Enviar uma pergunta? CLICK AQUI
Seg - Sexta: 7:30 - 17:00
Sáb-Dom Fechado
3262 7482 - 3262 7483
16 99781 3817
16 99742 1727
Rua Barão do Rio Branco, 347 - Centro
Itápolis/SP

G1 GLOBO (Tudo Diário)

Últimas notícias do Brasil e do mundo, sobre política, economia, emprego, educação, saúde, meio ambiente, tecnologia, ciência, cultura e carros. Vídeos dos telejornais da TV Globo e da GloboNews.

  1. Incêndio é registrado em prédio na Avenida André Araújo Reprodução/Redes Sociais Um incêndio atingiu um prédio na Avenida André Araújo, na Zona Centro-Sul de Manaus, nesta terça-feira (23). Vídeos que circulam nas redes sociais mostram uma grande quantidade de fumaça escura saindo do local. O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) foi acionado para atender a ocorrência por volta das 11h30. De acordo com a corporação, não havia ninguém no imóvel no momento do incêndio, e as chamas foram controladas rapidamente. As causas do incêndio ainda serão apuradas pelas autoridades. 📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp

  2. Caso está sendo investigado pela Delegacia da Mulher Polícia Civil A cuidadora do abrigo municipal de Taiobeiras foi presa por abuso sexual de adolescentes após intermediar encontros de duas internas, de 16 e 17 anos, com um homem de 71. Ele também foi detido. Segundo as informações divulgadas pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) nesta terça-feira (23), a investigação demonstrou que a cuidadora, de 36 anos, se aproveitou do acesso que tinha às adolescentes e da posição de confiança que ocupava. Em troca dos encontros, ela recebia vantagens financeiras. Leia nota da Prefeitura abaixo. 📲Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp "Trata-se de um fato de extrema gravidade , uma vez que as investigações apontam para a violação de direitos de adolescentes que já se encontravam em situação de vulnerabilidade e sob especial proteção", destacou a delegada Mayra Coutinho. As prisões da cuidadora e do homem foram executadas pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), responsável pela apuração do caso. Ainda de acordo com a PCMG, imagens de câmeras de segurança flagraram o momento em que a cuidadora entrou na casa do homem com as adolescentes. Assim que soube dos fatos, a instituição afastou a funcionária. A PCMG informou ainda que o homem chegou a fugir da cidade , e a mulher tentou intimidar uma das adolescentes para mudar o depoimento que havia prestado. Os dois já foram levados ao sistema prisional. As investigações continuam. Veja os vídeos que estão em alta no g1 Nota do Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes Leia a nota na íntegra "O Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA) informa que tomou conhecimento da denúncia envolvendo uma educadora da instituição, suspeita de exploração sexual de duas adolescentes acolhidas. Diante da gravidade dos fatos relatados, a profissional foi imediatamente afastada de todas as suas atividades e teve seu vínculo funcional suspenso preventivamente, visando garantir a proteção integral das adolescentes e a lisura na apuração dos fatos. Imediatamente, o caso foi formalmente comunicado aos órgãos competentes para que fossem adotadas todas as medidas legais cabíveis, incluindo a devida investigação. O SAICA reafirma seu compromisso inegociável com a proteção dos direitos de crianças e adolescentes, atuando com rigor, transparência e responsabilidade diante de qualquer situação que represente ameaça à integridade física, psicológica ou moral dos acolhidos." LEIA TAMBÉM: Polícia divulga vídeo de investigado por matar homem em Divinópolis; ele pode estar no Norte de MG Caminhão carregado com mais de 20 toneladas de areia cai em ribanceira na BR-251 e motorista morre Unimontes inicia concurso que prevê mais de 400 vagas; veja primeiros editais Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.

  3. INSS estabelece novas regras e passa a exigir biometria em benefícios sociais; veja quem está isento. Em prisão domiciliar, Bolsonaro depõe à polícia do DF sobre arma apreendida em blitz. Morte em rope jump: preso retirou câmera de jovem lançada sem corda em SP, diz polícia. Calor extremo provoca 40 mortes por afogamento na França em 5 dias; Torre Eiffel é fechada. Com Alisson, Seleção faz último treino antes de enfrentar a Escócia na Copa do Mundo. Resumão diário do g1. Comunicação/Globo Produzido pelas equipes de vídeos e podcasts do g1, o Resumão é apresentado pela jornalista Daniela Scalabrini e tem edição de áudio de Viviane Mateus.

  4. Operação prende suspeito e apreende arma, simulacro e veículo adulterado durante investigação de roubo no interior de SP Polícia Civil/Divulgação Um homem foi preso em flagrante durante a Operação Nox Atra, deflagrada na manhã desta terça-feira (23). A ação visa esclarecer um roubo registrado em abril no Bairro Rural Noite Negra, em Pirapozinho (SP). A operação foi realizada pela Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Pirapozinho, com apoio da Polícia Militar e do 8º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep). 📲 Participe do canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp A ação resultou no cumprimento de três mandados de busca e apreensão, sendo dois em Anhumas (SP) e um em Presidente Prudente (SP). Foram apreendidos quatro aparelhos celulares, um simulacro de arma de fogo, um revólver calibre .38 e um veículo com sinais de adulteração nos elementos identificadores, incluindo as placas. Segundo a Polícia Civil, diante do material encontrado, um dos investigados foi preso em flagrante pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e adulteração de sinal identificador de veículo automotor. Veja os vídeos que estão em alta no g1: Veja os vídeos que estão em alta no g1 A corporação informou que o revólver e o veículo apreendidos podem ter relação com o roubo investigado e serão submetidos à perícia para auxiliar no andamento das investigações. A operação recebeu o nome de "Nox Atra", expressão em latim que significa "Noite Negra", em referência ao bairro rural onde o crime ocorreu. Conforme a Polícia Civil, a investigação realizou buscas, levantamento de informações, análise de imagens e outras técnicas de polícia judiciária, as quais permitiram identificar três suspeitos de participação no roubo. LEIA TAMBÉM Casos de descumprimento de medidas protetivas crescem, e Patrulha Maria da Penha já acompanha 227 mulheres no interior de SP Denúncia sobre cães de caça leva polícia a flagrar posse ilegal de arma em Martinópolis Operação da Polícia Civil mira suspeitos de golpe do falso banco que vitimaram moradores do interior de SP Homem é socorrido após ser baleado em posto de combustíveis em Tarabai Roubo O crime investigado ocorreu no fim de abril, em uma propriedade localizada no bairro rural Noite Negra, em Pirapozinho. De acordo com a Polícia Civil, a vítima e o filho, uma criança, foram rendidos e amarrados pelos criminosos, que utilizaram uma arma de fogo durante a ação. As investigações continuam para esclarecer completamente o caso e responsabilizar todos os envolvidos. Initial plugin text Veja mais notícias no g1 Presidente Prudente e Região VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

  5. Veja todos os vídeos.

  6. A criança foi transferida nesta terça-feira (23) para o Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis Governo de SC Um menino de 11 anos teve 80% do corpo queimado após uma explosão em uma empresa de metalurgia em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, na segunda-feira (22), segundo o Corpo de Bombeiros. A criança foi levada ao Hospital Regional do Oeste (HRO) e transferida, nesta terça-feira (23), para o Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, referência no tratamento de queimaduras. O estado de saúde dela não foi informado. A Polícia Civil investiga o caso. ✅ Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp O local é usado para atividades de serralheria, e havia produtos inflamáveis armazenados no local. Os nomes dos produtos não foram informados. O pai do menino atingido, um homem de 45 anos, informou à Polícia Militar que o filho estava aprendendo tarefas relacionadas à soldagem no local. Ele disse que não estava presente no momento do acidente. Agora no g1 Uma testemunha relatou à PM que fazia um serviço de soldagem no momento em que a criança foi para os fundos do terreno. Pouco depois, ela viu o menino segurando um recipiente e, em seguida, já com o corpo em chamas. VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

  7. Família diz ter confundido operação policial com ação criminosa Um cumprimento de um mandado de busca e apreensão na manhã de segunda-feira (22) na casa de uma policial militar, em Nísia Floresta, na Grande Natal, terminou com troca de tiros, um policial civil baleado e a residência atingida por diversos disparos. O marido da policial militar acabou preso pelos disparos. Segundo a Polícia Civil, ele foi detido em flagrante pelos crimes de tentativa de homicídio contra agentes de segurança pública e posse irregular de arma de fogo. 📳 Clique aqui para seguir o canal do g1 RN no WhatsApp Endereço errado A policial militar Camilla Grazielle alegou que os policiais civis cumpriram o mandado judicial no endereço errado e que no documento constava o nome de uma pessoa diferente das que moram na residência. Ela alegou que a família também não conhece a pessoa citada. A policial disse ainda que os policiais demoraram a se identificar como agentes de segurança, o que fez a família acreditar que se tratavam de bandidos invadindo a casa. A Polícia Civil informou, em nota, que um dos endereços no mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça era o da casa da policial e que o suspeito foi posteriormente localizado em outro endereço também relacionado a ele (veja, no final da reportagem, a nota completa da Polícia Civil). Casa ficou com marcas de tiros Redes sociais "A medida cautelar cumprida no imóvel decorreu de informações obtidas ao longo da investigação, que indicavam a existência de vínculo entre o alvo e a propriedade", informou a PC/RN. A Polícia Civil informou ainda que os policiais observaram "todos os protocolos operacionais previstos nesse tipo de diligência". "Houve identificação dos agentes como policiais civis, verbalização da presença policial e procedimentos de segurança para abordagem do imóvel", garantiu. Segundo a Polícia Civil, o agente foi baleado na região do rosto, recebeu atendimento médico e tem estado de saúde estável. A policial militar de 28 anos acionou o Ministério Público do RN na tarde da segunda-feira (22) para investigação do caso. O órgão não se manifestou. Entenda o caso A policial militar relatou que dormia em casa com o marido, o irmão e o pai quando o portão da casa foi derrubado. O pai, segundo ela, foi o primeiro a ouvir o estrondo do portão, viu uma pessoa em cima do muro, e correu para pedir ajuda. Camilla Grazielle explicou que até este momento os policiais civis não haviam se identificado como agentes. A família se trancou em um banheiro, e a policial pediu ajuda a colegas em um grupo da PM. Ao MP, segundo o documento ao qual o g1 teve acesso, a policial disse que a família acreditava que se tratavam de bandidos invadindo a residência, algo que já havia ocorrido em outra oportunidade. "Nesse momento eu corri para dentro do banheiro. Meu irmão também correu para dentro do banheiro. Ficamos nós três deitados no chão. Meu esposo pegou a arma. E foi ele que ele ficou do lado de dentro [na casa]. Em nenhum momento a gente teve acesso só nada da área externa", falou a policial à Inter TV. Enquanto a família estava trancada no banheiro, o marido da policial efetuou disparos com uma arma de calibre 12, ainda sem saber que se tratavam de policiais civis, segundo ela. Houve uma troca de tiros. Segundo a mulher, o marido deu quatro tiros. Segundo a Polícia Civil, a espingarda de calibre 12 estava em situação irregular. "Diante da injusta agressão, os policiais reagiram de forma proporcional para cessar a ameaça e preservar a integridade física dos agentes e das demais pessoas presentes", informou a Polícia Civil. A casa da PM ficou com marcas de tiros na frente, na cozinha e teve até a geladeira atingida. O portão da residência foi derrubado. Ao Ministério Público, a policial militar relatou que após a troca de tiros os policiais civis se identificaram como agentes de segurança, com gritos de "polícia". Segundo ela, o marido se entregou após a identificação dos policiais. Camilla Grazielle disse que a família não viu a viatura que estava na frente do imóvel, apenas um veículo descaracterizado que estava na lateral, por uma janela. "Na minha visão eu pensei: 'Realmente é bandido'. Porque não tem nenhuma viatura aqui. Nesse momento eu consegui correr na janela, eu disse: É' um carro branco, não tem nenhuma viatura aqui. Então realmente é bandido'. E foi por isso que ele atirou", relatou Camilla Grazielle. A policial militar informou ao MP que os policiais civis estavam exaltados, que colocaram o pai e o irmão dela no chão e que pegaram todos os celulares. A mulher informou que apenas neste momento foi informado que a ação era para o cumprimento de mandado de busca e apreensão. Mandado de busca e apreensão A policial disse que viu o mandado, mas que o endereço que constava não era o dela. A Polícia Civil disse que o endereço do mandado estava correto, mas que o suspeito foi preso em outro endereço onde houve cumprimento de mandado judicial. Ao Ministério Público do RN, a policial disse que os policiais civis não forneceram cópia do mandado de busca e apreensão, mexeram nas câmeras de segurança do imóvel, tiraram o cartão de memória e ainda perguntaram pelo DVR, que é o aparelho que processa e armazena as imagens captadas pelas câmeras de monitoramento. Veja nota da Polícia Civil sobre o caso "A Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN) informa que a ação policial realizada na segunda-feira (22) ocorreu no contexto de uma investigação em andamento e foi devidamente autorizada pelo Poder Judiciário, após representação fundamentada em elementos técnicos produzidos durante a apuração dos fatos. As diligências apontaram a vinculação do investigado a dois imóveis distintos. Um deles foi alvo do cumprimento de mandado de busca e apreensão, enquanto o suspeito foi posteriormente localizado em outro endereço também relacionado a ele. A medida cautelar cumprida no imóvel decorreu de informações obtidas ao longo da investigação, que indicavam a existência de vínculo entre o alvo e a propriedade. Durante a execução da ordem judicial, as equipes policiais observaram todos os protocolos operacionais previstos para esse tipo de diligência. Houve identificação dos agentes como policiais civis, verbalização da presença policial e procedimentos de segurança para abordagem do imóvel. Entretanto, durante a ação, um homem que se encontrava na residência, identificado posteriormente como esposo de uma policial militar, efetuou disparos de arma de fogo contra as equipes policiais. Conforme apurado inicialmente, foi utilizada uma espingarda calibre 12 em situação irregular. Diante da injusta agressão, os policiais reagiram de forma proporcional para cessar a ameaça e preservar a integridade física dos agentes e das demais pessoas presentes. Em decorrência dos disparos efetuados pelo suspeito, um policial civil foi atingido na região do rosto, sofrendo ferimentos durante a ocorrência. O policial recebeu atendimento médico e seu estado de saúde é estável. Em depoimento preliminar, o homem afirmou ter acreditado que se tratava de uma ação criminosa, alegando experiências anteriores relacionadas a assaltos. Tal versão está sendo devidamente apurada no curso da investigação. Ressalta-se, contudo, que as equipes policiais estavam identificadas, havia verbalização da condição funcional dos agentes e uma das viaturas empregadas na operação era caracterizada, permanecendo visível nas proximidades do imóvel. O investigado alegou ter visualizado apenas a viatura descaracterizada utilizada no apoio operacional. Após cessar a resistência e se render, o homem foi preso em flagrante pelos crimes de tentativa de homicídio contra agentes de segurança pública e posse irregular de arma de fogo. A Polícia Civil do Rio Grande do Norte reafirma que todas as medidas adotadas observaram rigorosamente os preceitos legais e operacionais aplicáveis, destacando que as investigações continuam para o completo esclarecimento dos fatos". Vídeos mais assistidos do g1 RN

  8. Jair Bolsonaro depõe sobre arma apreendida A Polícia Civil do Distrito Federal colhe, na tarde desta terça-feira (23), o depoimento do ex-presidente Jair Bolsonaro sobre a arma registrada em seu nome e apreendida em uma blitz na semana passada. O delegado Thiago Boeing, da 17ª Delegacia de Polícia, chegou ao condomínio onde o ex-presidente cumpre prisão domiciliar por volta das 14h30. Relator da pena de Bolsonaro, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes negou o pedido da polícia para ouvir o ex-presidente por videoconferência, "uma vez que há restrição legal para uso de comunicações eletrônicas". Polícia Civil do DF chega à residência de Bolsonaro para ouvi-lo sobre arma apreendida em blitz Fabiano Andrade/TV Globo A pistola, registrada no nome de Bolsonaro, estava no carro de um militar do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) que atua na segurança do ex-presidente. A arma foi apreendida por não estar acompanhada do certificado de registro. O caso é investigado pela Polícia Civil do DF e acompanhado pelo STF. Investigadores ouvidos pela TV Globo apontam que, a depender dos elementos reunidos no inquérito, as condutas de Bolsonaro e do militar podem ser enquadradas em duas situações: infração administrativa: o ex-presidente e o militar possuem porte de arma, que estava devidamente registrada, mas estava sem a documentação exigida no transporte violação do Estatuto do Desarmamento: A lei prevê que é crime "possuir, deter, portar, adquirir, fornecer, receber, ter em depósito, transportar, ceder, ainda que gratuitamente, emprestar, remeter, empregar, manter sob sua guarda ou ocultar arma de fogo, acessório ou munição de uso restrito, sem autorização e em desacordo com determinação legal ou regulamentar". A pena é de 3 a seis anos de prisão, além de multa. LEIA TAMBÉM: Glock 9mm: qual é e como funciona o modelo da arma de Bolsonaro apreendida no DF Bolsonaro pode manter armas, mesmo em prisão domiciliar? Entenda o que diz a lei Carro não foi revistado porque não entrou na casa de Bolsonaro, diz PM Equipe de segurança retirou peça de arma, diz defesa de Bolsonaro Apreensão em blitz Ex-presidente Jair Bolsonaro em prisão domiciliar, em imagem de arquivo WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO A arma – uma pistola Glock 9mm – seria levada para o reparo, mas foi apreendida durante uma blitz da Polícia Militar em Brasília na última segunda-feira (15). Uma consulta ao sistema do Exército confirmou o registro no nome do ex-presidente. Apesar de ter documentação regular, a pistola foi recolhida pela Polícia Civil porque o Certificado de Registro de Arma de Fogo (Craf) não estava no veículo. O caso é investigado pela Polícia Civil do DF. ➡️O carro era dirigido pelo militar Estácio Leite da Silva Filho, vinculado ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e cedido à Casa Civil para atuar na segurança de Bolsonaro. ➡️O militar prestou depoimento e foi liberado. Ele afirmou à Polícia Civil que a arma estava sendo transportada porque precisava passar por reparos, e seria devolvida em seguida ao ex-presidente. 🔎 Bolsonaro cumpre atualmente uma pena de 27 anos e 3 meses de prisão. Desde o dia 24 de março deste ano, ele está sob prisão domiciliar humanitária, autorizada por Moraes por um prazo inicial de 90 dias, para que o ex-presidente se recupere de uma broncopneumonia. O que a defesa de Bolsonaro já disse? Em documento enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), a defesa de Bolsonaro afirmou que a própria equipe de segurança tinha deixado a arma de fogo inoperante para evitar riscos, frente às condições de saúde mental do político. "[...] as medicações psiquiátricas que vinham sendo ministradas ao Peticionário [Jair Bolsonaro], capazes de afetar sua cognição — e que, inclusive, foram determinantes no episódio do rompimento da tornozeleira eletrônica —, levaram sua equipe de segurança, sem seu conhecimento prévio, a retirar o percussor da arma, tornando-a inoperante." ➡️Em 22 de novembro de 2025, durante outro período de prisão domiciliar, Bolsonaro tentou violar a tornozeleira eletrônica usando um ferro de solda. Na época, Bolsonaro alegou alucinação e "certa paranoia" possivelmente provocadas pelo uso de remédios. Ainda segundo a defesa, Bolsonaro manipulou a arma, testou o disparo e constatou que "o mecanismo não estava funcionando regularmente". E, por isso, pediu que um dos militares que atuam na sua segurança pessoal levassem a pistola para o conserto. "A entrega do armamento teve por única finalidade buscar auxílio na identificação da falha e a realização da necessária manutenção", diz a defesa. Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.

  9. Casal Rebeca e Alexandre Ramagem está nos EUA Repodução/Instagram A procuradora de Roraima Rebeca Teixeira Ramagem Rodrigues ganhou 'licença-prêmio' e teve o período longe do trabalho estendido pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE-RR) até o dia 7 de julho. Nesta terça-feira (23), a servidora acumula 218 dias afastada das funções, o equivalente a sete meses. ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 RR no WhatsApp O g1 tentou contato com a servidora, mas não tinha conseguido até a última atualização desta reportagem. O novo benefício foi iniciado em 9 de maio, logo após o fim de um período de 78 dias de férias da servidora. Se somado o período da nova licença com as férias, prorrogações, recesso forense e os afastamentos não reconhecidos, a procuradora chegará à marca de 233 dias sem trabalhar. Ela ainda precisa justificar um período de 45 dias de ausência após ter um atestado médico rejeitado. Em nota, a PGE-RR declarou que os procedimentos para apurar o caso são da Corregedoria do órgão, "possuem caráter sigiloso" e que "não comenta assuntos submetidos a essa esfera". O marido de Rebeca, o ex-deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), foi preso em abril pelo Serviço de Imigração e Controle de Aduanas (ICE) dos Estados Unidos. Ele foi solto dois dias depois. O delegado brasileiro envolvido na prisão dele foi ordenado a deixar o país. 'Licença-prêmio' Em nota atualizada, a PGE-RR informou que a licença-prêmio concedida à procuradora é referente ao período de cinco anos trabalhados entre março de 2020 e março de 2025. O benefício foi publicado em portaria interna no dia 6 de março e garantiu afastamento entre 9 de maio e 7 de julho de 2026. 👉 Rebeca é esposa de Alexandre Ramagem, que teve o mandato cassado após ser condenado por envolvimento na trama golpista e ficou foragido nos EUA. No dia 23 de novembro, ela publicou nas redes sociais sobre a fuga da família para os Estados Unidos, e afirmou que deixou o Brasil para "proteger a família”. Alexandre foi preso na Flórida, segundo a Polícia Federal (PF). Até o momento, não há informações oficiais sobre o paradeiro de Rebeca ou se ela continua em território americano. A Procuradoria-Geral do Estado já havia afirmado anteriormente que não possui dados sobre a possibilidade de detenção da servidora no exterior. Ministério da Justiça confirma envio de extradição de Ramagem ao Supremo e aos EUA Ausências no trabalho Rebeca Ramagem se afastou das atividades no dia 17 de novembro de 2025, quando iniciou um período de férias que, inicialmente, terminaria no dia 28 do mesmo mês. Desde então, não retornou ao trabalho. Ela solicitou a prorrogação de férias até 19 de dezembro de 2025, que foi concedida pela PGE-RR. Depois disso, o órgão entrou em recesso forense, entre de 20 de dezembro de 2025 a 6 de janeiro de 2026. Ao fim do recesso forense, Rebeca apresentou um atestado médico solicitando licença de 60 dias, a partir de 22 de dezembro. No entanto, segundo a PGE-RR, o documento não foi reconhecido pela junta médica porque a procuradora faltou a duas perícias médicas presenciais agendadas para validação. Por isso, ela ainda precisa justificar as faltas no período entre 7 de janeiro e 20 de fevereiro de 2026. Rebeca ingressou com um mandado de segurança para tentar realizar uma perícia médica virtual, mas o pedido de liminar foi indeferido pela Justiça, informou a PGE-RR ao g1. Sem a validação oficial da junta médica, a Corregedoria do órgão é a responsável por decidir sobre a abertura de um procedimento administrativo para apurar as ausências no período, no entanto, o órgão não informou se algum processo foi aberto. LEIA MAIS: Rebeca segue em férias da PGE-RR após viagem aos EUA Mulher de Ramagem não tem atestado reconhecido e precisa justificar ausências Esposa de Alexandre Ramagem é procuradora de Roraima Rebeca Ramagem entregou atestado médico no trabalho após ir aos EUA com marido foragido Vídeo nas redes sociais No dia 18 de fevereiro de 2026, Rebeca Ramagem publicou um vídeo nas redes sociais. Na gravação, ela alega ser vítima de perseguição política, ao afirmar que o governo estadual negou a realização da sua perícia por telemedicina e suspendeu o regime de teletrabalho dela de forma arbitrária. Sobre o exame médico, a Secretaria de Gestão Estratégica e Administração (Segad) explicou que Roraima não possui lei ou estrutura técnica para realizar avaliações de capacidade de trabalho de forma online. Por isso, a presença física da procuradora foi exigida nas duas perícias, às quais ela não compareceu. Em relação à rotina de trabalho, a PGE-RR documentou que Rebeca não atua em regime remoto há mais de cinco anos. Segundo o órgão, o teletrabalho da procuradora foi cancelado em agosto de 2020 a pedido da própria servidora. Na mesma época, Rebeca solicitou transferência definitiva para a unidade da PGE em Brasília (DF). O pedido foi aceito e, desde então, a lotação oficial dela exige atuação presencial na capital federal. O estado reforça que, por esse motivo, não houve nenhuma suspensão recente do trabalho remoto dela. No vídeo publicado, a procuradora também reclamou de uma suposta quebra de igualdade, afirmando que um terço dos procuradores de Roraima trabalha remotamente. A PGE justificou que as regras gerais do teletrabalho estão em revisão normativa e, desde dezembro de 2025, novos pedidos de adesão ao sistema foram suspensos para todos os procuradores. Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.

  10. Intervenção começou na segunda-feira (22) Philipe Salvador/Inter TV Cabugi Um dos acessos à praia de Ponta Negra, em Natal, foi interditado na noite de segunda-feira (23) e permanecerá fechado até a quarta-feira (24) devido a uma obra. O bloqueio fica na ladeira do cruzamento entre as avenidas Engenheiro Roberto Freire e Erivan França. A intervenção é de responsabilidade da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). A área, utilizada por motoristas que descem em direção à orla, foi isolada pela companhia com cones e telas. 📳 Clique aqui para seguir o canal do g1 RN no WhatsApp Segundo a Caern, foi feita a substituição de um trecho de tubulação. A recomposição do calçamento em paralelepípedo deve começar na tarde desta terça (23) e ser concluída na quarta-feira (24), a depender das condições climáticas. Somente após a conclusão dessa etapa a via será liberada para o tráfego. A recomposição do asfalto deverá ser feita em até 72 horas, dentro do prazo regulatório, informou a Caern. Agora no g1
  11. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (23) que seis pessoas foram presas por danificar o espelho d’água do Memorial de Lincoln, em Washington, D.C. O local, que é um dos mais emblemáticos da capital americana, vem sendo foco da atenção do republicano em meio a um projeto de requalificação da região, avaliado em mais de US$ 14 milhões. Em uma publicação nas redes sociais, Trump alegou que as pessoas teriam feito um rasgo de cerca de 106 metros na pintura da estrutura. A declaração ocorre em meio a um prazo apertado do governo para corrigir falhas na reforma do monumento antes das comemorações do 250º aniversário dos Estados Unidos na próxima semana. Em atualização

  12. Clínica de cirurgia plástica é inaugurada em Três Pontas Crédito: Divulgação A inauguração da primeira clínica exclusivamente dedicada à cirurgia plástica em Três Pontas marca a consolidação de uma trajetória construída ao longo dos últimos anos por dois profissionais da área da saúde que escolheram a região para desenvolver suas carreiras. O cirurgião plástico Dr. Marcus Vinicius chegou ao Sul de Minas em 2019, após concluir sua residência médica em Cirurgia Plástica na FAMERP/Hospital de Base de São José do Rio Preto. No ano seguinte, a anestesiologista Dra. Rejane Alvares, formada pela Santa Casa de Misericórdia de São José do Rio Preto, também se estabeleceu em Três Pontas. A partir de então, os dois profissionais passaram a construir uma trajetória conjunta na medicina. Clínica de cirurgia plástica é inaugurada em Três Pontas Crédito: Divulgação Os atendimentos tiveram início em uma sala alugada na Avenida Barão da Boa Esperança. Com recursos limitados no início da carreira, os profissionais apostaram em qualificação contínua, investimento em tecnologia e aprimoramento técnico como pilares para o crescimento do projeto. Ao longo dos anos, a equipe buscou capacitação com referências nacionais da cirurgia plástica, aperfeiçoando técnicas de contorno corporal, lipoaspiração de definição e mamoplastia em L multiplanos. Paralelamente, foram incorporados equipamentos modernos utilizados em importantes centros especializados do país, como SAFER, Vibrolipo, Vibrofit e Argoplasma, com foco em segurança, recuperação otimizada e melhores resultados para os pacientes. A nova clínica foi criada com a proposta de ampliar o acesso, no interior de Minas Gerais, a técnicas e tecnologias que tradicionalmente estavam concentradas nos grandes centros urbanos. O espaço possui aproximadamente 200 metros quadrados, três consultórios, duas recepções e ambientes planejados para oferecer conforto, privacidade e acolhimento. Clínica de cirurgia plástica é inaugurada em Três Pontas Crédito: Divulgação Além da estrutura física, o empreendimento representa a expansão de um trabalho que, ao longo dos anos, conquistou a confiança de pacientes de diversas cidades da região. Atualmente, a clínica recebe pessoas de municípios como Varginha, Três Corações, Boa Esperança e outras localidades do Sul de Minas, que buscam atendimento especializado em cirurgia plástica. A inauguração da unidade simboliza uma nova etapa desse projeto, desenvolvido com foco em excelência médica, responsabilidade e atendimento humanizado. Segundo os idealizadores, os próximos anos deverão ser marcados por novos investimentos, aperfeiçoamentos e expansão dos serviços oferecidos, reforçando o compromisso de contribuir para o desenvolvimento da medicina especializada na região. Clínica de cirurgia plástica é inaugurada em Três Pontas Crédito: Divulgação

  13. Polícia Civil suspeita de vazamento em operação das UPAs A fuga da empresária Cláudia Fernanda Cândido da Silva minutos antes da operação da Polícia Civil, que investigou o contrato de terceirização das UPAs de Palmas, levantou suspeitas sobre um possível vazamento de informações sigilosas. Segundo o delegado Romeu Fernandes, a suposta lobista deixou a residência 14 minutos antes da chegada da equipe policial. "Nos chamou a atenção porque acompanhávamos toda a rotina dela. Sabíamos que não tinha o costume de sair muito cedo de casa e, coincidentemente, no dia do cumprimento do mandado de prisão, saiu de madrugada, por volta das 5h47, cerca de 14 minutos antes da equipe chegar. É algo que precisa ser aprofundado. Ainda não temos uma conclusão definitiva, mas certamente é um indicativo de possível vazamento de informações sigilosas", explicou. A investigação apontou indícios de fraude no processo de contratação, possível desvio de recursos públicos e atuação coordenada entre agentes públicos e particulares para viabilizar a parceria entre a Prefeitura de Palmas e a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Itatiba. O contrato, firmado sem licitação, prevê o repasse de R$ 139 milhões. Nesta terça-feira (23), uma decisão cautelar do Tribunal de Contas Estadual do Tocantins determinou a suspensão do contrato. 📱 Clique aqui para seguir o canal do g1 TO no WhatsApp Cláudia Fernanda foi presa após ficar uma semana foragida. Com a conclusão do inquérito sobre a terceirização das UPAs, ela foi indiciada por corrupção ativa, peculato-desvio, associação criminosa e lavagem de dinheiro. Ao todo, dez pessoas foram indiciadas. Entre elas estão a ex-secretária municipal de Saúde, Dhieine Caminski, e o ex-superintendente de Atenção à Saúde, Andreis Vicente da Costa, que permanecem presos. Segundo o delegado, os demais servidores que compõem a comissão técnica responderão por peculato culposo, pois não participaram diretamente da elaboração dos documentos, mas os assinaram. Ainda segundo ele, profissionais ligados à Santa Casa foram intimados a prestar depoimento, mas se recusaram a colaborar. LEIA MAIS Inquérito aponta indícios de fraude em contrato das UPAs de Palmas e termina com dez indiciados Empresária suspeita de ser lobista em contrato de R$ 139 milhões das UPAs fugiu minutos antes da chegada da polícia, diz relatório Empresária Cláudia Fernanda se apresentou à polícia Reprodução/TV Anhanguera As investigações também apontam possíveis tentativas de dificultar o trabalho policial, como ocultação de aparelhos celulares, desaparecimento de provas e indícios de vazamento de informações sigilosas relacionadas à operação. Em nota, a defesa de Cláudia Fernanda afirmou que o relatório da polícia não retrata a realidade e pediu a soltura imediata da empresária. Também declarou que existem falhas na investigação que serão questionadas na Justiça. Os advogados de Andreis informaram que aguardam decisão da Justiça sobre o pedido de liberdade e o acesso a documentos sob sigilo. A defesa afirma ainda que ele foi indiciado sem ter sido ouvido. A defesa de Dhieine Caminski foi procurada, mas não respondeu. Em manifestações anteriores, os advogados da ex-secretária negaram irregularidades. A Santa Casa de Misericórdia de Itatiba informou que está à disposição das autoridades e que não conduziu o processo administrativo da Prefeitura de Palmas, tendo apenas apresentado documentos e informações sobre sua capacidade técnica e de atendimento. A Prefeitura de Palmas afirmou que irá colaborar com as investigações e informou que os atendimentos nas UPAs seguem normalmente. Secretária Dhieine Caminski; e o superintendente Andreis Vicente da Costa Reprodução/Prefeitura de Palmas Indícios de direcionamento Apesar das investigações, das prisões e das exonerações, o contrato firmado entre a Prefeitura de Palmas e a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Itatiba permanece em vigor. O acordo prevê o repasse de R$ 139 milhões para a gestão das unidades pelo período de 12 meses. De acordo com a investigação, há indícios de direcionamento na contratação da entidade filantrópica. A Polícia Civil afirma que documentos analisados apontam possíveis irregularidades e sustentam a suspeita de que a escolha da instituição já estaria definida antes da conclusão das etapas exigidas. O inquérito foi concluído e encaminhado ao Ministério Público e ao Poder Judiciário, que irão analisar as medidas cabíveis. Segundo a Polícia Civil, as investigações continuam para aprofundar a análise financeira do contrato, a prestação de contas dos recursos utilizados e a possível participação de outros envolvidos. Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

  14. Guarujá, SP, abre 1 mil vagas de emprego para obras do futuro Túnel Santos-Guarujá. Arquivo AT A Autoridade Portuária de Santos (APS) rescindiu o contrato de R$ 72,8 milhões com a Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE), da Universidade de São Paulo (USP), para assessoria técnica do Túnel Santos-Guarujá. O acordo foi alvo de uma investigação do Ministério Público Federal (MPF) e estava suspenso há um ano. De acordo com a APS, o acordo foi rescindido de forma amigável “em razão de mudanças no modelo do empreendimento, que tornaram desnecessária a continuidade dos serviços contratados”. A entidade disse que não houve prestação de serviço ou pagamentos. ✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp. O acordo foi firmado em fevereiro de 2025, sem licitação, e suspenso em junho de 2025, conforme a APS. Em janeiro, o MPF abriu um inquérito civil para investigar a legalidade da dispensa de licitação, gerenciamento do projeto e a precificação do contrato. Na época, a APS disse que o contrato foi firmado quando não havia garantias de fiscalização dos recursos federais e justificou a escolha pela FDTE pela “expertise em obras complexas e de grande porte”. No entanto, após as partes firmarem um termo aditivo, o contrato perdeu a finalidade, já que o governo de São Paulo contratou a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) para os serviços. O g1 questionou o andamento do inquérito ao MPF, mas não teve retorno até a última atualização da reportagem. Túnel ligará a região de Outeirinhos e Macuco, em Santos, ao bairro Vicente de Carvalho, em Guarujá. Divulgação/Governo de São Paulo Sem custos A APS também destacou que, na ocasião, não foram emitidas Ordem de Serviço, execução dos trabalhos ou qualquer pagamento à contratada. “Também não haverá indenizações, multas ou outras obrigações financeiras decorrentes da rescisão” “A Autoridade Portuária continuará acompanhando o desenvolvimento do projeto, especialmente em relação aos impactos sobre a infraestrutura e as operações portuárias, avaliando oportunamente eventual necessidade futura de apoio técnico especializado”, disse, em nota. Entenda o túnel submerso que vai ligar Santos a Guarujá g1 VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos

  15. Abelardo de la Espriella vence as eleições presidenciais na Colômbia, aponta apuração preliminar O Registrador Nacional da Colômbia informou, nesta terça-feira (23), que a contagem final dos votos da disputa presidencial do fim de semana divergiu em apenas 0,003% das cédulas em relação à apuração inicial. Isso significa que não existe divergência significativa entre a contagem inicial, que havia apontado a vitória do candidato de direita Abelardo De La Espriella, e a apuração oficial dos votos, segundo o órgão eleitoral colombiano (leia mais abaixo). ✅ Siga o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp Na apuração inicial, De La Espriella liderava a disputa com uma vantagem inferior a 1% sobre o esquerdista Iván Cepeda, tendo obtido 49,6% dos votos. Cepeda havia declarado que aguardaria a verificação final da contagem pelas autoridades eleitorais antes de reconhecer o resultado. Ele havia indicado também que pediria recontagem devido à diferença mínima de votos. ➡️ O escrutínio é parte do processo de apuração dos votos em eleições na Colômbia. Nessa etapa, o Conselho Nacional Eleitoral — principal autoridade eleitoral do país — checa a contagem dos votos feita após o fechamento das urnas. E é realizado em sessões com a presença de representantes e advogados dos partidos concorrentes, além do Ministério Público do país. As sessões do escrutínio também checam inconsistências ou pedidos de recontagem de votos que não tenham sido resolvidos na primeira etapa da apuração dos votos, chamada de "pré-contagem". Só depois disso, o resultado oficial é então proclamado. 👉 A apuração preliminar dos votos na Colômbia apontou que o advogado e empresário de direita Abelardo de la Espriella venceu o pleito por uma margem apertada. Segundo a apuração Espriella tinha 12.959.542 votos, contra 12.708.712 angariados por Iván Cepeda. Historicamente, segundo a imprensa colombiana, a diferença de votos entre a pré-contagem e o escrutínio dos votos é mínima e, caso ocorra, não costuma ser representativa. O escrutínio começou nesta manhã, e o CNE disse que o processo deve ser concluído entre esta terça e quinta-feira (25). Pedido de impugnação O esquerdista Iván Cepeda, candidato à presidência da Colômbia, vota no 2º turno das eleições presidenciais, em Bogotá, na Colômbia, em 21 de junho de 2026. Sergio Acero/ Reuters O candidato esquerdista à presidência na Colômbia, Iván Cepeda, anunciou que seu partido pedirá a impugnação de 33 mil mesas eleitorais, após a apuração inicial indicar vitória de seu adversário, Abelardo de la Espriella nas eleições do país. ➡️ A Colômbia voltou às urnas no domingo (21) para o 2º turno das eleições presidenciais, disputado por Cepeda e Espriella. Até a última atualização desta reportagem, 99,99% das urnas haviam sido apuradas, e a contagem inicial indicou a vitória de Espriella. Segundo Cepeda, juristas que atuaram como observadores de seu partido em diferentes seções eleitorais encontraram erros em 33 mil mesas — na Colômbia, cada mesa eleitoral pode ter até 300 votos. A contagem inicial aponta uma diferença de cerca de 250 mil votos entre os dois candidatos. "Nossos advogados e advogadas estão procedendo para impugnar 33 mil mesas em todo o país", declarou Cepeda durante pronunciamento após o resultado preliminar indicando a vitória de seu adversário. 👉 Na Colômbia, a impugnação de votos ocorre quando há suspeitas de erros técnicos ou irregularidades na votação ou apuração dos votos. Os partidos que concorrem podem solicitar a impugnação durante a fase de apuração. Uma comissão da Justiça eleitoral analisa então o pedido e, caso o aceite, reconta as urnas das mesas indicadas no processo de impugnação. No discurso após os resultados preliminares, Cepeda disse ainda que reconhece a apuração inicial, mas que aguarda a contagem total e o processo de impugnação. O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, também disse que é preciso esperar o resultado final. A imprensa local espera que a apuração dos votos seja concluída ainda nesta segunda-feira. Apuração preliminar Mapa mostra número de votos de candidatos no 2º turno das eleições na Colômbia, em 21 de junho de 2026. arte/g1 Ainda na fase da pré-contagem, Espriella celebrou a vitória vestido com a camiseta da seleção colombiana e defendeu acordos militares com os Estados Unidos para combater o crime organizado. "Hoje, a Colômbia venceu o seu jogo mais importante", afirmou. Já Cepeda fez um pronunciamento a apoiadores e afirmou que não trata o resultado como oficial e que vai aguardar o escrutínio. "Com o escrutínio oficial, reconheceremos o resultado." Nas redes sociais, o presidente Gustavo Petro afirmou que nenhum resultado deve ser considerado oficial até a conclusão do escrutínio. "Não se pode proclamar nenhum presidente. É o escrutínio que determina quem é o presidente. Obedeço aos juízes. Tranquilidade aos cidadãos, por favor. A realidade nos mostra um país partido ao meio, e ingerência estrangeira nos tira a liberdade. Impõe-se um acordo nacional se queremos manter a pátria e a paz nos anos que estão por vir", escreveu Petro. O triunfo do direitista Espriella representa uma guinada no país após o governo Petro, primeiro presidente de esquerda da história da Colômbia. Candidato de direita Abelardo De La Espriella gesticula entre apoiadores durante 2º turno das eleições presidenciais da Colômbia em Barranquilla, na Colômbia, em 21 de junho de 2026. REUTERS/Jair Coll O empresário fez campanha com um discurso antissistema e propostas linha-dura na segurança inspiradas no governo de El Salvador, do presidente Nayib Bukele. De la Espriella defende uma ofensiva militar contra grupos armados e narcotraficantes e a construção de megapresídios. Conhecido pelo apelido de "El Tigre", o advogado também prometeu retirar a Colômbia de organismos internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização dos Estados Americanos (OEA). Segundo ele, essas instituições servem para promover "políticas de esquerda". O presidente da Argentina, Javier Milei, comemorou mais uma vitória da direita na região. "O leão e o tigre rugem na América Latina. A liberdade avança e já não há volta atrás", postou em uma rede social. Veja a repercussão. Como novo presidente da Colômbia, Espriella se juntará a outros líderes de direita eleitos recentemente na América Latina, entre eles Jorge Kast, no Chile, e Rodrigo Paz, na Bolívia. No Peru, a apuração se arrasta por duas semanas, e a também direitista Keiko Fujimori está à frente. Quem é Abelardo de la Espriella Advogado e empresário sem experiência política, De la Espriella apresenta-se como um "salvador antissistema" e promete um corte radical de gastos. Ele é cidadão naturalizado dos EUA, já viveu em Miami e é filiado ao Partido Republicano, o mesmo de Trump. Admirador das políticas adotadas por Trump e Bukele, promete uma ofensiva militar contra o crime e a construção de 10 megaprisões. "No meu governo não haverá processos de paz. Criminosos que não se submeterem serão eliminados, conforme permitido por lei”, afirmou. Pesquisas de opinião apontam a violência como principal preocupação entre colombianos, à frente da economia, fragilizada pela pandemia e pelo aumento do déficit fiscal, apesar de o atual governo aumentar o salário mínimo nominal em 75% e reduzir o desemprego. Ao contrário de Cepeda, ele não acredita que o problema das guerrilhas remanescentes e grupos armados que atuam no país será resolvido por meio do diálogo. O empresário também culpa Petro pelos problemas econômicos e de segurança da Colômbia e promete reduzir o tamanho do Estado em 40% e cortar os impostos corporativos para promover o emprego no setor privado. Ao mesmo tempo em que adota um discurso linha-dura, o direitista mantém um site chamado "De la Espriella Style", em que vende bebidas alcoólicas, livros, músicas nas quais canta e até roupas em que aparece como garoto-propaganda. De la Espriella também se envolveu em polêmicas. Em uma entrevista na TV, gabou-se do tamanho do órgão genital e afirmou que isso o ajudava a conquistar votos. O advogado também foi questionado por ter defendido Alex Saab, empresário colombiano acusado pelo governo dos EUA de atuar como laranja do ditador venezuelano Nicolás Maduro. Saab foi deportado para os Estados Unidos em maio. De la Espriella afirma que a relação profissional com Saab começou antes das acusações surgirem. Segundo ele, os dois deixaram de trabalhar juntos há seis anos.

  16. O cacique Raoni Metuktire, da tribo caiapó, posa durante sessão de fotos em Paris, em 1º de junho de 2023 Joel Saget/AFP O líder indígena Raoni Metuktire, de 94 anos, segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Paulo, na Zona Sul da capital paulista, com quadro clínico estável. Segundo boletim médico divulgado nesta terça-feira (23), o cacique iniciou a transição para a alimentação por via oral e continua em observação. De acordo com o hospital, Raoni deu entrada na unidade na última sexta-feira (19) com um quadro de obstrução intestinal alta e pneumonia aspirativa. No dia seguinte, foi submetido a uma cirurgia de desobstrução para manutenção do trânsito intestinal, sem intercorrências. Ainda segundo o boletim, o líder indígena está "sem febre, com função renal normal e respirando em ar ambiente". Uma nova atualização médica deve ser divulgada na tarde de quarta-feira (24), ou antes, caso haja alterações significativas no quadro clínico. Raoni está internado em São Paulo desde que foi transferido de Sinop, no Mato Grosso, onde havia sido hospitalizado inicialmente em estado grave. Exames realizados na unidade mato-grossense apontaram alterações na função renal e indicadores compatíveis com um processo infeccioso grave. Cacique Raoni é transferido de avião para Hospital de São Paulo O cacique já havia apresentado uma boa evolução clínica nos primeiros dias após a cirurgia, permanecendo consciente e respondendo às solicitações da equipe médica. Raoni acumula um histórico recente de problemas de saúde. Em maio deste ano, ele foi internado após sentir fortes dores abdominais causadas por uma hérnia antiga e, posteriormente, voltou à UTI para tratar um quadro de pneumonia. Segundo o hospital que o acompanhava no Mato Grosso, ele apresenta múltiplas comorbidades, entre elas Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), cardiopatia com marcapasso implantado e insuficiência cardíaca (leia mais abaixo). Uma das principais lideranças indígenas do país, Raoni é reconhecido internacionalmente pela defesa dos povos originários e da preservação da Amazônia. Equipe de saúde realiza transferência do cacique Raoni Hospital Pinheiros/Sinop Histórico de internações Em maio deste ano, Raoni foi internado após sentir fortes dores na barriga devido à uma hernia antiga. Ele recebeu alta em dois dias, mas voltou a apresentar complicações de saúde e foi novamente para a UTI para tratar um quadro de pneumonia. Segundo o hospital, o líder indígena apresentava múltiplas comorbidades, entre elas Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), cardiopatia com marcapasso implantado e insuficiência cardíaca. Em setembro de 2022, ele chegou a ficar internado por cinco dias no hospital de Sinop, após ser diagnosticado com um problema cardíaco e passar por cirurgia para implante de marcapasso. Depois, passou alguns dias no município de Colíder até voltar para a aldeia. Além disso, em julho de 2020, o cacique foi internado em um hospital de Colíder após ter passado mal. Ele chegou a ser transferido de avião para Sinop com complicações gastrointestinais e desidratação. Em setembro do mesmo ano, foi novamente internado com diagnóstico de pneumonia pela equipe médica de sua aldeia, no Parque Indígena do Xingu. À época, recebeu alta médica nove dias depois. Ainda neste período, também apresentou um quadro depressivo após a morte da mulher dele, Bekwyjkà Metuktire. Lula concede mais alta honraria do país ao cacique Raoni Trajetória de Raoni O líder indígena é uma das vozes mais influentes do Brasil na defesa dos indígenas e do meio ambiente. Ele iniciou seu ativismo em 1954, aprendeu português, e foi uma voz importante para o reconhecimento dos direitos dos povos indígenas na Constituição de 1988. No ano passado, recebeu do presidente Lula o título de Grão-Mestre da Ordem Nacional do Mérito, a mais alta honraria do país. Veja a trajetória de Raoni: 🎬Raoni ganhou destaque internacional em 1977, quando um documentário sobre sua vida foi exibido no Festival de Cannes, na França; 🎸Em 1989, visitou 17 países durante uma turnê internacional ao lado do ex-baixista Sting da banda inglesa The Police; 🏰Em 2012, foi recebido pelo então presidente da França, François Hollande, no Palácio do Eliseu. Na ocasião, pediu pela preservação da Amazônia e dos povos que vivem na região; 📃Em 2020, recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). O título é concedido a pessoas que possuem destaque na sua área de atuação ou que sejam personalidades respeitadas pelo trabalho com a sociedade; 🌳Em 2023, acompanhou o presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) ao subir a rampa do Palácio do Planalto; ⛪Em 2024, entregou uma carta ao Papa Francisco, durante um encontro no Vaticano, em Roma, para falar sobre as mudanças e catástrofes climáticas; O cacique Raoni Metuktire em frente ao Congresso Nacional, em Brasília, em abril de 2015 Laycer Tomaz/Agência Brasil

  17. Concurso da educação terá mais de 7 mil vagas no Amazonas Foto: Euzivaldo Queiroz/Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar O concurso público da Secretaria de Educação e Desporto Escolar (Seduc) foi anunciado nesta terça-feira (23) em Manaus. De acordo com o governo do Amazonas, o certame contemplará com 7.862 vagas tanto para a capital quanto para o interior. A data de publicação do edital e da prova ainda não foram divulgadas. As vagas serão para professores, pedagogos, merendeiros, psicólogos, assistentes sociais, engenheiros e outros profissionais da área educacional. Entre os destaques do concurso está a previsão de vagas exclusivas para candidatos indígenas. Em março deste ano, a Secretaria de Educação e Desporto Escolar do Amazonas já havia criado uma comissão para organizar o concurso público. Ao todo, 13 servidores foram designados para compor a comissão, que será presidida por Rosana Aparecida Freire Nunes. A participação não será remunerada e será considerada como serviço público relevante. 📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp Hoje, a rede estadual atende mais de 380 mil alunos em 612 escolas. O quadro de professores soma 24.171 profissionais, sendo 10.140 na capital e 14.031 no interior. Agora no g1 Reajuste da data-base O anúncio do concurso foi feito junto com a divulgação do reajuste salarial de 4,14% para servidores da Educação, referente à data-base de 2026. O governo também estuda a possibilidade de pagar recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) até o fim deste ano. O reajuste será pago ainda em junho. Os valores retroativos, referentes a março, serão quitados em duas parcelas: uma em julho e outra em agosto.

  18. Idoso morre atropelado ao tentar atravessar rodovia do Paraná Antes de reconhecer o próprio tio, o repórter Eduardo Leandro desconfiou que a vítima do atropelamento poderia ser o familiar ao ser avisado que um cartão com o nome "Ivo" havia sido encontrado caído. O profissional estava na BR-376, em Mandaguaçu, no Norte do Paraná, para noticiar o atropelamento, na segunda-feira (22). A partir da informação das testemunhas sobre o objeto caído, pediu aos socorristas se poderia olhar o corpo e confirmou que se tratava do parente. "Eu pedi para descobrir o corpo, porque às vezes vai que alguém tinha roubado ele [o tio] ou furtado as coisas e estava com os documentos, né? Aí a hora que tirou e eu vi que era ele [o tio] mesmo, aí foi um baque, né? Porque, assim, a gente vem para a ocorrência sem saber o que é, quem é, e como foi. Foi uma sensação horrível", contou Eduardo. ✅ Siga o canal do g1 Maringá e Região no WhatsApp A vítima - e tio de Eduardo - era Ivo Alves Leite, de 69 anos. As imagens registradas por uma câmera de segurança mostram que o homem estava tentando atravessar a rodovia quando foi atingido por um caminhão. Apesar do socorro realizado pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), ele não resistiu aos ferimentos e morreu. Veja as imagens acima. O repórter trabalha em uma emissora de TV em Maringá e foi ao local do acidente para fazer uma reportagem sobre a situação. O corpo de Ivo estava coberto desde antes da chegada de Eduardo, e por isso ele demorou para reconhecer o familiar. Ivo Alves Leite, de 70 anos, tentava atravessar a BR-376, em Mandaguaçu, quando foi atingido por caminhão e morreu. Laura Nobre/RPC/Cedida/Eduardo Leandro Leia também: Investigação: Jovem do Paraná é indiciado por fazer 'vaquinhas' para tratamento de câncer e gastar doações com restaurantes e viagens Veja fotos: Médico é preso no Paraná suspeito de montar 'apartamento' em hospital e ameaçar servidores Mais de R$ 42 mil: Prefeitura do Paraná é condenada após Justiça entender que houve falha em tratamento de paciente que morreu com Covid-19 Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o atropelamento aconteceu no quilômetro 157, onde não há faixa de pedestres. Será feito um laudo pericial, que será disponibilizado à autoridade policial. A corporação informou que o motorista do veículo fez o teste do bafômetro, e o resultado foi negativo para a ingestão de álcool. Vídeos mais assistidos do g1 Paraná: O Leia mais notícias no g1 Paraná.

  19. Torcida da Escócia anima a Copa e vive cada momento do torneio A Escócia, o próximo adversário do Brasil, tem uma torcida muito animada, que está aproveitando cada segundo da Copa do Mundo. O som da gaita de fole é o sinal de que um exército poderoso está por perto. As saias têm diferentes estampas de xadrez, chamadas de tartã, é por isso, a torcida da Escócia é conhecida como o “Exército de Tartã”. Torcida da Escócia anima a Copa e vive cada momento do torneio Jornal Hoje A Escócia esperou 28 anos para voltar a uma Copa do Mundo. A última participação havia sido em 1998, na França. Depois de tanto tempo fora da principal competição do futebol mundial, o objetivo dos torcedores é curtir cada instante. Acompanhe a Copa do Mundo 2026 no ge: Simulador da Copa do Mundo 2026 Calendário da Copa do Mundo 2026: veja datas e horários de todos os jogos RESULTADOS: confira a tabela da Copa do Mundo Eles cantam que, sem a Escócia, não há festa. Nos dois primeiros jogos, disputados em Boston, os escoceses esgotaram o estoque de cerveja de alguns bares. Além da festa, os torcedores também realizaram doações que somam mais de 150 mil reais em ações sociais nos Estados Unidos. O capitão da equipe, Robertson, destacou que é incrível o que a torcida faz dentro e fora dos estádios. O que o “Exército de Tartã” ainda não conseguiu foi ver a Escócia chegar à segunda fase de uma Copa do Mundo. Dependendo do resultado contra o Brasil, esse objetivo pode ser alcançado. Mesmo assim, há quem esteja confiante e diga que o tempo do Brasil já passou. Independentemente do resultado, a torcida escocesa promete seguir fazendo festa.

  20. Polícia de Araçatuba faz operação contra fraudes e lavagem de dinheiro em SP e RJ Uma operação da Polícia Civil de Araçatuba (SP) cumpriu sete mandados de prisão e 15 de busca e apreensão nos estados de São Paulo e no Rio de Janeiro, na manhã desta terça-feira (23). O objetivo é combater furto mediante fraude e com abuso de confiança, além de associação criminosa e lavagem de dinheiro. 📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp As investigações começaram no início de fevereiro, quando as autoridades receberam informações de que funcionários de uma empresa de máquinas de cartão estariam desviando os equipamentos para pessoas em São Paulo. Durante a ação, 70 policiais civis e 18 viaturas do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC) foram utilizados. Os alvos da operação estavam nas cidades: Araçatuba São Paulo Cotia Diadema Peruíbe Rio de Janeiro Polícia Civil de Araçatuba (SP) cumpre mandados em operação, apreende dinheiro, celulares e máquinas de cartão Polícia Civil/Divulgação Investigações A investigação identificou que alguns dos suspeitos faziam pedidos falsos para a operadora de máquinas, desviavam os produtos, desincompatibilizavam, faziam o reset dos equipamentos e inseriam sistemas ilegais de jogo do bicho, bets (sites/casas de apostas) ilegais, e aplicativos para estelionatos em série. O prejuízo inicial apurado chega a quase R$ 1.000.000. Contudo, o prejuízo colateral é incontável, uma vez que os equipamentos eram usados por bicheiros, estelionatários que promoviam golpes diários em idosos, e organizações criminosas que utilizavam bets ilegais. Foram apreendidos um veículo, uma motocicleta, cerca de R$ 14 mil em espécie, mais de 30 aparelhos celulares, mais de 10 computadores, 117 máquinas portáteis e 1370 chips de telefonia celular. As prisões temporárias são válidas por cinco dias, com possibilidade de serem prorrogadas pelo mesmo período e, posteriormente, poderão ser convertidas em preventiva pela Justiça. Initial plugin text Veja mais notícias da região no g1 Rio Preto e Araçatuba VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM

  21. Homem morre baleado por PM após manter companheira refém em Marília O homem que foi baleado e morto por policiais militares após fazer a companheira refém em Marília (SP) tinha registro de CAC (Colecionador, Atirador e Caçador), segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP). O homem tinha 40 anos. Durante as buscas na residência onde o crime aconteceu, os agentes apreenderam uma arma de fogo pertencente ao suspeito e diversas caixas de anabolizantes. 📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp O caso foi registrado oficialmente na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Marília como morte decorrente de intervenção policial e lesão corporal no contexto de violência doméstica. O confronto Polícia Civil de Marília (SP) Arquivo/TV TEM De acordo com a Polícia Militar, moradores ouviram barulhos vindos de uma residência e acionaram as equipes. Quando os policiais chegaram ao local, encontraram o homem armado e iniciaram uma negociação para que ele libertasse a companheira, que era mantida em cárcere dentro da casa. Ainda segundo a corporação, após algum tempo de negociação, o homem saiu da residência com uma arma. Ele ameaçou tirar a própria vida e a dos agentes, avançando em direção aos policiais. Nesse momento, um dos PMs efetuou um disparo. O homem foi atingido, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. A identidade do homem não havia sido divulgada até a última atualização desta reportagem. A mulher foi resgatada pela equipe. Segundo a delegada responsável pela Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Marília, ela está bem e não sofreu ferimentos. Initial plugin text Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília VÍDEOS: assista às reportagens da região

  22. Manchas azuis e amarelas seguem na praia de São Tomé de Paripe. Arquivo pessoal O Governo Federal reconheceu a situação de emergência em Salvador em decorrência da contaminação química registrada na praia de São Tomé de Paripe, no Subúrbio da capital baiana. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de segunda-feira (22) pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, por meio de portaria assinada pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil. Desde fevereiro, manchas azuis e amarelas são vistas na faixa de areia e na água do mar. Em maio, foi confirmada a contaminação por substâncias químicas. O reconhecimento ocorre após o registro de um "derramamento de produtos químicos em ambiente lacustre, fluvial e marinho", conforme consta no Formulário de Informações do Desastre (FIDE). 📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do g1 Bahia Com a medida, a Prefeitura de Salvador passa a ter acesso a mecanismos de apoio da União e poderá solicitar recursos federais para ações de defesa civil. Os pedidos devem ser encaminhados por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Salvador decreta emergência ambiental em São Tomé de Paripe Após a apresentação dos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional analisa as metas e os valores solicitados. Em caso de aprovação, os recursos são liberados por meio de nova portaria publicada no Diário Oficial da União. Segundo o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), inspeções e amostragens realizadas nos meses de março e abril identificaram concentrações elevadas de compostos nitrogenados e metais, principalmente cobre, em pontos próximos ao foco da contaminação. A ampliação das investigações, com análises em oito pontos da praia, confirmou ainda a presença de poluentes nos sedimentos, na biota marinha, incluindo siris e moluscos, e na água intersticial, encontrada abaixo da superfície da areia. Também foram detectadas concentrações elevadas de nitrato, nitrito e nitrogênio amoniacal. Durante as inspeções, o Inema identificou ainda um estoque remanescente de ureia em um terminal marítimo localizado na região. Para o órgão ambiental, os resultados apontam a existência de efetiva poluição ambiental na área. Especialistas alertam que as substâncias encontradas representam riscos à saúde da população. De acordo com análises da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), os produtos identificados podem provocar problemas dermatológicos, como irritações na pele, além de sintomas gastrointestinais. Multas O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídrico (Inema) aplicou multa às empresas com operação na praia de São Tomé de Paripe. Diante disso, o Inema multou: a Empresa Terminal Itapuã Ltda (Intermarítima), que atualmente opera no terminal marítimo da área, em R$ 20 milhões; a Gerdau Aços Longos S.A., antiga gestora do terminal em R$ 50 milhões. Para o instituto, ambas as empresas contribuíram para o cenário. Segundo o órgão, a contaminação está ligada ao trabalho de estocagem e à movimentação de granéis sólidos no Terminal Itapuã, atualmente gerenciado pela Intermarítima. A empresa, no entanto, diz que não movimenta carga relacionada com as substâncias encontradas na praia. A TV Bahia pediu um novo posicionamento à Intermarítima, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem. Já a Gerdau confirmou que vai se defender formalmente e reforçou que, desde 2022, não é mais titular da licença ambiental para atuar no espaço (Veja a nota completa ao final do texto). A multa foi aplicada no dia 3 de junho, mas o Inema só tornou a informação pública neste sábado (20), após intimação formal das empresas. Agora cientes da autuação, tanto a Intermarítima quanto a Gerdau terão 20 dias para apresentar defesa administrativa. Manchas azuis e amarelas seguem na praia de São Tomé de Paripe. Arquivo pessoal Prejuízo para os trabalhadores Outro impacto da contaminação foi no trabalho de pescadores e ambulantes que atuavam na praia. Eles estão impedidos de seguir com as atividades na área devido ao risco imposto e se veem sem muitas possibilidades de renda. Em entrevista ao g1, também em maio, o presidente da Associação de Pescadores e Marisqueiras do Subúrbio, Reinaldo Jorge Cirne, afirmou que alguns pescadores têm buscado alternativas para trabalhar. "Alguns estão catando lata, papelão, fazendo reciclagem para sobreviver", citou como exemplos. Nota de posicionamento da Gerdau A Gerdau confirma o recebimento do auto de infração emitido pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) referente à contaminação na praia de São Tomé de Paripe, em Salvador, e afirma que apresentará defesa administrativa, fundamentada em vasta documentação e laudos técnicos. A companhia ressalta que não é a titular da licença ambiental vigente do Terminal Marítimo, a qual foi devidamente transferida, em 2022, à Intermarítima, atual proprietária e operadora do ativo. A Gerdau reafirma seu compromisso de décadas com as comunidades e ambientes onde atua, e diálogo aberto com autoridades responsáveis. LEIA MAIS: Trabalho suspenso e risco à saúde: pescadores cobram ações do poder público após contaminação de praia no Subúrbio de Salvador Pesquisa encontra Cobre em siris de praia contaminada no Subúrbio de Salvador Baleia jubarte e tartaruga marinha emocionam equipe de remo em praia de Salvador São Tomé de Paripe, Subúrbio, Salvador Feijão Almeida/GOVBA Veja mais notícias do estado no g1 Bahia. Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻

  23. Caminhoneiro fica ferido em acidente entre Simão Dias e Pinhão; CBMSE/Reprodução Um caminhoneiro ficou ferido, nesta terça-feira (23), após o caminhão que conduzia cair de uma ponte sobre o rio Vaza-Barris, na rodovia entre os municípios de Pinhão e Simão Dias. De acordo com os bombeiros, o homem apresentou lesões nas pernas e ficou preso às ferragens. O Samu esteve no local e realizou as primeiras ações de socorro. ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 SE no WhatsApp O resgate foi dificultado pela localidade onde o caminhão foi arremessado, foi necessário um corredor humano para levar prancha onde a vítima foi resgatada até a rodovia acima. O veículo fazia transporte de laranjas na região. A dinâmica do acidente não foi divulgada. Agora no g1

  24. Stephane Kelly de Almeida Magalhães, de 28 anos, está desaparecida em MT Reprodução Stephane Kelly de Almeida Magalhães, de 28 anos, está desaparecida há 20 dias, após ser vista pela última vez no dia 3 de junho, por volta da 1h, no bairro Treze de Setembro, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá. Ao g1, a irmã de Stephane contou que a família está sem notícias da jovem desde o desaparecimento e vive dias de angústia. Segundo ela, Stephane mora sozinha em Cuiabá e é uma jovem sonhadora e muito religiosa. "Está sendo angustiante para nós. Ela sempre foi da igreja, ela trabalha, faz as coisas dela, nós estamos sem entender o que aconteceu", disse. A família pede que qualquer pessoa que tenha informações sobre o paradeiro de Stephane entre em contato com a Polícia Civil para auxiliar nas buscas. ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp Agora no g1

  25. Os investigados Jorge Rodrigo, Wailson Alessandro Ramos, Leandro Cardoso e Wekcerlley Benevides Reprodução A Justiça de Mato Grosso determinou o cumprimento de mandados de prisão preventiva contra policiais militares investigados por envolvimento na morte do advogado Renato Nery. A decisão foi assinada pelo juiz João Bosco Soares da Silva nesta segunda-feira (22), após determinação de instância superior. Conforme a decisão, a medida atende a uma ordem da ministra Maria Marluce Caldas, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que considerou a gravidade dos fatos, a elevada periculosidade dos investigados, o risco de reiteração criminosa e a possibilidade de intimidação de testemunhas. ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp Com a determinação, Jorge Rodrigo Martins, Wailson Alessandro Medeiros Ramos, Wekcerlley Benevides de Oliveira e Leandro Cardoso tiveram as medidas anteriores revogadas. O g1 tenta localizar a defesa dos acusados. Já a Corregedoria da Polícia Militar não se manifestou até a última atualização desta reportagem. Veja os vídeos que estão em alta no g1 No último dia 15, a Justiça Militar já havia determinado o afastamento dos policiais das atividades operacionais e o restabelecimento de medidas cautelares após decisão superior. Eles são investigados por, supostamente, forjar um confronto utilizando a arma que teria sido usada na morte do advogado, em julho de 2024. Em dezembro do ano passado, os militares haviam retornado às atividades externas após decisão também da Justiça Militar. Com nova decisão, foram expedidos os mandados de prisão preventiva com cumprimento imediato. Histórico dos policiais De acordo com a Justiça de Mato Grosso, Jorge Rodrigo aparece em um processo sobre a morte de Mayk Sanches Sabino, morto em um possível confronto policial, em 2020. Jorge foi indiciado também pela morte de Ricardo Conceição da Silva, morto em 2023, no bairro Três Barras, em Cuiabá. Já Wailson Alesandro é um dos indiciados pela morte de Victor Lima Hipolito. Leandro Cardoso foi alvo Operação Simulacrum, que investigou um grupo de mais de 60 policiais militares suspeitos de 24 mortes em simulações de confrontos. Assassinato de Renato Nery Advogado é baleado durante atentado em frente a escritório de Cuiabá Renato foi baleado quando chegava no escritório dele, em julho de 2024. Segundo a Polícia Civil, o atirador já estava esperando pelo advogado e, após atirar, fugiu do local em uma moto. Uma câmera de segurança registrou o momento em que Renato caminha até a porta do escritório, é atingido pelos disparos e cai no chão (veja acima). O advogado morreu um dia após ser baleado. O corpo dele foi sepultado em Cuiabá, na manhã do dia 7 de julho.

+ Sobre nós

Image

Onde estamos: .

Rua Barão do Rio Branco, 347
Centro Itápolis/SP
3262 7482 - 3262 7483
16 99781 3817(Rega)
16 99742 1727(Daiane)
© 2018 RG Assessoria Fisco Contábil. All Rights Reserved. Designed By JKAsites