡️ Mais informações e ingressos Emanuelle Araújo estreia em São Paulo show do álbum “Corra para o Mar” Emanuelle Araújo apresenta primeiro show do álbum “Corra para o Mar” Mari França Emanuelle Araújo apresenta em São Paulo, no dia 28 de junho, o primeiro show do álbum “Corra para o Mar”, seu terceiro trabalho de estúdio. No repertório, as faixas inéditas dividem espaço com músicas que fazem parte da trajetória da artista. A banda será formada por Kassin, no baixo e na direção musical, Pedro Sá, na guitarra, Danilo Andrade, nos teclados, e Leo Reis, Denis Lisboa e Lan Lanh na percussão. 📍 Onde: Bona Casa de Música – R. Dr. Paulo Vieira, 101 - Sumaré  – São Paulo 📅 Quando: 28 de junho (domingo), às 19h - classificação: 18 anos (menores apenas acompanhados dos pais ou tutores legais) 💲 Quanto: pista R$ 140,00 (inteira) / R$ 70,00 (meia entrada e promocional) mezanino: R$ 180,00 (inteira) / R$ 90,00 (meia entrada e promocional) ➡️ Mais informações e ingressos Pátio Gourmet: chefs estrelados, música ao vivo e gastronomia Pátio Gourmet: chefs estrelados, música ao vivo e gastronomia em Higienópolis Divulgação O Shopping Pátio Higienópolis recebe nos dias 27 e 28 de junho a 13ª edição do Pátio Gourmet, evento gastronômico que reúne restaurantes e chefs renomados em uma programação com comidas de diferentes estilos, música ao vivo e oficina infantil. O encontro acontece ao ar livre, no Boulevard e na varanda da Casa Higienópolis, com opções que vão da culinária peruana e italiana a hambúrgueres, cafés, doces, vinhos e drinques, com preços de até R$ 49 por item. 📍 Onde: Shopping Pátio Higienópolis – Avenida Higienópolis, 618 – Boulevard (acesso pelo Piso Pacaembu), São Paulo 📅 Quando: 27 e 28 de junho de 2026, das 12h às 21h 💲 Quanto: entrada gratuita (itens até R$ 49) Rodrigo Teaser faz tributo a Michael Jackson Rodrigo Teaser Divulgação Rodrigo Teaser retorna a São Paulo com um espetáculo dedicado ao repertório e ao universo visual de Michael Jackson. Considerado um dos tributos mais conhecidos ao artista no mundo, o show reúne banda, bailarinos, figurinos e performances inspiradas na carreira do Rei do Pop em uma apresentação que recria grandes momentos dos palcos. 📍 Onde: Tokio Marine Hall – Rua Bragança Paulista, 1281 – São Paulo 📅 Quando: 28 de junho, 4 e 5 de julho de 2026 💲 Quanto: ingressos a partir de R$ 74 ➡️ Mais informações e ingressos 🎤 Shows Turnê Kid Abelha em estádios Kid Abelha se apresenta dia 27 de junho em SP Reprodução/Instagram O Kid Abelha volta aos palcos com a turnê "Eu Tive Um Sonho". A ideia do projeto surgiu no fim do ano passado e reuniu Paula Toller, George Israel e Bruno Fortunato para uma nova série de apresentações pelo Brasil. Os integrantes afirmam que a proposta não representa um retorno da banda, mas a continuidade de uma trajetória. Um dos principais desafios foi definir o repertório, reunindo músicas que marcaram diferentes gerações de fãs. Desde a última vez em que tocaram juntos, Paula, George e Bruno seguiram caminhos distintos, mas agora voltam a dividir o palco em um projeto de grande porte. 📍 Onde: Nubank Parque - Rua Palestra Itália, 200 - Água Branca, São Paulo 📅 Quando: 27 de junho 💲 Quanto: ingressos de R$ 95 a R$ 245 ➡️ Mais informações e ingressos Cida Moreira se apresenta na Casa de Cultura do Parque Cida Moreira se apresenta na Casa de Cultura do Parque Murilo Alvesso A cantora e atriz Cida Moreira sobe ao palco da Casa de Cultura do Parque com “Me Acalmo Danando – A Música de Angela Ro Ro”, espetáculo dedicado à obra da grande compositora brasileira. Em voz e piano, Cida revisita canções que atravessaram sua trajetória artística de quase cinco décadas, celebrando a poética de Angela e sua amizade de longa data com a cantora. 📍 Onde: Casa de Cultura do Parque - Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 1300 - Alto de Pinheiros 📅 Quando: 27 de junho de 2026 (sábado), às 18h 💲 Quanto: gratuito (70 vagas) Tributo ao Van Halen toma conta do Rooftop da Galeria do Rock Tributo ao Van Halen toma conta do Rooftop da Galeria do Rock Reprodução/Instagram Os fãs de hard rock têm encontro marcado no Rooftop da Galeria do Rock nesta sexta-feira (26). A banda Balance – Van Halen Tribute Brazil, considerada uma das principais homenagens brasileiras ao lendário grupo norte-americano, sobe ao palco para um espetáculo repleto de clássicos que marcaram gerações. Com um repertório que passeia por sucessos como Jump, Panama, Why Can't This Be Love e Hot for Teacher, o show promete recriar a energia e a atmosfera dos grandes momentos do Van Halen. A apresentação acontece no espaço Rooftop da Galeria do Rock, no Centro Histórico de São Paulo. 📍 Onde: Rooftop Galeria do Rock (5º andar à esquerda) – Av. São João, 439 – Centro Histórico de São Paulo 📅 Quando: 26 de junho, às 19h 💲 Quanto: ingressos a partir de R$ 40 Iron Maiden e metal autoral agitam o Rooftop da Galeria do Rock Grafite, tatuagem e rampa de skate: veja atrações do festival da Galeria do Rock em Poços de Caldas, MG Prefeitura de Poços de Caldas O sábado, será dedicado aos amantes do heavy metal no Rooftop da Galeria do Rock. A programação reúne a banda Darkscape, representando a força do metal autoral nacional, e a Children of the Beast, reconhecida como uma das mais tradicionais e respeitadas bandas tributo ao Iron Maiden do Brasil. A abertura fica por conta da Darkscape, que apresenta seu repertório próprio e toda a potência do metal contemporâneo. Em seguida, a Children of the Beast leva ao palco uma verdadeira celebração da carreira do Iron Maiden, recriando clássicos que marcaram a história do gênero e conquistaram fãs ao redor do mundo. 📍 Onde: Rooftop Galeria do Rock (5º andar à esquerda) – Av. São João, 439 – Centro Histórico de São Paulo 📅 Quando: 27 de junho, às 14h 💲 Quanto: R$ 35 Tim Bernardes Tim Bernardes se aproxima do fim da turnê do show 'Mil coisas invisíveis', em cena desde agosto de 2022 Rodrigo Goffredo Antes de entrar em estúdio para preparar um novo álbum, Tim Bernardes faz uma despedida do repertório de “Mil Coisas Invisíveis”, disco lançado em 2022 que marcou uma nova fase da carreira e ampliou o alcance do artista no Brasil e no exterior. Em formato solo, o show reúne o álbum na íntegra e outras músicas da trajetória do cantor e compositor, em duas apresentações no Espaço Unimed que encerram oficialmente a turnê. 📍 Onde: Espaço Unimed – Rua Tagipuru, 795 – Barra Funda, São Paulo 📅 Quando: 26 e 27 de junho de 2026 | abertura às 20h | início às 22h 💲 Quanto: ingressos a partir de R$ 110 ➡️ Mais informações e ingressos Audio recebe “show de trap” de Darek com participação de Ryu The Runner Audio recebe “show de trap” de Darek com participação de Ryu The Runner Reprodução/Instagram A casa de shows Audio recebe, em 27 de junho de 2026, um show especial do artista Darek em uma noite dedicada ao trap nacional. O evento terá participações de Ryu The Runner, Recayd Mob, Jovem Dex, Sendy, Emite Único, Dessiiik e Leviano, reunindo fãs de rap, trap e cultura urbana em uma programação marcada por performances ao vivo, feats especiais e uma celebração do crescimento do gênero no Brasil. Com abertura da casa às 21h, a apresentação reforça o espaço da Audio como palco de grandes eventos da cena urbana em São Paulo. 📍 Onde: Audio - Av. Francisco Matarazzo, 694 – São Paulo/SP 📅 Quando: 27 de junho de 2026 (sábado), às 21h  💲 Quanto: pista R$ 50 (meia-entrada) | R$ 100 (inteira) - mezanino R$ 70 (meia-entrada) | R$ 140 (inteira) ➡️ Mais informações e ingressos 🎥 Cinema Estreia de "Minions & Monstros" no Cinemark, Cineflix e Cinépolis em SP Lançamento do filme "Minions & Monstros" Divulgação Durante a Era de Ouro do cinema, ao contrário dos outros Minions, o solitário e criativo James está insatisfeito em ser apenas mais um membro da tribo a serviço de outra pessoa. Seu sonho é fazer filmes e, ao tentar realizá-lo, ele acaba libertando acidentalmente uma gangue de criaturas monstruosas com planos de destruir o mundo. 📍 Onde: consulte o cinema mais próximo 📅 Quando: 1 de julho 💲 Quanto: ingressos de R$ R$ 24,32 a R$ 43,32 ➡️ Mais informações e ingressos 🎭 Espetáculos "Histórias Lindas de Morrer" estreia no Teatro Vivo SP "Histórias Lindas de Morrer" estreia no Teatro Vivo no dia 2 de julho João Caldas Baseado no livro da renomada médica geriatra e especialista em cuidados paliativos Ana Claudia Quintana Arantes, o espetáculo Histórias lindas de morrer estreia no Teatro Vivo, no dia 2 de julho. Idealizado por Letícia Cannavale e Fernando Nitsch, que também assina a direção, o espetáculo mistura relatos reais colhidos durante a carreira da autora, revelando conexões humanas profundas de pacientes que, no fim da vida, viveram histórias poderosas capazes de ressignificar experiências de luto, amor e finitude. Com dramaturgia de Claudia Barral e Marcos Barbosa e as atrizes Letícia Cannavale e Tita Couto no elenco. 📍 Onde: Teatro Vivo – Av. Dr. Chucri Zaidan, 2460 - Vila Cordeiro – São Paulo 📅 Quando: de 2 de julho (quinta-feira) a 27 de agosto (domingo) 💲 Quanto: R$ 90,00 (inteira) e R$ 45,00 (meia-entrada) / Ingressos social R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia-entrada) ➡️ Mais informações e ingressos De Frozen a Stitch: Disney On Ice transforma gelo em espetáculo Disney on Ice Feld EntertainmentTM O espetáculo Disney On Ice: Festa em Família chega a São Paulo com personagens de grandes sucessos da Disney em apresentações que misturam patinação artística, acrobacias e músicas conhecidas pelo público. A edição de 2026 reúne universos de “Frozen” e “Encanto”, com Anna, Elsa, Olaf, Mirabel e a família Madrigal, além da participação especial inédita de Stitch. O show passa pelo tradicional formato de arena no Ginásio do Ibirapuera e estreia na Vibra São Paulo com proposta mais próxima da pista. 📍 Onde: Ginásio do Ibirapuera (24 a 28 de junho) e Vibra São Paulo (2 a 5 de julho) – São Paulo 📅 Quando: até 5 de julho de 2026 💲 Quanto: a partir de R$ 50 ➡️ Mais informações e ingressos Musical da Princesa Diana Princesa Diana ganha musical em SP Divulgação O musical “Diana – A Princesa do Povo” conta a trajetória da princesa que marcou a história da monarquia britânica. A montagem brasileira aposta em uma leitura mais humana e emocional de Diana e traz Sara Sarres no papel principal, marcando o retorno da atriz aos palcos brasileiros após cinco anos. O elenco também reúne Claudio Lins como príncipe Charles, Simone Centurione como rainha Elizabeth e Giselle Prattes como Camilla Parker Bowles. 📍 Onde: Teatro Liberdade – São Paulo 📅 Quando: de 26 de junho a 5 de julho de 2026 | sexta, sábado e domingo 💲 Quanto: a partir de R$ 25 ➡️ Mais informações e ingressos Eduardo Martini em "Clô, pra sempre" Eduardo Martini em Clô, pra sempre Ale Catan Eduardo Martini é aclamado por crítica e público em monólogo biográfico sobre o estilista e apresentador Clodovil Hernandes (1937–2009). A interpretação de Eduardo Martini nas peças Simplesmente Clô e Clô, Pra Sempre! rendeu o prestigiado Prêmio Bibi Ferreira de Melhor Ator. O texto é assinado por Raphael Gama e a direção é de Viviane Alfano. No palco, Martini consegue retratar uma figura tão complexa e controversa sem cair na caricatura ou no julgamento moral, revelando ao público o humor ácido e brilhante do estilista e apresentador Clodovil Hernandes. 📍 Onde: Teatro das Artes (Shopping Eldorado) - Av. Rebouças, 3970 - Store 409 - Pinheiros 📅 Quando: de 1º de julho a 19 de agosto, às 20h 💲 Quanto: ingressos entre R$ 80 e R$ 160 ➡️ Mais informações e ingressos T. Rex - O Dinossauro na Amazônia T. Rex - O Dinossauro na Amazônia Divulgação Prepare-se para embarcar em uma aventura mágica e cheia de emoção com o espetáculo infantil “T. Rex - O Dinossauro na Amazônia”, uma produção que mistura fantasia, cultura e preservação ambiental de forma divertida e educativa. Em meio à grandiosa Floresta Amazônica, vive Dum, o último dinossauro Tyrannosaurus Rex sobrevivente do planeta! Jovem, curioso e cheio de esperança, ele parte em busca de amigos e familiares que possam ter sobrevivido. Mas sua jornada não será tão fácil assim... 📍 Onde: Teatro J. Safra - Rua Josef Kryss, 318 - Barra Funda 📅 Quando: dias 27 e 28 de junho e 4 e 5 de julho, sábados e domingos, às 15h. 💲 Quanto: ingressos entre R$ 20 e R$ 80 ➡️ Mais informações e ingressos 🐾 Passeios Feira de vinhos naturais - Naturebas Mais de 3 mil rótulos para provar: maior feira de vinhos naturais da América Latina Reprodução A Feira Naturebas, considerada a maior feira de vinhos naturais, orgânicos e biodinâmicos da América Latina, retorna a São Paulo reunindo mais de 200 expositores de diferentes países. Criado em 2013, o evento conecta o público a produtores artesanais, independentes e familiares e oferece degustação livre de milhares de rótulos, além da possibilidade de compra direta com produtores e importadores. O ingresso também inclui acesso à tradicional festa de encerramento “Enterro dos Fígados”. 📍 Onde: Centro Cultural Tendal da Lapa – Rua Guaicurus, 1100 – Lapa, São Paulo 📅 Quando: 27 e 28 de junho de 2026 | abertura dos portões às 13h 💲 Quanto: ingressos a partir de R$ 270 (com degustação dos produtos e acesso à festa de encerramento no domingo) ➡️ Mais informações e ingressos De cafés especiais a drinques cafeinados no SP Coffee Festival Cafés especiais possuem sabores como chocolate, frutas ou flores Acervo 15 Coffee Company/Reprodução O São Paulo Coffee Festival volta à capital para celebrar a cultura do café com uma programação voltada ao público final que reúne degustações, cafeterias e microtorrefações, oficinas interativas, gastronomia, coquetéis à base de café, música ao vivo e experiências sensoriais. Realizado em cidades como Milão, Nova York e Amsterdã, o evento acontece no Parque Ibirapuera e é indicado tanto para quem está começando a explorar o universo do café quanto para os apaixonados pela bebida. 📍 Onde: Pavilhão da Bienal – Parque Ibirapuera (Portão 3) 📅 Quando: 26 de junho (sexta, das 12h às 21h), 27 e 28 de junho de 2026 (sábado e domingo, das 10h às 18h) 💲 Quanto: ingressos a partir de R$ 49 ➡️ Mais informações e ingressos 90 anos de Maurício de Sousa tem audiodescrição de gibis Exposição no Rio celebra obra de Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica Jornal Nacional/ Reprodução Pela primeira vez, os gibis da Turma da Mônica terão versões em audiodescrição como parte das comemorações pelos 90 anos de Mauricio de Sousa, celebrados este ano. No próximo domingo (28), em São Paulo, o conteúdo poderá ser acessado gratuitamente e de forma permanente por meio de QR Codes instalados nas 91 esculturas dos personagens espalhadas por parques, praças, bibliotecas e centros culturais da capital. A iniciativa amplia o acesso de pessoas com deficiência visual às histórias em quadrinhos e integra a programação especial da Prefeitura de São Paulo, que também inclui um desfile no Sambódromo do Anhembi e outras atrações pela cidade. 📍 Onde: Sambódromo do Anhembi – São Paulo 📅 Quando: 28 de junho (domingo), às 16h (abertura dos portões às 14h) 💲 Quanto: ingressos gratuitos, mediante retirada antecipada nos canais oficiais do Instituto Mauricio de Sousa ➡️ Mais informações e ingressos 🖼️ Exposições Cartoon Network chega ao Shopping Center Norte em jornada interativa Animações da Cartoon Network terão exposição sensorial no Shopping Center Norte Divulgação Nas férias de julho, o Shopping Center Norte recebe a CN Land, exposição cenográfica inédita que leva ao público o universo do Cartoon Network, marca do portfólio de entretenimento e animação da Warner Bros. Discovery. A atração reúne experiências sensoriais, games interativos e percursos de aventura inspirados em personagens que marcaram a cultura pop, como "Ben 10", "As Meninas Superpoderosas", "Hora de Aventura", "O Incrível Mundo de Gumball", "Laboratório de Dexter", "Apenas um Show", "Urso sem Curso", "Coragem, o Cão Covarde" e "Steven Universe". 📍 Onde: Shopping Center Norte - Av. Otto Baumgart, 245 - Vila Guilherme, São Paulo 📅 Quando: 3 de julho (quarta a domingo, com sessões de 1 hora e 50 minutos de duração) 💲 Quanto: ingressos a partir de R$ 89,90 ➡️ Mais informações e ingressos

  21. O líder do PT na Câmara Municipal de São Paulo, vereador Senival Moura. Afonso Braga/CMSP O vereador de São Paulo Senival Pereira de Moura (PT), preso nesta quinta-feira (25) durante a Operação Última Parada, teria sido condenado à morte pelo Primeiro Comando da Capital (PCC) , mas acabou perdoado em razão de sua influência política e de sua capacidade de ressarcir parte dos prejuízos financeiros atribuídos a ele pelos criminosos. A conclusão consta nos documentos apresentados pela Polícia Civil e pelo Ministério Público de São Paulo (MP-SP) à Justiça no âmbito da operação, que investiga um suposto esquema de lavagem de dinheiro por meio da empresa de ônibus Transunião Transportes S.A. Segundo os investigadores, a crise começou após integrantes da facção passarem a desconfiar da administração financeira de Adauto Soares Jorge, então diretor-presidente da Transunião e apontado pelas autoridades como representante de Senival na empresa. Em março de 2020, Adauto Soares Jorge foi morto a tiros no estacionamento de uma padaria no bairro do Lajeado, na Zona Leste de São Paulo (leia mais abaixo). Operação mira empresa de ônibus ligada ao PCC em SP De acordo com o Ministério Público, integrantes do PCC descobriram que Adauto supostamente desviava recursos da empresa para abastecer um "caixa dois" destinado à campanha de reeleição de Senival em 2020 e, ao mesmo tempo, deixava de fazer repasses que seriam de interesse da facção. Os documentos afirmam que a situação desencadeou uma ruptura de confiança entre os envolvidos. Diante da suspeita de desvios, o operador do PCC Leonel Moreira Martins, conhecido como "Cabeça Branca", teria sido encarregado de resolver a questão por meio de um "debate" — nome dado pela facção aos seus julgamentos internos, conhecidos como "tribunal do crime". Segundo o MP-SP, ao fim desse julgamento clandestino, tanto Adauto quanto Senival teriam sido "condenados à morte" pelo PCC. Os investigadores afirmam, porém, que o vereador foi perdoado pela organização criminosa. A decisão, de acordo com os autos, teria sido motivada por sua influência política e pela possibilidade de ressarcir parte do prejuízo apontado pelos integrantes da facção. Como contrapartida ao perdão, Senival teria sido obrigado a concordar com a execução de Adauto, apontado pelas autoridades como seu principal representante na Transunião. Em nota, a defesa de Senival afirmou que "recebeu com profunda indignação a notícia da decretação de sua prisão temporária no âmbito de investigação em curso." 'A medida causa enorme surpresa, sobretudo porque foi determinada em um momento extremamente sensível, às vésperas do período eleitoral, circunstância que inevitavelmente desperta questionamentos e exige que todos os fatos sejam rigorosamente esclarecidos pelas autoridades competentes. O vereador reafirma que confia na Justiça e tem absoluta convicção de que, ao longo da investigação, ficará demonstrada a inexistência de qualquer conduta ilícita de sua parte. Desde o primeiro momento, sua defesa técnica está adotando todas as providências jurídicas cabíveis para ter acesso integral aos autos, compreender os fundamentos da decisão e apresentar os esclarecimentos necessários, exercendo plenamente o direito constitucional ao contraditório e à ampla defesa. Senival Pereira de Moura sempre pautou sua trajetória pública pelo compromisso com a população, pela transparência e pelo respeito às instituições democráticas. Por isso, recebe a investigação com serenidade, certo de que a verdade prevalecerá." Veja quem são os alvos dos mandados de prisão: Senival Moura: vereador do PT é apontado como o detentor do "controle fático" da estrutura financeira da Transunião. Lourival Monário ("Orelha"): atual presidente, acusado de ser nomeado pelo PCC para garantir o escoamento de recursos ilícitos. Jair Ramos de Freitas ("Cachorrão"): diretor informal e apontado como executor do homicídio de 2020. Leonel Moreira Martins ("Cabeça Branca"): Supervisor operacional que atuava como o interlocutor direto do PCC dentro da empresa, transmitindo ordens da facção. Devanil de Souza Nascimento ("Sapo"): motorista e homem de confiança de Senival, identificado como partícipe no plano de execução de Adauto Quem é Senival Moura Em seu sexto mandato na Câmara Municipal, Senival ocupa atualmente os cargos de 1º secretário da Mesa Diretora e de presidente da Comissão de Trânsito, Transporte e Atividade Econômica, colegiado responsável por discutir e fiscalizar políticas relacionadas ao setor de transportes na capital paulista. Segundo a investigação, o vereador construiu sua trajetória política na Zona Leste após atuar junto aos antigos operadores de transporte alternativo, conhecidos como "perueiros", durante o processo de regularização do setor no início dos anos 2000. Os investigadores afirmam que sua relação com o transporte de passageiros é ainda mais antiga e remonta à década de 1970, quando ele explorava linhas clandestinas que ligavam os bairros de Guaianases ao Itaim Paulista, também na Zona Leste da capital, a partir de veículos Kombi. O nome do parlamentar, porém, não aparece pela primeira vez nas investigações envolvendo a Transunião. Em 2022, o g1 revelou que Senival já era investigado por suspeita de envolvimento na morte de Adauto Soares Jorge, ex-diretor financeiro da empresa de ônibus. Na ocasião, a Polícia Civil prendeu dois suspeitos e apreendeu 13 ônibus da companhia. O vereador negou as acusações e afirmou estar à disposição da Justiça (leia mais abaixo). Investigação O ponto de partida das investigações foi o assassinato de Adauto, morto a tiros no estacionamento de uma padaria no bairro do Lajeado, na Zona Leste, em março de 2020. Em 2022, os investigadores já apontavam que Adauto atuava como um dos "laranjas", sendo um "testa de ferro", ou seja, um dos representantes de Senival Moura na direção da empresa Transunião, que seria utilizada para a lavagem de dinheiro de integrantes do PCC Na ocasião, a polícia apontou Jair Ramos de Freitas, conhecido como "Cachorrão", como o autor dos disparos que mataram o ex-diretor. No dia do crime, Adauto foi levado até a padaria por Devanil Souza Nascimento, o "Sapo", apontado como motorista de confiança de Senival e também preso na operação de 2022. O Ministério Público sustenta que o crime foi motivado por uma "quebra de confiança" financeira. Integrantes da facção teriam descoberto que Adauto estaria desviando valores da Transunião para subsidiar um "caixa dois" para a campanha de reeleição de Senival Moura em 2020, em detrimento dos repasses que deveriam ser feitos ao PCC. Diante disso, o operador Leonel Martins ("Cabeça Branca") teria sido escalado para resolver a questão por meio de um "debate" (tribunal do crime), que resultou na ordem de execução (leia mais abaixo). Quatro anos depois, a nova operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) sustenta que reuniu elementos em celulares apreendidos que colocam novamente Senival no centro do caso. Embora não apareça no contrato social, mensagens analisadas mostram que movimentações financeiras informais e repasses de grandes quantias em dinheiro — como pagamentos semanais de R$ 70 mil para "acertar os cara" — dependiam de sua anuência ou intervenção prévia. Segundo os investigadores, mensagens analisadas durante a investigação indicam que movimentações financeiras informais e repasses de recursos dependiam de sua autorização prévia. Nas comunicações entre os operadores do esquema, de acordo com os autos, Senival era frequentemente identificado pelos apelidos de "presidente", "véio", "velhinho" ou simplesmente "vereador". Patrimônio milionário Planilhas internas apreendidas pela investigação também apontam que o parlamentar aparecia como "cooperado oficial" de pelo menos 13 ônibus da frota. Segundo os investigadores, a expressão era utilizada para identificar o verdadeiro beneficiário econômico dos veículos, embora eles estivessem registrados em nome de terceiros ou da própria empresa. Apesar disso, os rendimentos eram sistematicamente desviados para o vereador, segundo a investigação. As apurações da operação deflagrada nesta quinta indicam que o esquema utilizava familiares e pessoas de confiança para ocultar patrimônio e interesses econômicos ligados ao vereador. Os autos citam a participação da esposa de Senival, Maria de Lourdes Andrade de Moura, de seus filhos Ítalo e Vitor Andrade de Moura, e de seu irmão, Rubens Pereira de Moura, em movimentações e registros societários suspeitos. Além do núcleo familiar, o assessor parlamentar Adão Lino dos Santos e o motorista Devanil Sousa Nascimento, o "Sapo", são apontados como peças operacionais que asseguravam o controle fático do vereador sobre a empresa e suas subsidiárias. Relatórios de inteligência financeira mencionados na investigação apontam que Senival movimentou cerca de R$ 4,39 milhões entre 2019 e 2022. Segundo os investigadores, haveria uma diferença superior a R$ 2,4 milhões entre os valores movimentados e os rendimentos oficialmente declarados pelo vereador. Os autos também mencionam a posse de imóveis de alto padrão, entre eles um apartamento na Vila Madalena, na Zona Oeste da capital, e uma propriedade rural em Extrema, no sul de Minas Gerais. Segundo o Ministério Público, Adauto Soares Jorge atuou inicialmente como um dos "laranjas" de Senival Moura e, com o tempo, consolidou-se como seu representante na gestão da Transunião. Foi nesse período que integrantes do PCC passaram a ocupar grande parte das cotas vinculadas à empresa de ônibus. De acordo com os investigadores, membros da facção passaram a se desentender com Adauto por considerarem que ele favorecia os chamados cotistas perueiros e realizava repasses financeiros a Senival em detrimento dos interesses do PCC. O estopim da crise teria sido a descoberta de que Adauto desviava dinheiro da empresa para abastecer um "caixa dois" destinado à campanha de reeleição do vereador em 2020. Senival foi reeleito, em 2025, para o seu sexto mandato na Câmara Municipal em São Paulo.

  22. Bruna Damaris após mudar o visual, um mês depois do resgate, e durante a internação após ser encontrada viva no mar de Ilhabela. Reprodução/Acervo pessoal Um mês após ser encontrada viva depois de passar cerca de 42 horas à deriva no mar em Ilhabela, no Litoral Norte de São Paulo, Bruna Damaris Sant'Anna da Silva afirma que ainda enfrenta as consequências do trauma, mas tenta reconstruir a rotina. Em entrevista ao g1, ela contou que o período foi marcado por dificuldades para dormir, medo da água do mar e até de tomar banho, além da busca por recuperar a autoestima. Bruna foi resgatada por pescadores durante o terceiro dia de buscas, que mobilizou autoridades e é investigado. ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp Leia também Mulher resgatada após passar 42h à deriva em alto-mar recebe alta do hospital em Ilhabela Mulher resgatada após passar 42h à deriva recebe alta do hospital em Ilhabela: 'Orei demais no mar' Exposição ao frio, jejum prolongado e impacto psicológico: médicos falam sobre estado de mulher resgatada após 42 horas à deriva Colete salva-vidas, clima e resistência física: o que ajudou mulher a sobreviver 42 horas à deriva no mar Bruna conta que a primeira semana após receber alta foi a mais difícil. Segundo ela, o trauma provocou pesadelos e fez com que tarefas simples, como tomar banho, se tornassem um desafio. "Eu tinha muita dificuldade para dormir. Cheguei a tomar medicação, mas prefiro evitar. Na primeira semana foi bem complicado. Eu tinha pesadelos e, de vez em quando, ainda tenho", relata. Ela afirma que faz acompanhamento com psiquiatra e psicólogo e lembra que chegou a precisar da ajuda de uma amiga para tomar banho. "Ela ficava falando: 'Essa água é boazinha, essa água é quentinha'. Ficava o tempo todo do meu lado." Bruna Damaris à esquerda e moto aquática que afundou, à direita. Reprodução/Acervo pessoal/Marinha Mais apoio na recuperação Apesar das dificuldades, Bruna diz que o apoio da família, da namorada e dos amigos foi fundamental para sua recuperação. "Se eu não tivesse o apoio da minha família, dos meus amigos e da minha namorada, acho que estaria dentro de um quarto fechado, tomando um monte de medicação e sem ânimo para viver." Ela conta que também sentiu culpa por ter deixado Dheorge Pereira Bernardino para tentar buscar ajuda, mas hoje acredita que ambos teriam morrido se tivesse permanecido ao lado dele. O corpo dele foi encontrado no dia 1º de junho e a causa foi apontada como afogamento. Bruna Damaris Sant’anna da Silva foi encontrada nesta terça-feira. Arte/g1 Recomeço Ao longo do último mês, Bruna buscou retomar a rotina aos poucos. Ela voltou a cozinhar, assistiu a séries e preparou um camarão pescado pelos mesmos pescadores que a encontraram viva no mar. Ela também decidiu mudar o visual, iniciativa que partiu de uma cabeleireira amiga. "Ela queria me presentear com esse cuidado para que eu tivesse um recomeço brilhante e saudável. Foi aí que a ideia do recomeço se fortaleceu na minha mente." Moto aquática encontrada em alto-mar; mulher e homem estavam embarcados. Reprodução Segundo Bruna, a mudança ajudou a recuperar a autoestima após as marcas deixadas pela exposição ao mar. Ela afirma que o acidente também mudou sua relação com o oceano. "Embora eu tenha nascido e crescido em São Sebastião e ame o mar, não pretendo entrar para nadar tão cedo. Prefiro manter distância por enquanto." Bruna diz ainda que aprendeu a valorizar quem esteve ao seu lado durante a recuperação e que hoje está em paz. "Prestei todos os esclarecimentos necessários à polícia. Logo após o resgate eu ainda estava desnorteada. Agora estou em paz." ‘Minha filha é um milagre de Deus’, diz pai de mulher resgatada após 42 horas à deriva Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

  23. Entenda a investigação sobre médico que montou 'apartamento' em hospital do PR O médico Rodrigo Felipe Amparado virou réu pelos crimes de ameaça, dano emocional à mulher, perseguição, tortura e peculato. O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) acatou a denúncia do Ministério Público (MP-PR) contra ele e a esposa, identificada apenas como Maiara. Ela também virou ré e vai responder por peculato, prevaricação e tortura. Rodrigo foi acusado de ameaçar funcionários do Hospital Municipal de Itaúna do Sul, no Noroeste do Paraná, depois de montar um quarto em um centro cirúrgico desativado. A investigação apurou que ele dormia no local com a esposa durante os plantões. Maiara é coordenadora de enfermagem na unidade, mas a Justiça determinou que ela seja afastada do cargo. Ela também foi proibida de acessar o hospital e de manter contato com funcionários, subordinados e testemunhas. O g1 procurou a defesa do casal, mas não teve retorno até a última atualização desta reportagem. Em manifestação anterior, o advogado Manoel Neto disse que irá provar "inconsistências" na denúncia. Veja abaixo. ✅ Siga o canal do g1 Maringá e Região no WhatsApp A investigação contra Rodrigo começou depois que o MP recebeu denúncias de servidores municipais, que relataram a apropriação do cômodo para fins particulares e as ameaças que eles estavam sofrendo. A apuração foi realizada entre março e maio de 2026. Entre os relatos de testemunhas colhidos ao longo da investigação, um dos funcionários disse que a rotina no trabalho era como um “filme de terror". A promotora de Justiça Marina Campos Corrêa informou à RPC, afiliada da TV Globo no Paraná, que a investigação do Ministério Público do Paraná apontou que os acusados ameaçavam "todas as pessoas que contrariavam" o médico. "Foi verificado ao longo do tempo que todas as pessoas que contrariavam ele de alguma forma, ou elas eram ameaçadas, ou eram perseguidas, e todo mundo tinha realmente muito medo dele", disse a promotora. Segundo o MP, Rodrigo Amparado chegou a ameaçar torturar a filha e matar o marido da secretária. O caso está sob segredo de Justiça. Navegue nesta reportagem para entender o que se sabe até agora sobre a investigação: Denúncias contra o médico Quarto em centro-cirúrgico Prisão O que a defesa diz Rodrigo Felipe Amparado é concursado e usou sala de hospital como quarto. Reprodução Denúncias contra o médico e a esposa Em depoimentos colhidos durante a investigação, o MP apurou que Rodrigo instaurou "um ambiente de constantes arbitrariedades, submetendo uma das vítimas a ameaças, humilhações, perseguições e vigilância permanente". O MP divulgou que a secretária municipal de Saúde de Itaúna do Sul iniciou medidas para corrigir parte das irregularidades identificadas. Entretanto, o médico passou a perseguir a mulher e os familiares dela. "[...] ele teria ameaçado torturar a filha da secretária e matar seu marido, chegando, em uma das ocasiões, a exibir uma arma de fogo na cintura ao procurar o familiar da vítima", disse o MP. Além disso, ele é investigado por tortura contra criança e adolescente. Os detalhes sobre este crime não foram divulgados. A mulher também foi denunciada pelos crimes de peculato e prevaricação. A Promotoria de Justiça de Nova Londrina pediu que ela seja afastada do cargo e a Justiça aceitou o pedido, determinando o afastamento. 🔎A prevaricação ocorre quando o servidor público realiza ato contra a lei para satisfazer o próprio interesse. Já o peculato, é quando o servidor se apropria de um bem móvel - público ou particular, concedido a partir do cargo que ocupa - para o proveito próprio ou de terceiros. Leia também: Triste coincidência: repórter vai cobrir atropelamento e descobre que vítima era tio dele Cenipa investiga: aeronave cai em área rural do Paraná Descaminho: depósito de eletrônicos irregulares é encontrado pela PF em escritório de advocacia Médico fez quarto em centro cirúrgico Rodrigo é suspeito de montar um quarto em uma sala que era usada originalmente como um centro cirúrgico e estava desativado. No cômodo, foram instalados uma cama, um guarda-roupas e uma televisão. Enquanto isso, os outros médicos usavam uma sala compartilhada. A informação sobre a apropriação chegou ao MP junto com as denúncias dos servidores sobre as ameaças. Além dos móveis, ele guardava camisetas, cobertores e outros itens pessoais. Até mesmo uma toalha com o nome dele bordado e um massageador foram encontrados. O g1 apurou que Rodrigo é concursado em Itaúna do Sul e também atende no hospital municipal de Nova Londrina. No caso desta segunda cidade, não há informações sobre irregularidades ou crimes. Quarto montado por médico no Hospital Municipal de Itaúna do Sul. Reprodução Roupas e toalha guardadas no quarto montado do hospital. Reprodução Prisão A prisão preventiva de Rodrigo aconteceu no dia 17 de junho. Ele está preso desde então. Em nota enviada à RPC, afiliada da TV Globo no Paraná, o Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), disse ter determinado "uma fiscalização na instituição de saúde onde ocorreram os fatos". "Casos concretos de indícios de infração ao Código de Ética Médica são analisados em sindicância, procedimento que corre em sigilo processual e assegura às partes envolvidas o direito ao contraditório e à ampla defesa, nos termos do Código de Processo Ético-Profissional (Resolução CFM nº 2.306/2022)", diz a nota do CRM. A Prefeitura de Itaúna do Sul afirmou que acompanha a investigação. Leia na íntegra: "A Administração Municipal de Itaúna do Sul tomou conhecimento do oferecimento de denúncia pelo Ministério Público do Estado do Paraná em relação aos fatos que vêm sendo objeto de apuração pelas autoridades competentes. Trata-se de um novo desdobramento de situação que já vinha sendo acompanhada pelo Município, razão pela qual a Administração Municipal também está adotando as providências administrativas que entende pertinentes no âmbito de suas atribuições legais. O Município seguirá colaborando com as autoridades competentes sempre que solicitado e acompanhará a evolução dos procedimentos relacionados ao caso. Por se tratar de matéria atualmente submetida à apreciação do Poder Judiciário, a Administração Municipal entende não ser adequado antecipar conclusões ou emitir manifestações sobre o mérito das acusações apresentadas." O que diz a defesa do médico Procurada nesta quinta-feira (25), a defesa do médico e da esposa não retornou até a última atualização desta reportagem. Na época da denúncia, o advogado afirmou que pediu a revogação da prisão de Rodrigo. Veja abaixo a nota na íntegra: "Manoel Neto, advogado do Dr. Rodrigo Felipe Amparado e da enfermeira Maiara, recebe com bastante surpresa o oferecimento de denúncia contendo imputações extremamente graves, especialmente porque, em uma análise inicial, as acusações parecem estar amparadas em elementos frágeis, contraditórios e em relatos cuja credibilidade será devidamente questionada no curso do processo. Neste momento, a defesa está realizando uma análise minuciosa dos autos para a apresentação da resposta à acusação e das demais medidas processuais cabíveis, oportunidade em que demonstrará a inconsistência das imputações formuladas. A defesa também aguarda a apreciação do pedido de revogação da prisão preventiva de Rodrigo, confiante de que o Poder Judiciário realizará a adequada avaliação dos fatos e das circunstâncias do caso. Por respeito ao sigilo processual e ao regular andamento da ação penal, não serão prestados maiores esclarecimentos neste momento." VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná Leia mais notícias no g1 Paraná.

  24. O cenário eleitoral a 100 dias do 1º turno A 100 dias do primeiro turno, as pesquisas indicam uma disputa presidencial equilibrada e ainda aberta, com Lula (PT) atualmente em vantagem sobre Flávio Bolsonaro (PL), em meio ao desgaste enfrentado pelo senador após as revelações ligadas ao Caso Master e o financiamento ao filme "Dark Horse". Os levantamentos, porém, não captaram a mais recente turbulência na campanha de Flávio: o vídeo divulgado por Michelle Bolsonaro, no qual ela afirma ter sido desrespeitada pelo enteado, expondo um racha no clã. Também não foi medido o impacto da investigação que passou a atingir o senador Jaques Wagner (PT-BA), aliado de Lula que deixou a liderança do governo no Senado após entrar na mira do caso. Em paralelo, a disputa já chegou aos tribunais antes mesmo do início oficial da campanha: o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registra uma disparada de ações envolvendo propaganda antecipada e o uso de inteligência artificial nas redes sociais. O que dizem as pesquisas Quaest: Intenção de voto para presidente no 1º turno (junho/2026) Arte/g1 Os levantamentos mais recentes da Quaest e do Datafolha mostram Lula (PT) na liderança das intenções de voto para o primeiro turno. Na Quaest, o presidente aparece com 39%, ante 29% de Flávio Bolsonaro (PL). No Datafolha, a vantagem é semelhante: 41% a 31%. Os números indicam uma ampliação da distância entre os dois em relação às pesquisas anteriores, desde a revelação das conversas entre o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro e Daniel Vorcaro, dono do Banco Master. Pesquisa Datafolha mostra 2º turno entre Lula e Flávio Bolsonaro Arte g1 Os números divulgados após a ligação de Flávio com Vorcaro, entretanto, revelam um fenômeno que o diretor da Quaest, Felipe Nunes, têm chamado de "paradoxo da direita". Embora Flávio Bolsonaro apresente sinais de desgaste, nenhum outro nome do campo de centro-direita conseguiu se consolidar como alternativa competitiva. Lula, Flávio Bolsonaro, Renan Santos, Caiado, Aécio e Zema Divulgação e reprodução Governadores e lideranças que tentam ocupar esse espaço, como Ronaldo Caiado (PSD), Romeu Zema (Novo), Renan Santos (Missão) e Aécio Neves (PSDB), aparecem fragmentados nas pesquisas e seguem distantes dos dois principais polos da disputa. Somados, reúnem cerca de 12% das intenções de voto. “Flávio está enfraquecido para unificar, mas os demais são fracos demais para ocupar esse espaço”, diz Felipe Nunes. Para especialistas, o cenário cria desafios tanto para a oposição quanto para Lula em sua busca pela reeleição. "Os resultados confirmam que a disputa pela Presidência está aberta e tende a ser altamente sensível à agenda factual, deixando as variações sujeitas a mudanças até o dia da eleição. Esse é o caso do episódio envolvendo Jaques Wagner", afirma Aldo Fornazieri, cientista político da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Impacto do caso Master PF prende Daniel Vorcaro, dono do Banco Master Reprodução A 100 dias do primeiro turno, o Caso Master segue impactando o debate político. O material apreendido pela Polícia Federal durante as investigações, incluindo celulares de Daniel Vorcaro, ainda está sob análise, enquanto duas tentativas de delação do ex-banqueiro, preso por suspeita de lavagem de dinheiro e fraudes financeiras, foram rejeitadas. As sucessivas fases da Operação Compliance Zero indicam que as apurações podem alcançar agentes públicos de diferentes esferas do poder. Nos bastidores de Brasília, o caso é tratado como uma investigação de alcance suprapartidário, com potencial para envolver personagens de diferentes campos políticos, da esquerda à direita. Na oposição, o caso teve reflexos sobre a pré-candidatura de Flávio Bolsonaro. Diálogos revelados em maio mostram o senador pedindo recursos ao banqueiro Daniel Vorcaro para financiar o filme "Dark Horse", sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro. O dono do Banco Master chegou a transferir R$ 61 milhões. O deputado Mário Frias, o senador Flávio Bolsonaro e o ator Jim Caviezel, que interpreta o ex-presidente Jair Bolsonaro no filme 'Dark Horse' (O Azarão), sobre a vida do ex-presidente brasileiro. Reprodução/Redes Sociais A perda de apoio de Flávio Bolsonaro foi registrada tanto nos cenários de primeiro quanto de segundo turno. Na disputa inicial, o senador passou de 33% para 29% das intenções de voto na Quaest. Em um eventual confronto direto com Lula, recuou de 41% para 38%. Segundo o levantamento, 65% dos entrevistados consideram a atitude de Flávio um erro, enquanto 58% enxergam indícios de irregularidades no episódio. Ainda assim, o desgaste do senador não se traduziu em fortalecimento de outros pré-candidatos do campo conservador ou de centro-direita. O movimento foi mais acentuado entre grupos considerados estratégicos. Entre os eleitores independentes, seu desempenho caiu de 31% para 24%. Já entre os eleitores de direita que não se identificam com o bolsonarismo, o apoio passou de 88% para 82%. Imprensa internacional destacou que suspeitas envolvendo Jaques Wagner aproximam escândalo do caso Master do governo Lula Lula Marques/Agência Brasil No governo, a inclusão do senador Jaques Wagner (PT-BA), ex-líder do governo no Senado, entre os alvos da Operação Compliance Zero ampliou a pressão sobre o Palácio do Planalto. O aliado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi alvo de uma operação da Polícia Federal, que investiga a compra de um apartamento de luxo em Salvador e repasses que somam R$ 3,5 milhões em nome de familiares do parlamentar. Desde a operação, integrantes da base governista avaliavam que o caso poderia dificultar a articulação política do Executivo no Congresso e gerar desgastes para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em meio ao início da corrida eleitoral, e Wagner deixou o cargo de líder do governo no Senado na quarta-feira (24), após uma reunião com Lula. Independentes na mira Urna eletrônica exibida em evento do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), no Rio Tânia Rêgo/Agência Brasil A essa altura da pré-campanha, os eleitores independentes (32% do eleitorado brasileiro) se tornaram alvo das pré-campanhas presidenciais por serem vistos como decisivos na disputa. O grupo reúne pessoas que não se identificam nem com a esquerda nem com a direita, nem como lulistas ou bolsonaristas. Segundo o diretor da Quaest, Felipe Nunes, esses eleitores tendem a priorizar temas como democracia, segurança pública, combate à corrupção e desburocratização. A pesquisa Quaest de junho mostrou uma mudança nesse segmento. Lula ultrapassou Flávio Bolsonaro na simulação de segundo turno e abriu 13 pontos de vantagem entre os independentes: 37% a 24%. Para Nunes, o resultado indica perda de apoio de Flávio fora de sua base mais fiel, especialmente entre eleitores menos alinhados ideologicamente ao bolsonarismo. A eleição que já começou no TSE Plenário do TSE Luiz Roberto/TSE Mesmo antes do início oficial da campanha eleitoral, em 16 de agosto, a disputa já se intensificou no Tribunal Superior Eleitoral. Dados do TSE mostram aumento de 335% nas representações por propaganda antecipada em comparação com o mesmo período da eleição de 2022. Até agora, foram registradas mais de 130 ações. As federações ligadas ao presidente Lula e a Flávio Bolsonaro aparecem como os principais protagonistas dessa disputa jurídica, com acusações mútuas sobre irregularidades em peças publicitárias, manifestações em redes sociais e conteúdos de pré-campanha. PT e PL são os partidos que mais protocolaram representações no TSE. Entre as decisões recentes do TSE, André Mendonça determinou a remoção de conteúdos contra Lula e de uma deepfake envolvendo Flávio Bolsonaro. Já Kássio Nunes Marques, presidente do tribunal, rejeitou um pedido do PT para barrar o filme "Dark Horse" e atendeu a uma ação da pré-campanha de Flávio Bolsonaro derrubando uma pesquisa da Atlas/Intel que não era favorável ao senador. Para Nunes Marques, há indícios de indução para a contaminação das respostas, comprometendo a metodologia da pesquisa. A AtlasIntel afirmou que a pesquisa foi realizada sem que o áudio de Flávio fosse reproduzido a quem respondia o questionário. O julgamento foi adiado após pedido de vista da ministra Estela Aranha, e ainda não tem previsão de retorno para a pauta do TSE. O aumento da judicialização na pré-campanha levou as campanhas a reforçarem suas equipes jurídicas. Flávio Bolsonaro contratou a ex-ministra do TSE Maria Cláudia Buchianeri, enquanto o grupo ligado a Lula passou a contar com o advogado Ângelo Ferraro. IA e redes sociais: nova fronteira da disputa Montagem de vídeo da pré-campanha de Flávio Bolsonaro (PL), alvo de ação do PT no Tribunal Superior Eleitoral. Reprodução/Instagram O principal tema por trás da explosão de ações na Justiça Eleitoral é o uso irregular de inteligência artificial. Pelas regras aprovadas pelo TSE, conteúdos produzidos ou alterados por IA precisam ser identificados de forma clara para os eleitores. A Corte também proibiu o uso de deepfakes que simulem falas ou comportamentos de candidatos com potencial de enganar o público. Na prática, porém, a fiscalização tem se mostrado complexa. Ministros do TSE admitem que o monitoramento desse material será um dos maiores desafios da eleição. A facilidade de acesso às ferramentas de inteligência artificial, o baixo custo de produção e a velocidade de disseminação dos conteúdos nas redes sociais ampliaram a preocupação com campanhas de desinfomação. Entre os casos que chegaram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estão: Um vídeo do PL que utiliza imagens geradas por inteligência artificial para retratar Lula e seus familiares em uma paródia da série A Grande Família; uma deepfake de Flávio Bolsonaro em uma suposta reunião com Daniel Vorcaro, controlador do Banco Master; personagens digitais criados para disseminar conteúdos descontextualizados sobre adversários políticos; um vídeo produzido com IA que mostra Flávio Bolsonaro atirando contra embarcações identificadas com as siglas CV e PCC. O PT sustenta que o conteúdo configura propaganda eleitoral antecipada. Nos bastidores do TSE, ministros reconhecem que o monitoramento desse tipo de material será um dos maiores desafios da eleição de 2026. A combinação entre baixo custo, facilidade de produção e alcance das ferramentas de inteligência artificial tornou a desinformação digital uma preocupação central para a Justiça Eleitoral. Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) Reprodução

  25. O cenário eleitoral a 100 dias do 1º turno Faltam 100 dias para o primeiro turno, e a campanha ainda nem começou, mas o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já lida com uma enxurrada de ações em que partidos e candidatos recorrem à Justiça para acusar adversários de violar regras. Até a publicação desta reportagem, ao menos 135 representações já haviam sido protocoladas. No mesmo período de 2022, eram 33. A maioria das representações trata de propaganda eleitoral antecipada — quando há pedidos de voto, promoção de candidatos e críticas a rivais antes do período autorizado pela legislação, que só começa em 16 de agosto. Partidos já protocolaram 135 representações no TSE contra campanha antecipada Muitos dos casos envolvem conteúdos produzidos por inteligência artificial, um dos temas centrais destas eleições. As campanhas podem recorrer a essas ferramentas, mas com regras e limites definidos pelo TSE. Clique para saber mais. 🟢 O que pode: publicar e divulgar conteúdos criados com apoio de inteligência artificial, desde que o uso e a ferramenta sejam informados explicitamente; impulsionar (pagar para aumentar o alcance de) posts nas redes sociais que tenham conteúdos de IA, mas as campanhas devem identificar de forma clara que o conteúdo é patrocinado. 🔴 O que não pode: usar deepfakes, tecnologia que manipula ou cria vídeos, fotos e áudios hiper-realistas, mesmo que com autorização da pessoa representada; impulsionar posts com ataques a candidatos nas redes sociais; compartilhar e publicar conteúdos gerados por inteligência artificial nas 72 horas que antecedem a eleição e nas 24 horas após a votação; assistentes de IA como ChatGPT, Gemini e Claude não podem recomendar candidatos nem criar rankings de nomes, mesmo quando o usuário pede. Outras medidas: tribunais podem firmar convênios com universidades para apoio técnico em perícias digitais; plataformas e redes sociais deverão remover, mesmo sem decisão judicial, conteúdos com informações falsas, ataques à urna eletrônica e incitação de crimes contra a democracia. TSE sob nova direção O ministro do STF e presidente eleito do TSE, Kassio Nunes Marques Alejandro Zambrana/Secom/TSE Neste ano, o TSE será comandado pelo ministro Nunes Marques, indicado ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Em declarações públicas, ele já defendeu equilíbrio e contenção. “Entre a omissão que perpetua desigualdades e o excesso que compromete a legitimidade, a Justiça Eleitoral reafirma seu compromisso com a medida justa, aquela que preserva, silenciosamente, mas de forma duradoura, a vida democrática”, disse ele em março. Recentemente, Nunes Marques afirmou que "a liberdade de expressão é um direito fundamental, mas deve ser exercida com responsabilidade e respeito aos direitos de todos". "Combater o discurso de ódio é proteger a democracia, fortalecer o diálogo e garantir que cada cidadã e cada cidadão possam participar da vida pública sem medo, discriminação ou intimidação”, disse. Nunes Marques tomou posse como presidente do TSE em 12 de maio, no lugar de Cármen Lúcia, e tem como vice o ministro André Mendonça, também indicado por Bolsonaro ao Supremo. O ministro nomeou a si mesmo e a André Mendonça como juízes auxiliares em maio. Prevista na Lei das Eleições, a função envolve a análise de reclamações e representações relativas à disputa presidencial. A iniciativa foge ao padrão adotado pela Corte. Em geral, a função é exercida por ministros juristas, que ocupam as vagas destinadas à advocacia, ou por ministros substitutos. Alexandre de Moraes também recorreu a esse mecanismo quando presidiu o TSE, em 2022. Além de incluir a presidência na distribuição de processos sobre propaganda eleitoral, ele nomeou outros quatro ministros: Cármen Lúcia, Raul Araújo, Paulo de Tarso Sanseverino e Maria Claudia Bucchianeri. Ex-ministra da Corte, Bucchianeri atualmente coordena a equipe jurídica de Flávio Bolsonaro. Além de Nunes Marques e André Mendonça, a jurista Estela Aranha também atua como juíza auxiliar nas eleições de 2026. Ela foi designada para o cargo em dezembro do ano passado pela então presidente do TSE, a ministra Cármen Lúcia. Escola de samba e pesquisa eleitoral suspensa Uma das ações já julgadas neste ano tinha relação com o desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, que homenageou o presidente Lula (PT) no carnaval do Rio. Por unanimidade, os ministros rejeitaram os pedidos apresentados pelo Partido Novo e pelo Partido Missão, que acusavam Lula, o PT e a escola de promoverem propaganda eleitoral antecipada. Outro tema foi a suspensão da divulgação da pesquisa do Instituto AtlasIntel, determinada por Nunes Marques após solicitação do PL. A pesquisa apontou uma queda de Flávio Bolsonaro após a revelação dos áudios em que ele pede dinheiro ao ex-banqueiro preso Daniel Vorcaro para o filme "Dark Horse", sobre seu pai. Para Nunes Marques, há indícios de indução para a contaminação das respostas, comprometendo a metodologia da pesquisa. A AtlasIntel afirmou que a pesquisa foi realizada sem que o áudio de Flávio fosse reproduzido a quem respondia o questionário. O julgamento foi adiado após pedido de vista da ministra Estela Aranha, e ainda não tem previsão de retorno para a pauta do TSE. Comissão de frente da Acadêmicos de Niterói, que homenageou Lula na Sapucaí Alexandre Macieira/Riotur

+ Sobre nós

Image

Onde estamos: .

Rua Barão do Rio Branco, 347
Centro Itápolis/SP
3262 7482 - 3262 7483
16 99781 3817(Rega)
16 99742 1727(Daiane)
© 2018 RG Assessoria Fisco Contábil. All Rights Reserved. Designed By JKAsites