Enviar uma pergunta? CLICK AQUI
Seg - Sexta: 7:30 - 17:00
Sáb-Dom Fechado
3262 7482 - 3262 7483
16 99781 3817
16 99742 1727
Rua Barão do Rio Branco, 347 - Centro
Itápolis/SP

G1 GLOBO (Tudo Diário)

Últimas notícias do Brasil e do mundo, sobre política, economia, emprego, educação, saúde, meio ambiente, tecnologia, ciência, cultura e carros. Vídeos dos telejornais da TV Globo e da GloboNews.

  1. Primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer anuncia que vai renunciar O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, anunciou sua saída do cargo nesta segunda-feira (22) e abriu espaço para uma nova disputa pelo comando do parlamento britânico. Starmer afirmou que deve permanecer no posto até que o nome do sucessor seja definido. ✅ Siga o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp O atual premiê afirmou que vai pedir ao comitê organizador do Partido Trabalhista, do qual ele é o atual líder, para iniciar o processo de sucessão. As inscrições para disputar o cargo deve ser abertas em 9 de julho e ir até o dia 16. O favorito para substituir Starmer é Andy Burnham, ex-prefeito de Manchester. Ele pertencente à ala mais à esquerda do Partido e se tornou um membro do parlamento na semana passada. Burnham recebeu o apoio do ex-ministro da Saúde do país, Wes Streeting, que renunciou em maio ao cargo. Streeting era apontado como um dos principais nomes para concorrer à presidência do partido. Com o apoio do correligionário, Burnham deve ser o único na disputa. Se não houver competidores, o novo premiê deve assumir o cargo em 1° de setembro. Apesar da expectativa de uma transição tranquila, a mudança não está isenta de riscos. Se outros candidatos decidirem entrar na competição, o partido poderá entrar em uma crise interna que poderia paralisar o governo (leia mais abaixo). O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, reage ao anunciar o cronograma de sua renúncia, em frente ao número 10 da Downing Street, em Londres REUTERS/Jaimi Joy Como se elege um primeiro-ministro no Reino Unido? A face mais conhecida da política britânica é o fato de o país ser uma monarquia. Apesar do chefe de estado ser o rei Charles III, o poder político funciona em um sistema parlamentarista. A eleição para primeiro-ministro é indireta. Por lá, o Parlamento é divido em duas casas: a Câmara dos Comuns, que elege deputados por voto direto, e a Câmara dos Lordes, que tem cargos vitalícios. O governo é formado pelo partido ou pela coalizão que obtiver a maioria dos assentos na Câmara dos Comuns. O líder desse grupo torna-se primeiro-ministro, que é a principal liderança do país e, normalmente, o presidente do partido. O premiê também responsável por escolher os ministros que compõem o gabinete. Como o governo depende da confiança da Câmara dos Comuns para permanecer no poder, a relação entre Executivo e Legislativo é muito próxima. Uma vez que o novo premiê tenha sido escolhido pelos parlamentares, ele precisa dizer à monarquia que tem condições para assumir o governo e liderar o país. O rei, então, autoriza que o eleito assuma o poder, em uma cerimônia protocolar. LEIA TAMBÉM: Quem pode substituir Keir Starmer como primeiro-ministro do Reino Unido Como funcionam as eleições para o parlamento britânico? Qualquer candidato que deseje substituir Starmer precisaria garantir o apoio de 20% dos membros trabalhistas do parlamento. Como o Partido Trabalhista detém atualmente 403 cadeiras, isso equivale a 81 parlamentares, incluindo o desafiante. Os candidatos também devem atingir determinados níveis de apoio das organizações de base do Partido Trabalhista e de organizações afiliadas, como sindicatos. Se apenas um candidato atingir o limite de apoio necessário, não há votação: o candidato é eleito sem oposição como líder do Partido Trabalhista e torna-se primeiro-ministro. Caso haja mais de um candidato qualificado, o vencedor será decidido por votação de todos os membros e afiliados do Partido Trabalhista.

  2. Operação apreende 2,5 toneladas de drogas no interior Amazonas Karla Melo/Rede Amazônica Uma operação apreendeu 2,5 toneladas de entorpecentes em Coari, no interior do Amazonas. A apreensão, segundo o governo do estado, é a segunda maior já registrada pela Base Arpão 2, unidade que atua no combate ao crime na região. *Reportagem em atualização. 📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp Operação apreende 2,5 toneladas de drogas no interior Amazonas Karla Melo/Rede Amazônica Agora no g1

  3. Onda de frio intensa avança pelo Brasil; confira a previsão do tempo para a semana A estação mais fria do ano começou às 5h24 deste domingo (21), e a previsão é de que as temperaturas continuem mais amenas no Norte de Minas ao longo desta semana, com céu parcialmente nublado. Segundo a meteorologista do INMET, Anete Fernandes, os termômetros na região devem variar entre 11°C e 32°C nesta segunda (22) e terça-feira (23), e não está descartada a chegada de uma massa de ar frio nos próximos dias. 📲Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp Temperatura máxima em Montes Claros nesta segunda deve ser de 29º Kelson Fabiano O inverno termina em 22 de setembro e, de acordo com a meteorologista, a tendência é de temperaturas acima da média para todo o estado, incluindo o Norte de Minas, além de baixos volumes de chuva. "A gente pode associar isso a uma menor recorrência de massas de ar frio e até mesmo à possível ocorrência de ondas de calor. O El Niño foi decretado, mas entre ele se estabelecer e começar a atuar, ou seja, até a gente perceber os efeitos dele no clima do Hemisfério Sul, leva de um a dois meses. Então, provavelmente, os efeitos do El Niño serão observados entre meados e o final de agosto”. 🔍 El Niño é um fenômeno climático natural provocado pelo aquecimento anormal das águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial. Esse aquecimento altera a circulação da atmosfera e muda padrões de chuva, temperatura e vento em várias regiões do planeta. Veja a previsão para os próximos dias em Montes Claros Previsão do tempo LEIA TAMBÉM Em 2026, 10 mil consumidores tiveram interrupção de energia por conta de pipas no Norte de MG Parte da venda de lote de passaportes da Expomontes será destinada à Santa Casa; veja shows Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.

  4. Vítima foi socorrida e levada à Santa Casa de Tupã (SP) Santa Casa de Tupã/Reprodução Um homem foi preso em flagrante por tentativa de homicídio após esfaquear o irmão, na tarde de domingo (21), em Tupã (SP). De acordo com a Polícia Militar, ao chegarem ao local, encontraram a vítima sentada na calçada com um ferimento na nuca. O homem relatou que havia sido esfaqueado pelo irmão e indicou a casa onde ele estava escondido. 📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp O suspeito foi localizado, mas não soube explicar o motivo da agressão e também não informou onde escondeu a faca utilizada no crime. Ele foi preso em flagrante e levado para a Central de Polícia Judiciária (CPJ). A vítima foi socorrida e encaminhada para a Santa Casa de Tupã, onde recebeu atendimento médico. Homem foi preso em flagrante e levado para a CPJ de Tupã Google Maps/Reprodução Veja os vídeos mais acessados no g1 Agora no g1 Initial plugin text Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília VÍDEOS: assista às reportagens da região

  5. Porção de haxixe é apreendida durante fiscalização na MGC-393; placa do caminhão estava adulterada PMRv/Divulgação Um caminhoneiro de 33 anos foi preso em flagrante na noite de domingo (21) após ignorar uma ordem de parada na MGC-393, fugir em alta velocidade e se trancar dentro da cabine do próprio caminhão por para evitar a prisão, no trecho entre as cidades de Estrela Dalva e Volta Grande, na Zona da Mata mineira. Segundo a Polícia Militar Rodoviária, a confusão começou durante uma fiscalização de rotina no km 18 da rodovia. O motorista desobedeceu o sinal dos policiais, acelerou o caminhão e fugiu. ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Zona da Mata no WhatsApp Os militares iniciaram uma perseguição e conseguiram cercar o veículo no trevo de acesso a Volta Grande. Nesse momento, o homem trancou todas as portas da cabine e se recusou a descer. Para conter o motorista e garantir a segurança na pista, os policiais que iniciaram a abordagem precisaram pedir reforço para as equipes das cidades vizinhas. Depois de mais de uma hora de conversa e negociação com os policiais, o caminhoneiro cedeu, destrancou as portas e saiu do veículo. Durante revista no caminhão, os policiais encontraram um pedaço de haxixe e utensílios para o consumo. De acordo com a polícia, o motorista confessou ter usado a droga enquanto dirigia. Além disso, os militares constataram que a placa dianteira do caminhão foi adulterada, pois estava dobrada e com luzes instaladas ao redor para tentar esconder os números e letras, dificultando a identificação por radares ou policiais. O motorista foi preso em flagrante por desobediência, adulteração do veículo e por dirigir sob o efeito de substâncias psicoativas. O caminhão foi apreendido e levado para um pátio credenciado. O caso foi encaminhado para a Polícia Civil. LEIA TAMBÉM: Operação mira organização criminosa ligada ao tráfico de drogas em Juiz de Fora 'Bunker’ com submetralhadoras e laboratório de drogas é descoberto em Juiz de Fora Passageiro é preso com mais de 2 mil pinos de cocaína em ônibus interestadual em Além Paraíba ASSISTA: Combate ao tráfico de drogas é intensificado nas estradas da região Combate ao tráfico de drogas é intensificado nas estradas da região VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes

  6. Perseguição policial termina em acidente e prisão em Saquarema Uma perseguição policial que aconteceu neste domingo (21) em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio, terminou em acidente e prisão após dois suspeitos fugirem em alta velocidade pelas ruas da cidade. A dupla, que estava em uma motocicleta roubada e adulterada, trafegava na contramão e desobedeceu à ordem de parada da Polícia Militar. Os suspeitos não obedeceram a ordem da corporação e iniciaram fuga em alta velocidade, colocando em risco motoristas e pedestres. Durante o acompanhamento, a dupla colidiu com veículos e só parou na Avenida Saquarema, após bater de frente com um carro. 📱 Siga o canal do g1 Região dos Lagos no WhatsApp. Um dos ocupantes foi preso no local. O outro, um adolescente, tentou fugir a pé e chegou a invadir residências, mas foi localizado pelos policiais. A perícia constatou que a motocicleta estava com sinais de adulteração e era produto de roubo. O homem, de 24 anos, foi preso. Já o adolescente, de 15 anos, foi apreendido com uma pequena quantidade de crack. Moto da PM em perseguição com ladrões em Saquarema Redes Sociais / Polícia Militar

  7. Segundo um novo relatório, as pessoas estimam que mais de um terço do tempo gasto em seus celulares ocorre sem um objetivo claro Getty Images / BBC É uma situação familiar para muitos de nós: você pega o celular para verificar algo e, em um piscar de olhos, já se passou uma hora rolando a tela. Segundo um novo relatório, as pessoas estimam que mais de um terço do tempo gasto em seus celulares ocorre sem um objetivo claro. Para a pesquisadora sênior Eleanor Drage, da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, "não se trata apenas de pessoas fazendo escolhas imprudentes", mas de que somos "prejudicados pela natureza imersiva da tecnologia". E, embora pedir que as pessoas relatem por conta própria o uso do celular possa ser pouco confiável, reconhecer os próprios hábitos é um "importante primeiro passo" para administrá-los, afirmou Pete Etchells, professor de psicologia e comunicação científica da Universidade Bath Spa, no Reino Unido. Pesquisas encomendadas pela operadora Virgin Media O2 mostraram que adultos no Reino Unido passam, em média, quatro horas por dia no celular. Desse total, 36% do tempo é gasto de forma não intencional. No Brasil, o uso médio de dispositivos conectados à internet chega a 53 horas e 30 minutos por semana, segundo relatório da consultoria DataReportal publicado em 2026 com dados da GWI. O relatório das pesquisas da Virgin Media O2 também revelou que muitas pessoas conhecem ferramentas para controlar o tempo de tela, mas têm dificuldade para encontrar motivação para usá-las. "Apesar da crescente conscientização sobre os efeitos negativos do uso habitual e excessivo de dispositivos, as pessoas têm dificuldade para gerenciar com sucesso o tempo que passam online", afirmou Drage, da Universidade de Cambridge. Os entrevistados relataram que a maior parte do uso do smartphone é intencional, incluindo ações como enviar mensagens, usar mapas ou consultar a previsão do tempo. Mas os participantes das pesquisas também admitiram passar parte do tempo rolando a tela sem propósito ou alternando entre aplicativos de forma automática. Ainda segundo a pesquisa, aqueles que afirmaram passar mais tempo no celular sem um motivo claro também tinham maior probabilidade de relatar experiências negativas, como se sentir pior depois do uso ou se deparar com conteúdos prejudiciais ou desagradáveis. O relatório intitulado Age of Autopilot (A Era do Piloto Automático, em tradução livre), reuniu dados de três pesquisas realizadas entre 2024 e 2026. A mais recente ouviu cerca de 6 mil pessoas com 16 anos ou mais sobre sua relação com o tempo de tela. Mas alguns especialistas alertam que depender de estatísticas autodeclaradas sobre uso de celular pode não capturar o quadro completo dos hábitos, do bem-estar ou das nuances do tempo de tela de cada pessoa. Erro humano "Nós somos muito ruins em estimar o tempo que passamos fazendo coisas, especialmente quando se trata do uso de tecnologia", afirmou Etchells, da Universidade Bath Spa. Etchells disse à BBC que estudos mostram que estimativas autodeclaradas sobre uso de celular e tempo de tela costumam ser exageradas quando comparadas a medições objetivas, pois isso poderia criar uma "correlação inflada" caso fossem relacionadas à saúde das pessoas. Ainda assim, apesar dessa ressalva, Etchells afirmou que o relatório Age of Autopilot é útil por sugerir que as pessoas podem estar cada vez mais conscientes de seus hábitos com o celular. "Ser capaz de perceber quando você está usando o celular sem querer ou sem necessidade é um primeiro passo muito importante", disse Etchells. Segundo o pesquisador, para compreender os efeitos do tempo de tela, é preciso reconhecer que ele nem sempre é prejudicial. O mais importante é identificar situações em que o uso do celular pode levar a comportamentos indesejados ou perigosos, como checar o aparelho enquanto se dirige. Netta Weinstein, da Universidade de Reading, no Reino Unido, afirmou que as pessoas devem evitar julgar excessivamente o uso do celular sem um objetivo definido. Para algumas delas, rolar a tela pode proporcionar relaxamento, distração, humor ou conexão social. "Mas vale a pena perguntar se isso realmente nos deixa renovados ou se simplesmente saímos dessa experiência sem nos sentirmos melhor e, às vezes, até pior", afirmou Weinstein. Rumo a um uso 'gerenciável' 'Eles [celulares] são muito úteis, podem ser muito agradáveis de usar e queremos continuar conectados. Mas questão é: como fazer isso de forma positiva?', questionou a pesquisadora Eleanor Drage, da Universidade de Cambridge Getty Images / BBC Os especialistas afirmam que os resultados do estudo também abrem espaço para discutir como o design dos smartphones influencia nossos hábitos. Etchells, da Universidade Bath Spa, observou que gostaria de ver mais pressão sobre as empresas de tecnologia em relação às notificações. Segundo o pesquisador, o fato de elas geralmente virem ativadas por padrão "não é uma escolha de design feita pensando em nós". Rafe Clayton, professor sênior de mídia e comunicação da Universidade de Leeds, no Reino Unido, disse à BBC que desativar notificações de todos os aplicativos, exceto os essenciais, pode ser uma forma de recuperar o controle sobre o uso do celular. As recomendações para conter a rolagem de tela também poderiam incluir "passar mais tempo envolvido em atividades que não estejam conectadas ao mundo digital", disse Clayton. Drage, da Universidade de Cambridge, disse que o seu objetivo é tornar o uso de dispositivos "gerenciável" e ajudar as pessoas a ter mais influência sobre a forma como a tecnologia é projetada. "O fato é que continuaremos usando nossos mini supercomputadores que carregamos conosco", disse Drage. "Eles são muito úteis, podem ser muito agradáveis de usar e queremos continuar conectados. Mas questão é: como fazer isso de forma positiva?" Em entrevista à BBC, Drage afirmou que "não estamos dizendo às pessoas como elas devem usar seus aparelhos. O que queremos é ajudar quem gostaria de se sentir mais no controle". Ela e outros pesquisadores do Centro Leverhulme para o Futuro da Inteligência, da Universidade de Cambridge, irão investigar o uso da inteligência artificial generativa e seus impactos em uma iniciativa de pesquisa de cinco anos financiada pela Virgin Media O2.

  8. Polo do Sítio Trindade, no bairro de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife Edson Holanda/Divulgação No Grande Recife, o feriado de São João gera alteração nos horários de funcionamento do comércio, dos shoppings e de serviços públicos. O governo de Pernambuco e a prefeitura do Recife decretaram ponto facultativo na segunda-feira (22), antevéspera do feriado celebrado na quarta (24). Além disso, tanto o estado quanto a capital transferiram o ponto facultativo do Feriado de Corpus Christi, comemorado no último dia 4 de junho, para a véspera do São João, na terça (23). Com isso, alguns serviços das repartições públicas são afetados. ✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE Confira, abaixo, o que abre e o que fecha durante o feriado: Comércio de rua Shoppings Cultura e lazer Saúde Banco Comércio de rua As lojas do Centro do Recife abrem normalmente na segunda (22) e terça-feira (23). Já no feriado da quarta-feira (24), o funcionamento é facultativo, com cada estabelecimento escolhendo se deve ou não abrir. ⬆️ Voltar ao início desta reportagem. Shoppings Shopping Recife Terça (23): 9h às 18h Quarta (24): 11h às 18h Shopping RioMar Terça (23): 9h às 18h Quarta (24): 11h às 18 Shopping Boa Vista Terça (23): 9h às 18h Quarta (24): 11h às 18h Shopping Tacaruna Terça (23): 9h às 18h Quarta (24): 11h às 18h Plaza Shopping Terça (23): 9h às 18h Quarta (24): 11h às 18h Shopping ETC Quarta (24): 12h às 18h Shopping Patteo Olinda Terça (23): 9h às 18h Quarta (24): 11h às 18h Shopping Costa Dourada Terça (23): 9h às 18h Quarta (24): 11h às 18h Camará Shopping Terça (23): 10h às 18h Quarta (24): 11h às 18h ⬆️ Voltar ao início desta reportagem. Cultura e lazer A programação do São João está em diversos polos do Recife, para além do Sítio Trindade e da Rio Branco. Na terça-feira (23), ocorrem apresentações nos bairros: Barro, Campo Grande, Cordeiro, Graças, Lagoa do Araçá e Totó. A Ciclofaixa de Turismo e Lazer ficará disponível das 7h às 16h no feriado da quarta-feira (24). Também está montada, até dia 28 de junho, uma Arena Gastronômica no Sítio Trindade, na Zona Norte do Recife, com oito restaurantes funcionando das 16h às 2h. O Parque das Esculturas estará fechado na segunda (22), terça (23) e quarta-feira (24), retomando o funcionamento na quinta-feira (25), das 10h às 17h. Toda a Rede Compaz e Bibliotecas da Paz ficarão fechadas entre a segunda (22) e a quarta-feira (24), reabrindo no dia 25 de junho. Na segunda-feira (22), os mercados públicos e feiras livres do Recife funcionam em horário normal, das 6h às 18h. Já nos dias 23 e 24 de junho, o atendimento será das 6h às 13h. As praças de alimentação localizadas nesses equipamentos poderão estender o funcionamento, a critério dos estabelecimentos. ⬆️ Voltar ao início desta reportagem. Saúde No Recife, funcionam 24 horas os serviços de emergência e internação da rede municipal: Policlínicas Agamenon Magalhães (Afogados) e Amaury Coutinho (Campina do Barreto); Policlínicas e Maternidades Professor Barros Lima (Casa Amarela) e Professor Arnaldo Marques (Ibura); Maternidade Professor Bandeira Filho (Afogados); Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira); Hospital Maria Lucinda (Parnamirim); Hospital da Mulher (Curado); Fundação Altino Ventura (Boa Vista). O Centro de Atenção à Pessoa Vítima de Violência Sony Santos, anexo ao Hospital da Mulher do Recife, também funciona de forma ininterrupta para atendimento de mulheres cis e trans e homens trans com útero vítimas de violência. O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) segue em plantão para atendimento de ocorrências envolvendo animais que representem risco à saúde pública. O serviço poderá ser acionado diariamente pelo telefone e WhatsApp (81) 3355-7712, no horário das 8h às 17h. Vacinação Na terça-feira (23), véspera de feriado, e quarta-feira (24), no Dia do São João, ocorre vacinação nos Centros de Vacinação dos shoppings Boa Vista, Recife e RioMar, com funcionamento das 9h às 18h no dia 23 e das 11h às 18h no dia 24/06. O imunizante oferecido é contra Influenza para grupos prioritários e também para atualização da caderneta de vacinação. ISTs No polo Sítio Trindade, no bairro de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife, é oferecido o atendimento de Profilaxia Pré Exposição ao vírus HIV (PrEP), além dos já tradicionais testes rápidos para detecção de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Caso o resultado dê positivo, o usuário já recebe aconselhamento e é encaminhado para o tratamento na rede municipal. Samu Durante o São João, o SAMU Recife estará com 13 bases descentralizadas em toda a cidade, funcionando 24 horas. Além disso, haverá uma Unidade de Suporte Básico (USB) dando apoio ao posto médico do Sítio Trindade e outra USB dedicada ao Polo da Avenida Rio Branco, no Marco Zero. Para outras demandas, o SAMU pode ser acionado pelo 192. ⬆️ Voltar ao início desta reportagem. Bancos Os bancos não abrem para atendimento presencial ao público nas datas consideradas feriados oficiais, sejam eles municipais, estaduais ou nacionais. Em algumas localidades, a critério da instituição, as salas de autoatendimento ficam disponíveis aos clienteso. As compensações bancárias, incluindo a TED, não são efetivadas nos feriados. Somente o PIX. Nas datas decretadas como ponto facultativo, o atendimento presencial ao público nas agências bancárias funciona normalmente. ⬆️ Voltar ao início desta reportagem. VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

  9. Itamar Vieira Junior, autor de ‘Torto Arado’ Divulgação Um dos principais nomes da literatura brasileira contemporânea, o escritor baiano Itamar Vieira Junior, autor do premiado livro Torto Arado, participa na próxima quarta-feira, 25 de junho, de um encontro com leitores em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio. O evento acontece às 17h, no Espaço Arp, e marca a retomada do projeto cultural Várias Vozes na cidade. O encontro será realizado na Genipapo Livraria e reunirá literatura, música, gastronomia e uma conversa aberta ao público sobre a trajetória e a obra do escritor. A mediação será feita pelo produtor cultural Paulo Rosa, pela educadora Jasmine dos Anjos da Rosa e pela jornalista e livreira Maria Fernanda Macedo. 📱 Siga o canal do g1 Região Serrana no WhatsApp. Agora no g1 Natural de Salvador, na Bahia, Itamar ganhou projeção nacional após o lançamento de Torto Arado, romance publicado em 2019 que ultrapassou a marca de um milhão de exemplares vendidos e conquistou o Prêmio Jabuti em 2020. Depois, lançou ainda Salvar o Fogo e Coração Sem Medo, consolidando seu nome entre os escritores mais relevantes da atual literatura brasileira. Além de conversar sobre sua trajetória durante o evento em Friburgo, o escritor também costuma compartilhar conselhos para quem sonha em seguir a carreira literária. Em entrevista ao Globo Repórter, Itamar deixou algumas orientações para novos autores. O g1 reuniu algumas dicas deixadas pelo escritor para quem quer começar na profissão: Ler muito e manter contato constante com livros; Escrever com frequência, criando o hábito da prática; Não ter pressa para publicar e respeitar o tempo de amadurecimento do texto; Entender que a escrita exige revisão, reescrita e paciência; Não ter medo ou vergonha de mostrar o próprio trabalho quando estiver pronto; Compreender que muitos escritores conciliam a literatura com outras profissões ao longo da carreira. Segundo o próprio autor, o mais importante é entender que cada história tem seu tempo. “No momento certo, vocês vão saber que a história está pronta”, afirmou durante a entrevista. A passagem de Itamar Vieira Junior por Nova Friburgo será a primeira do escritor no interior do estado do Rio de Janeiro, segundo os organizadores. Serviço Encontro com Itamar Vieira Junior 25 de junho, quarta-feira 17h Espaço Arp – em frente à Genipapo Livraria Informações e ingressos: (21) 92043-5672 ou pelas redes sociais da livraria

  10. Segundo diversas pesquisas, a disfunção erétil afeta mais da metade dos homens com mais de 40 anos Getty Images / BBC Você poderia descrever a disfunção erétil como uma epidemia silenciosa. Segundo diversas pesquisas, ela afeta mais da metade dos homens com mais de 40 anos. Ainda assim, poucos estão dispostos a falar sobre o assunto com as pessoas que amam. Quando o assunto surge em uma conversa, muitas vezes ele é tratado como motivo de piada, e não como um sinal precoce de problemas de saúde. No entanto, um número crescente de estudos sugere que o pênis pode funcionar como um indicador da saúde geral do homem. A disfunção erétil, em particular, pode ser um dos primeiros sinais de doenças graves, como diabetes, infarto, acidente vascular cerebral (AVC) e demência. Segundo o sexólogo Emmanuele Jannini, da Universidade de Roma Tor Vergata (Itália), a disfunção erétil costuma ser um dos primeiros sinais de que algo não vai bem com a saúde. Jannini organizou recentemente um livro acadêmico que reúne as evidências científicas sobre o tema. Para ele, uma investigação mais cuidadosa da disfunção erétil poderia ajudar médicos a identificar problemas graves de saúde antes que eles agravem. Mas a relutância de muitos homens em falar sobre a própria saúde sexual faz com que essas oportunidades de diagnóstico precoce sejam perdidas. Veja o que é preciso saber sobre esse problema extremamente comum e por que ele deve servir de alerta para os médicos. Problemas de circulação Assim como acontece com muitas condições médicas, a prevalência exata da disfunção erétil depende da forma como ela é definida e medida. Por isso, os estudos apresentam estimativas bastante diferentes: a prevalência global entre homens adultos varia de 3% a 76,5%. Uma das maiores e mais detalhadas pesquisas sobre o tema avaliou cerca de 1.200 homens por meio de questionários extensos. O estudo constatou que 39% dos homens de 40 anos apresentavam regularmente algum grau de impotência sexual. Aos 70 anos, essa proporção chegava a 67%. Em muitos aspectos, a disfunção erétil é um problema de circulação sanguínea. O pênis é formado por duas estruturas esponjosas chamadas corpos cavernosos, que normalmente permanecem flácidas. Durante a excitação sexual, o cérebro envia sinais que aumentam o fluxo de sangue para essa região. À medida que os corpos cavernosos se enchem, eles comprimem as veias responsáveis por drenar o sangue, fazendo com que ele permaneça no órgão e produza a ereção. Como um balão ao ser enchido, o pênis aumenta de volume e fica rígido. Qualquer fator que reduza o fluxo de sangue para o órgão pode dificultar a obtenção ou a manutenção da ereção. Muitas vezes, o problema tem origem psicológica. A resposta ao estresse, que envolve hormônios como adrenalina e cortisol, pode provocar a contração dos vasos sanguíneos, impedindo que os corpos cavernosos endureçam. Níveis elevados de estresse também podem interferir na produção de testosterona, reduzindo a libido e a excitação sexual. (É importante ressaltar que pessoas com condições hormonais, como o hipogonadismo, também produzem menos testosterona, o que pode contribuir para o problema.) Além disso, o estresse costuma vir acompanhado de distração mental, o que pode dificultar a concentração durante a atividade sexual. Do ponto de vista evolutivo, isso provavelmente teve uma função: se o estresse interrompe a excitação sexual, o organismo preserva energia para lidar com situações de perigo. "Se o ambiente oferece riscos, é importante não se reproduzir", explica Jannini. Mas no mundo moderno há muitas fontes de estresse que não representam ameaça à sobrevivência. Como consequência, esse mecanismo de proteção pode ser acionado com mais frequência do que o necessário. Problemas cardíacos e cerebrais Em muitos casos, a disfunção erétil também pode refletir problemas de saúde mais amplos. Uma das causas é a aterosclerose, condição em que os vasos sanguíneos endurecem e se estreitam, aumentando o risco de doenças cardiovasculares. Como as artérias do pênis estão entre as menores do corpo, elas costumam ser as primeiras a apresentar problemas. Por isso, a disfunção erétil pode servir como um sinal precoce de doenças cardíacas. Uma análise recente de dados de 154.794 pessoas constatou que homens com disfunção erétil tinham 59% mais probabilidade de desenvolver doença arterial coronariana e 34% mais risco de sofrer um AVC. "Ter uma boa ereção é um bom indicador da saúde dos vasos sanguíneos", afirma Michael Carroll, especialista em ciência reprodutiva da Universidade Metropolitana de Manchester, no Reino Unido. Ele é autor do livro Your Nuts: The Science of How They Work and What It Means For Your Fertility (Seus Testículos: A Ciência por Trás do Seu Funcionamento e da Sua Fertilidade, em tradução livre), com lançamento previsto para este ano. Há ainda indícios de que problemas de saúde do pênis possam servir como um sinal precoce de declínio cognitivo. Um estudo realizado em Taiwan constatou que homens diagnosticados com disfunção erétil tinham 68% mais probabilidade de desenvolver demência ao longo de sete anos de acompanhamento. Assim como o pênis, o cérebro depende de um bom fluxo sanguíneo para receber nutrientes e eliminar substâncias tóxicas. O endocrinologista Santiago Martinez afirma que a avaliação da disfunção erétil ainda não faz parte da rotina de atendimento de pacientes com diabetes Getty Images / BBC A relação com o diabetes Monitorar a disfunção erétil pode ser especialmente importante para pessoas com risco de desenvolver diabetes, doença que afeta os sistemas circulatório e nervoso por diferentes mecanismos. Picos de glicose no sangue, comuns quando a condição não está bem controlada, podem fazer com que o excesso de açúcar se ligue às proteínas das paredes dos vasos sanguíneos. Esse processo, conhecido como glicação, reduz a elasticidade dos vasos e dificulta a circulação do sangue. Assim como ocorre na aterosclerose, a redução do fluxo sanguíneo afeta primeiro os vasos mais delicados do organismo, entre eles os do pênis. "A relação entre diabetes e disfunção erétil é muito forte", afirma Bogdan Vlacho, pesquisador do Sant Pau Research Institute, em Barcelona, na Espanha. "Homens com diabetes tipo 2 têm cerca de três vezes mais probabilidade de desenvolver disfunção erétil do que aqueles sem diabetes." Em uma revisão recente das evidências científicas, Vlacho também concluiu que pessoas com diabetes e disfunção erétil apresentam um risco significativamente maior de desenvolver "neuropatia periférica" — danos nos nervos das mãos e dos pés — do que em pacientes com diabetes sem disfunção erétil. Elas também estão mais sujeitas à retinopatia, que pode levar à cegueira, e à dificuldade de cicatrização de feridas, que em alguns casos pode resultar em amputações. Apesar disso, a investigação rotineira da disfunção erétil entre pacientes diabéticos ainda não faz parte da prática padrão. "Há evidências de que os profissionais de saúde não conversam com os pacientes sobre esse assunto", afirma Santiago Martinez, endocrinologista da Universidade de Barcelona, na Espanha, e coautor da revisão dos estudos. Possíveis tratamentos Mais da metade dos homens com disfunção erétil evita procurar ajuda médica por vergonha ou ansiedade, segundo pesquisa realizada no Reino Unido Getty Images / BBC Uma pesquisa realizada pela The Urology Foundation, no Reino Unido, constatou que mais da metade dos homens com disfunção erétil evitava procurar ajuda médica por vergonha ou ansiedade relacionadas ao problema. Cerca de 20% afirmaram que prefeririam ficar um mês sem beber cerveja a consultar um profissional de saúde. Mas, segundo Carroll, da Universidade Metropolitana de Manchester, no Reino Unido, todos os homens que enfrentam disfunção erétil deveriam buscar orientação médica. Além de aliviar uma fonte importante de sofrimento e estresse, isso pode abrir uma discussão valiosa sobre a saúde geral do paciente, uma conversa que, em alguns casos, pode salvar vidas. "É fundamental tratar o problema precocemente", afirma Carroll. Afinal, a disfunção erétil não é uma condição sem tratamento. Medicamentos como o Viagra (sildenafila) promovem a dilatação dos vasos sanguíneos do pênis. Há também relatos observacionais sugerindo que pacientes que usam esses medicamentos para melhorar a vida sexual apresentam melhores desfechos cardiovasculares, incluindo menor risco de insuficiência cardíaca, embora isso ainda não tenha sido comprovado em ensaios clínicos. O Viagra, vale lembrar, foi desenvolvido originalmente como tratamento cardiovascular para pacientes com hipertensão, antes de os pesquisadores perceberem seu efeito mais conhecido. Alguns estudos também sugerem que esses medicamentos podem reduzir o risco de demência. Uma pesquisa que analisou mais de 885 mil pacientes concluiu que o uso dessas drogas estava associado a uma redução de duas vezes no risco de desenvolver doença de Alzheimer. Mesmo que nenhum tratamento específico seja indicado, relatar a disfunção erétil ao médico permite investigar fatores de risco comuns para doenças cardiovasculares, como hipertensão e aterosclerose, além de identificar problemas como obesidade, que podem estar prejudicando a saúde vascular. Além disso, conversar com um médico sobre a disfunção erétil permite investigar fatores de risco comuns para doenças cardíacas, como hipertensão e aterosclerose, além de identificar problemas como obesidade, que podem estar prejudicando a saúde cardiovascular. Em alguns casos, medidas simples, como mudanças na alimentação e a prática de exercícios físicos, podem ajudar. Para pessoas com diabetes, controlar os níveis de glicose no sangue é fundamental. Ainda assim, Martinez e Vlacho ressaltam que as pesquisas sobre os efeitos desses tratamentos na disfunção erétil e na prevenção de outras complicações ainda estão em estágio inicial. Ao mesmo tempo, identificar as causas da disfunção erétil pode exigir uma investigação mais aprofundada, já que o problema também pode estar relacionado a hábitos como o consumo compulsivo de pornografia e a questões de saúde mental ligadas ao desejo sexual. "Quando o homem tem diabetes ou uma doença cardiovascular, geralmente é mais fácil estabelecer a relação e indicar um tratamento", afirma Carroll. "Mas, quando entram em cena fatores de estilo de vida, como consumo de álcool e tabagismo, combinados a aspectos psicológicos ou comportamentais, como o uso excessivo de pornografia, a situação pode ser mais difícil de abordar. Muitas vezes, esses homens não querem falar sobre os seus hábitos." O osso perdido Mas, além da importância dessas descobertas para a medicina atual, Jannini tem refletido sobre as possíveis implicações evolutivas do fato de o pênis funcionar como um indicador tão sensível da saúde geral do organismo. Nesse aspecto, os seres humanos são relativamente incomuns. Nossa capacidade de alcançar uma ereção firme depende do fluxo sanguíneo. A maioria dos outros primatas, incluindo nossos parentes mais próximos, os chimpanzés, possui um osso retrátil chamado baculum, ou osso peniano. Durante a excitação sexual, esse osso ajuda a sustentar a ereção e a manter o órgão rígido. Por isso, a vida sexual desses animais não está tão diretamente ligada ao estado geral de saúde quanto ocorre nos seres humanos. Por que, então, os homens teriam evoluído de forma a perder o baculum e, com isso, se tornar mais suscetíveis à disfunção erétil? Essa é uma questão que intriga os biólogos evolucionistas há décadas. Jannini suspeita que a perda do osso peniano pode ter ajudado as mulheres ancestrais da espécie humana a identificar parceiros mais saudáveis e com maior potencial reprodutivo. "É muito estranho que tenhamos perdido o osso mais importante para a reprodução, porque nossa resposta sexual é extremamente imprevisível", afirma Jannini. "Mas isso também faz dela o biomarcador perfeito para doenças crônicas." David Robson é jornalista de ciência e escritor. Seu livro mais recente, The Laws of Connection: 13 Social Strategies That Will Transform Your Life, foi publicado no Reino Unido em junho de 2024 e ainda não tem edição brasileira. Robson mantém a newsletter 60-Second Psychology na plataforma Substack.

  11. Gilsa Aveiro morreu em acidente com bicicleta elétrica, em Bonito (MS). Redes sociais Uma mulher identificada como Gilsa Suelen Siqueira Aveiro, morreu após a bicicleta elétrica em que estava colidir contra um ônibus em Bonito (MS). O acidente aconteceu nesse domingo (21). Conforme boletim de ocorrência, o motorista do ônibus disse que realizava uma conversão e não percebeu a aproximação da bicleta elétrica. Ele disse aos policiais que parou o veículo assim que sentiu um impacto na região dos pneus. ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp A polícia informou que o motorista acionou o socorro, permaneceu no local durante o atendimento às vítimas e testou negativo no teste do bafômetro. O condutor da bicicleta elétrica não teve a identidade revelada e conforme as informações, teve fratura na perna esquerda. Gilsa era funcionária de dois restaurantes de Bonito e os estabelecimentos divulgaram nas redes sociais que não vão funcionar até a próxima terça-feira (23), em respeito "à memória de Gilsa". Agora no g1 Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:

  12. Caminhão do Corpo de Bombeiros Larissa Paes/g1 O Corpo de Bombeiros realiza, nesta segunda-feira (22), uma operação de buscas por um homem de 54 anos que desapareceu após um acidente em uma cachoeira, em Piquete (SP), no fim de semana. Segundo a corporação, o acidente foi registrado na tarde de domingo (21), por volta das 17h30, na Cachoeira Novo Mundo. De acordo com informações do boletim de ocorrência da Polícia Civil, o grupo estava no local para um passeio quando duas pessoas escorregaram em uma área de pedras próxima à água. Uma das pessoas conseguiu sair da correnteza, mas Nilson Antonio de Assunção acabou sendo arrastado e submergiu. ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp Ainda segundo o registro, houve tentativa de resgate por parte de um dos amigos, mas a vítima não foi mais vista após desaparecer na água. Agora no g1 As equipes dos Bombeiros foram acionadas ainda no mesmo dia, mas não conseguiram encontrar o homem. Com isso, os trabalhos de busca foram retomados nesta segunda-feira (22). Até a última atualização desta reportagem, às 9h40, as buscas seguiam sendo realizadas pelo Corpo de Bombeiros na região. Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

  13. Gusttavo Lima vai a 'espetinho' com fãs em Aracaju O cantor Gusttavo Lima se apresentou, na noite deste domingo (21), no Arraiá do Povo, na Orla da Atalaia, em Aracaju. Esta foi a primeira vez que o artista mineiro participou do evento. ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 SE no WhatsApp Durante o show, o cantor utilizou um guindaste com uma estrutura de 40 metros de comprimento para cantar sobre o público. A plataforma o retirou do palco e o levou sobre parte da plateia em três momentos da apresentação. Gusttavo Lima canta em cima de guindaste em show em Aracaju. João Victor Após o término do show, Gusttavo Lima esteve em um ‘espetinho’ na região da Atalaia, próximo ao local do evento, onde surpreendeu os fãs que estavam no local. O artista tem uma música de trabalho chamada ‘Espetinho’. Nas redes sociais, um vídeo mostra a interação do artista com as pessoas. Gusttavo Lima no Arraiá do Povo em Aracaju (SE). João Victor O Arraiá do Povo estende a programação com atrações locais e nacionais até o dia 28 de junho. Confira a programação completa. Leia mais: Devinho Novaes surpreende esposa com pedido de renovação de votos de casamento no Arraiá do Povo em Aracaju

  14. Acusada de envenenar ovo de Páscoa no MA ainda não foi julgada um ano após crime Jordélia Pereira Barbosa, acusada de envenenar um ovo de Páscoa que matou duas crianças e deixou a mãe delas gravemente ferida, será julgada pelo Tribunal do Júri nesta segunda-feira (22), em Imperatriz. 📲 Clique aqui e se inscreva no canal do g1 Maranhão no WhatsApp A ré responde por dois homicídios qualificados e uma tentativa de homicídio por envenenamento. O caso teve repercussão nacional devido à gravidade e à crueldade do crime. Segundo a 8ª Promotoria de Justiça, responsável pelo caso, o acesso ao Fórum de Imperatriz, onde será realizado o julgamento, será controlado. Mais de um ano após a morte dos irmãos Luiz Fernando, de 7 anos, e Evelyn Fernanda Rocha Silva, de 13, familiares das vítimas aguardam a decisão da Justiça sobre a responsabilidade da acusada pelos crimes. Defesa tentou reverter decisão que levou acusada a júri Acusada de envenenar ovos de páscoa que mataram duas crianças vai a júri popular no MA Reprodução/Montagem g1 Apesar da repercussão nacional e internacional do caso, o julgamento de Jordélia Pereira Barbosa, apontada pela Polícia Civil e acusada pelo Ministério Público de ser a autora do envenenamento, passou mais de um ano para ser marcado. O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) aceitou a denúncia logo após a conclusão do inquérito e, em setembro do mesmo ano, decidiu que ela deveria ir a júri popular. O julgamento, porém, não aconteceu porque a defesa recorreu da decisão. Ao g1, a Corregedoria Geral de Justiça do Maranhão informou que o recurso foi apresentado em setembro de 2025, depois da decisão que determinou o envio do caso ao júri, e os autos foram encaminhados no dia 30 do mesmo mês. Mas o processo ainda estava em análise no Tribunal de Justiça. Na prática, a defesa tentou reverter a decisão que levou a acusada a júri. Entre os pedidos, estavam a anulação da decisão, a retirada do caso do júri ou a mudança da classificação do crime. LEIA TAMBÉM: Ovo de Páscoa envenenado no MA: um ano depois, como crime por ciúmes matou duas crianças Mãe que perdeu filhos envenenados por ovo de Páscoa no MA ainda tenta recomeçar um ano após tragédia: 'Ficou um vazio' O caso ainda aguardava julgamento. Por estar sob segredo de Justiça, mais detalhes não foram divulgados. O g1 também procurou o Tribunal de Justiça do Maranhão para saber o porquê de o recurso da defesa ainda não ter sido analisado com celeridade, tendo em vista a repercussão do caso, mas o TJ-MA nunca se manifestou. Prisão rápida trouxe um pouco de alívio, diz vítima que sobreviveu ao envenenamento Em entrevista ao g1, Mirian Lira afirmou que para ela a investigação foi rápida, com a prisão de Jordélia sendo feita poucos dias após o crime. Mas, apesar da prisão trazer um alívio para a família, a expectativa agora é pela realização do julgamento e pela definição de uma sentença para que, de fato, a justiça seja feita. “A investigação foi muito rápida, foi competente. Foi rápida a prisão, foi em questão de dias de fechar o inquérito, de ter as provas em mãos. Nessa questão, a justiça foi bem rápida, eficiente em tudo. Agora, a gente só está aguardando mesmo. Porque, de ter ela já presa, é um alívio, mas o sentimento de que a justiça seja feita é quando vier o julgamento, que vier a sentença realmente, que ela venha cumprir com o que a justiça mandar.” Saiba quem é a mulher acusada pelo crime Jordelia Pereira Barbosa, de 36 anos, foi presa na cidade de Santa Inês, na região do Médio Mearim. Divulgação/Redes sociais Jordélia Pereira Barbosa, de 36 anos, é mãe de um casal de filhos, uma criança e um adolescente, que teve com o ex-marido, que era companheiro de Mirian Lira, uma das vítimas do envenenamento. [CONTEXTO] Com a prisão sob acusação de ser a autora do crime, Jordélia perdeu provisoriamente a guarda dos dois filhos por decisão do juiz Alexandre Antônio José de Mesquita, da 3ª Vara de Santa Inês, que atendeu ao pedido do pai das crianças, com quem elas já viviam, ao considerar que a suspeita de duplo homicídio e a situação de prisão comprometeram a capacidade da mulher de garantir o melhor interesse dos filhos. Moradora do Centro de Santa Inês, no Vale do Pindaré, Jordélia Pereira era conhecida no ramo da beleza e possuía um estúdio de estética em casa. Em um perfil em uma rede social, Jordélia afirmava ser esteticista, atuando com estética facial e corporal, além de ser embaixadora de uma linha de cosméticos e instrutora em uma instituição de ensino profissionalizante no curso de estética, desde 2019. Com 12,5 mil seguidores em uma rede social, Jordélia Pereira compartilhava o trabalho que realizava como esteticista, além de publicar mensagens de superação e motivação. Moradora do Centro de Santa Inês, no Vale do Pindaré, ela era conhecida no ramo da beleza e mantinha um estúdio de estética em casa. Divulgação/Redes sociais A suspeita de envenenar a família também frequentava uma igreja evangélica quando era casada. Segundo relatos de alguns fiéis, o casal tinha um relacionamento conturbado, com discussões frequentes — inclusive na porta da instituição religiosa. Para os vizinhos, que conheciam Jordélia há décadas, ela era uma mulher trabalhadora e de boa índole. “Era uma pessoa muito boa, simpática, falava com todo mundo”, afirma um dos vizinhos de Jordélia, que preferiu não se identificar. Já outra conhecida da suspeita, que trabalhou com ela na instituição de ensino profissionalizante, disse que já teve desentendimentos com Jordélia, mas que não imaginava que ela cometeria algo tão grave. “Ela fez o mal pra mim, ela era uma pessoa muito mal. Todo mundo (do curso) está abalado”, relatou uma colega de curso de Jordélia, que não quis ser identificada. SAIBA MAIS SOBRE O CASO: Criança morre após comer ovo de Páscoa no MA; suspeita é de envenenamento Mãe e irmã de menino de 7 anos que morreu após comer ovo de Páscoa no MA estão entubadas Ciúme e vingança motivaram mulher a envenenar ovo de Páscoa que teria causado morte de criança no MA, apontam investigações; entenda Mãe de criança que morreu ao comer ovo de Páscoa no MA recebeu ligação após ganhar chocolate: 'Você vai saber quem é' Mulher é presa suspeita de envenenar três pessoas da mesma família com ovo de Páscoa no MA; criança de 7 anos morreu Suspeita de envenenar ovo de Páscoa no MA viajou mais de 380 km e fez degustação de trufas perto do trabalho de uma das vítimas Suspeita de envenenar ovo de Páscoa reservou hotel usando crachá com foto de peruca, nome fake e grafia errada de profissão Vídeo mostra suspeita de envenenar ovo de Páscoa que matou menino usando peruca ao comprar chocolate no Maranhão Crime motivado por cíumes Material apreendido com Jordélia Pereira Barbosa, 35 anos, suspeita de envenenar família com ovo de Páscoa no Maranhão. Divulgação/Polícia Civil do Maranhão As investigações da Polícia Civil do Maranhão concluíram que ciúme e vingança teriam motivado Jordélia Pereira a envenenar o ovo de Páscoa enviar para Mirian Lira. De acordo com a apuração, Mirian Lira estava namorando há três meses com o ex-marido de Jordélia. Esse relacionamento teria motivado o crime. A Polícia Civil do Maranhão disse que Jordélia estava com ciúmes e queria se vingar do ex-marido. Em depoimento na Delegacia Regional de Santa Inês, a mulher admitiu ter comprado o chocolate e enviado à Mirian , mas negou ter colocado veneno. Apesar da negativa, a Secretaria de Segurança do Maranhão afirmou que havia diversos indícios que apontavam Jordélia como autora do crime. Análises de imagens de câmeras de segurança, comprovantes de compras e depoimentos de familiares e pessoas ligadas às vítimas ajudaram a Polícia Civil do Maranhão a elucidar o crime e chegar até a suspeita. Ao ser presa em Santa Inês, a polícia encontrou com Jordélia Pereira com duas perucas, restos de chocolate em bolsas térmicas e um bilhete de ônibus. As provas foram anexadas no inquérito e são indícios da participação dela no caso. As amostras dos ovos de Páscoa foram coletadas e encaminhadas para análise no Instituto de Criminalística. O laudo confirmou o veneno tanto no ovo quanto nos corpos das vítimas e no material recolhido com Jordélia quando ela foi presa. Com base no laudo pericial, a polícia concluiu o inquérito e indiciou Jordélia Pereira por duplo homicídio e tentativa de homicídio por envenenamento. Relembre o crime Mãe e irmã de menino de 7 anos que morreu após comer ovo de Páscoa no MA estão entubadas Reprodução/TV Mirante A família recebeu o ovo de Páscoa na noite de 16 de abril de 2025, por meio de um motoboy, como se fosse um presente. Com o ovo havia um bilhete com a mensagem: "Com amor, para Mirian Lira. Feliz Páscoa". A mãe e os dois filhos comeram o ovo de chocolate. Após ter recebido o doce, Mirian recebeu a ligação de uma mulher, não identificada, que questionou se ela havia recebido o ovo de Páscoa. A vítima atendeu a ligação, chegou a perguntar quem falava ao telefone, mas a mulher não respondeu. Luís Fernando, de 7 anos, filho de Mirian, foi o primeiro a começar a passar mal e morreu após dar entrada no hospital. Já Mirian só começou a apresentar sintomas de envenenamento quando estava no hospital, logo após o filho ter sido entubado. As mãos da vítima começaram a ficar roxas e ela começou a sentir dificuldade de respirar. Ela foi internada na UTI do Hospital Municipal de Imperatriz. Logo após Mirian começar a passar mal, a filha dela, Evelyn Fernanda Rocha Silva, de 13 anos, também deu entrada no hospital com os mesmos sintomas. A menina também havia comido o ovo de Páscoa. Em 22 de abril, a adolescente morreu devido a um choque vascular, associado com a falência de vários órgãos, informou o Hospital Municipal de Imperatriz, onde ela estava internada.

  15. Agora no g1 Um motorista foi preso em flagrante após atropelar e matar um motociclista neste domingo (21), no bairro do Guamá. O caso ocorreu no cruzamento da avenida José Bonifácio com a passagem Paulo Cícero e foi confirmado pela Polícia Civil (PC). Imagens de câmeras de monitoramento da área registraram o momento em que o veículo, uma caminhonete de cor branca, avança em alta velocidade contra a moto. O motociclista não resistiu aos ferimentos e morreu no local. A identidade da vítima não foi divulgada. Além disso, com a violência do impacto, o automóvel ainda colidiu contra um poste de iluminação pública. Segundo relatos de testemunhas aos agentes de segurança, o atropelamento foi provocado após uma discussão de trânsito entre o motorista e o motociclista momentos antes do ocorrido. Viatura da Polícia Militar PM ✅ Siga o canal do g1 Pará no WhatsApp A Polícia Civil (PC) confirmou que prendeu o condutor da caminhonete em flagrante. Ele foi autuado pelo crime de homicídio qualificado por motivo fútil, caracterizado pela utilização de veículo como meio para a prática do crime. A área foi isolada para o trabalho da perícia científica e a remoção do corpo. Investigadores da seccional do Guamá já iniciaram a coleta de depoimentos de testemunhas e analisam as gravações das câmeras de segurança para esclarecer todos os detalhes da dinâmica do crime. VÍDEOS com as principais notícias do Pará Acesse outras notícias do estado no g1 Pará.

  16. A cantora Ana Castela brincou após ter o show interrompido por uma queda de energia durante os festejos de São João de Cruz das Almas, no interior da Bahia, na noite de domingo (21). O problema afetou temporariamente o palco principal do Circuito Luiz Gonzaga e durou cerca de cinco minutos, mas não desanimou a artista nem o público, que transformaram o contratempo em um dos momentos mais marcantes da festa. Sem o sistema de som funcionando, Ana Castela improvisou e continuou cantando sem microfone, incentivando a participação dos fãs. A multidão respondeu em coro e acompanhou a artista até o retorno da energia. 📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do g1 Bahia Quando o fornecimento foi restabelecido, ela perguntou se o público queria ouvir novamente a música "Solteiro Forçado" e atendeu ao pedido dos fãs. "Meu Deus, suei até o rego agora. Mas eu achei bom isso. O ruim foi que eu cantei a música e o pessoal não escutou. É tipo telefone sem fio, o pessoal da frente escuta e vai passando para o próximo continuar cantando", brincou a cantora. Ana Castela brinca ao ter show interrompido após queda de energia em festa de São João na Bahia Prefeitura de Cruz das Almas A noite também teve apresentações de Isadora Aguiar, Michele Andrade, da banda Sarapatel com Pimenta, de Fulô de Mandacaru e de Calcinha Preta. A programação do São João da cidade segue nesta segunda-feira (22), com show de Nattan. Na terça (23), quem sobe ao palco é João Gomes. Já na quarta-feira (24), as atrações incluem Pablo, Gustavo Mioto e Tony Salles. LEIA TAMBÉM: Saiba onde encontrar quitutes e bebidas juninas sem lactose e sem açúcar Simone Mendes interrompe show após sentir dor de barriga: 'Eu tô suando pra ir no banheiro que vocês nem imaginam' De ajudante de pedreiro a fenômeno meteórico em dois anos, Léo Foguete comemora agenda cheia na Bahia no São João Veja mais notícias do estado no g1 Bahia. Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻

  17. Polícia Civil de Alagoas Reprodução/PC-AL Um homem em situação de rua foi encontrado morto na manhã de domingo (21) na Praça 13 de Maio, no bairro do Poço, em Maceió. A vítima apresentava ferimentos na cabeça provocados por pancadas, segundo a Polícia Civil. De acordo com a polícia, a vítima ainda não foi identificada. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), onde serão realizados os exames e os procedimentos necessários para a identificação. 📱Participe do canal do g1 Alagoas Até a última atualização desta reportagem, nenhum familiar ou conhecido havia sido localizado para ajudar na identificação do homem. Agora no g1 A ocorrência foi atendida pela Unidade de Atendimento de Local de Crime 1 (UALC 1), coordenada pelo delegado Emanuel Rodrigues. Equipes da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) realizam diligências para identificar os autores do crime e esclarecer a motivação do homicídio. A Polícia Civil pede que informações que possam ajudar nas investigações sejam repassadas de forma anônima por meio do Disque Denúncia, no telefone 181.

  18. Unidades móveis do Sesc-DF oferecem serviços gratuitos de saúde Divulgação Unidades móveis do Sesc-DF oferecem atendimentos médicos, exames preventivos e atividades educativas de forma gratuita até sexta-feira (26) em frente ao Ministério da Educação, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Os atendimentos ocorrem das 8h às 16h, sem distribuição de senhas. O agendamento é feito conforme procura. ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp. Estrutura e serviços disponíveis A ação conta com uma estrutura móvel para atender diferentes frentes: Unidade Móvel Saúde da Mulher: realiza exames essenciais como mamografias e preventivos (papanicolau); Ônibus da Saúde: oferece consultas médicas e de enfermagem, testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e o procedimento de inserção de DIU; Van Oftalmológica: disponibiliza consultas oftalmológicas e exames de refração para diagnóstico de problemas de grau; Cozinha Eficiente: palestras e workshops práticos sobre alimentação saudável. Educação em saúde e conscientização O evento também promove conscientização focado na educação em saúde física e sustentabilidade. O objetivo é munir os participantes com informações práticas sobre: Doenças Crônicas: prevenção, diagnóstico precoce e manejo adequado de Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus; Prevenção e Imunização: orientações sobre a importância de manter a carteira de vacinação atualizada e de realizar check-ups regulares. Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.

  19. Arthur Henrique é mais votado para governador em eleição sub judice em Roraima Quase 30% dos eleitores aptos a votar em Roraima não compareceram às urnas nas eleições suplementares para o governo do estado neste domingo (21). O número de abstenções, que chegou a 114.024 (29,65%), superou a quantidade de votos do segundo colocado na disputa, o atual governador interino Soldado Sampaio (Republicanos). ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 RR no WhatsApp O voto era obrigatório, mas, segundo os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), apenas 270.558 eleitores votaram. A apuração final também contabilizou 4.295 votos nulos e 3.414 em branco. Apesar de ter recebido a maioria dos votos, Arthur Henrique não foi declarado eleito devido a pendências na Justiça Eleitoral. Enquanto o caso não é julgado, Soldado Sampaio continua como governador interino de Roraima, mesmo após a derrota nas urnas. 🔎 Entenda: sub judice significa que o candidato ainda aguarda julgamento da Justiça e a candidatura segue indefinida. No caso de Arthur, ele foi barrado por não cumprir o prazo de desincompatibilização ao deixar o cargo de prefeito, mas recorreu e aguarda julgamento de recursos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e no Supremo Tribunal Federal (STF). Sampaio foi o principal concorrente de Arthur nas urnas e ficou em segundo lugar no número de votos totais. Veja resultado: Arthur Henrique recebeu 160.004 votos (60,87%). Ele recebeu 66.107 votos a mais que Soldado Sampaio. Soldado Sampaio - 93.897 votos (35,72%) Nelita Frank (PT) - 8.948 votos (3,40% Com o fim da apuração, o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) informou que a proclamação definitiva sobre a vitória depende das decisões de instâncias superiores. "Os votos atribuídos ao referido candidato [Arthur Henrique] permanecem registrados na condição de conforme estabelece a lei das eleições. Dessa forma, a proclamação definitiva do resultado da eleição depende da conclusão do julgamento pelos tribunais competentes. Enquanto isso, segue no cargo de governador interinamente o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Soldado Sampaio", informou o TRE-RR. Se a candidatura for confirmada pela Justiça Eleitoral, Arthur assumirá o governo ao lado do vice, Subtenente Velton (PL), militar do Exército e presidente do partido em Boa Vista. Mesmo sem o resultado final, Arthur se disse confiante. "Tenho fé de que, quando esse caso for julgado no plenário do Supremo Tribunal Federal, nós sairemos vitoriosos. E, no dia 13 de julho, estaremos sendo diplomados e tomando posse como governador do nosso estado. Quero agradecer a toda a população que confiou no trabalho que já realizamos e que sabe que vamos trabalhar muito pelo governo de Roraima", afirmou Arthur. Roraima teve eleições suplementares porque o TSE cassou o mandato do então governador Edilson Damião (União Brasil) e determinou a realização de um novo pleito. Com a saída de Damião, o presidente da Assembleia Legislativa, Soldado Sampaio assumiu o governo interinamente. Caso assuma, será o primeiro mandato de Arthur Henrique como governador. Ele foi prefeito de Boa Vista por dois mandatos, iniciados em 2021 e 2025. Neste último, ele renunciou ao cargo em abril de 2026. Votação para eleição suplementar em Roraima ocorreu neste domingo (21). Nalu Cardoso/g1 RR LEIA TAMBÉM: Resultado indefinido: Sampaio segue como governador até decisão sobre Arthur TEMPO REAL: Veja como foi o dia de votação em Roraima Candidatos ao governo de Roraima na eleição suplementar votam em Boa Vista Eleição suplementar: mais de 384 mil eleitores escolhem governador e vice de Roraima neste domingo Em nota, a candidata Nelita Frank disse que a "eleição encerra um ciclo, mas não encerra nossa missão". "A democracia se fortalece quando o povo exerce seu direito de escolher os rumos do estado. Respeitamos a decisão soberana das urnas e reafirmamos nosso compromisso permanente com a defesa dos interesses da população roraimense", concluiu. Candidados na eleição suplementar, em ordem alfabética: Arthur Henrique (PL), Nelita Frank (PT) e Soldado Sampaio (Republicanos) Arquivo g1 RR Candidatura sub judice Arthur Henrique concorreu na condição de sub judice após ter a candidatura indeferida pelo TRE-RR. A candidatura foi barrada por descumprimento do prazo de desincompatibilização, regra que exige pessoas com cargos públicos que pretendem disputar eleições se afastem temporariamente ou em definitivo dos cargos que ocupam. Em maio, o ministro do STF, Flávio Dino, determinou que o TRE refizesse o calendário da eleição suplementar e aplicasse os prazos previstos na Lei da Inelegibilidade, que variam de três a seis meses antes do pleito. A medida atingiu diretamente a candidatura do ex-prefeito, por que Arthur renunciou ao cargo em 2 de abril e, até este domingo, terá cumprido pouco mais de dois meses, ou seja, ficou fora da gestão da prefeitura em um prazo inferior ao exigido pela legislação. A Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou contra pedidos do Partido Liberal para suspender a decisão, em 8 de junho. No dia 15, o presidente do STF, ministro Edson Fachin, rejeitou o pedido do partido para suspender a decisão de Dino. Ele afirmou que a sigla não tinha legitimidade para apresentar esse tipo de recurso. Um dia depois, Flávio Dino reafirmou que os candidatos da eleição suplementar devem cumprir os prazos padrão da lei. Na decisão, ele também destacou que um processo administrativo em andamento no TSE não pode alterar uma decisão do STF. A 1ª Turma do STF analisou a decisão. Na sexta-feira (19), a ministra Cármen Lúcia divergiu da maioria ao votar pela rejeição da ação. O placar foi de 3 a 1 pela manutenção da decisão que derrubou a regra. Cármen Lúcia argumentou que a ação foi ajuizada no TSE como "atalho" contra uma decisão do TRE-RR. Com o voto dela, o STF ainda deve publicar decisão colegiada sobre a validade da candidatura de Arthur. Quem é Arthur Henrique Arthur Henrique Brandão Machado é natural de Boa Vista e tem 44 anos. Foi eleito prefeito de Boa Vista pela primeira vez em 2020, com 116.792 votos (85,36%). Depois, foi reeleito em 2024, com 133.180 votos (75,18 %). Estudou Engenharia Elétrica na Universidade de São Paulo (USP), mas não concluiu o curso. Antes da política, trabalhou em multinacionais do setor de tecnologia, como a Siemens e Capgemini, segundo a assessoria. Ingressou em um cargo político eletivo pela primeira vez em 2017, quando foi eleito vice da ex-prefeita Teresa Surita (MDB), de quem teve apoio nas eleições de 2020 e 2024. Antes disso, foi secretário extraordinário de Inclusão Digital em 2013 e titular da Secretaria Municipal de Educação e Cultura em 2019. Arthur é casado com Nathália Cortez Brandão, atual secretária municipal de Gestão Social, e pai de quatro meninas. Nota na íntegra do TRE-RR sobre o fim da eleição "O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima informa que a totalização dos votos das Eleições Suplementares realizadas neste domingo, 21 de junho de 2026, apontou maioria de votos ao candidato Arthur Henrique (PL), conforme os dados oficiais processados pela Justiça Eleitoral. No entanto, considerando que seu registro de candidatura permanece sob apreciação das instâncias superiores, os votos atribuídos ao referido candidato permanecem registrados na condição de sub judice, conforme estabelece a Lei das Eleições. Desta forma, a proclamação definitiva do resultado da eleição depende da conclusão do julgamento pelos tribunais competentes. Enquanto isso, segue no cargo de governador, interinamente, o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Soldado Sampaio (Republicanos). Cabe esclarecer que o TRE-RR observou integralmente as decisões do Tribunal Superior Eleitoral e do Supremo Tribunal Federal para a realização do pleito, assegurando à população roraimense uma eleição pautada pela legalidade, transparência, segurança e regularidade do processo de votação e de apuração. Neste momento, a Justiça Eleitoral de Roraima aguarda a definição acerca do registro de candidatura pelas instâncias superiores, condição necessária para os desdobramentos previstos na legislação eleitoral." Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.

  20. Apartamento e prédio comercial em leilão do TJRN Divulgação O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) vai realizar, na próxima quinta-feira (25), um leilão com mais de 80 imóveis de vários bairros de Natal. O primeiro pregão tem previsão de começar às 9h. Entre os imóveis, há um duplex no bairro Petrópolis e quatro apartamentos no mesmo edifício em Ponta Negra. 📳 Clique aqui para seguir o canal do g1 RN no WhatsApp Há ainda lotes nos bairros Tirol, Cidade Alta, Candelária, Capim Macio, Planalto, Lagoa Seca e Lagoa Nova, entre outros bairros. Entre os pontos comerciais, há escritórios em Lagoa Nova e Tirol, além de terrenos no Pitimbu e em Genipabu. Agora no g1 O leilão será on-line e os lances deverão ser apresentados em tempo real, durante o pregão, pela internet, através do site www.lancecertoleiloes.com.br. Os lotes em questão foram penhorados para o pagamento de dívidas. O leilão será realizado pelo leiloeiro Francisco Doege, da Lance Certo Leilões e presidido pelo juiz Ricardo Augusto de Medeiros Moura, da Central de Avaliação e Arrematação da Comarca de Natal. Todos os imóveis podem ser arrematados, no 2º leilão, com até 50% do valor da avaliação e o pagamento pode ser feito em até 30 parcelas (acrescidas de juros Selic), com 25% do valor em entrada no ato. Residenciais Apartamentos Veja, abaixo, alguns dos principais apartamentos que estão no leilão do TJRN: ➡️ Um dos principais itens do leilão é um apartamento duplex (19º/20º andar) do Condomínio Oton Osório, localizado na avenida Campos Sales, 414 – Petrópolis, com área de 504m², três suítes e três vagas de garagem, avaliado em R$ 3 milhões, que poderá ser arrematado pela metade desse valor, no 2º pregão. ➡️ Em Ponta Negra, há o leilão de quatro apartamentos no condomínio Diva Teixeira, na rua da Lagosta, com 56,28m². Cada um está avaliado em R$ 534 mil. ➡️ Outro lote no leilão é de um apartamento no 7º andar do Condomínio Fênix (rua São José, 1595 - Lagoa Nova) com três suítes, três garagens e área de 138m², avaliado em R$ 524 mil. Há um outro apartamento de 100 m², no Condomínio Sunset, em Ponta Negra, avaliado em R$ 290 mil. Casas Veja, abaixo, algumas das principais residências no leilão do TJRN: ➡️ Há, no leilão, uma casa com área de 528m², na avenida Romualdo Galvão, avaliada em R$ 430 mil, e um apartamento no Condomínio Villagio di Roma (Plano 100), em Lagoa Nova, avaliado em R$ 236 mil. ➡️ Na Cidade Alta, serão leiloados dois imóveis: uma casa na rua Princesa Isabel, 809 (R$ 213.960,00) e uma outra casa na rua da Misericórdia, 723 (R$ 50 mil). ➡️Em Candelária, será leiloada uma casa na rua do Sol (R$ 404 mil) e um ponto comercial construído numa área de 1 mil m,² na rua Alfredo Pegado Cortez, 1827 (R$ 1 milhão e 6 mil). Comerciais ➡️ Nos pontos comerciais, há destaque para escritórios na Torre Miguel Seabra Fagundes, em Lagoa Nova, avaliados cada um em R$ 274 mil, e outro no edifício Sfax, na avenida Romualdo Galvão, no Tirol, avaliado em R$ 159 mil. ➡️Há um prédio de quatro andares no Alecrim, na esquina da rua Jaguarari com avenida Alexandrino de Alencar, medindo 917,40 m² e avaliado em R$ 909 mil. ➡️ Um outro prédio, esse na rua Presidente José Bento, 854, também está no leilão. Ele é construído numa área de 1.192,41 m², e está avaliado em R$ 595.437,48 no 1º leilão e com 50% no 2º pregão. Vídeos mais assistidos do g1 RN

  21. Homem é resgatado por bombeiros e PM após caminhar sobre telhados na Cohab, em São Luís Reprodução/TV Mirante Um homem, identificado apenas como Joel, foi resgatado por equipes do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Militar do Maranhão na manhã desta segunda-feira (22), após caminhar sobre o telhado do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) Joãosinho Trinta, no bairro Cohab, em São Luís. 📲 Clique aqui e se inscreva no canal do g1 Maranhão no WhatsApp Segundo os bombeiros, a ocorrência teve início por volta das 5h. O homem, que é paciente psiquiátrico, permaneceu cerca de duas horas sobre o telhado da unidade até ser convencido a descer em segurança. Moradores da região informaram que não conheciam o paciente. Durante o período em que esteve no local, ele caminhou sobre os telhados e chegou a quebrar algumas telhas. Para evitar acidentes, os bombeiros optaram por não utilizar força física e priorizaram uma abordagem humanizada. Ao longo da operação, os militares mantiveram contato verbal constante com o homem, que apresentava forte abalo emocional. De acordo com os agentes, o paciente relatou problemas familiares e demonstrava sinais de profundo desânimo. Após um trabalho de escuta ativa e negociação, foi estabelecido um vínculo de confiança que levou o homem a aceitar descer voluntariamente por volta das 7h. Ele não sofreu ferimentos e foi encaminhado por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para avaliação médica e atendimento em uma unidade de saúde. Homem em surto sobe em telhado de escola na Cohab

  22. G1 | Loterias - Mega-Sena 3021 16 apostas do interior de Pernambuco acertaram os números no concurso 3.021 da Mega-Sena, realizado na noite do sábado (20), em São Paulo. Uma aposta do Rio de Janeiro acertou as seis dezenas e levou para casa R$ 39 milhões. As apostas do interior de Pernambuco acertaram a quadra e ganharam o prêmio de R$ 840,14. Elas são das regiões Agreste e Sertão. O próximo sorteio da Mega-Sena será na terça-feira (23), com premiação de R$ 3,5 milhões para quem acertar as seis dezenas. ✅ Receba as notícias do g1 Caruaru e região no seu WhatsApp 🍀 Os números sorteados foram: 16 - 19 - 22 - 24 - 46 - 58. Confira apostas ganhadoras da Mega-Sena 3021 3 apostas de Arcoverde 1 aposta de Bezerros 1 aposta de Bom Conselho 1 aposta de Caruaru 2 apostas de Cupira 2 apostas de Garanhuns 1 aposta de Iati 2 apostas de Petrolândia 1 aposta de São José do Egito 1 aposta de Serra Talhada 1 aposta de Triunfo Como apostar na Mega-Sena Bilhete da Mega-Sena vendido em lotérica Reprodução/RBS TV As apostas podem ser realizadas até as 20h (horário de Brasília) em qualquer lotérica do país ou por meio do site e aplicativo Loterias Caixa, disponíveis em smartphones, computadores e outros dispositivos. Já os bolões digitais poderão ser comprados até as 20h30, exclusivamente pelo portal Loterias Online e pelo aplicativo. O pagamento da aposta online pode ser realizado via PIX, cartão de crédito ou pelo internet banking, para correntistas da Caixa. É preciso ter 18 anos ou mais para participar. Probabilidades A probabilidade de vencer em cada concurso varia de acordo com o número de dezenas jogadas e do tipo de aposta realizada. Para um jogo simples, com apenas seis dezenas, que custa R$ 6, a probabilidade de ganhar o prêmio milionário é de 1 em 50.063.860, segundo a Caixa. Já para uma aposta com 20 dezenas (limite máximo), com o preço de R$ 232.560,00, a probabilidade de acertar o prêmio é de 1 em 1.292, ainda de acordo com a instituição.

  23. Duas pessoas morrem e seis ficam feridas em colisão entre três carros em Tianguá Duas pessoas morreram e outras três ficaram feridas em uma colisão entre três carros na CE-187, em Tianguá, no interior do Ceará, na noite deste domingo (21). O acidente ocorreu nas proximidades do Sítio Bom Jesus, na zona rural de Tianguá, no trecho entre os municípios de Tianguá e Viçosa do Ceará. ✅ Clique e siga o canal do g1 Ceará no WhatsApp A colisão envolveu três veículos de passeio: um Toyota Corolla preto, um Chevrolet Onix vermelho e um Volkswagen Gol cinza. Conforme a Polícia Militar, testemunhas relataram que o Onix e o Gol seguiam em fila, sentido Tianguá-Viçosa do Ceará. No trajeto, o Onix bateu de frente com o Corolla, que estava no sentido contrário. Com o impacto, o Gol também foi atingido e capotou. Os três carros ficaram destruídos. Vítimas Edvan de Carvalho Xavier, de 42 anos, e Terezinha do Nascimento Oliveira, de 48 anos, morreram em acidente com três carros em Tianguá. Reprodução A passageia do Corolla, identificada como Terezinha do Nascimento Oliveira, de 48 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Ela era professora e deixa filhos, marido e uma neta. Terezinha estava acompanhada de Edvan de Carvalho Xavier, de 42 anos, que conduzia o carro. Ele chegou a ser socorrido, mas faleceu no Hospital São Camilo. Feridos em estado grave Duas pessoas morreram e seis ficaram feridas em um acidente envolvendo três carros na CE-187, na zona rural de Tianguá. Reprodução No Onix estavam três mulheres e uma adolescente. As passageiras de 16, 20 e 47 anos foram socorridas em estado grave. A condutora também recebeu atendimento médico. Já os três ocupantes do Gol, de 39, 58 e 21 anos, tiveram ferimentos leves e receberam alta após atendimento médico. A ocorrência mobilizou várias equipes de resgate e agentes do Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE), que auxiliaram o tráfego de veículos no trecho. Assista aos vídeos mais vistos do Ceará:

  24. O motorista José Sena Filho foi baleado durante uma corrida nesta sexta-feira (19), na Serra, e não resistiu. Espírito Santo Reprodução/Rede social "Um pai de família, trabalhador e muito amado". É assim que familiares e amigos descrevem o motorista de aplicativo José Sena Filho, de 42 anos, morto após ser baleado durante uma corrida na Serra, na Grande Vitória, na noite de sexta-feira (19). O motorista era missionário e participava de ações de evangelização em diferentes cidades do Espírito Santo. 📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp José foi encontrado ferido no bairro Vista da Serra II e, antes de morrer, conseguiu pedir socorro a moradores e policiais militares. Segundo relatos, ele contou que havia sido assaltado e que os criminosos levaram o carro dele. Natural de Teixeira de Freitas, no Sul da Bahia, José morava sozinho no Espírito Santo há cinco anos. Ele deixa duas filhas, de 20 e 18 anos, que moram na cidade baiana. Motorista de aplicativo morre após ser baleado na Serra LEIA TAMBÉM: VÍTIMA NÃO IDENTIFICADA: Corpo com marcas de tiros é encontrado em área de eucalipto na Serra IBITIRAMA: Ex-vice-prefeito é condenado por matar a esposa, mas é solto após decisão de júri Amigo da vítima, Marlon Andrade contou que José comprou o carro recentemente para aumentar a renda trabalhando com corridas por aplicativo. "A gente já viajou junto fazendo obra missionária e ele confessou que tinha comprado o carro justamente para isso, que tinha que trabalhar muito para pagar o veículo. Era um homem esforçado, lutou muito para se manter. Ninguém está acreditando que isso aconteceu", disse. José foi velado e enterrado neste domingo (21). Familiares e amigos se reuniram na igreja evangélica no bairro Carapina Grande para um culto fúnebre em homenagem a vítima. José Sena Filho também cantava no grupo de louvor. De acordo com a família, horas antes de ser morto, ele ajudou na entrega de cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade na Serra. O motorista José Sena Filho morreu após ser baleado durante uma corrida na Serra, Espírito Santo. Ele foi velado neste domingo (21) TV Gazeta Emocionado, o irmão da vítima, Roberto Sena, lamentou a perda. "Ele teve a vida levada por bandidos que não têm nada a perder, mas a gente perdeu. Perdemos um cidadão de bem, um cara bom, amado", disse Roberto. A sobrinha de José, Juliana Sena, que também trabalha como motorista de aplicativo, espera que o crime seja esclarecido. "A gente quer que a polícia faça o que tem que ser feito. Não pode ficar impune. Hoje ele é mais um para a estatística", afirmou. Relembre o caso José Sena Filho morreu após ser baleado na noite de sexta-feira (19), no bairro Vista da Serra II, na Serra. Mesmo ferido, ele conseguiu relatar a moradores e a policiais militares que havia sido assaltado após aceitar uma corrida por aplicativo. Segundo testemunhas, o carro e o celular da vítima foram levados pelos criminosos. O motorista José Sena Filho foi baleado durante uma corrida nesta sexta-feira (19), na Serra, e não resistiu. Espírito Santo Reprodução/Rede social Moradores contaram ter ouvido disparos por volta das 22h, durante o jogo da Seleção Brasileira pela Copa do Mundo. Pouco depois, encontraram o motorista ferido em um trecho sem saída da Rua Figueiras. "Ele veio pedindo socorro e caiu aqui na rua. Ainda estava vivo e conversando. Disse que tinha aceitado uma corrida no bairro Planalto Serrano quando anunciaram o assalto", relatou uma moradora que pediu para não ser identificada. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado. Segundo moradores, a equipe levou cerca de uma hora para chegar ao local. José foi colocado na ambulância, mas a morte foi constatada ainda na região onde ocorreu o crime. "Demorou muito para chegar. O policial falava com ele o tempo todo: 'não se mexe, fica quieto, você não vai morrer, o Samu está chegando'. Mas demorou muito", disse a moradora. Investigação A Polícia Militar realizou buscas na região para tentar identificar o local dos disparos, mas nenhum suspeito foi localizado.O carro e o celular da vítima ainda não foram encontrados. A Polícia Civil informou que o caso será investigado pela Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Serra e disse que nenhum suspeito foi preso. O motorista de aplicativo José Sena Filho foi encontrado ainda com vida em um ponto sem saída da rua Figueiras, em Vista da Serra II, na Serra, Espírito Santo TV Gazeta Quem tiver informações sobre o caso pode contribuir de forma anônima através do Disque-Denúncia, pelo telefone 181; pelo site; ou pelo WhatsApp, enviando mensagem no número 27 99253-8181. Questionada sobre o tempo que o Samu demorou para chegar ao bairro, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que vai apurar as circunstâncias do atendimento. Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo

+ Sobre nós

Image

Onde estamos: .

Rua Barão do Rio Branco, 347
Centro Itápolis/SP
3262 7482 - 3262 7483
16 99781 3817(Rega)
16 99742 1727(Daiane)
© 2018 RG Assessoria Fisco Contábil. All Rights Reserved. Designed By JKAsites