
Moradores de Jurucê pedem ajuda em estrada que alaga e impede passagem
A chuva registrada ao longo da semana na região de Ribeirão Preto (SP) voltou a provocar estragos em uma estrada de terra em Jurucê, distrito de Jardinópolis (SP), que interliga uma área com cerca de 400 casas, chácaras e sítios.
Com aproximadamente três quilômetros sem pavimentação, a via, conhecida como "Estrada do Entroncamento", transforma-se em uma espécie de “correnteza de rio” durante as chuvas.
A água desce com força, dificulta a passagem de veículos e pedestres, e causa prejuízos a quem vive no local.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Durante o último temporal, o técnico de necropsia Sebastião Tadeu da Silva conta que os estragos foram grandes em sua residência e que o prejuízo foi de cerca de R$ 10 mil.
"Perdi os colchões, matou todas as galinhas, que foi água lá no galinheiro, porta que encheu com a chuva, quebrou tudo. Os prejuízos foram de mais ou menos uns 10 mil reais, se for ver", relata.
Estrada de terra durante chuva em Jurucê, distrito de Jardinópolis (SP)
Redes Sociais
LEIA TAMBÉM
Em 24h, chuva supera 25% do previsto para janeiro em Ribeirão Preto; novo temporal deixou avenidas alagadas
Prefeitura de Franca promete solucionar alagamentos em avenidas com obras de drenagem em 2026
Clube fecha após árvores caírem durante temporal em Ribeirão Preto; uma atingiu carro
Enxurrada de transtornos
Tadeu ainda mantinha uma horta em sua propriedade, porém, por conta das chuvas frequentes, ele desistiu do cultivo.
"Vou nem plantar mais, porque a horta, qualquer chuvinha que dá, desce aquele barro, já encobre alface, encobre tudo e aí é trabalho perdido fazer os canteiros. A água leva tudo, a enxurrada, que vem, arromba o portão e não tem jeito de a gente fazer nada quando vem a chuva, só ficar olhando a destruição e lamentar."
Além dos danos às residências, carros ficam atolados na estrada e precisam ser amarrados para não serem levados pela correnteza.
Depois que a chuva passa, moradores ainda enfrentam horas de trabalho para limpar a lama, as pedras e o entulho deixados pela água.
O cenário também se agrava mais porque a via é íngreme e apresenta diversos buracos ao longo do trajeto.
"Está sempre essa buraqueira, tem criança, tem um senhor acamado, tem uma senhora com câncer lá embaixo também. Então o pessoal não está olhando a vida de ninguém mais", conta a dona de casa Paula Miller Lourenço.
Carro amarrado durante chuva em Jurucê
Redes Sociais
Problema antigo
O comerciante Júlio César Magalhães passa há 15 anos pelo local e, de acordo com ele, a situação na estrada se agravou após a implantação de um loteamento próximo à via.
"Uns 4, 5 anos atrás surgiu o loteamento lá em cima, foi tirada a vegetação rasteira e essa água de mais ou menos uns 30, 35 hectares ficou lavada e ela cai para a estrada e junta com a água de Jurucê. Durante esse tempo por aqui a gente não tem mais sossego", explica.
Loteamento próximo a estrada de terra em Jurucê
Reprodução: EPTV
Ele conta, ainda, que moradores tentaram manter a estrada por conta própria, mas acabaram desistindo.
“São três quilômetros de estrada íngreme. Quanto mais desce, mais a correnteza aumenta. Descem pedras, barro, tudo”, afirma.
Já Paula destaca que o principal pedido dos moradores é para que o local seja asfaltado para que o problema seja resolvido.
"Já foram jogadas várias vezes pedra, passa máquina, primeira chuva que vem, leva tudo embora. Uma canalização do esgoto, da água e um asfalto seria glória pra todo mundo que mora aqui. Eu acho que é o que todo mundo espera."
Estrada de terra em Jurucê tem irregularidades
Reprodução: EPTV
O que diz a prefeitura
Em nota, a Prefeitura de Jardinópolis informou que realizou manutenção na estrada no início de dezembro e que fará uma nova operação no local. Sobre o loteamento citado pelos moradores, a administração municipal afirmou que o novo projeto prevê a coleta da água da chuva e a construção de uma rede de drenagem, mas não informou prazo para a execução das obras.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região