
Quando se fala em trabalhos com eletricidade, trabalhar com ferramentas isoladas ou da linha VDE é fundamental para garantir a segurança e proteção que esse tipo de atividade demanda. Profissionais que trabalham com eletricidade tem uma coisa em mente: a segurança deve ser a prioridade sempre, ainda mais operando equipamentos que podem oferecer risco à integridade em um eventual conserto ou reparo. Por isso, as ferramentas isoladas ou as ferramentas da linha VDE estão entre as principais aliadas dos eletricistas, evitando perigos desnecessários.
A grande maioria dos eletricistas preza pelos equipamentos isolados; chaves de fenda, alicates e cortadores são algumas das principais que os profissionais da área utilizam no seu dia a dia. Mas você sabe como funciona uma ferramenta isolada e como ela é mais segura nesse tipo de serviço? Nós explicaremos a seguir.
Se você precisar de uma ferramenta isolada ou da linha VDE de qualquer tipo, as melhores opções para o seu trabalho podem ser encontradas na Loja Ferramentas Gerais. A unidade em Curitiba fica na Rua João Bettega, 2876, no Portão, com atendimento de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 13h. Outra opção para consulta e compra é a loja virtual da FG, no site: www.fg.com.br.
A grande maioria dos eletricistas é adepta do uso de ferramentas isoladas no trabalho
Freepik
Proteção extra
Eletricistas e técnicos de manutenção sabem que, nem sempre, é possível desenergizar um aparelho para mexer nele. Por isso, as ferramentas isoladas se transformam na primeira medida de segurança ao operar esses equipamentos, evitando um aumento inesperado na tensão durante o trabalho e a exposição a choques elétricos.
O padrão norte-americano NFPA 70E preconiza que as ferramentas isoladas sejam utilizadas sempre que a eletricidade for superior a 50 V. No Brasil, a Norma Regulamentadora da ABNT Nº 10 (NR10) estabelece quais ferramentas devem ser isoladas no serviço com eletricidade. Entre elas estão o alicate desencapador, a chave de fenda, chave fixa e chave inglesa, entre outras. A norma nacional estabelece que “os equipamentos, dispositivos e ferramentas que possuam isolamento elétrico devem estar adequados às tensões envolvidas, e serem inspecionados e testados de acordo com as regulamentações existentes ou recomendações dos fabricantes.”
Ferramentas isoladas passam por testes de uso em situações críticas antes de serem aprovadas
Freepik
Diferenças em relação às ferramentas convencionais
Apesar de algumas ferramentas manuais terem revestimento de borracha sobre cabos de plástico, isso não é o mesmo que uma ferramenta isolada. As verdadeiras são construídas com uma combinação de materiais que bloqueiam as tensões perigosas.
Logo, esses equipamentos precisam comprovar que funcionam e suportam uso pesado, além de temperaturas extremas e chamas. Por isso, são submetidas a testes de uso em situações críticas antes de serem aprovadas.
O que significa a sigla VDE
Normalmente, as ferramentas isoladas atendem pela sigla VDE no catálogo das marcas. VDE, originalmente, se refere a “Verband der Elektrotechnik Elektronik Informationstechnik”, uma associação da Alemanha criada em 1893 e que cunhou o nome. Já nos anos 90, o nome oficial permaneceu como VDE Testing and Certification Institute, uma instituição para assegurar os padrões de segurança desse tipo de equipamento.
O padrão de isolamento VDE, resumidamente, é o tipo feito em ferramentas para trabalhar com 1.000 V em correntes alternadas, e de 1.500 V em correntes contínuas. As ferramentas com isolamento VDE são fabricadas com aço de alta qualidade para uso seguro, de fácil manuseio, com a classe de isolamento atendendo normas internacionais rígidas de segurança. Nas principais marcas, há a indicação do selo VDE, atestando que o item atende às normas internacionais, testada individualmente, proporcionando segurança e garantia de qualidade ao operador.
Linha de ferramentas manuais isoladas
Na Ferramentas Gerais, há modelos da linha VDE em ferramentas manuais de diversas marcas, como Gedore, VONDER e TMX, entre outras. Consulte o site ou vá até uma loja para conferir.
Há, ainda, modelos da linha de ferramentas manuais isoladas, que atendem a norma internacional EN/IEC 60900:2004, com cabo isolado para 1.000 V, com todas as ferramentas testadas individualmente, garantindo um trabalho muito mais seguro e eficaz para profissionais do setor elétrico.
Na linha da VONDER, por exemplo, há modelos de alicates, cabo T, catraca, chaves ajustáveis, chaves estrela, chaves fixas, chaves hexagonais, cortadores de cabos, extensões para soquetes, facas para desencapar cabos, miniarco de serra e soquetes, que trazem a máxima segurança e funcionalidade para instalações, reparos e manutenções em áreas de risco e energizadas.