Enviar uma pergunta? CLICK AQUI
Seg - Sexta: 7:30 - 17:00
Sáb-Dom Fechado
3262 7482 - 3262 7483
16 99781 3817
16 99742 1727
Rua Barão do Rio Branco, 347 - Centro
Itápolis/SP

G1 GLOBO (Tudo Diário)

Últimas notícias do Brasil e do mundo, sobre política, economia, emprego, educação, saúde, meio ambiente, tecnologia, ciência, cultura e carros. Vídeos dos telejornais da TV Globo e da GloboNews.

  1. O festival acontecerá no salão interno do CEPRAMA, localizado no secular e cultural bairro da Madre Deus, na cidade de São Luis - MA, nos dias 3, 4 e 5 de julho, a partir das 17h, de forma gratuita e aberto ao público, tendo como protagonistas os grupos culturais do ciclo junino e carnavalesco, no intuito de fortalecer e manter viva a identidade da nossa cultura, promovendo a compreensão do público sobre as mais diferentes manifestações culturais do estado do Maranhão. Realizado pela Benta Produções, o projeto terá uma programação com a participação dos grupos de tambor de crioula, cacuriá, Lelê, coco, portuguesa, bumba meu boi nos sotaques de zabumba, matraca e baixada, forró pé de serra, tribo de índio, turmas, grupos e escolas de samba, blocos tradicionais e Afrôs. Patrocinado pela Vale, Via ministério da Cultura, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Festival das Tradições, segundo o seu idealizador Silverio Jr. (Boscotô), irá focar num público-alvo que agregará toda comunidade maranhense; estimulando a participação e cooperação social; englobando a miscigenação dos ritmos maranhenses; fomentando a promoção e audição da nossa música executada junto ás camadas sociais e ensejando a formação de plateia e geração de conhecimento à arte maranhense. O festival evidencia as composições locais e a competência musical dos grupos e intérpretes que irão enriquecer culturalmente a população. Através desse intercâmbio cultural, o projeto estimula a integração das pessoas e contribui para a disseminação e valorização da memória da nossa terra. O objetivo é manter viva a música maranhense e brasileira, permitindo que o público se aproxime de suas origens e dos laços que o identificam em seu contexto social, lembrando sempre que há algo precioso para se conservar e valorizar. Divulgação Benta Produções Acessibilidade Física: - Área reservada no evento com lugares específicos para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida, em local que possibilite a mesma qualidade de visibilidade da média do público. - Cadeiras disponíveis para os acompanhantes das pessoas que fazem uso de cadeiras de rodas, bem como aqueles com outras deficiências ou mobilidade reduzida. - As pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida, serão recebidas desde o início do evento por dois assistentes treinados com a finalidade de organizar a fila e orientar o acesso deles por um corredor demarcado com disciplinadores, ou encaminhá-los para o transporte exclusivo que será disponibilizado - No intuito de dar agilidade e apoio as pessoas com deficiência visual e as pessoas que fazem uso de cadeiras de rodas, desde que desejarem usufruir desse serviço, disponibilizaremos dois assistentes para acompanhá-los até a área reservada a elas - Banheiros adaptados no espaço do evento, a 50m da área reservada com identificação masculina ou feminino Acessibilidade de conteúdo - Disponibilização de um guia intérprete de libras para dar atendimento e informações a pessoas surdas e/ou mudas antes do início do evento, e depois atuará na área reservada - Serviço de descrição falada das imagens do evento, apresentando cada detalhe do cenário, do público, da movimentação, das emoções, do espaço e dos acontecimentos, intercalando com a narração do evento, para auxiliar as pessoas com deficiência visual a terem uma experiência similar a das pessoas com visão. Divulgação Benta Produções

  2. Crianças entram em lavanderia para assistir jogo do Brasil e cena viraliza Uma cena registrada dentro de uma lavanderia da cidade de Pacatuba, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), viralizou e emocionou o público nas redes sociais. No vídeo, duas crianças, de 11 e 9 anos, que vendiam trufas na rua para ajudar a família, entram no estabelecimento para acompanhar o jogo do Brasil contra a Escócia na Copa do Mundo. A partida terminou 3 a 0 para a seleção brasileira. O registro foi feito por câmeras internas da lavanderia 24 horas. No local, uma televisão foi colocada para clientes acompanharem os jogos da Copa do Mundo. Na noite da última quarta-feira (24), quando a Seleção Brasileira venceu a Escócia por 3 a 0, os meninos pausaram a venda de doces para acompanhar o jogo. LEIA TAMBÉM: Brasil x Japão na Copa: jogo na segunda-feira altera horários de comércio e serviços em Fortaleza Meninos torceram pela Seleção Brasileira dentro de lavanderia do Ceará. Imagens cedidas por Lavblue Vestidos com a camisa do Brasil, as crianças sentaram nas poltronas e torceram pela Seleção. A cada gol, os meninos pulavam e gritavam de alegria. Em certo momento, eles ainda comentam sobre a possibilidade do jogador Neymar entrar na partida, o que ocorreu no segundo tempo. O pai dos meninos é Paulo Gadelha. A família mora em Pacatuba e é composta por Paulo, a esposa, e 9 filhos. A única fonte de renda atualmente é a venda das trufas. Cada doce custa R$ 3: "Por dia, às vezes a gente consegue tirar R$ 60, R$ 70. No dia melhor, a gente tira R$ 90. Os meninos estudam em tempo integral e, quando chegam de tardezinha, é que me ajudam", explica o pai. Paulo trabalhava como motorista de aplicativo, mas sofreu um acidente e precisou pausar as atividades. Ele alugava uma motocicleta, mas, como não conseguiu continuar pagando, resolveu apostar na venda de trufas. Com a repercussão do caso, as crianças estão ficando conhecidas na cidade: "Os meninos disseram que foram no mercado e pediram pra tirar foto com eles. Eles estão animados e merecem". Crianças moram na cidade de Pacatuba, Região Metropolitana de Fortaleza. Imagens cedidas por Lavblue O proprietário da lavanderia, Jefferson de Lima, estava em casa quando resolveu dar uma olhada nas câmeras de segurança do estabelecimento. Ao notar que as crianças assistiam ao jogo no local, ele se emocionou. Jefferson já conhece os meninos, que costumavam ir à lavanderia assistir desenhos antes de terem uma televisão em casa. "Aquilo ali me tocou, emocionou. Sem intenção nenhuma eu postei nos stories da lavanderia. Quando foi no outro dia, que eu acordei, já tinham várias páginas repostando, entrando em contato com a lavanderia, pedindo autorização. Por coincidência, as crianças moram perto da lavanderia. Eu fui conhecer a realidade deles. Os pais são guerreiros", relatou ao g1. Assista aos vídeos mais vistos do Ceará:

  3. Célio Oliveira, de 49 anos, morreu em acidente em MT Arquivo pessoal Deocimar Silva da Guia foi condenado a 16 anos e seis meses prisão, em regime inicial fechado, por provocar a morte de Célio Oliveira em um acidente de trânsito na estrada de Chapada dos Guimarães, em 2021. O julgamento foi realizado pelo Tribunal do Júri de Cuiabá, na quinta-feira (25). O g1 tenta localizar a defesa de Deocimar. Segundo a denúncia do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), Deocimar passou a noite consumindo bebidas alcoólicas em Chapada dos Guimarães e decidiu dirigir por mais de 40 quilômetros até Cuiabá. Durante o trajeto, conduzia o veículo a cerca de 115 km/h, invadiu a pista contrária e atingiu a moto pilotada por Célio, que morreu no local. Para a acusação, o motorista assumiu o risco de provocar a morte ao dirigir embriagado, em alta velocidade e na contramão. O Conselho de Sentença acolheu a tese do Ministério Público e reconheceu que o crime foi cometido com dolo eventual, quando o autor assume o risco de produzir o resultado. ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp Agora no g1 Os jurados também condenaram Deocimar pelo crime de embriaguez ao volante e reconheceram a qualificadora de perigo comum no homicídio. Ele, no entanto, foi absolvido das acusações de omissão de socorro e fuga do local do acidente. Conforme o processo, após a batida, o réu deixou o local a pé, entrou em uma área de mata e conseguiu carona com outra pessoa. Ele só se apresentou à Polícia Civil no dia 22 de abril de 2021, dias após o acidente. Na sentença, a juíza Mônica Catarina Perri Siqueira determinou a execução imediata da pena, além da suspensão do direito de dirigir por três anos.

  4. TCE aponta irregularidades na execução de contrato firmado para a reforma do telhado do palco do Teatro Ademir Rosa FCC/Divulgação George Neis, ex-presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), foi condenado pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) a devolver aos cofres públicos R$ 396,9 mil. A decisão foi publicada na quarta-feira (24) no Diário Oficial. O tribunal aponta irregularidades na execução de contrato firmado para a reforma do telhado do palco do Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC), um dos mais tradicionais de Florianópolis. O g1 procurou George Neis para comentar sobre o caso, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem. ✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp Segundo a decisão, ficou comprovado que houve pagamento sem a efetiva prestação dos serviços contratados, com prejuízos aos cofres públicos. O contrato feito em 2022 entre a FCC e a empresa Reflexo Empreiteira previa a execução de serviços de reforma do telhado do palco do teatro, com fornecimento de materiais, no valor total de R$ 577,8 mil. Agora no g1 Apesar disso, foi feito o pagamento de R$ 396,9 mil sem que a obra fosse executada, "permanecendo o telhado em condições precárias mesmo após a liberação dos recursos", diz o TCE. Quais outros erros apontados? A análise técnica da Diretoria de Licitações e Contratações (DLC) descobriu que, além do pagamento por um serviço que não foi feito, houve vários outros erros graves. Não existia, por exemplo, um projeto básico da obra, nem os cálculos e estudos para explicar a quantidade de material e serviço que estavam sendo comprados. "Também foi identificado que os valores previstos estavam acima dos referenciais oficiais de preços, agravando o risco de prejuízo ao patrimônio público. O pagamento questionado ocorreu em 22 de dezembro de 2022, data considerada como fato gerador do débito apurado", diz o TCE. No voto, o relator do caso explicou que o contrato foi fechado em um modelo em que a empresa só deve receber após terminar as etapas ou a obra toda. Segundo ele, a liberação de recursos públicos sem a correspondente entrega do serviço evidencia desídia administrativa e afronta aos princípios da legalidade, da economicidade e da proteção ao erário. Multa e prazo Além da determinação de ressarcimento, o TCE/SC aplicou a George Neis multa de R$ 39,69 mil, correspondente a 10% do valor do dano apurado. Ele tem 30 dias para comprovar o recolhimento dos valores ao Tesouro estadual. O descumprimento, segundo o TCE, poderá resultar no encaminhamento do caso ao Ministério Público junto ao Tribunal de Contas para adoção das medidas legais cabíveis. VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

  5. Circuito de Inverno Bom Gourmet em Curitiba O Circuito de Inverno do Bom Gourmet em Curitiba oferece, até 26 de julho de 2026, descontos entre 20% e 80% em itens selecionados do cardápio de bares, restaurantes, cafeterias, padarias, cervejarias, docerias e outros empreendimentos participantes do festival. Para participar, não é necessário adquirir ingressos ou vouchers. Basta visitar um dos estabelecimentos participantes e aproveitar os descontos oferecidos durante o período do evento. ✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp São 81 estabelecimentos participantes espalhados por diferentes bairros de Curitiba e da região metropolitana, além de 17 barraquinhas presentes na tradicional Feira de Inverno do Centro. Prato 'Surf n' turf' do restaurante Strô, é um dos itens com desconto no circuito de inverno Bom Gourmet Bom Gourmet/Fernando Zequinão Os pratos participantes e os respectivos descontos podem ser conferidos no site oficial do evento ou no aplicativo Festival Bom Gourmet, disponível para Android e iOS. O Circuito Bom Gourmet de Inverno também conta com uma ação solidária em parceria com o Hospital Erasto Gaertner. Durante o festival, os clientes poderão doar notas fiscais sem CPF nas urnas disponíveis nos estabelecimentos participantes. Confira a lista dos estabelecimentos participantes: Adega Prudente Al Sultan Agua Verde Al Sultan Bairro Alto Al Sultan Ecoville Al Sultan Juvevê Al Sultan SJP Alright Beer Água Verde Alright Beer Orleans Aquarius Avenida Paulista Bacino Pizza Artesanal Bar do Victor Baraquias Barigui Baraquias Juvevê Bistrô Zuckêr Bobardi Bolicho 27 Brioche Padaria Artesanal Água Verde Brioche Padaria Artesanal Juvevê Caliceti Di Bologna Cantina do Délio - Itupava Cantina do Délio Batel Cardof Bistrô Wine e Beer Casa de Tia Empório & Bistrô CHo Street Food Batel CHo Street Food Juvevê CHo Street Food São Braz Choperia Arena Brahma Cordelo | Cafeteria Nordestina Cozzi Restaurante Crackling House Croi To Go Disk Pizza Downtown - Pub & Garden El Tumi Café Família Farina Gelato Borelli Barigui Gelato Borelli Palladium Gelato Borelli Praça da Espanha Gitano Bar Gusto Pizza Bar Hard Rock Cafe Curitiba Inpot Italy Caffé Juvevê JaGinPá Katezzi Kharina Água Verde Kharina Cabral Kharina Jardim Botânico Kharina Portão Kharina Steakhouse Batel Linda Cafeteria Manana Cafés Marie Vin e Bistro Mavy Gastrobar Mozzarellart Ecoville Mozzarellart Juveve Mr.Boss Smoke O Cachaceiro Opera Arte Padaria Requinte Cabral Pastel do Helio Pastelaria Brasileira Per Tutti Bistrô Per Tutti Confeitaria e Café Pinot Wine Bar - Itupava Pinot Wine Bar - Prudente Praça do Victor QCeviche Restaurante Quero Quero Comida e Bar Rooster Restaurante Scavollo Soquindins Strô Taberna Lusitana Temporal Cafés Especiais Vivá Você Saudável WikiMaki Batel WikiMaki Cabral WikiMaki Torres Wintarus Bar e Grill Barraquinhas da Feira de Inverno do Centro participantes: América Choripan Delícias do milho CWB Comida típica do litoral paranaense Toca do Sabor Família Niesky Pedacinho da Bahia Orienteluso Ahlan W Sahlan Comida Árabe Tudo de Crepe Culinária da Espanha Casa da Pamonha V8 Sandubas Pamonha sem mistura Pinheiro Entrevero Delícias & Bolachas Massas Italianas VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná Leia mais notícias no g1 Paraná.

  6. Parte de estrada que liga Pindamonhangaba a Lagoinha desmorona e deixa trecho em meia pista Parte da Estrada Municipal José Marcondes Vieira, que liga Pindamonhangaba a Lagoinha, passando por Taubaté, cedeu e deixou um trecho da via em meia pista. Vídeos enviados por moradores à TV Vanguarda mostram que uma parte do asfalto desmoronou. No ponto afetado, que é de mão dupla, apenas um carro consegue passar por vez. Além da pista estreita, a situação preocupa ainda mais por causa de um barranco às margens da estrada, o que aumenta o risco de acidentes, segundo moradores. ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp Estrada que liga Pindamonhangaba a Lagoinha desmorona e deixa trecho em meia pista Jeovana Antunes/Vanguarda Repórter Jeovana Antunes, de Pindamonhangaba, registrou imagens do local e afirma que o problema já havia sido comunicado anteriormente. “Já faz alguns meses que fizeram reclamação, mas até agora nada foi resolvido”, disse. A estrada é utilizada diariamente por moradores da zona rural e também por turistas que seguem para a região. A TV Vanguarda procurou as prefeituras responsáveis pela manutenção da via para saber se há previsão de obras no trecho, mas até a última atualização desta reportagem não havia retorno. Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

  7. Pedágio na Rodovia Tamoios (Reprodução/TV Vanguarda/Arquivo) As tarifas dos pedágios das rodovias concedidas do estado de São Paulo ficarão mais caras a partir de 1º de julho. A revisão anual foi homologada pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) e publicada no Diário Oficial nesta sexta-feira (26). Segundo a Artesp, o reajuste será de 4,72% para as concessionárias da primeira e segunda fases do Programa Estadual de Concessões, além das concessionárias Rodoanel Oeste, SPMAR e Entrevias. O índice corresponde à variação acumulada do IPCA entre junho de 2025 e maio de 2026, conforme previsto nos contratos de concessão. Já na Rodovia dos Tamoios, o reajuste homologado é provisório, de 5,08%. Segundo a concessionária, o contrato de concessão da rodovia prevê a utilização do IPCA de junho como índice de reajuste. Como o indicador é divulgado apenas ao longo de julho pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Artesp utiliza inicialmente o IPCA de maio para aplicar o reajuste junto com as demais concessionárias. Após a divulgação do índice de junho, a agência refaz os cálculos e verifica se será necessário algum ajuste na tarifa. Os novos valores passam a valer a partir da meia-noite de 1º de julho. No caso da Entrevias, as tarifas entram em vigor em 6 de julho, conforme cronograma previsto no contrato de concessão. De acordo com a Artesp, a revisão tarifária anual segue as regras estabelecidas nos contratos assinados com as concessionárias e tem como objetivo recompor a inflação do período. Os valores de cada praça de pedágio foram publicados no Diário Oficial do Estado e podem ser consultados pelos motoristas. 🚗 O reajuste vale para as concessionárias: Autoban; Intervias; Rota das Bandeiras; Rodovias das Colinas; CART; ViaRondon; SPVias; Rodovias do Tietê; Ecovias dos Imigrantes; Ecovias do Leste Paulista; Rodoanel Oeste; SPMAR; Rodovia dos Tamoios; O que diz a Artesp Em nota, a Artesp informou que a revisão tarifária anual segue as regras previstas nos contratos de concessão e passa a valer a partir de 1º de julho de 2026. Segundo a agência, o reajuste das tarifas considera a variação acumulada do índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) entre junho de 2025 e maio de 2026, conforme o índice previsto em cada contrato de concessão. Os novos valores foram publicados no Diário Oficial do Estado.

  8. Órgãos públicos decretam ponto facultativo no dia do jogo Brasil x Japão A Seleção Brasileira terminou a fase de grupos na liderança do Grupo C da Copa do Mundo e enfrenta o Japão na segunda fase do Mundial, na segunda-feira (29), às 14h. Com o time verde e amarelo avançando para mais uma partida, órgãos públicos do Tocantins terão o expediente suspenso ou horário alterado. Shoppings e agências bancárias também devem ter horário alternativo. 📱 Clique aqui para seguir o canal do g1 TO no WhatsApp Servidores do Tribunal de Justiça, Ministério Público e Assembleia Legislativa do Tocantins não terão expediente na data do jogo. O judiciário informou que casos urgentes serão atendidos por equipes de plantão. O Ministério Público destacou que permanece o cumprimento de prazos judiciais, audiências e atendimento ao público previamente agendados para a data, além do funcionamento dos serviços de urgência. O horário de funcionamento das Sedes da Procuradoria-Geral de Justiça e das Promotorias de Justiça no interior permanece de 9h às 12h e das 14h às 18h. LEIA MAIS Influenciadora investigada por jogos ilegais é alvo de buscas e tem bens bloqueados Investigação da Polícia Civil aponta uso de pessoa em situação de rua em fraude fiscal de R$ 26 milhões Servidora é suspeita de registrar plantões em hospital no TO enquanto estudava medicina no Paraguai Alteração no expediente foi definida para partida Brasil x Japão Reprodução/TV Anhanguera A Justiça Federal não irá prestar atendimento ao público na segunda, e os prazos processuais com início ou término previsto para a mesma data do jogo foram prorrogados para o primeiro dia útil seguinte. Servidores estaduais e municipais terão uma redução no expediente na data do jogo. Em ambos os casos, o horário de funcionamento vai ser das 8h às 12h. O atendimento nos órgãos volta ao normal na terça-feira (30). Segundo a Prefeitura de Palmas, a medida não vai comprometer a prestação dos serviços públicos essenciais e os que funcionam em regime de plantão, como as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), além dos serviços de limpeza urbana, infraestrutura, iluminação pública, transporte coletivo, fiscalização, segurança, defesa civil e conselhos tutelares. Shoppings Capim Dourado Lojas e quiosques vão fechar 13h30, 30 minutos antes da partida, e reabrir às 16h30 ou imediatamente após o termino do jogo, considerando eventual prorrogação e disputa dos pênaltis. A praça de alimentação funcionará normalmente, das 10h às 22h, e contará com a transmissão da partida no telão, proporcionando maior fluxo de clientes e oportunidades de vendas durante o período. Bancos O Sindicato dos Bancários do Tocantins divulgou orientações sobre o funcionamento das agências bancárias durante os jogos da Seleção. Durante a partida, marcada para iniciar às 14h, o atendimento nas agências do estado será das 9h às 12h. Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

  9. Ponto de ônibus vira depósito de material de construção e revolta moradores em MS Moradores do Jardim Anache, em Campo Grande, denunciam que um ponto de ônibus foi ocupado por materiais de construção e a calçada ficou bloqueada, obrigando pedestres a caminhar pela rua para seguir o trajeto. Veja o vídeo acima. A situação foi denunciada pela moradora Rosenir, telespectadora do MSTV 1ª Edição. Em vídeo enviado à reportagem, ela mostra que o abrigo de ônibus está tomado por sacos de cimento, uma betoneira e outros materiais usados na obra de um imóvel. ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp Segundo a moradora, do lado oposto da via existe apenas um ponto descoberto. Em dias de chuva, os passageiros não conseguem utilizar o abrigo coberto porque o espaço está ocupado. A equipe da TV Morena esteve no local e confirmou a situação. Durante a reportagem, um representante da obra afirmou que o ponto de ônibus estaria desativado e que o coletivo não passa mais pelo local. Segundo ele, a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) teria sido comunicada e faria a retirada da estrutura. Apesar da informação, a situação levantou questionamentos. Mesmo que o ponto esteja desativado, a calçada permanece bloqueada por materiais de construção, dificultando a passagem de pedestres, pessoas com deficiência, idosos e quem utiliza carrinho de bebê, que precisam descer para a pista. Antes da informação repassada pelos responsáveis pela obra, a Prefeitura de Campo Grande informou, em nota, que o caso foi encaminhado ao setor de fiscalização para as providências cabíveis. Segundo o município, denúncias desse tipo podem ser feitas pelos canais oficiais. A prefeitura também informou que a legislação municipal proíbe qualquer obstrução de calçadas. Quando a irregularidade é constatada, o responsável pelo imóvel é notificado para fazer a adequação. Depois do prazo estabelecido, uma nova vistoria é realizada. Se o problema continuar, podem ser aplicadas multas que variam de R$ 1.695 a R$ 6.781. Até o momento, não há confirmação oficial de que o ponto de ônibus tenha sido desativado ou de que exista autorização para manter materiais de construção sobre a calçada. Material de construção ocupa calçada e ponto de ônibus em Campo Grande. TV Morena Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:

  10. ANÁLISE: Michelle se coloca como player no jogo político Ao publicar dois vídeos expondo o racha entre ela e o senador e pré-candidato à presidência, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Michelle Bolsonaro mostrou que sua comunicação tem método, que ela é um "player" na política e que seus adversários não vão esquecer dela. 📱 Acesse o Canal da Sadi no WhatsApp Ao afirmar que seu discurso está alinhado com o de seu marido, o ex-presidente Jair Bolsonaro, a ex-primeira-dama e presidente do PL Mulher faz um discurso para sua base e mostra para seus adversários políticos que ela tem uma "tropa". E isso a coloca em um lugar diferente de seus enteados. Enquanto os filhos Flávio, Carlos e Eduardo Bolsonaro dependem do pai Jair Bolsonaro, ela não. Michelle Bolsonaro em postagem sobre Flávio Bolsonaro. Reprodução pessoal Após a publicação dos vídeos, membros da pré-campanha de Flávio Bolsonaro monitoraram as redes sociais e insistiram que a ex-primeira-dama "deu um tiro no pé" e que toda a situação foi ruim para ela, mas Michelle não está falando para esse grupo. Michelle tem a turma dela, fala para esse seu grupo e mostra que o erro é subestimar a capacidade da mulher na política de todos os lados. GloboPop: veja os vídeos do palco da Andréia Sadi

  11. PF apreende milhares em espécie em endereços ligados à deputada Tayla Peres em Roraima Um irmão da deputada estadual Tayla Peres (Republicanos) foi preso por corrupção eleitoral pela Polícia Federal (PF). A operação ocorreu nesta sexta-feira (26), após cumprimento de 16 mandados de busca e apreensão em 11 endereços. A PF apreendeu ao menos R$ 240 mil em dinheiro vivo na casa da deputada. Parte dos valores estava dividido em dólares - US$ 34 mil. A operação investiga um grupo suspeito de lavar dinheiro com a compra e venda de veículos em Boa Vista. ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 RR no WhatsApp O g1 apurou que os investigadores estiveram na casa de Tayla Peres, no gabinete da parlamentar e em outros endereços ligados a ela e à família dela. Na residência, as equipes encontraram 50 envelopes com dinheiro vivo. A contagem exata dos valores nos pacotes não foi divulgada, mas a investigação aponta que diversos envelopes continham R$ 1 mil cada. Tayla Peres concorreu a vice na chapa de Soldado Sampaio (Republicanos), na eleição suplementar para governo do estado. A reportagem solicitou o posicionamento dela, mas não teve retorno até a última atualização desta reportagem. Esquema de 'laranjas' e venda de carros Segundo a PF, os suspeitos usavam "laranjas" para esconder bens e a origem do dinheiro. A investigação identificou movimentações financeiras suspeitas e negócios com carros sem aparente justificativa econômica para maquiar bens de origem ilegal. Batizada de "Operação Testa de Ferro", a ação cumpre 16 mandados de busca e apreensão em 11 endereços, expedidos pela Justiça Federal. O material apreendido será analisado para ajudar no avanço da investigação. Quem é Tayla Peres Natural de Boa Vista, Tayla Ribeiro Peres da Silva tem 31 anos, é casada e mãe de um filho. É formada em Direito e já foi vereadora em Boa Vista. Ela cumpre o segundo mandato como deputada estadual de Roraima, após ser reeleita em 2022 com 7.292 votos. No primeiro mandato como deputada, de 2019 a 2022, foi eleita com 2.608 votos pelo partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB). Ela já presidiu o Procon Assembleia e a Comissão de Defesa do Consumidor. Presidente do Procon Assembleia, deputada Tayla Peres Nonato Sousa *Em atualização Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.

  12. Câmara de Rio Branco aprova reajuste salarial de 5% e reduz tempo para progressão na carreira dos servidores Júnior Andrade/Rede Amazônica Acre Os vereadores de Rio Branco aprovaram, nessa quinta-feira (25), projetos que concedem reajuste salarial de 5% aos servidores do Poder Legislativo Municipal e reduzem de três para dois anos o intervalo necessário para a progressão funcional na carreira. As propostas foram aprovadas durante sessão ordinária e alteram o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos servidores da Câmara de Vereadores. ✅ Participe do canal do g1 AC no WhatsApp Além das mudanças no plano de carreira, os vereadores também aprovaram um projeto que concede reajuste de 5% no vencimento básico dos procuradores da Câmara Municipal. O aumento tem efeitos financeiros a partir de 1º de julho deste ano. Agora no g1 O Projeto de Lei Complementar nº 7, de autoria da mesa diretora, altera dispositivos da Lei Municipal nº 1.887, de 30 de dezembro de 2011, que institui o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos servidores do Poder Legislativo. LEIA MAIS: Vereador condenado por agredir ex-namorada no Acre tem cassação mantida pelo TSE Isenção de taxas em concursos a pessoas com fibromialgia, limite de emendas, e mais: veja projetos aprovados em Rio Branco Vereadores de cidade do AC terão auxílio-alimentação de R$ 2,5 mil; aumento foi de R$ 1 mil A principal mudança no plano de carreira é a redução do intervalo para a progressão funcional horizontal, que passa de 36 para 24 meses de efetivo exercício. A cada progressão, o servidor continuará recebendo acréscimo de 7% sobre o vencimento básico em relação à referência anterior, conforme prevê a nova redação da lei. Tempo efetivo de exercício O projeto também estabelece que o tempo de efetivo exercício já cumprido pelos servidores será integralmente aproveitado para o cálculo da progressão funcional. Com isso, quem já trabalha na Câmara não precisará reiniciar a contagem do prazo para avançar na carreira. Os servidores ativos e inativos serão enquadrados na referência correspondente ao tempo de serviço já acumulado, mas a mudança não dará direito ao pagamento retroativo de diferenças salariais referentes ao período anterior à entrada em vigor da lei. Com a aprovação, passam a valer as seguintes mudanças: reajuste de 5% nos vencimentos básicos dos servidores ativos da Câmara; reajuste de 5% para aposentados e pensionistas do Legislativo municipal; reajuste de 5% nos vencimentos básicos dos procuradores da Câmara; redução do intervalo para progressão funcional, que passa de 36 para 24 meses. VÍDEOS: g1

  13. A Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) tem avançado na integração das políticas de assistência social entre os 11 municípios da região. Por meio do Colegiado Regional de Assistência Social (COSEMAS) e de grupos de trabalho dedicados, a entidade tem coordenado ações voltadas à proteção social, à garantia de direitos e à preparação dos municípios para situações de emergência. À frente desse trabalho, está Maristela Köche Rigueira, supervisora e coordenadora de Políticas Públicas da AMFRI. Para ela, o momento atual é de consolidação, já que a instituição tem investido, inclusive, em ações inéditas no estado. O objetivo é preparar os municípios de Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luiz Alves, Navegantes, Penha e Porto Belo para lidar com a vulnerabilidade social. “Temos diversos avanços no que tange à implementação efetiva das políticas públicas de forma integrada, participativa, democrática, com o cumprimento do estabelecido no ordenamento jurídico tanto federal, estadual e municipal para a garantia de direitos da população”, afirma Maristela. Região é pioneira em vigilância socioassistencial Entre as iniciativas mais recentes, está a criação do Grupo de Trabalho de Vigilância Socioassistencial (VSA), o primeiro implantado em Santa Catarina. A ideia é atuar como um apoio de vigilância ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS), para mapear onde estão as famílias em situação de risco e orientar os caminhos do recurso público. “Estrategicamente, cabe à área identificar as dinâmicas de risco e vulnerabilidade nos territórios e, a partir dessa leitura, tornar possível mensurar a cobertura da rede socioassistencial e o grau de efetividade das ofertas da rede SUAS na proteção social das famílias”, comenta a coordenadora. Essa estrutura se torna ainda mais necessária porque o perfil dos municípios da AMFRI está mudando com rapidez. Segundo Maristela, entre 2018 e 2024 a proporção de municípios de Pequeno Porte I na AMFRI caiu de 45,45% para 18,18%. Com isso, a maior densidade regional foi transferida para a faixa de Pequeno Porte II, hoje com 36,36% das cidades. “O perfil populacional e institucional exigido mudou, e a vigilância é o instrumento que permite às gestoras e aos gestores do SUAS realizarem a leitura contínua do território e alocar recursos a partir de critérios baseados em instrumentos técnicos, como o diagnóstico socioterritorial”, afirma. Ao se preocupar com a política pública de assistência social, a AMFRI está à frente de toda a Santa Catarina, que também enfrenta desafios no segmento. Em todo o estado, apenas 21% dos 295 municípios têm a área de vigilância socioassistencial formalizada, enquanto 54% operam sem qualquer estrutura voltada para o assunto. “O estado atravessa um processo histórico de precarização do planejamento e monitoramento técnicos, no qual, desde 2018, não constitui formalmente a vigilância socioassistencial na estrutura de gestão estadual”, comenta. Por trás desse déficit, há também uma questão de recursos. Em 2023 e 2024, segundo Maristela, o estado quase não atingiu um quarto dos valores previstos pela Resolução 09/2023 do Conselho Estadual de Assistência Social para o cofinanciamento dos municípios através do Fundo Estadual de Assistência Social. Mesmo dentro da própria AMFRI, a realidade é desigual: 63,64% dos municípios da região ainda operam sem a área de vigilância constituída, situação que predomina nas cidades de porte médio e Pequeno Porte II. Para reverter esse quadro, a AMFRI aposta na experiência de quem já percorreu esse caminho. Itajaí, que mantém um serviço de VSA estruturado há dez anos, é referência para as demais cidades. “O GT de Vigilância Socioassistencial da AMFRI assume protagonismo no fomento técnico e na articulação para reverter esse quadro, com o objetivo de partilhar experiências, pesquisas e processos de trabalho das equipes que já atuam com a área. Temos na região o serviço de VSA de Itajaí, com dez anos de atuação, como uma das referências da região e do estado. O GT quer alavancar que os outros municípios implantem com a máxima urgência tão importante serviço”, diz Maristela. Atenção à população em situação de rua é prioridade Outro eixo de atuação do colegiado é o atendimento à população em situação de rua, tema que ganhou um grupo de trabalho específico em 2023. Na época, o número de pessoas nessa condição cresceu em diversas cidades, impulsionado pelos efeitos sociais da pandemia. Maristela reforça que o tema sempre esteve na agenda da AMFRI. “Desde a implantação do GT, estamos trabalhando para que os 11 municípios tenham criado a implantação e implementação dos comitês municipais participativos e intersetoriais de acompanhamento e monitoramento de políticas para a população em situação de rua, que vem crescendo após a pandemia”, explica. Planos de contingência levam municípios ao Selo Social Como uma forma de prestar apoio aos mais vulneráveis em momentos de desastres naturais e emergências, a Assistência Social passou a atuar ao lado da Defesa Civil nessas condições. O objetivo é garantir atendimento básico, abrigo e suporte às famílias afetadas. Para guiar essa atuação, desde 2023, a AMFRI conduz a elaboração dos Planos de Contingência da Assistência Social (PLANCONs) nos 11 municípios. “A partir da aplicação de uma metodologia de assessoramento na elaboração dos planos, orientamos a construção desses instrumentos de forma participativa e integrada. Como resultado, os 11 municípios dispõem de planos municipais de contingência e assistência social”, conta. Com os planos concluídos, a AMFRI já mira a próxima etapa: transformar os 11 documentos individuais em uma estratégia conjunta de resposta a emergências, na qual um município possa apoiar o outro em caso de necessidade. Caminhos do Litoral Norte - Foz do Rio Itajaí


  14. Assista aos vídeos do telejornal com notícias e informações do Pará.

  15. Temporada de Ipês colore a cidade de Montes Claros Quem passa por ruas e avenidas de Montes Claros se encanta com a beleza dos ipês nesta época do ano. O roxo das flores contrasta com o azul do céu, típico do inverno. O casal Edna Ferreira e Antônio Ferreira tem o hábito de fazer caminhadas diariamente. Eles dizem que as árvores floridas transformam a atividade física em um momento de contemplação. 📲Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp “A árvore é linda e maravilhosa, colore e alegra a cidade”, diz a aposentada. Ipê roxo é o primeiro a florescer Fábio Aleksandro/Inter TV Encantado com as flores, Antônio tenta levar um pouco da beleza do ipê para outros lugares. “Às vezes, pego sementes e, quando vou pescar, e eu gosto de pescar, vou jogando sementes próximo ao rio.” A engenheira ambiental Keila Porto explica que a floração dos ipês dura de 10 a 15 dias. Depois desse período, as flores caem. “A cidade inteira está colorida. Logo após, a gente tem o ipê amarelo, depois o rosa e, no final de setembro, o ipê branco. É assim que a fenologia dessas espécies aqui na região dita esse ciclo. Todo colorido se destaca no período de junho até setembro.” Flores duram de 10 a 15 dias ábio Aleksandro/Inter TV Quem quiser plantar um ipê em Montes Claros pode conseguir mudas gratuitamente no Viveiro Municipal. Cada morador da cidade pode pegar até três plantas de várias espécies por ano. “Para fazer isso, a pessoa passa na secretaria de Meio Ambiente, faz a sua solicitação, escolhe as mudas que têm no nosso catálogo para que possam ser separadas no viveiro e vem aqui pegar no viveiro”. O viveiro municipal produz aproximadamente 20 mil mudas por ano. Para plantar um ipê, é necessário considerar que a árvore pode atingir grande porte. Por isso, é importante escolher um local espaçoso, que acomode seu crescimento e que esteja afastado de redes elétricas, por exemplo. “Se você abrir um espaço muito raso, as raízes vão causar algum problema no muro, na calçada. Se as galhas saírem uma maior que a outra, faça a poda para dar uma copa uniforme, para que a planta cresça saudável e bonita”, explica o coordenador do viveiro municipal, Luís Cláudio Moreira. Flores caem e formam tapete pela cidade ábio Aleksandro/Inter TV LEIA TAMBÉM: Cuidadora de abrigo é presa por intermediar encontro de menores com idoso em troca de dinheiro em Taiobeiras Operação Cerco Fechado prende 10 pessoas em Montes Claros Cuidadora de abrigo é presa por intermediar encontro de menores com idoso em troca de dinheiro em Taiobeiras Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.

  16. Avião de pequeno porte se choca contra arranha-céu mais alto de Pequim As redes sociais chinesas censuraram menções à colisão de um avião de pequeno porte contra um arranha-céu em Pequim nesta sexta (26), e a imprensa do país também não noticiou o ocorrido. A aeronave se chocou contra a Citic Tower, mais conhecida como China Zun, o prédio mais alto da capital chinesa. A polícia da cidade foi ao local e isolou a área ao redor do edifício, segundo a agência Reuters. ✅ Siga o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp 📱Favorite o g1 no Google e acompanhe as principais notícias do dia Vídeos que circulam nas redes sociais nesta sexta e com a veracidade confirmada por uma análise do g1 mostraram que um avião de pequeno porte bateu no edifício (veja acima). Trata-se de um incidente incomum em Pequim, já que a cidade é submetida a rígidas medidas de segurança e a severas restrições ao uso do espaço aéreo. O impacto quebrou dois painéis de vidro e deixou um buraco na fachada do prédio. A aeronave, que segundo a Reuters tinha o tamanho de um carro, se despedaçou parcialmente e caiu na rua. Ainda não se sabia, até a última atualização desta reportagem, se o incidente deixou mortos ou feridos. A fachada da Torre Citic, também conhecida como Torre Zun, foi danificada em Pequim, China, na sexta-feira, 26 de junho de 2026 Han Guan Ng/AP "Não sei por que esse avião veio sobrevoar esta área. É realmente muito estranho", disse à agência AFP uma testemunha que pediu para permanecer anônima. "Quando saí, vi destroços. Parecia parte de um avião", disse outro homem que afirmou trabalhar na Torre Citic. Dezenas de funcionários da limpeza estavam perto do perímetro de segurança. Uma mulher disse à AFP que os ocupantes da Torre Citic receberam ordens para evacuar pelas escadas, sem usar os elevadores. Havia uma forte presença policial no local, segundo a Reuters, com algumas vias de acesso ao edifício fechadas para carros. Policiais foram vistos impedindo pessoas de tirar fotos e afastando pedestres das proximidades do prédio. O governo local não havia se manifestado publicamente sobre o incidente até a última atualização desta reportagem. O edifício Citic Tower, conhecido também como China Zun, é um arranha-céu de 108 andares que fica no distrito financeiro de Pequim, no leste da cidade. Ele abriga a sede do conglomerado estatal Citic Group e é o prédio mais alto da capital chinesa. Torre Citic, arranha-céu mais alto de Pequim, na China, tem painéis de vidro quebrados em 26 de junho de 2026. REUTERS/Maxim Shemetov Polícia chinesa isola área ao redor da Torre Citic em Pequim, na China, em 26 de junho de 2026. REUTERS/Maxim Shemetov Avião de pequeno porte bate no arranha-céu mais alto de Pequim, na China, em 26 de junho de 2026. Reprodução/redes sociais

  17. Festival Retalhos em Teresina: evento tem mural gigante, shows e espaço infantil de graça Um mural de 260 metros de extensão é pintado a partir de sábado (27), no Parque da Cidadania, em Teresina, durante o Festival Retalho. Mais de 20 artistas do Piauí de outros estados devem participar da obra. O festival, que celebra a cultura urbana, é gratuito, está na 4ª edição e se estende até o domingo (28). O evento também inclui apresentações musicais, de breaking, batalhas de MCs, feira de artesanato com produção local e praça de alimentação. Veja programação. ✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp Além disso, o espaço "Retalinho" é destinado a crianças, com atividades e experiências criativas. À TV Clube, o organizador do evento, o grafiteiro Washington Gabriel, conhecido como WG, contou que os artistas foram selecionados para produzir o mural por meio de uma chamada pública. "Queremos que a população venha, veja o artista pintando, acompanhe o processo e converse, para a gente ficar mais perto da população. É a valorização da arte", afirmou. Confira programação 27 de junho 17h — QuilomboLoucoBeats 19h — Cerimonial de abertura 20h30 — Narguilé Hidromecânico 28 de junho 17h — Samba no Coreto 20h — Jaisa Caldas Pintura de 260 metros reúne mais de 20 grafiteiros em Teresina; veja programação do Festival Retalho Reprodução/TV Clube *Vitória Bacelar, estagiária sob supervisão de Ilanna Serena. VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube

  18. Investigação desmontou esquema de fraudes em concurso público Reprodução/TV Globo A Prefeitura de São Bento do Una, no Agreste de Pernambuco, abriu concurso público com 175 vagas para professores da rede municipal de ensino. As oportunidades são destinadas aos cargos de Professor I e Professor II, com salários que variam entre R$ 3.847,97 e R$ 4.745,83. As inscrições começam nesta quinta-feira (26) e seguem até 17 de agosto de 2026, exclusivamente pela internet. Organizado pelo Instituto Igeduc, o concurso prevê 105 vagas para Professor I e 70 vagas para Professor II, distribuídas entre as áreas de Arte, Ciências, Educação Especial, Educação Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Matemática. O edital também prevê reserva de vagas conforme a legislação vigente. Agora no g1 A taxa de inscrição é de R$ 146. Os candidatos que atenderem aos critérios estabelecidos no edital poderão solicitar a isenção do pagamento entre os dias 29 de junho e 1º de julho. O resultado definitivo dos pedidos de isenção está previsto para ser divulgado em 24 de julho. As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pela Área do Candidato no site do Instituto Igeduc. O último dia para emissão do boleto bancário e pagamento da taxa será 18 de agosto de 2026. O concurso será composto por três etapas. A primeira será uma prova objetiva, com 50 questões de múltipla escolha e pontuação máxima de 100 pontos. Também haverá prova de redação, com até 80 pontos, e avaliação de títulos, de caráter classificatório, valendo até 20 pontos. A prova objetiva será eliminatória e classificatória. Para seguir no certame, os candidatos deverão obter, no mínimo, 70 pontos. A aplicação está prevista para o dia 11 de outubro de 2026, um domingo. As provas serão realizadas em turnos diferentes, conforme o cargo. Os candidatos ao cargo de Professor I farão o exame pela manhã, com início às 8h, enquanto os concorrentes às vagas de Professor II realizarão a prova à tarde, a partir das 14h. Segundo o edital, as provas ocorrerão em São Bento do Una, Caruaru e Garanhuns. Caso haja necessidade, em razão da quantidade de candidatos ou da disponibilidade de locais, o Instituto Igeduc poderá utilizar escolas e outros espaços em municípios vizinhos aos polos definidos. O cronograma do concurso prevê a divulgação da lista de inscritos em 24 de agosto, enquanto o Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI) deverá estar disponível até 2 de outubro. O edital completo e todas as informações sobre o certame estão disponíveis nos sites da Prefeitura de São Bento do Una e do Instituto Igeduc.

  19. Facção monitora câmeras de segurança em Cabedelo, na Paraíba Reprodução/TV Globo Uma decisão da Justiça da Paraíba determinou a suspensão das atividades de duas empresas envolvidas em um suposto esquema com facções criminosas na cidade de Cabedelo, na Grande João Pessoa. A decisão atende a um pedido do Ministério Público da Paraíba (MPPB), no contexto da investigação que apura um desvio de R$ 270 milhões nesse esquema e o elo do poder público com a facção criminosa. LEIA TAMBÉM: Integrante de facção criminosa detalha à Justiça esquema que afastou prefeito de Cabedelo Prefeitura de Cabedelo, na PB, inicia rompimento de contrato com empresa suspeita de esquema com facção criminosa Conforme a investigação, os suspeitos contratavam pessoas indicadas por líderes da facção criminosa, e os recursos públicos destinados ao pagamento desses funcionários terceirizados retornariam aos líderes da organização criminosa e aos agentes políticos em propina. Segundo a decisão, assinada pelo desembargador Ricardo Vital de Almeida, o esquema se configura em crimes como desvio de rendas públicas, fraude à licitação, lavagem de dinheiro e integração em organização criminosa. "A ação de inteligência em curso aponta para a existência de um grupo atuando de forma organizada no município de Cabedelo, envolvendo a participação direta de agentes políticos e servidores públicos", afirma o desembargador na decisão. ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PB no WhatsApp As empresas investigadas e os proprietários, de acordo com a decisão judicial, atuavam da seguinte maneira: Lemon Terceirização e Serviços Ltda: apontada como o principal instrumento do esquema criminoso, utilizada, em tese, para abrigar pessoas indicadas pela facção criminosa e servir como duto para desvio de recursos públicos e lavagem de capitais. Avlis Mão de Obra Especializada LTDA: Empresa coligada ao mesmo grupo econômico da LEMON, também contratada pelo Município de Cabedelo em licitações com objetos semelhantes, atuando, supostamente, como instrumento complementar na operacionalização do esquema. Luciano Junior da Silva (dono de empresas): Proprietário do conglomerado de empresas utilizado no esquema (LEMON, AVLIS, Fortal Labor e Aleph). Suspeito de administrar a estrutura de terceirização para funcionar como fachada e duto logístico para o crime organizado Aldecir Monteiro da Silva (sócio formal da Lemon): Pai de Luciano, assinou os contratos e aditivos suspeitos de irregularidades junto à Prefeitura de Cabedelo, atuando, teoricamente, na criação do meio fictício de contratação e realizando operações financeiras atípicas em espécie. A decisão judicial suspende a atuação econômica e operacional das empresas Lemon Terceirização e Serviços Ltda e Alvis Mão de Obra Especializada LTDA, atendendo a um pedido do Ministério Público e da Polícia Federal. Com isso, as empresas não podem participar de licitações ou firmar contratos. A Prefeitura Municipal a Câmara Municipal de Cabedelo devem substituir, em até 30 dias, a mão de obra terceirizada vinculada às empresas investigadas. Entenda o esquema Segundo as investigações, o modelo operava da seguinte forma: a Prefeitura de Cabedelo realizava contratações de serviços terceirizados, como de limpeza em prédios e domicílios, por meio de licitações que são suspeitas de serem fraudadas, ou direcionadas, para garantir que determinadas empresas, como a Lemon, fossem sempre vencedoras. A Justiça aponta que isso ocorria, por exemplo, com a desclassificação deliberada de empresas concorrentes nessas contratações, mesmo quando apresentavam propostas melhores, mediante decisões administrativas e pareceres jurídicos que davam aparência de legalidade ao processo licitatório. Uma vez que os contratos eram fechados, essas empresas terceirizadas funcionariam como um mecanismo de contratação de pessoas indicadas por uma facção criminosa, identificada como a “Tropa do Amigão”, um braço do Comando Vermelho, na Paraíba. Essas indicações, segundo a investigação, partiam da liderança do grupo criminoso e eram operacionalizadas dentro da administração pública por intermediários e servidores, que recebiam currículos e efetivavam contratações dentro da estrutura das empresas terceirizadas. Na prática, isso teria criado uma espécie de “folha de pagamento paralela”, como é citado pelo documento, na qual recursos públicos pagos às empresas terceirizadas eram desviados, total ou parcialmente, para financiar a organização criminosa e pagar propinas a agentes públicos. O dinheiro circulava por meio de salários inflados desses funcionários terceirizados contratados, pagamentos em espécie e uso de contas de terceiros para dificultar o rastreamento dessas quantias, caracterizando indícios de lavagem de dinheiro, também conforme a decisão. A Justiça destaca ainda que as empresas terceirizadas atuavam como uma espécie de “hub financeiro” do esquema, permitindo, as seguintes situações: Desvio de verbas públicas; Inserção de integrantes da facção na máquina pública; Redistribuição dos valores ilícitos para políticos e líderes criminosos. Com isso, a estrutura formal da administração municipal, conforme palavras do desembargador, “teria sido convertida em um instrumento logístico e financeiro do crime organizado”. Além disso, a decisão que permitiu a operação da PF, aponta que a manutenção contínua desses contratos acontecia por meio de aditivos e novas licitações, tendo como como objetivo perpetuar o domínio do grupo ligado às terceirizadas. Vídeos em alta no g1 Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba

  20. Elaine Brambilla é a nova prefeita de Araras Prefeitura de Araras A vice-prefeita de Araras (SP), Elaine Maria Ferreira da Silva Brambilla (PSD), tomou posse da administração municipal nesta sexta-feira (26), um dia após a morte do prefeito eleito Irineu Norival Maretto (PSD), aos 70 anos. Ela é a primeira mulher a assumir a gestão do município. Após sofrer uma parada cardiorrespiratória, Irineu foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa na terça-feira (23). Na madrugada de quinta-feira (25), sofreu nova parada cardiorrespiratória e não resistiu. 📱 Siga o g1 São Carlos e Araraquara no Instagram Elaine foi empossada prefeita de Araras em ato realizado na manhã desta sexta-feira, na Câmara Municipal. Horas antes, a nova chefe do Executivo se reuniu com os secretários e presidentes de autarquias para traçar prioridades, e garantiu a continuidade dos projetos. "Daremos continuidade aos projetos importantes que o prefeito Irineu Maretto deixou em curso e, com muita cautela e responsabilidade, vamos traçar os próximos passos da gestão. É um momento difícil, mas temos que seguir em frente", declarou Elaine. Agora no g1 Ela foi eleita vice-prefeita, junto com o prefeito Irineu, em 6 de outubro de 2024, com 24.681 votos, o equivalente a 37,15% dos votos válidos. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ela tem 68 anos, superior completo, é casada e declarou patrimônio de R$ 173.158,82. Quem é Elaine Brambilla Elaine é biomédica, enfermeira e instrumentadora cirúrgica. É casada com o médico Nelson Brambilla, ex-prefeito de Araras. É mãe de Renata Elisa Brambilla e do vereador Gustavo Dias Brambilla. Ela também tem duas netas, Maria Alice e Isadora. Durante os mandados do ex-prefeito Brambilla, Elaine atuou como presidente do Fundo Social de Solidariedade, de 2009 a 2016. Na política, foi vereadora entre os anos de 2021 e 2024 e eleita vice-prefeita na chapa com o prefeito Irineu Maretto, ocasião em que atuou como secretária de Assistência Social no início da gestão. Vice-prefeita de Araras (SP), Elaine Brambilla (PSD), tomou posse da prefeitura, após morte do prefeito Irineu Maretto Redes Sociais Mais notícias da região: SÃO CARLOS: 'Só olhou para ele e medicou': mãe de menino morto após passar por UPA questiona atendimento IBATÉ: Após perseguição e acidente, suspeito é morto pela PM e adolescente é apreendido no interior de SP RIO CLARO: Entregador leva mercadorias para a Guarda Civil com caminhonete furtada e é preso no interior de SP O que diz a legislação Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em caso de ausência do cargo em função da morte do titular, aplica-se, por simetria, o artigo 79 da Constituição Federal, cabendo ao vice substituí-lo. "Contudo, havendo requerimento de candidatos, partidos ou interessados, caberá ao juiz competente o julgamento do caso", de acordo com o TRE. No entanto, a jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), além dos tribunais regionais estaduais, têm decidido no sentido de que o vice-prefeito é o sucessor natural do cargo, mesmo em casos que não houve a posse. Vice-prefeita de Araras (SP), Elaine Brambilla (PSD), tomou posse da prefeitura, após morte do prefeito Irineu Maretto Redes Sociais REVEJA OS VÍDEOS DA EPTV: Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara

  21. Nove animais em situação de maus-tratos são resgatados em Volta Redonda Divulgação/Prefeitura de Volta Redonda Nove animais, que estavam em situação de maus-tratos, foram resgatados na quinta-feira (25) em Volta Redonda (RJ). O caso aconteceu na Avenida Imprensa, no bairro Caieiras. O idoso, responsável pelos animais foi autuado. Os agentes foram até o local após uma denúncia sobre animais estariam sendo mantidos em condições inadequadas em um terreno às margens da linha férrea. Segundo a prefeitura, três cães, cinco porcos e um novilho foram encontrados. Os cachorros estavam acorrentados, sem acesso à água e expostos ao sol e à chuva. Além de apresentarem sinais de lesões e permaneciam em um ambiente com acúmulo de sujeira. Veja os vídeos que estão em alta no g1 ✅Clique aqui e entre no canal do g1 no WhatsApp Ainda de acordo a administração municipal, o novilho estava preso, sem proteção às condições climáticas e sem acesso a alimentos e água. Já os porcos eram mantidos em espaços reduzidos, incompatíveis com o bem-estar animal. Todos os animais foram resgatados. Os três cães foram encaminhados ao Centro Integrado de Recolhimento, Assistência e Controle de Animais (Cirac), em Bulhões, distrito de Porto Real (RJ), onde vão receber atendimento veterinário. A prefeitura informou ainda que o novilho e os cinco porcos estão sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Animal. Eles foram destinados a um fiel depositário. O responsável pelos animais, um idoso, de 70 anos, foi identificado e encaminhado para a delegacia de Volta Redonda, onde foi autuado por maus-tratos a animais e vai responder ao inquérito em liberdade. A identidade do envolvido não foi divulgada. Nove animais em situação de maus-tratos são resgatados em Volta Redonda Divulgação/Prefeitura de Volta Redonda Nove animais em situação de maus-tratos são resgatados em Volta Redonda Divulgação/Prefeitura de Volta Redonda VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul

  22. Pulseirinhas de identificação de crianças Divulgação A Prefeitura de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, está distribuindo pulseirinhas para identificação de crianças durante a 37ª Bauernfest, tradicional festa do colono alemão. O trabalho é realizado pela Secretaria de Assistência Social e visa dar mais segurança e tranquilidade para as famílias que vão à Festa no Palácio de Cristal, no centro da cidade. Segundo a secretaria, equipes do programa "Criança Feliz" estarão todos os dias no local para preencher as pulseirinhas com dados básicos, como nome da criança, nome e contato do responsável por ela, e colocar no braço dos pequenos. 📱 Siga o canal do g1 Região Serrana no WhatsApp. Agora no g1 Essa medida vem sendo adotada nos eventos com grande presença de público, como Carnaval, Natal e a Bauernfest. Na Bauern do ano passado, segundo a prefeitura, 886 crianças receberam as pulseirinhas e o resultado foi efetivo. Uma criança com autismo se perdeu dos pais, mas lembrou do local onde havia feito a pulseirinha. Ela retornou ao local e pediu ajuda às equipes responsáveis pelo preenchimento das informações. Os funcionários ligaram para o contato anotado na pulseirinha e conseguiram localizar os pais da criança, de acordo com a secretaria de Assistência Social. A farmacêutica Beatriz Diniz levou o filho para curtir a festa no último fim de semana e logo que chegou ao Palácio de Cristal foi até a equipe da Assistência Social para colocar a pulseira na criança. "Acho importantíssimo esse tipo de ação, foi a primeira coisa que eu fiz quando cheguei, trouxe ele para colocar a identificação, assim eu fico mais tranquila", afirmou Beatriz. As equipes estarão na entrada do Palácio de Cristal todos os dias. O serviço acontece de 12h às 22h, de segunda a sexta, e à partir de 10h no sábado e domingo.

  23. Semáforo desligado causa dificuldades em cruzamento de Mogi das Cruzes Motoristas e pedestres enfrentaram dificuldades para passar pelo cruzamento da avenida João XXIII com a rua Antonio Pinto Guedes, no distrito de César de Sousa, em Mogi das Cruzes, na tarde desta sexta-feira (26). O semáforo do local estava desligado, e equipes da EDP trabalhavam nos postes das duas vias. A Prefeitura informou que enviou agentes de trânsito para a região. A EDP informou que realiza obras para melhorias técnicas, visando ampliar a resiliência da rede elétrica na região de César de Sousa, se antecipando ao período chuvoso. ✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp Por volta das 13h30, caminhões da EDP, concessionária responsável pelo fornecimento de energia na região, estavam na avenida João XXIII e na rua Antonio Pinto Guedes. Equipes trabalhavam nos postes das duas vias. Motoristas precisaram redobrar a atenção para atravessar o cruzamento. Pedestres também encontraram dificuldades para atravessar, mesmo com a presença de faixas de pedestres. O g1 procurou a Prefeitura de Mogi das Cruzes às 13h47 para saber o motivo de os semáforos estarem desligados. Às 14h21, a administração informou que "a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito está ciente da ocorrência e já determinou o envio de agentes de trânsito ao local." A EDP informou que realiza obras para melhorias técnicas, visando ampliar a resiliência da rede elétrica da região de César de Sousa, se antecipando ao período chuvoso. Segundo a concessionária, a primeira etapa acontece nesta sexta-feira na rua José Lemos. "Para a realização desta operação foi executada uma manobra no sistema de distribuição de energia, limitando o impacto aos clientes, porém, por questão de segurança, os consumidores das ruas José Lemos e Martha dos Santos, além de parte da avenida João XXII, ficarão com o fornecimento interrompido até a finalização do trabalho. Todos os clientes impactados foram avisados antecipadamente." Semáforos do cruzamento da avenida João XXIII e rua Antonio Pinto Guedes não funcionavam no início da tarde desta sexta-feira Gladys Peixoto/g1 Assista a mais notícias

  24. Imagem do projeto da UBSF Jardim Botânico apresentada na assinatura do contrato Prefeitura de Uberlândia/Divulgação A Prefeitura de Uberlândia assinou as ordens de serviço para a construção de uma Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) e de um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III (Caps AD III) no Bairro Jardim Botânico. As obras somam investimento de R$ 9,8 milhões, com recursos do Governo Federal por meio do Novo PAC. Os dois equipamentos serão construídos em uma área institucional no cruzamento das ruas Raízes e Turbina. A UBSF, do tipo Porte V, receberá investimento de R$ 6,1 milhões e terá prazo de execução de 18 meses. Já o Caps AD III contará com investimento de R$ 3,7 milhões e deverá ser concluído em até 14 meses. ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Triângulo no WhatsApp As obras serão executadas pela empresa Lok Service Tecnologia Ltda., sob supervisão da Secretaria Municipal de Infraestrutura. Segundo a prefeitura, a nova UBSF ampliará a oferta de atendimentos da Atenção Primária à Saúde, com consultas, vacinação, curativos, procedimentos de enfermagem e acompanhamento das equipes de Saúde da Família. Já o Caps AD III será destinado ao atendimento especializado de pessoas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, ampliando a rede municipal de saúde mental. LEIA TAMBÉM: Prefeitura de Uberlândia libera servidores mais cedo para jogo entre Brasil e Japão; confira o expediente Uberlândia terá novo parque aberto ao público Leo Jaime, Vinny, Paulo Betti e festivais de rock e gastronomia animam o Triângulo e Alto Paranaíba ASSISTA: Base móvel de saúde começa atendimento no Parque do Sabiá em Uberlândia Base móvel de saúde começa atendimento no Parque do Sabiá em Uberlândia VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

+ Sobre nós

Image

Onde estamos: .

Rua Barão do Rio Branco, 347
Centro Itápolis/SP
3262 7482 - 3262 7483
16 99781 3817(Rega)
16 99742 1727(Daiane)
© 2018 RG Assessoria Fisco Contábil. All Rights Reserved. Designed By JKAsites