Enviar uma pergunta? CLICK AQUI
Seg - Sexta: 7:30 - 17:00
Sáb-Dom Fechado
3262 7482 - 3262 7483
16 99781 3817
16 99742 1727
Rua Barão do Rio Branco, 347 - Centro
Itápolis/SP

G1 GLOBO (Tudo Diário)

Últimas notícias do Brasil e do mundo, sobre política, economia, emprego, educação, saúde, meio ambiente, tecnologia, ciência, cultura e carros. Vídeos dos telejornais da TV Globo e da GloboNews.

  1. Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia desta terça.

  2. Rurópolis e Santarém receberão os atendimentos do INSS Arquivo Ascom O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realizará atendimentos itinerantes no oeste do Pará nesta semana, levando serviços previdenciários a moradores de Rurópolis e da comunidade ribeirinha de São Ciríaco de Urucurituba, em Santarém. ✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp A primeira ação nesta terça-feira (23) e segue até quinta (25), na Secretaria Municipal de Assistência Social (Semtras) de Rurópolis. O atendimento será realizado das 8h às 14h, com oferta de perícia médica e avaliação social, além de outros serviços previdenciários. Já no sábado (27), uma equipe do INSS estará na comunidade de São Ciríaco de Urucurituba, região ribeirinha de Santarém, participando da Ação Prosperar Famílias. Os atendimentos acontecerão das 8h às 13h, na Escola Municipal São Ciríaco. Durante as duas ações, a população poderá acessar diversos serviços, como emissão de senha Gov.br, atualização cadastral, requerimentos de benefícios, emissão de extratos e declarações. Segundo o INSS, a iniciativa busca facilitar o acesso da população aos serviços previdenciários, especialmente em localidades de difícil acesso. Atualmente, tanto os moradores de Rurópolis quanto os da comunidade de São Ciríaco precisam se deslocar até Santarém para serem atendidos pela agência mais próxima da Previdência Social, em viagens que podem durar mais de duas horas. De acordo com o instituto, as ações itinerantes têm como objetivo ampliar o acesso aos serviços e agilizar o atendimento aos segurados que vivem em regiões mais afastadas dos centros urbanos. Serviço Rurópolis Local: Secretaria Municipal de Assistência Social (Semtras) Endereço: Avenida Mário Andreazza, Centro Data: 23 a 25 de junho (terça à quinta-feira) Horário: 8h às 14h Comunidade São Ciríaco de Urucurituba (Santarém) Local: Escola Municipal São Ciríaco Data: 27 de junho (sábado) Horário: 8h às 13h Agora no g1 VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e Região

  3. Analfabetismo tem leve queda mas segue acima da média nacional no Acre, diz IBGE O analfabetismo caiu para 8,9% no Acre em 2025, conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2024, o índice era de 9,4%. Apesar da leve queda, o índice continua acima da média nacional, que ficou em 4,9%, menor taxa da série histórica. ✅ Participe do canal do g1 AC no WhatsApp Desde 2016, primeiro ano com dados disponíveis desta pesquisa, o estado já registra 3,6% de redução no analfabetismo. Naquele ano, o percentual era de 12,5% e teve queda em todos os anos seguintes. 👩‍🏫 Entenda: É considerado alfabetizado quem sabe ler e escrever um bilhete simples. Segundo a doutoranda em distúrbios do desenvolvimento, Luciana Brites, uma criança deve ser alfabetizada, idealmente, até os 8 anos de idade, quando os circuitos neurais estão no ápice do amadurecimento. Apesar da leve queda, o índice continua acima da média nacional, que ficou em 4,9%, menor taxa da série histórica Foto: Stalin Melo/ Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) LEIA MAIS: No AC, mais de 70 mil pessoas não sabem ler nem escrever, diz IBGE Acre tem a maior taxa de analfabetismo entre pessoas com deficiência na região Norte, diz Censo Acre tem a maior taxa de analfabetismo do Norte, aponta estudo do IBGE Os dados revelam que, dentre os 57 mil acreanos analfabetos de 15 anos ou mais, 30 mil eram homens e 27 mil mulheres. Com isso, os homens são a maioria entre a faixa da população que não sabe ler nem escrever no estado: 9,6% contra 8,4%. O levantamento também aponta desigualdade racial: O analfabetismo chegou a 6 mil pessoas brancas, enquanto outras 49 mil pessoas pretas ou pardas aparecem neste recorte. Reveja os telejornais do Acre

  4. Acidente foi registrado na noite desta segunda-feira (22), em Tupi Paulista (SP) Polícia Rodoviária/Divulgação Um jovem de 20 anos morreu após a motocicleta que pilotava atingir um boi solto na pista, na noite desta segunda-feira (22), em Tupi Paulista (SP). O acidente aconteceu na Rodovia SPA 658/294, por volta das 18h30. Segundo a Polícia Rodoviária, a equipe foi acionada para atender a ocorrência no km 2 da via. A motocicleta trafegava no sentido do município à Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294) quando atingiu o animal, que estava no meio da faixa de trânsito. 📲 Participe do canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp Chovia forte no momento da batida, conforme a polícia. O motociclista, que era morador da cidade, foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros de Dracena (SP), mas não resistiu aos ferimentos e morreu no Pronto-Socorro local. Agora no g1 O bovino fugiu para uma área de pastagem logo após o impacto e não foi localizado pelos policiais. Equipes da Polícia Científica e da concessionária Eixo SP estiveram no local para dar suporte ao atendimento, mas o trânsito não precisou ser interditado. As causas do acidente serão investigadas pela Polícia Civil. Initial plugin text Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

  5. Viatura da Polícia Militar se envolveu em um acidente no final da tarde de segunda-feira (22), no km 391 da SP-270, em Salto Grande (SP) Artesp/Divulgação Uma viatura da Polícia Militar se envolveu em um acidente no final da tarde de segunda-feira (22), no km 391 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270), em Salto Grande (SP). De acordo com informações da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), o motorista perdeu o controle da direção e bateu na defensa metálica. 📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp Quatro pessoas estavam no carro e ninguém se feriu. O acostamento e a segunda faixa ficaram interditados por duas horas, mas já foram liberados. Não houve registro de congestionamento na área. Quatro pessoas estavam na viatura, mas ninguém se feriu Artesp/Divulgação Initial plugin text Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília VÍDEOS: assista às reportagens da região

  6. Sede da Prefeitura de Maceió, no bairro do Jaraguá Divulgação/Prefeitura de Maceió A Prefeitura de Maceió decretou ponto facultativo nas repartições públicas, autarquias e fundações municipais nos dias 23 e 25 de junho e antecipou para sexta-feira (26) o feriado de Floriano Peixoto, originalmente celebrado em 29 de junho. Clique aqui para conferir a portaria. 📱Participe do canal do g1 Alagoas O decreto foi publicado no Diário Oficial do Município na segunda-feira (22). Já o dia de São João, comemorado em 24 de junho, é feriado estadual. De acordo com a prefeitura, a medida não altera o funcionamento dos serviços públicos essenciais, que serão mantidos normalmente. Agora no g1

  7. Assista ao Bom Dia Vanguarda ao vivo no g1 Assista diariamente aos telejornais da emissora no g1. De segunda a sexta-feira, assista ao Bom Dia Vanguarda, Link Vanguarda e Jornal Vanguarda. Aos sábados, acompanhe o Link Vanguarda e o Jornal Vanguarda

  8. Motociclista sem habilitação fica ferido após bater moto em carro em Volta Redonda Divulgação/Semop Um acidente envolvendo um carro e uma moto deixou um motociclista ferido na noite de segunda-feira (22) no bairro Vila Mury, em Volta Redonda (RJ). A colisão aconteceu na Avenida Almirante Adalberto de Barros Nunes (Beira Rio) por volta das 22h, em frente ao posto da Guarda Municipal. Segundo a Secretaria Municipal de Ordem Pública, a moto acabou batendo no carro. O motociclista sofreu ferimentos moderados e foi socorrido ao Hospital São João Batista. O g1 entrou em contato com a unidade médica ara atualizar o estado de saúde do paciente e aguarda reposta. Vídeos em alta no g1 ✅Clique aqui e entre no canal do g1 no WhatsApp Durante o atendimento no local, foi constatado pelos agentes que o motociclista não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ainda de acordo com Semop, a motocicleta também apresentava irregularidades na documentação, estando com o licenciamento atrasado desde o ano de 2024. Até a publicação desta reportagem, as circunstâncias dos acidente eram desconhecidas e a identidade dos envolvidos não tinha sido divulgada. VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul

  9. Trechos da rodovia Dom Pedro I Reprodução/Rota das Bandeiras Um caminhão que transportava 18 toneladas de cobre tombou na Rodovia Dom Pedro I, km 118, na noite da última segunda-feira (22), em Valinhos (SP). O motorista não se feriu. O veículo continua no local na manhã desta terça (23) e a concessionária responsável aguarda a diminuição do tráfego para realizar o destombamento, pois será necessário bloqueio total da pista. Atualmente, somente uma faixa está interditada, causando dois quilômetros de congestionamento, segundo informações da Rota das Bandeiras. Agora no g1 VÍDEO: Tudo sobre Campinas e região Veja mais notícias sobre a região no g1 Campinas

  10. Caminhão caiu em uma ribanceira Corpo de Bombeiros/Divulgação Um caminhoneiro morreu em um grave acidente na BR-251, em Salinas, na madrugada desta terça-feira (23). Segundo o Corpo de Bombeiros, o veículo saiu da pista na altura do km 282, antes de uma curva, e caiu em uma ribanceira de cerca de seis metros. O caminhão, que tinha mais de 25 metros de comprimento, transportava mais de 20 toneladas de areia. 📲Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp Ainda de acordo com os bombeiros, a cabine ficou amassada e o motorista teve parte do corpo presa às ferragens. Quando os militares chegaram ao local, uma equipe do Samu já havia constatado a morte da vítima. O corpo foi desencarcerado após os trabalhos da perícia da Polícia Civil. O motorista havia saído de São Paulo e seguia para a Bahia. Com o tombamento, a carga de areia ficou espalhada pela ribanceira. Veja os vídeos que estão em alta no g1 O acidente ocorreu por volta da 1h, a cerca de 50 quilômetros de Salinas, e o trânsito não precisou ser interditado. LEIA TAMBÉM Homens são presos com caminhonete furtada e com placas clonadas na BR-251, em Montes Claros Motorista é preso com carro clonado na BR-251, em Montes Claros Ao ser abordado com carro furtado, suposto dono afirma ter recebido veículo como pagamento de dívida Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.

  11. Bom Dia Cidade Piracicaba ao vivo
  12. TV Integração de Divinópolis ao vivo: assista aos telejornais
  13. TV Integração de Juiz de Fora ao vivo: assista aos telejornais
  14. TV Integração de Uberaba ao vivo: assista aos telejornais
  15. TV Integração de Uberlândia ao vivo: assista aos telejornais

  16. Polícia mira descontos irregulares em contas do BRB Uma operação da Polícia Civil do Distrito Federal, deflagrada na manhã desta terça-feira (23), prendeu seis pessoas suspeitas de descontos irregulares em 3,5 mil contas de aposentados no Banco de Brasília (BRB). O prejuízo é estimado em R$ 5 milhões. Os mandados foram cumpridos em Brasília e Minas Gerais. De acordo com as investigações, três servidores do BRB, presos nesta terça, faziam os descontos de correntistas sem autorização. ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp. Corf investiga descontos irregulares em 3,5 mil contas de aposentados no BRB TV Globo A polícia afirma que eles ligavam para os aposentados e apresentavam transcrições falsas das ligações para que os descontos fossem autorizados. Os investigadores estimam que as fraudes ocorrem desde 2024. O g1 aguarda posicionamento do BRB. A operação é realizada pela Coordenação de Repressão aos Crimes Contra o Consumidor, a Propriedade Imaterial e a Fraudes (Corf). ➡️ Na sexta-feira (19), o BRB foi alvo de outra operação, que cumpriu 50 mandados de busca e apreensão. O Ministério Público investigou descontos irregulares na folha de pagamento de servidores do DF. Ney Ferraz, ex-secretário de Economia, Paulo Henrique Costa, ex-presidente do BRB que está preso, e Eduardo Chedid, diretor do PicPay, estavam entre os alvos. Não houve prisões. LEIA TAMBÉM: ENTENDA: Fux mantém exclusividade do BRB sobre depósitos judiciais do Tribunal de Justiça da Bahia EM PRISÃO DOMICILIAR: Bolsonaro depõe à polícia sobre arma apreendida em blitz Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.

  17. Delegacia de Três Rios Divulgação/Polícia Civil Um homem, de 46 anos, foi morto a tiros na noite de segunda-feira (22) em Três Rios (RJ). O caso aconteceu no bairro Habitat, por volta de 23h35. Os agentes foram até o endereço após denúncias sobre barulhos de disparos. Segundo a Polícia Militar, a vítima já estava sem vida quando os agentes chegaram ao local. Ainda de acordo com a PM, uma testemunha informou que o homem estava conversando com dois suspeitos, que estavam em uma moto, quando um deles efetuou vários disparos contra o homem e em seguida, fugiram. Vídeos em alta no g1 ✅Clique aqui e entre no canal do g1 no WhatsApp A Polícia Militar informou ainda que uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), esteve na cena do crime e constatou a morte da vítima. Uma equipe de perícia esteve na cena do crime para levantar informações que possam ajudar nas investigações. Em seguida, o corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Petrópolis (RJ). O caso foi registrado na delegacia de Três Rios, que está responsável pelas investigações. Até a publicação desta reportagem, ninguém tinha sido preso e as motivações do crime eram desconhecidas. A identidade da vítima não foi divulgada. VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul

  18. MP abre investigação e recomenda que Prefeitura de Sorocaba (SP) pare lavagem de veículos oficiais por contaminação Google Street View/Reprodução O Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) abriu uma investigação e recomendou ao prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), que a prefeitura resolva, de forma imediata, irregularidades ambientais identificadas no Setor de Manutenção de Frota, localizado na Rua Pedro Jacob, na zona leste do município. O caso envolve o descarte irregular de líquidos oleosos proveniente de produtos de lavagem dos veículos oficiais da prefeitura na rede de drenagem pluvial, com potencial de contaminação do Rio Sorocaba. O procedimento foi aberto no dia 12 de junho. 📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp Agora no g1 A prefeitura afirmou que tem conhecimento do procedimento e que está adotando as medidas técnicas e administrativas necessárias para viabilizar a regularização da situação. O caso começou com uma denúncia anônima encaminhada à 17ª Promotoria de Justiça de Sorocaba, relatando indícios de descarte irregular de resíduos derivados de petróleo às margens do Rio Sorocaba, supostamente provenientes do setor de manutenção da prefeitura. A situação, então, foi repassada à Promotoria Regional do Meio Ambiente do Tietê-Sorocaba, por envolver um afluente do Rio Sorocaba. Inicialmente, o MP acionou a Polícia Militar Ambiental, que informou ser atribuição da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) fiscalizar e autuar atividades poluidoras. O órgão ambiental estadual foi, então, notificado e realizou uma vistoria no local. Essa fiscalização identificou duas irregularidades graves no setor de manutenção, que inclui veículos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). São elas: A caixa separadora de água e óleo da área de lavagem de veículos estava conectada à rede de galerias pluviais, quando deveria estar ligada ao sistema público de coleta de esgoto; O lavatório da oficina mecânica despejava efluentes (líquidos) diretamente na galeria pluvial, sem passar pela caixa separadora, ou seja, sem nenhum tratamento. Com base nas irregularidades, a Cetesb advertiu o município e determinou a regularização imediata da situação. LEIA MAIS: Diretor do Saae assume que autarquia coletou e transportou esgoto para jogar no Rio Sorocaba em área do Parque São Bento Vai agravar enchentes? Prefeitura já pode construir? Veja o que se sabe sobre a construção da Marginal Direita em Sorocaba Ativista denuncia corte de árvores perto do Rio Sorocaba; CPFL alega manutenção O que a prefeitura respondeu? Notificada pelo MP a comprovar que havia corrigido as irregularidades, a Prefeitura de Sorocaba informou que a Secretaria de Administração estava estudando alternativas, como a elaboração de um projeto para desviar os efluentes do lavador de veículos para a rede de esgoto, com possível contratação de empresa especializada para instalar um sistema elevatório. Outra alternativa cogitada foi simplesmente encerrar a atividade de lavagem no local. O MP, porém, considerou a resposta insuficiente, pois não havia comprovação documental de que as irregularidades haviam sido de fato corrigidas. Diante do impasse, o 1º Promotor de Justiça Regional do Meio Ambiente do Tietê-Sorocaba, Marcelo Silva Cassola, instaurou o inquérito civil e emitiu recomendação administrativa formal ao prefeito do município. O documento destaca a "potencial contaminação hídrica, de dimensões desconhecidas" em um dos principais rios sob curadoria da promotoria. A recomendação exige que a prefeitura adote as seguintes providências: Interligar todos os efluentes sanitários da atividade e da caixa separadora água/óleo à rede pública de esgoto; Adequar a tubulação do lavatório da área de manutenção para que o descarte vá primeiro à caixa separadora e, depois, à rede de esgoto; Suspender imediatamente as atividades poluentes enquanto as irregularidades não forem completamente sanadas. O município tem 15 dias, a partir da notificação, para enviar ao MP comprovação documental das medidas adotadas, incluindo relatórios técnicos, fotografias, projetos, ordens de serviço e cronogramas. O MP também solicitou à Cetesb, no prazo de 20 dias, informações atualizadas sobre o andamento do processo de autuação, incluindo se houve recurso administrativo e se as exigências foram cumpridas. Initial plugin text Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

  19. Patinadora de 12 anos do interior de SP conquista vice-campeonato mundial na modalidade A patinadora de São José do Rio Preto (SP) Joana Caroline Tavares Melo, de 12 anos, conquistou o vice-campeonato na World Cup Roller Freestyle 2026. Conhecida como Joaninha, a adolescente representou o Brasil na categoria júnior e garantiu vaga na final após avançar na quarta colocação das eliminatórias. O resultado da competição, disputada em Óstia, na região metropolitana de Roma, na Itália, deixou o pai da atleta orgulhoso. 📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp O campeonato reuniu competidores de diversos países, sendo considerado um dos mais importantes do mundo para a modalidade. Em entrevista ao g1, Alexandre Almeida Junior disse estar emocionado com a performance da filha. A disputa da final ocorreu na sexta-feira (19). "Passa um filme na cabeça. Lembro-me do dia em que ela calçou os primeiros patins, das tardes de treino e da alegria que ela tem de estar na pista. Ela é uma criança muito focada, mas que, acima de tudo, diverte-se muito fazendo isso", diz o pai. Joana Caroline Tavares, de Rio Preto (SP), chegou ao pódio na Copa do Mundo de patins na Itália Joana Caroline/Arquivo pessoal O resultado é um marco histórico e leva o nome de São José do Rio Preto para disputas em outros países. Mas a jovem acumula outras grandes conquistas no cenário nacional e internacional. Em maio deste ano, Joana já havia conquistado o título do Campeonato Brasileiro da modalidade. "Estou muito feliz. Foi uma experiência incrível competir com atletas de vários países e conseguir subir ao pódio em uma competição tão importante. Entrei na final determinada a fazer minha melhor volta, e deu certo. Agora volto ainda mais motivada para os próximos desafios", conta Joana. Patinadora de 12 anos do interior de SP conquista vice-campeonato mundial na modalidade Trajetória Joana começou no esporte aos sete anos, durante a pandemia de Covid-19, em 2020, estimulada por vídeos na internet. Ao virem o entusiasmo da filha, à época, os pais a presentearam com um par de patins. Aos oito anos, ela participou de uma competição de patins e foi convidada por um organizador de um evento ao vê-la fazendo alguns giros. Na ocasião, ela ainda não tinha os patins street. Joana Caroline Tavares, de Rio Preto (SP), conquista vice-campeonato em Copa do Mundo de Patins na Itália Joana Caroline/Arquivo pessoal Em 2023, a adolescente começou a participar oficialmente das competições e, nos anos de 2024 e 2025, foi bicampeã paulista em sua categoria. Ela também conquistou o terceiro lugar no Campeonato Sul-Americano de Patins Street no ano passado. Joana ainda foi vice-campeã sul-americana na modalidade patins park. "Essa medalha mostra que todo o esforço dos treinos está valendo a pena. Vou continuar trabalhando forte, porque meu objetivo agora é conquistar a vaga para representar novamente o Brasil no Mundial", diz a adolescente. LEIA MAIS: Papagaia 'vidente' acerta três palpites e mantém invencibilidade com sequência de acertos de jogos na Copa do Mundo Haitiano que vive no Brasil dá nome de Neymar ao filho em homenagem ao jogador Próximos desafios Joaninha e sua família chegaram ao Brasil no domingo (21). Sem muito tempo para comemorar a última conquista, a adolescente vai iniciar a preparação para a Taça Brasil, competição marcada para o início de julho e que vale vaga para o Campeonato Mundial, programado para outubro, no Paraguai. "O Mundial do Paraguai é um grande sonho, mas temos degraus importantes antes disso. O foco agora está em carimbar a vaga dela na seleção brasileira para este campeonato. Estamos no meio das seletivas nacionais e o processo exige dedicação. Eu acredito muito no potencial dela e estamos trabalhando para que ela conquiste essa vaga em duas modalidades diferentes, street e park, sempre mantendo a alegria e o prazer de competir", ressalta o pai da atleta. Patinadora Joana Caroline Tavares Melo é natural de São José do Rio Preto (SP) Divulgação Apoio da família A atleta sempre contou com o apoio dos pais, desde o início da sua trajetória no esporte. Por ser menor de idade, é obrigatória a presença de um responsável para acompanhá-la nas competições. "Eu e a minha esposa acompanhamos a Joana exatamente em tudo, vivenciando cada segundo na Itália. O papel da família é ser o porto seguro", afirma Alexandre. Outros representantes de Rio Preto Patinadores rio-pretenses representam Brasil em Mundial Reprodução/TV TEM Além da vice-campeã Joana, a delegação brasileira contou com as presenças de mais três atletas de São José do Rio Preto na World Cup Roller Freestyle. Na mesma categoria da adolescente, as patinadoras Alice Alves Soares, de 10 anos, e Yohanna Martins Santa, de 12 anos, ficaram em 5º e 7º lugares, respectivamente. Na categoria masculina, o representante foi Anthony Santa Fé, de 12 anos, que ficou na oitava posição. Ele é irmão de Yohanna. Initial plugin text *Colaborou sob supervisão de Henrique Souza Veja mais notícias da região no g1 Rio Preto e Araçatuba VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM

  20. Bom Dia Cidade - Ribeirão e Franca Acompanhe as notícias desta terça-feira (23).

  21. Homem morre após acidente entre moto e ônibus, em São José dos Campos Maurita Maciel Um homem de 27 anos morreu após um acidente envolvendo uma moto e um ônibus, na noite desta segunda-feira (22), em São José dos Campos (SP). De acordo com o Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu por volta das 18h45 na Rua Koichi Matsumura, no bairro Jardim América, na Linha Verde. No local, houve uma colisão entre a moto e o ônibus. A unidade de suporte avançado dos Bombeiros foi acionada e constatou a morte do motociclista, devido aos ferimentos. Não há informações de outros feridos. ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp Após a ocorrência, os bombeiros deixaram o local em segurança para o policiamento de área. As circunstâncias do acidente serão investigadas pelas autoridades. Agora no g1 Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

  22. A Justiça condenou seis pessoas investigadas na Operação Trem Fantasma, que apurou fraudes em contratos da Prefeitura de Três Pontas (MG). Entre os condenados estão dois ex-secretários municipais. As penas, somadas, ultrapassam 65 anos de prisão, além de mais de 200 dias-multa. 📲 Siga a página do g1 Sul de Minas no Instagram A decisão atendeu denúncia do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), e reconheceu crimes como organização criminosa, peculato e embaraço às investigações. De acordo com o processo, os condenados faziam parte de um esquema de desvio de dinheiro público relacionado à compra de peças automotivas, sem que houvesse o fornecimento real dos produtos ao município. Leia também: Operação do MP prende dois secretários e três funcionários na Prefeitura de Três Pontas Multidão acompanhou trabalhos da operação em Três Pontas em 2018 Reprodução EPTV Durante a operação, deflagrada em 15 de maio de 2018, cinco pessoas foram presas, entre elas os dois ex-secretários municipais. Penas e condenações Entre os condenados, quatro receberam penas em regime fechado: José Gileno Marinho, ex-secretário de Transportes e Obras: 16 anos, 3 meses e 10 dias de reclusão, além de 70 dias-multa Roberto Barros de Andrade, ex-secretário de Fazenda: 17 anos de reclusão e 63 dias-multa Cesar de Oliveira Pelegrini: 10 anos e 5 meses de reclusão e 45 dias-multa Ronan Penido Reis: 11 anos, 10 meses e 10 dias de reclusão e 34 dias-multa Outros dois réus foram condenados por embaraço às investigações e deverão cumprir pena em regime semiaberto: Ralph Duarte Funchal: 5 anos e 4 meses de reclusão e 17 dias-multa Nicésio Campos Silva: 5 anos e 4 meses de reclusão e 17 dias-multa A sentença ainda determinou que quatro dos condenados paguem, de forma solidária, indenização por danos causados ao município. O valor inclui R$ 8.920,92 por danos materiais e R$ 500 mil por danos morais coletivos. A decisão é passível de recurso. O g1 tenta contato com as defesas dos acusados. Relembre o caso As investigações começaram em 2018, quando sete pessoas, entre servidores públicos e empresários, foram denunciadas por participação no esquema, com a prática de 24 crimes, incluindo fraude em licitações e execução de contratos. Segundo o Ministério Público, o grupo desviava recursos públicos por meio de registros de fornecimento de peças automotivas que, na prática, não eram entregues. Operação prende dois secretários e três funcionários na Prefeitura de Três Pontas Reprodução EPTV As investigações apontaram que mesmo veículos fora de uso recebiam formalmente peças e combustíveis em 2017 e 2018. Segundo o Ministério Público, foram identificadas alterações de dados no sistema. O Ministério Público começou a investigar o caso depois da denúncia de um vereador. As condições dos veículos e máquinas que receberiam as peças e combustíveis compradas pelo município chamaram a atenção da Promotoria. Operação do MP prende dois secretários e três funcionários na Prefeitura de Três Pontas Uma segunda denúncia, contra outras nove pessoas, também foi apresentada posteriormente e ainda está em andamento. Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas

  23. Polícia Militar cumpre mandados da Operação Backdoor em Jaboticabal e Taquaritinga Divulgação O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de São Paulo cumpre dois mandados de prisão temporária e sete de busca e apreensão em Taquaritinga (SP) e Jaboticabal (SP) nesta terça-feira (23). A ação tem apoio da Polícia Militar. Segundo o Gaeco, indícios apontam que os alvos teriam invadido sistemas informatizados utilizados pela Justiça, acessado ilegalmente processos protegidos por sigilo e vazado as informações a integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC) investigados por homicídios e outros crimes graves. A Operação Backdoor investiga a participação de advogados no esquema. Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp Agora no g1 Ainda segundo o Gaeco, com as informações vazadas, parte dos alvos conseguiu fugir antes que as medidas determinadas pela Justiça fossem cumpridas contra eles, prejudicando a atuação das autoridades nas investigações. Muitos permanecem foragidos. O objetivo desta fase da Operação Backdoor é identificar todos os envolvidos no esquema e reunir novas provas sobre a dinâmica do grupo. O material apreendido nos mandados cumpridos nesta terça-feira será periciado. Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão e Franca Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

  24. Estudante de 14 anos apaixonado por paleontologia dá palestras sobre dinossauros A relação da cidade de Marília (SP) com épocas pré-históricas teria começado há 140 milhões de anos, já que o local pode ter abrigado um possível vale de dinossauros. Isso explica a paixão de muitos moradores pelo assunto. Um deles é o estudante Miguel Duarte Soares, que costuma até realizar palestras para divulgar os seus conhecimentos sobre o tema. 📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp Em entrevista ao g1, o aluno de 14 anos, que também cria conteúdos nas redes sociais, contou como prepara as apresentações para os colegas de classe. Ele explica que o contato com os dinossauros começou ainda criança, quando os pais trabalhavam com decorações de festas. Em uma das ocasiões, a confraternização tinha como tema os répteis pré-históricos. "Eu comecei a gostar de dinossauros quando tinha três anos", conta. O jovem, então, passou a colecionar brinquedos, o que despertou nele o desejo de ser paleontólogo. "Quero seguir essa carreira não só em Marília, mas para lugares de fora do estado e do país", afirma o estudante do nono ano. Inspirações e palestras Miguel Duarte com William Nava, um dos paleontólogos mais expressivos de Marília (SP) Arquivo pessoal Para os estudos, Miguel tem como referência William Roberto Nava, um dos paleontólogos mais expressivos de Marília, e o biólogo Richard Rasmussen, que tem milhares de seguidores nas redes sociais e é famoso pelos vídeos de expedições em locais de natureza selvagem. O adolescente cria as suas apresentações com pesquisas baseadas em artigos científicos de especialistas. 'Eu pego meu computador e faço os slides, pesquiso sobre o que vou falar. Geralmente é sobre paleontologia em geral. Gosto de deixar os slides bem bonitos e informativos", revela. Miguel Duarte ensinando sobre dinossauros para outros alunos Arquivo pessoal O professor do jovem notou a afinidade e o encorajou a tratar o tema de maneira didática. "Trouxe o Miguel para participar das aulas de história e compartilhar conhecimento com os alunos do sexto ano e o incentivei a divulgar o projeto", explica Jackson Brasil Gomes. E tudo começou quando o menino se prontificou a ajudar a mãe, que também é professora, e se viu diante da dificuldade de abordar o tema em sala de aula. Por sugestão de Jackson, Miguel preparou o conteúdo. "Ela ficou desesperada, pois não tinha domínio de conteúdo. Comentou em casa como poderia fazer e prontamente Miguel disse: 'Se quiser, posso ir dar uma palestra, estou estudando bastante'", conta. Afinidade com o tema começou quando Miguel tinha três anos Arquivo pessoal Segundo Jackson, a mãe do adolescente, Cinthia Duarte, conversou com a direção da escola onde leciona, que aceitou a ideia. Miguel tinha apenas 10 anos na época. O professor destaca que as rotinas de estudante e "paleontólogo mirim" não se chocam, já que o aluno se organiza para as apresentações. "As apresentações do Miguel são realizadas em dias e horários que não prejudicam os estudos. Buscamos apoiar e incentivar o estudo e a palestra na cidade", destaca. LEIA TAMBÉM: ‘Jurassic Park’ brasileira: conhecida como Vale dos Dinossauros, Marília carrega vestígios de vida pré-histórica Paleontólogo encontra fóssil de crocodilo pré-histórico durante escavações em Marília Novos fósseis de dinossauro são encontrados às margens de rodovia em Marília Conteúdo nas redes sociais Além das aulas e palestras, o estudante também faz conteúdos especiais sobre dinossauros nas redes sociais, que são administradas pela mãe do adolescente. No Youtube, o canal "Dinoloco" traz temas mais aprofundados do mundo da paleontologia. Fora os temas ministrados, ele também compartilha vlogs, a exemplo do dia em que se encontrou com Richard Rasmussen. O jovem também divulga imagens das apresentações que faz em escolas e eventos da região. Em outro aplicativo de vídeos, o TikTok, os conteúdos do estudante contam com mais de 40 mil curtidas. Initial plugin text *Colaborou sob supervisão de Mariana Bonora Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília VÍDEOS: assista às reportagens da região

  25. Conheça o protetor que cuida de quase 100 cães e gatos e sonha ter abrigo no interior Treze animais resgatados dentro de casa e outros 80 amparados nas ruas ou em famílias carentes. Essa é a conta que move a rotina do passeador Adriano Lemos, de 36 anos, morador de Itirapina (SP). Mas antes de conhecerem o seu trabalho na causa animal, muitas pessoas ainda estranham seu estilo, marcado por várias tatuagens e piercings. Apesar disso, ele faz da fé o combustível para manter um projeto que sobrevive de rifas, doações e parcerias. 📱 Siga o g1 São Carlos e Araraquara no Instagram A rotina pesada envolve alimentação, transporte, medicações e castrações entre Itirapina e Rio Claro (SP). Em meio às dificuldades financeiras que quase o fizeram desistir por diversas vezes, Adriano agora foca seus esforços em um novo objetivo: estruturar uma propriedade para abrigar de forma digna todos os animais que dependem exclusivamente dele. Com mais de 243 mil seguidores no Instagram, ele também conta com a ajuda de doações para cobrir todos os gastos. Adriano Lemos Arquivo Pessoal Da infância à causa animal O amor pelos animais começou ainda na infância, quando o pai levou para casa o primeiro cachorro da família, chamado Negão. Algumas histórias que ouviu quando criança também ajudaram Adriano a fortalecer essa ligação com os bichos. Segundo ele, era comum escutar relatos sobre a antiga “carrocinha”, que recolhia cães de rua para serem usados na produção de sabão, uma lenda muito contada antigamente às crianças. Adriano e Negão - cachorro que ganhou na infância Arquivo Pessoal Mais notícias da região: VIOLÊNCIA: Homem morre 3 dias após ser agredido e liberado de posto de saúde no interior de SP LUTO: Morte de menina de 5 anos causa comoção no interior de SP OPORTUNIDADES: Mais de 900 vagas gratuitas de capacitação são abertas pelo Sebrae no interior de SP A partir disso, ele passou a enxergar os animais abandonados com mais preocupação e empatia. Na sua rotina, além dos resgates, ele também trabalha como passeador e cuidador de cães. O serviço é procurado principalmente por pessoas que viajam e precisam de alguém para cuidar dos seus pets. A renda ajuda a cobrir os custos do projeto, que incluem ração, exames, medicamentos e atendimento veterinário. Ele conta que alguns veterinários ajudam oferecendo descontos em consultas, exames e medicamentos. Um procedimento que normalmente custaria cerca de R$ 500, por exemplo, acaba saindo por aproximadamente R$ 300 para ele. Segundo Adriano, esse apoio faz toda diferença na continuidade do trabalho e dá ainda mais força para seguir em frente. Adriano Lemos Arquivo Pessoal História marcante Entre os casos que mais o marcaram, Adriano cita o resgate de um gato em estado crítico após ingerir drogas ilícitas pertencentes ao próprio tutor. O animal foi levado para atendimento quase à meia-noite e, após uma semana internado, sobreviveu. “Enquanto há vida, há esperança”. Mesmo com os avanços, ele admite que já pensou em desistir. A falta de recursos, o aumento de abandonos e a sensação de “enxugar gelo” são alguns dos desafios enfrentados. “Já pensei em desistir várias vezes, quando as doações não entram e as contas chegam”, afirmou. Ainda assim, ele diz continuar por acreditar que muitos animais dependem exclusivamente dele. “Eles só têm a mim. Se eu não for, quem vai?”, desabafou. Sonho de criar um abrigo Passeador Adriano Lemos, de 36 anos, cuida de dezenas de animais em Itirapina (SP) Reproduçãp/Instagram Adriano contou ao g1 que os custos para manter os resgates são altos. Atualmente, ele alugou uma chácara com a intenção de comprá-la futuramente para construir um espaço capaz de receber ainda mais animais. Segundo ele, o aluguel do imóvel custa R$ 1,5 mil por mês. Outros R$ 1,5 mil são destinados ao consórcio para a compra da propriedade, avaliada em R$ 310 mil. Enquanto tenta arrecadar recursos, Adriano recebeu autorização do proprietário para morar no local pagando o aluguel. “Meu maior sonho hoje é ver esse espaço, que hoje é só mato, se tornar um abrigo de verdade”, afirmou. Com tatuagens, piercings e um visual fora dos padrões mais tradicionais, Adriano diz que frequentemente enfrenta julgamentos e desconfiança por causa da aparência. Segundo ele, muitas pessoas demonstram surpresa ao descobrir que alguém com esse estilo atua no resgate e proteção de animais. Apesar disso, afirma que prefere ser reconhecido pelo trabalho realizado diariamente com os bichos. O trabalho é mantido principalmente por meio de doações feitas por seguidores nas redes sociais, além de rifas e campanhas via Pix. Segundo Adriano, toda arrecadação é divulgada de forma transparente. “Aqui a gente pede, a gente faz e a gente mostra”, afirmou. Em meio às dificuldades, Adriano diz encontrar na fé a força para continuar ajudando os animais. “É Deus mesmo que sustenta tudo isso. Já vivemos cada milagre”, disse. *Sob supervisão de Fernando Bertolini REVEJA VÍDEOS DA EPTV: Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara

+ Sobre nós

Image

Onde estamos: .

Rua Barão do Rio Branco, 347
Centro Itápolis/SP
3262 7482 - 3262 7483
16 99781 3817(Rega)
16 99742 1727(Daiane)
© 2018 RG Assessoria Fisco Contábil. All Rights Reserved. Designed By JKAsites