Enviar uma pergunta? CLICK AQUI
Seg - Sexta: 7:30 - 17:00
Sáb-Dom Fechado
3262 7482 - 3262 7483
16 99781 3817
16 99742 1727
Rua Barão do Rio Branco, 347 - Centro
Itápolis/SP

G1 GLOBO (Tudo Diário)

Últimas notícias do Brasil e do mundo, sobre política, economia, emprego, educação, saúde, meio ambiente, tecnologia, ciência, cultura e carros. Vídeos dos telejornais da TV Globo e da GloboNews.

  1. O líder norte-coreano Kim Jong Un discursa durante a segunda reunião plenária do Nono Comitê Central do Partido dos Trabalhadores da Coreia (PTC), em Pyongyang, Coreia do Norte, nesta foto divulgada em 23 de junho de 2026 pela Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA). KCNA via Reuters O líder norte-coreano Kim Jong Un afirmou que exercer a posição do país como um Estado nuclear é a única maneira de lidar com uma situação de segurança global imprevisível e complexa, informou a agência de notícias estatal KCNA nesta terça-feira. "Incidentes e eventos inimagináveis ​​e espantosos" estão ocorrendo devido à ganância "gangster" das forças hegemônicas, tornando os confrontos em todo o mundo mais violentos, disse Kim, culpando os EUA pelo agravamento do derramamento de sangue na Europa e no Oriente Médio. Ele discursava em uma reunião do Comitê Central do Partido dos Trabalhadores, que ocorre de sábado a segunda -feira, informou a KCNA. Kim acusou os EUA e a Coreia do Sul de tornarem a situação de segurança na península coreana mais perigosa, ao reforçarem constantemente seu arsenal nuclear conjunto, cujo único propósito, segundo ele, é atacar a Coreia do Norte. Agora no g1 "Expandir e fortalecer de forma constante as forças nucleares... e exercer plenamente a posição de um Estado com armas nucleares é a maneira mais correta e singular de lidar de forma ativa e confiante com a imprevisível situação militar e política internacional, que se torna cada vez mais complexa de diversas maneiras", afirmou a KCNA. A KCNA não deu detalhes sobre as ações específicas que poderiam ser tomadas em relação ao arsenal nuclear do país. Segundo a KCNA, Kim também ordenou o aumento do arsenal de armas convencionais e acelerou a construção de um cruzador estratégico de mísseis guiados de 10.000 toneladas. Yang Moo-jin, professor da Universidade de Estudos Norte-Coreanos em Seul, afirmou que os comentários reforçam a contínua rejeição de Pyongyang à desnuclearização e sua busca pelo reconhecimento como um Estado nuclear. O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, visita uma base de produção de material nuclear e um instituto de armas nucleares em janeiro de 2025. KCNA via Reuters "A Coreia do Norte reafirma mais uma vez que as negociações sobre a desnuclearização estão fora de questão", disse Yang, acrescentando que o país só participaria de negociações "como um Estado detentor de armas nucleares, em pé de igualdade", potencialmente focando na redução de armamentos em vez do desmantelamento. Segundo ele, essas conversas implicariam a aceitação de uma dissuasão mínima e exigiriam o alívio das sanções, diferindo fundamentalmente das propostas de desnuclearização gradual, como as apresentadas pelo presidente sul-coreano Lee Jae Myung ao presidente dos EUA, Donald Trump, na cúpula do G7. Yang afirmou que as referências feitas na reunião do partido ao Grupo Consultivo Nuclear EUA-Coreia do Sul, um órgão criado para deter a ameaça nuclear da Coreia do Norte, e às ambições de Seul de desenvolver um submarino de propulsão nuclear estavam sendo usadas por Pyongyang para justificar seu programa nuclear. A Coreia do Norte desafiou uma série de sanções impostas pelas Nações Unidas e pelos Estados Unidos entre 2006 e 2017, que proibiam Pyongyang de desenvolver armas nucleares e mísseis balísticos para lançá-las. Sua postura alarmou as potências regionais. Escalada nuclear pode ser fatal para a humanidade: 'Vida na Terra seria inviabilizada', diz especialista O país declarou-se um Estado nuclear e afirmou que nada o convenceria a abandonar suas armas atômicas, apesar de anos de esforços diplomáticos dos EUA, da China e da Coreia do Sul. A reunião do partido também destacou o esforço para modernizar a indústria do carvão e revitalizar as comunidades mineiras, o que Kim descreveu como uma prioridade estratégica. "O carvão continua sendo, efetivamente, o principal recurso energético da Coreia do Norte", disse Yang, observando os planos de modernização do setor com o objetivo de aliviar a escassez crônica de energia.

  2. A Prefeitura de Montes Claros vem realizando obras de drenagem em diversas regiões da cidade. A medida vem colocando um fim em problemas históricos de alagamento. No Bairro de Lourdes, na região central de Montes Claros, as obras de implantação de sistema de drenagem estão acontecendo no ponto de confluência entre as ruas Almandina e Wolfrânio. No local está sendo realizada a colocação de manilhas, o que vai garantir melhor captação e escoamento das águas pluviais. O cruzamento possui grande fluxo de veículos e pedestres, sendo um importante ponto de acesso para a Escola de Educação Especial Vovó Clarice, instituição de ensino que possui convênio com a Prefeitura para atender alunos com deficiências intelectuais e múltiplas. “Vamos poder dormir tranquilos!”, comemora a costureira Maria das Graças Marlon Rodrigo A costureira Maria das Graças, moradora do bairro, comemora o início das obras. “Só de saber que vamos poder dormir tranquilos em períodos de chuva me alegra muito. Essa obra vai acabar com os nossos problemas”, antecipa. Prefeitura abre caminhos para um futuro com mais segurança Marlon Rodrigo

  3. Durante a Copa, a casa também ocupa um papel central nos encontros. Salas conectadas à cozinha, varandas integradas e áreas preparadas para receber ganham importância em dias marcados por jogos, visitas e momentos compartilhados. A Copa inspira encontros em casa, e a Vilarejo acompanha esse momento com ofertas exclusivas para renovar os ambientes. Com essa movimentação, os projetos integrados passam a ter ainda mais relevância. Eles melhoram a circulação, aproximam os ambientes e tornam o uso da casa mais prático nos dias de jogo. Uma casa pensada para reunir, acolher e transformar encontros em memórias especiais. Acervo Internet. A continuidade visual tem papel importante nesse resultado. O uso do mesmo revestimento entre sala, cozinha e varanda cria uma leitura mais uniforme e ajuda a ampliar a sensação de espaço. Por isso, porcelanatos de grandes formatos, superfícies acetinadas e materiais com aparência natural estão entre as soluções mais indicadas para esse tipo de projeto. A praticidade também ganha destaque. Áreas integradas pedem materiais resistentes, fáceis de limpar e preparados para uso constante, especialmente em períodos de maior circulação dentro de casa. Um ambiente planejado para acolher encontros, receber com conforto e transformar a rotina da casa em momentos mais especiais. Acervo Internet. Com mais de 350 mil metros quadrados de revestimentos em estoque, a Vilarejo garante agilidade no atendimento e mais segurança para quem precisa manter o andamento da obra sem interrupções. Consultoria personalizada nas lojas Vilarejo em Araruama, Maricá, Cabo Frio, Búzios, Rio das Ostras, Macaé, Campos dos Goytacazes e Niterói.

  4. A praticidade passou a influenciar cada vez mais as escolhas dentro de casa. Em projetos residenciais, materiais que facilitam a limpeza e acompanham o ritmo dos ambientes ganham espaço, principalmente em áreas integradas e locais de maior circulação. Nesse contexto, porcelanatos e pisos vinílicos aparecem entre as soluções mais procuradas. Além da variedade de acabamentos, os materiais oferecem manutenção simples, boa resistência e desempenho adequado para o uso constante, sem comprometer a estética dos ambientes. Beleza, praticidade e acabamento impecável em cada metro do seu projeto. Acervo Internet. Os porcelanatos se destacam pela durabilidade e facilidade de conservação. Modelos acetinados, cimentícios e de grandes formatos ajudam a reduzir marcas visuais, simplificam a limpeza e criam uma leitura mais uniforme dos espaços. Já os vinílicos chamam atenção pelo conforto no uso diário. O toque mais agradável, a redução de ruídos ao caminhar e a instalação mais prática fazem do material uma escolha frequente para salas, quartos e áreas de convivência. Conforto, aconchego e praticidade para transformar qualquer ambiente. Acervo Internet. O que ganha destaque nos materiais de manutenção simples Superfícies acetinadas com menor marcação visual Grandes formatos que reduzem emendas aparentes Pisos vinílicos com conforto acústico e térmico Materiais resistentes à umidade e ao uso frequente Limpeza prática para a rotina da casa Outro aspecto valorizado é a continuidade visual. O uso dos mesmos materiais entre diferentes ambientes cria uma leitura mais fluida da casa e contribui para espaços mais organizados e agradáveis. Na Vilarejo, essa escolha conta com apoio técnico desde o início. A loja oferece profissional para especificação sem custo, contribuindo para um planejamento mais preciso e reduzindo a possibilidade de erros na aplicação. Com mais de 350 mil metros quadrados de revestimentos em estoque, a Vilarejo garante agilidade no atendimento e mais segurança para quem está construindo ou reformando. Consultoria personalizada nas lojas Vilarejo em Araruama, Maricá, Cabo Frio, Búzios, Rio das Ostras, Macaé, Campos dos Goytacazes e Niterói.

  5. A elaboração da nova Lei de Zoneamento representa uma das etapas fundamentais do processo de planejamento territorial Foto Secom A Secretaria de Licenciamento, Habitação e Urbanismo de Rio das Ostras iniciou os estudos técnicos voltados à elaboração da Nova Lei de Zoneamento Urbano do município. Com o propósito de atender às demandas contemporâneas e ordenar o crescimento para as próximas décadas, a iniciativa busca alinhar o desenvolvimento econômico à qualidade ambiental, tornando a cidade mais atrativa para investimentos e potencializando sua vocação turística. A nova legislação representa uma etapa crucial no processo de planejamento territorial, sendo desenvolvida de forma integrada à revisão do Plano Diretor para transformar diretrizes estratégicas em regras claras de uso e ocupação do solo. Enquanto o Plano Diretor estabelece a visão de longo prazo, o Zoneamento define as particularidades de cada região, considerando aspectos como mobilidade urbana, infraestrutura e dinâmicas sociais. O secretário municipal de Licenciamento, Habitação e Urbanismo, Ricardo Carvalho, ressalta que a elaboração do projeto exige um olhar amplo sobre o município, equilibrando a preservação das características locais com as transformações necessárias para o progresso. Segundo o gestor, questões fundamentais como acessibilidade, trânsito e qualidade ambiental são pilares desse planejamento. Reforçando esse caráter de melhoria contínua, o coordenador de Urbanismo, Marcelo Portes, explica que o Zoneamento é um instrumento cíclico. "Rio das Ostras cresceu de forma rápida e espraiada, com a malha viária desarticulada. O Zoneamento tem a função de estabelecer parâmetros que conduzam a reestruturação urbana, tornando a cidade mais atrativa e funcional para a população", afirma Portes. Verônica dos Santos, que compõe a equipe técnica ao lado dos também arquitetos e urbanistas Paulo Cesar Medeiros, Daniel de Azeredo e Jefferson de Araújo, que enfatizam o conceito de sustentabilidade como um eixo central. Para Verônica, a sustentabilidade não se limita à preservação ambiental, mas abrange o desenvolvimento social e a viabilidade econômica, fundamentais para otimizar a infraestrutura urbana e proteger os recursos naturais. Com este trabalho de base técnica e estratégica, Rio das Ostras reafirma o seu compromisso com um crescimento ordenado, visando construir uma cidade com mais qualidade de vida, eficiente e preparada para os desafios do futuro.

  6. Como é o dia de folga de um jogador da Seleção Brasileira: família reunida e descanso A eliminação do Brasil na Copa do Mundo do Catar deixou marcas profundas dentro e fora de campo — especialmente para o zagueiro Marquinhos. Em relato emocionado, a esposa do jogador, Carol Cabrino relembrou o impacto do pênalti perdido nas quartas de final e o papel da família na recuperação do atleta. “Foi o pior momento das nossas vidas, eu diria”, afirmou. Esposa de Marquinhos relembra apoio após pênalti que eliminou Seleção na Copa do Catar Reprodução/TV Globo Segundo ela, o jogador ficou abalado após a cobrança desperdiçada — uma das decisivas na eliminação da seleção brasileira. A frustração extrapolou o campo e chegou às mensagens enviadas à família. “Ele me mandava mensagem dizendo: ‘sou uma vergonha para vocês, para minha família’”, contou. Diante do momento de fragilidade emocional, ela assumiu o papel de apoio direto ao atleta. “Aí foi onde eu entrei: ‘para com isso’. Foi muito importante a gente, juntos, família, entender que está tudo bem, não desiste, continua fazendo o que você sabe fazer”, disse. Esposa de Marquinhos relembra apoio após pênalti que eliminou Seleção na Copa do Catar Reprodução/TV Globo LEIA TAMBÉM: 'Convocadas': esposas e familiares são a base emocional dos craques na Copa Presença próxima da família na Copa de 2026 A presença dos familiares próximos aos jogadores tem sido constante durante a Copa, com casas alugadas próximas à concentração da seleção. Nos dias de folga, esse contato direto funciona como uma espécie de refúgio emocional para os atletas. Carol Cabrino contou ter levado uma equipe completa para acompanhar o marido durante o torneio. Além dos parentes, a comitiva inclui profissionais contratados. "Eu trouxe a minha família. Minha família é meu pai, minha mãe, minha irmã... e aí eu tenho duas sobrinhas, tenho meus quatro filhos, então eu trouxe uma pessoa pra ajudar, que é a babá; tem a minha assessora, meu filmmaker, tem uma cozinheira que eu trouxe de Paris e o Yuri e o Tom -- que são dois amigões que jogavam com o Marquinhos no Corinthians", conta Carol ao Fantástico, da TV Globo. Carol Cabrino, esposa de Marquinhos, organizou uma grande estrutura para apoiar o zagueiro Reprodução/TV Globo GloboPop: clique para ver os vídeos do palco do Fantástico Ouça os podcasts do Fantástico ISSO É FANTÁSTICO Confira também:

  7. Pedestres se protegem do frio na região da Avenida Paulista, em São Paulo. Dario Oliveira/Estadão Conteúdo A onda de frio que chegou ao Brasil no início da semana vai ganhar força nesta terça-feira (23) e deve provocar uma queda mais acentuada das temperaturas em boa parte do Centro-Sul do país. O frio será mais intenso na Região Sul, mas o ar polar também alcança áreas do Sudeste, do Centro-Oeste e até o sudoeste da Amazônia nos próximos dias. A frente fria associada a essa mudança no tempo espalha chuva por São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso e, depois, deve alcançar partes de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Goiás. 📱Favorite o g1 no Google e acompanhe as principais notícias do dia O maior impacto da massa de ar polar será sentido no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná. Depois da chuva registrada na segunda-feira (22), o tempo começa a ficar mais firme em grande parte da região nesta terça, abrindo espaço para um resfriamento mais intenso entre a madrugada e o início da manhã. Existe possibilidade de temperaturas abaixo de 0°C no Rio Grande do Sul, além de geada em várias áreas gaúchas, no oeste catarinense e no sudoeste paranaense. Onda de frio vai até sexta-feira (26). Arte/g1 - Bruna Azevedo 📱Baixe o app do g1 para ver notícias em tempo real e de graça Nas áreas mais elevadas das serras gaúcha e catarinense, não está descartada a ocorrência de precipitação invernal durante a madrugada. A possibilidade, porém, depende da combinação entre umidade e temperaturas suficientemente baixas e não significa necessariamente neve acumulada. O vento de sul também aumenta a sensação de frio, principalmente perto do litoral. As rajadas podem variar entre 40 km/h e 50 km/h em vários pontos da Região Sul e chegar perto de 70 km/h no litoral do Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina. O mar deve permanecer agitado, e o Instituto Nacional de Meteorologia mantém aviso de ventos costeiros para trechos da costa gaúcha e catarinense até o fim desta terça-feira. Neve, chuva congelante, chuva congelada e geada: entenda as diferenças entre os fenômenos Agora no g1 Em Porto Alegre (RS), a terça começa sob muitas nuvens, mas o tempo melhora gradualmente e o sol pode aparecer ao longo do dia. A temperatura máxima deve ficar perto dos 13°C. Curitiba (PR) pode registrar garoa desde as primeiras horas, e os termômetros não devem passar muito dos 16°C. Na Serra Gaúcha e no sul do Rio Grande do Sul, as máximas podem ficar entre 13°C e 14°C. ☁️ Veja a previsão do tempo na sua cidade A previsão indica que a chuva ficará mais restrita ao litoral do Paraná nesta terça. Nas demais áreas do Sul, o predomínio será de tempo seco e poucas nuvens. Na quarta-feira (24), a tendência é de ausência de chuva em praticamente toda a região, o que pode favorecer outra madrugada fria, principalmente nos pontos mais altos e afastados dos grandes centros urbanos. Previsão de temperatura mínima nesta terça (23) em todo o Brasil. CPTEC/Inpe No Sudeste, a principal mudança nesta terça será o avanço da frente fria por São Paulo. A chuva pode começar ainda durante a madrugada e se espalhar ao longo do dia por grande parte do estado. Há possibilidade de pancadas moderadas ou fortes, trovoadas e temporais isolados no norte e no noroeste paulista, na Grande São Paulo, em Campinas, Sorocaba, na Baixada Santista e no Vale do Paraíba. O Instituto Nacional de Meteorologia publicou aviso de chuvas intensas para áreas paulistas, mineiras, fluminenses, goianas e sul-mato-grossenses. A previsão indica volumes entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros ao longo do dia, além de ventos entre 40 km/h e 60 km/h. O alerta aponta baixo risco de alagamentos, quedas de galhos, interrupções no fornecimento de energia e descargas elétricas. LEIA TAMBÉM: Raro e espetacular: caverna no Brasil só recebe luz por 3 meses e vira cenário de outro planeta Como Peru transformou um dos desertos mais áridos do mundo em um centro de produção de alimentos 80% dos corais do planeta sofreram branqueamento moderado ou severo, mostra estudo inédito Em São Paulo (SP), as pancadas podem ocorrer desde a manhã e continuar em diferentes momentos do dia. A máxima deve ficar perto dos 21°C, e a menor temperatura pode ser registrada à noite, depois da entrada do ar mais frio. A combinação entre chuva, vento e pouca elevação dos termômetros deve deixar a sensação térmica mais baixa. A frente fria também leva instabilidade ao Triângulo Mineiro e ao sul de Minas Gerais. No sul do Rio de Janeiro, a chuva deve ganhar força entre o fim da tarde e a noite. Já Belo Horizonte (MG) ainda terá predomínio de sol nesta terça, e a máxima pode chegar aos 27°C. No Rio de Janeiro (RJ), o dia começa sob sol e poucas nuvens, mas a nebulosidade aumenta, e há previsão de chuva fraca à noite. Antes da chegada do ar frio, a máxima pode alcançar 30°C. Previsão de chuva nesta terça em todo o país. CPTEC/Inpe Na quarta-feira, a chuva avança para o norte de São Paulo, o sul de Minas Gerais, a Zona da Mata mineira e a Serra Fluminense. As temperaturas mínimas podem ficar perto dos 12°C no sul mineiro e variar entre 14°C e 16°C em outras áreas da região. O frio deve se tornar mais perceptível no Sudeste depois da passagem da chuva, especialmente entre a noite de quarta e as primeiras horas de quinta-feira (25). Os maiores acumulados previstos para a semana podem chegar pontualmente a 70 milímetros no norte e no leste paulista, na Serra da Mantiqueira, no Vale do Paraíba e no sul de Minas Gerais. A chuva, no entanto, não será distribuída de forma uniforme: algumas cidades podem ter pancadas fortes em pouco tempo, e outras registrar volumes menores. No Centro-Oeste, a frente fria mantém a previsão de chuva nesta terça em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. As pancadas podem ocorrer desde as primeiras horas do dia e ganhar intensidade em alguns momentos, sobretudo no leste sul-mato-grossense e no sudeste mato-grossense. O extremo sul de Goiás também pode registrar temporais isolados. Campo Grande (MS) terá possibilidade de chuva desde a madrugada, inicialmente de forma localizada. As instabilidades aumentam ao longo do dia, e a máxima deve ficar em torno dos 19°C. Cuiabá (MT) pode registrar chuva entre a madrugada e a manhã, seguida de tempo mais firme e muitas nuvens. A máxima deve ficar perto dos 23°C, valor abaixo do habitual para a capital mato-grossense. 📱GloboPop: confira o palco do Jornal Nacional na plataforma de vídeos verticais da Globo Indicadores sobre o clima estão em alerta vermelho LEIA TAMBÉM: Cientistas descobrem formação geológica no Triângulo das Bermudas que pode explicar mistérios da região Japoneses processam governo por inação climática e pedem indenização É #FAKE que Amazônia não contribui para equilibrar clima do mundo

  8. Quem é o torcedor da RD Congo que fica imóvel durante as partidas e homenageia um herói Depois de não conseguir viajar a tempo para os EUA, devido a problemas com a epidemia de ebola, Michel Kuka Mboladinga deverá estar presente em meio a torcida da República Democrática do Congo no jogo desta terça-feira (23), contra a Colômbia pela segunda rodada da Copa do Mundo de 2026. 📱Favorite o g1 no Google e acompanhe as principais notícias do dia Messi supera Klose e é o maior artilheiro da história das Copas Vestido com as cores da bandeira do país, imóvel durante toda a partida e com braço erguido, Mboladinga se tornou um dos principais símbolos da seleção congolesa por homenagear um herói nacional morto há mais de seis décadas. A pose reproduz a imagem de Patrice Lumumba, líder da independência da República Democrática do Congo e considerado um dos principais símbolos da luta anticolonial na África. Mboladinga ficou famoso durante a Copa Africana de Nações de 2025, quando ficava imóvel, por 90 minutos nas arquibancadas, reproduzindo a postura da estátua erguida em homenagem ao ex-primeiro-ministro em Kinshasa, capital do país. A homenagem viralizou, chamando a atenção dos torcedores, da mídia e da seleção congolesa, que convocou o torcedor para fazer parte da delegação oficial do país. O torcedor da República Democrática do Congo Michel Kuka Mboladinga posa caracterizado como uma estátua de Patrice Lumumba, herói da independência do país. REUTERS/Siphiwe Sibeko/Foto de arquivo Quem foi Patrice Lumumba? Considerado um herói nacional, Patrice Emery Lumumba foi o principal líder do movimento que levou a República Democrática do Congo à independência da Bélgica em 1960. Antes disso, o território viveu um dos períodos coloniais mais violentos da história moderna. Inicialmente controlado pelo rei Leopoldo II da Bélgica, o chamado Estado Livre do Congo foi palco de um regime marcado por trabalho forçado, mutilações, massacres e exploração da população local para extração de recursos naturais. Historiadores estimam que até 10 milhões de congoleses morreram entre o fim do século XIX e o início do século XX. Foi nesse contexto que surgiu Lumumba. Defensor da unidade nacional e da autodeterminação dos povos africanos, ele fundou o Movimento Nacional Congolês (MNC) e se tornou a principal voz da independência do país. Em junho de 1960, quando o Congo conquistou sua independência, Lumumba assumiu o cargo de primeiro-ministro. Seu governo, porém, durou poucos meses. Em meio à Guerra Fria, o líder passou a ser visto com desconfiança por potências ocidentais. Ele foi deposto em um golpe liderado pelo então coronel Joseph Mobutu, que posteriormente governaria o país como ditador por mais de três décadas. Patrice Lumumba, herói da República Democrática do Congo. Reprodução Preso por seus adversários, Lumumba foi executado em 17 de janeiro de 1961. Investigações realizadas décadas depois apontaram o envolvimento de autoridades belgas e da Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA) na conspiração que levou à sua morte. Após o assassinato, seu corpo foi dissolvido em ácido para impedir que o túmulo se transformasse em local de peregrinação política. Restou apenas uma coroa dentária de ouro, devolvida à família de Lumumba pela Bélgica apenas em 2022, mais de 60 anos após sua morte. A morte transformou o ex-primeiro-ministro em mártir da independência congolesa e em símbolo da luta contra o colonialismo em toda a África. Agora, na Copa do Mundo de 2026, a imagem do líder reaparece para acompanhar a seleção da RD Congo em sua segunda participação na história. A única presença anterior havia sido em 1974, ainda sob o nome de Zaire O torcedor da República Democrática do Congo Michel Kuka Mboladinga caracterizado como Patrice Lumumba. AP

  9. Vídeo mostra momento em que fornecedor de armas do CV é preso em Suriname A Polícia Federal (PF) prendeu neste fim de semana, na Operação Red Fox, Arnaldo Ribeiro, apontado como fornecedor de armas do Comando Vermelho (CV) que estava no Suriname e movimentou R$ 150 milhões. Foi ao negociar um lote de 10 fuzis AK-47 com o traficante Edgard Alves Andrade, o Doca, um dos chefes do Comando Vermelho, que o nome de Arnaldo Ribeiro entrou no radar da Polícia Federal. Esse maranhanse, de 40 anos, é apontado pela PF como o principal fornecedor de armas da facção carioca que se utiliza da fronteira norte. Baseado no Suriname, morando em uma mansão na capital, Paramaribo, Arnaldo é suspeito de controlar a rota que deu origem à operação Red Fox, deflagrada pela Polícia Federal durante o fim de semana. Em suas contas bancárias, chamou a atenção dos investigadores uma movimentação considerada "atípica" da ordem de R$ 153 milhões. A Operação Red Fox foi deflagrada para cumprir 13 mandados de prisão, expedidos pela 5ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro. A Justiça determinou o bloqueio de meio bilhão de reais em bens, além da suspensão das atividades econômicas da empresa de fachada. De acordo com as investigações da Superintendência da PF no Rio de Janeiro e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público Federal (Gaeco/MPF), Arnaldo Ribeiro ainda é suspeito de receber R$ 150 mil, em valores fracionados em contas bancárias de sua propriedade. Arnaldo Ribeiro Reprodução Para os investigadores, Arnaldo Ribeiro era o "recebedor direto" do dinheiro obtido com a venda de armas. Com o dinheiro em conta, Arnaldo, segundo a investigação, repassou os valores para outros operadores. Para a sua mulher, Denise Mendonça, por exemplo, foram enviados R$ 26,6 milhões. Arnaldo e a mulher, Denise Mendonça, foram detidos pela polícia surinamesa em uma mansão em Paramaribo e extraditados. O casal recebeu voz de prisão pela PF ao desembarcar em Belém (PA). O g1 apurou que Arnaldo tratava diretamente com Edgard Alves Andrade, o Doca, um dos chefões do CV e que está foragido. Doca foi um dos alvos de prisão da Operação Red Fox, mas não foi encontrado. As vindas ao Complexo da Penha eram constantes, mas desde a Operação Contenção, em outubro de 2025, Arnaldo não veio mais ao Rio se fixando numa mansão luxuosa no Suriname. Mansão em Paramaribo, no Suriname, onde o fornecedor de armas do Comando Vermelho Arnaldo foi preso Reprodução

  10. RJ1 explica as consequências de não declarar o Imposto de Renda A Receita Federal abre nesta terça-feira (23), às 9h, a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), referente a junho de 2026. O pagamento será realizado no dia 30 de junho. Com R$ 16 bilhões destinados a 9,58 milhões de contribuintes, este é o maior lote de restituição da história em número de beneficiados. O valor é o mesmo do primeiro lote de 2026, pago em maio. 📱 Favorite o g1 no Google e acompanhe as principais notícias do dia. Juntos, os dois pagamentos devem contemplar cerca de 80% das restituições previstas para este ano, segundo a Receita Federal. (veja aqui como consultar) Somados, os dois primeiros lotes de restituição do Imposto de Renda de 2026 vão beneficiar 18,3 milhões de contribuintes, com pagamentos que totalizam R$ 32 bilhões. Quem recebe neste lote O pagamento será feito em 30 de junho. Do total, R$ 4,49 bilhões serão destinados a contribuintes com prioridade legal, distribuídos da seguinte forma: 155.060 restituições para idosos acima de 80 anos; 1.106.923 restituições para idosos entre 60 e 79 anos; 106.294 restituições para pessoas com deficiência física ou mental ou com moléstia grave; 507.768 restituições para contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério. Além disso, 7.709.752 restituições serão destinadas a contribuintes que ganharam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida e/ou optado pelo recebimento via Pix. Segundo a Receita, não haverá pagamento para contribuintes sem prioridade neste lote. Veja o calendário da restituição do IR 2026 Os pagamentos das restituições do IRPF 2026 serão feitos em quatro lotes, segundo informações da Receita. Veja as datas dos pagamentos: 1º lote: 29 de maio 2º lote: 30 de junho 3º lote: 31 de julho 4º lote: 28 de agosto Como fazer a consulta? Imposto de renda Marcos Serra/g1 O contribuinte pode verificar se vai receber neste lote por meio da página da Receita na internet. Basta clicar na opção "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição". A página oferece orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC. Caso identifique alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificá-la, corrigindo as informações. A Receita Federal disponibiliza, também, aplicativo para tablets e smartphones que permite consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF. Em nota oficial, o Fisco afirma que "assume o compromisso de realizar pagamento de restituições apenas em conta bancária de titularidade do contribuinte". Assim, vale destacar que as rotinas de segurança da Receita impedem o pagamento caso ocorra erro nos dados bancários informados ou algum problema na conta de destino. "Para não haver prejuízo ao contribuinte, a Receita oferece o serviço de reagendamento disponibilizado pelo Banco do Brasil pelo prazo de até um ano da primeira tentativa de crédito. Assim, o contribuinte poderá corrigir os dados bancários para uma conta de sua titularidade", afirma a nota. Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones: 4004-0001 (capitais) 0800-729-0001 (demais localidades) 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) Ao utilizar esse serviço o contribuinte deve informar o valor da restituição e o número do recibo da declaração. Depois, é só aguardar a nova tentativa de crédito. Caso o contribuinte não resgate sua restituição dentro do prazo, precisará fazer um requerimento pelo Portal e-CAC. Malha fina Ao realizar a consulta, o contribuinte também poderá saber se há alguma pendência em sua declaração que impeça o pagamento da restituição, ou seja, se ele caiu na chamada "malha fina". Para saber a situação de sua declaração do IR, o trabalhador deve buscar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) da Receita Federal na internet. Acesso se dá mediante o uso da conta gov.br, nos níveis prata ou ouro. Contribuinte deve procurar, no serviço, por "declarações e demonstrativos". Em seguida deve buscar o "Meu Imposto de Renda", e consultar a declaração de 2026. O Fisco informará: Se a declaração foi processada (situação regular); Se há pendências (malha fina). No caso de haver pendência, isso quer dizer que a declaração caiu na malha fina do leão, ou seja, foi retida por conta de divergências de dados com aqueles que o Fisco possui sobre o contribuinte. Nesse caso, a inconsistência pode ser resultado de uma informação errada informada pelo próprio contribuinte, pela empresa na qual trabalha (fonte pagadora) ou até mesmo terceiros (prestadores de serviços). Ao entrar no Centro Virtual de Atendimento, a Receita Federal informará qual a divergência na declaração retida em malha fina, e como resolver o problema. No caso de o trabalhador ter informado um dado errado, ele deve enviar uma declaração retificadora para corrigir a informação. Assim que a isso for feito pelo trabalhador, sua declaração sai da malha fina. No caso de a fonte pagadora, ou de uma prestadora de serviços (da qual o contribuinte incluiu uma nota fiscal em sua declaração) ter errado, o contribuinte deve aguardar a retificação da informação.

  11. Veja quem pode substituir Keir Starmer como primeiro-ministro do Reino Unido O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, anunciou na segunda-feira (22) que renunciará à liderança do governo britânico, o que abriu caminho para que o país tenha seu sétimo líder em um período de 10 anos. ✅ Siga o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp O caos remonta ao referendo do Brexit, que completa exatamente 10 anos nesta terça-feira (23). O referendo deu início ao processo de saída do Reino Unido da União Europeia, que foi oficializada em 2020. Nos anos após a votação, o Reino Unido tentou traçar seu próprio caminho, mas teve dificuldades para impulsionar sua economia de baixo crescimento, prejudicada por altas dívidas e pelo aumento dos gastos sociais, em um momento de crescente volatilidade geopolítica. LEIA TAMBÉM: Show de Taylor Swift, Epstein e economia: entenda crise que derrubou o premiê com o melhor resultado nas urnas em 10 anos O que acontece no Reino Unido após a renúncia de Keir Starmer; entenda próximos passos Quem pode substituir Keir Starmer como primeiro-ministro do Reino Unido Veja abaixo uma linha do tempo dos principais acontecimentos políticos no Reino Unido nesse período, e os premiês que passaram pelo governo britânico: Junho de 2016: Reino Unido aprova Brexit, e premiê James Cameron renuncia Os britânicos chocaram o mundo ao votar por 52% a 48% pela saída da União Europeia, encerrando uma união de mais de 40 anos e mergulhando o país em sua maior crise política desde a Segunda Guerra Mundial. O primeiro-ministro conservador David Cameron renunciou e o partido escolheu Theresa May como sua sucessora. Junho de 2017: Aposta em eleição antecipada dá errado Em alta nas pesquisas e buscando uma maioria maior no Parlamento para aprovar a legislação do Brexit, Theresa May convocou eleições antecipadas. Os conservadores perderam a maioria no pleito e formaram o novo governo ao fechar acordo com o Partido Unionista Democrático, pró-Reino Unido, da Irlanda do Norte. Maio de 2019: Paralisia do Brexit, Theresa May renuncia e Boris Johnson assume Theresa May deixou o cargo após não conseguir romper o impasse parlamentar sobre como o Reino Unido deveria sair da UE. Boris Johnson, um dos principais rostos da campanha pró-Brexit, venceu a disputa interna no Partido Conservador para a suceder à frente do governo britânico. Dezembro de 2019: Boris Johnson leva conservadores a vitória expressiva Com o parlamento paralisado pelo Brexit, Boris Johnson convocou eleições antecipadas. Com o slogan “Concluir o Brexit”, ele conduziu os conservadores à maior vitória eleitoral desde a ampla vitória de Margaret Thatcher em 1987. Janeiro de 2020: Brexit é concluído Boris Johnson utilizou seu mandato para aprovar um acordo do Brexit no Parlamento e em Bruxelas, e o Reino Unido deixou a UE em 31 de janeiro de 2020, tornando-se o primeiro país a se retirar do bloco. Julho de 2022: Boris Johnson é deposto Uma longa lista de escândalos e erros de Boris Johnson, incluindo incidentes relacionados à pandemia de Covid-19, tornaram seu governo insustentável. Ele renunciou após uma revolta ministerial contra ele. Setembro de 2022: Governo caótico de Liz Truss Liz Truss venceu Rishi Sunak na disputa para suceder Boris Johnson. Seu “miniorçamento”, com cortes de impostos sem financiamento, assusta os mercados financeiros, elevando fortemente os custos de empréstimos e prejudicando ainda mais a reputação do país, que buscava estabilidade política e fiscal. Ela permaneceu apenas 44 dias no cargo antes de anunciar sua renúncia. Outubro de 2022: Rishi Sunak se torna primeiro-ministro Sunak assumiu como o terceiro primeiro-ministro do Reino Unido em um período de poucos meses, prometendo restaurar a estabilidade do governo. Ele fez cinco promessas principais focadas na economia, na contenção da imigração ilegal e na melhoria do sistema de saúde. Em fevereiro de 2023, Sunak fechou um acordo com a UE sobre regras comerciais para a Irlanda do Norte, o que melhorou as relações com o bloco. Maio de 2024: Rishi Sunak convoca eleições Atrás do Partido Trabalhista por cerca de 20 pontos nas pesquisas, Sunak convocou eleições para 4 de julho. Julho de 2024: Starmer é eleito primeiro-ministro “Dissemos que acabaríamos com o caos e vamos acabar”, disse Keir Starmer, líder do Partido Trabalhista, em 5 de julho de 2024, após vencer uma eleição com ampla margem, mas com a menor participação de votos de um governo majoritário na história moderna. O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, reage ao anunciar o cronograma de sua renúncia, em frente ao número 10 da Downing Street, em Londres REUTERS/Jaimi Joy Agosto de 2024: Starmer alerta que "as coisas vão piorar" Starmer alertou sobre o estado das finanças públicas, dizendo que o Partido Trabalhista herdou “um buraco econômico” e afirmou aos eleitores que “as coisas vão piorar antes de melhorar”. Outubro de 2024: Primeiro orçamento do Partido Trabalhista A ministra das Finanças, Rachel Reeves, anunciou aumentos de impostos de £40 bilhões por ano, principalmente por meio da elevação das contribuições previdenciárias dos empregadores, colocando a carga tributária no caminho de atingir seu nível mais alto em tempos de paz e provocando protestos do setor empresarial. Fevereiro de 2025: Partido Reform UK de Nigel Farage cresce O partido de direita anti-imigração Reform UK ultrapassou o Partido Trabalhista em uma pesquisa nacional pela primeira vez. O Reform UK, liderado pelo defensor do Brexit Nigel Farage, lidera as pesquisas de intenção de voto desde então. Junho de 2025: Rebelião força Starmer a voltar atrás em assistência social Starmer se viu forçado a reverter planos de cortar gastos sociais após parlamentares de seu próprio partido ameaçarem derrubar o governo. Setembro de 2025 a abril de 2026: Escândalo Mandelson A pressão sobre Starmer aumentou devido à nomeação de Peter Mandelson como embaixador do Reino Unido em Washington. Mandelson foi posteriormente demitido por suas ligações com o falecido criminoso sexual Jeffrey Epstein. Esse fato levantou questionamentos sobre o julgamento de Starmer e o processo de verificação da ficha de Mandelson, e desencadeou uma nova crise no governo britânico. Maio de 2026: Desastre nas eleições locais O Partido Trabalhista sofreu grandes perdas nas eleições locais na Inglaterra e nas votações para as assembleias da Escócia e do País de Gales, o que aprofundou dúvidas sobre a capacidade de Starmer de governar. O Reform UK foi o principal beneficiário desse pleito e suas implicações na política interna britânica. Maio de 2026: Wes Streeting renuncia como ministro da Saúde O ministro da Saúde, Wes Streeting, renunciou dizendo ter perdido a confiança na liderança de Starmer e pediu uma disputa pela liderança do partido. Junho de 2026: Ministro da Defesa, John Healey, renuncia O ministro da Defesa, John Healey, entregou o cargo após uma disputa de meses sobre gastos militares, acusando Starmer de não comprometer os recursos necessários para manter o país seguro diante de ameaças crescentes. Junho de 2026: Andy Burnham mostra que pode vencer o Reform UK O prefeito de Manchester, Andy Burnham, venceu uma eleição no norte da Inglaterra, derrotando o Reform UK e retornando a Westminster, removendo um obstáculo importante para qualquer desafio à liderança de Starmer. Streeting, que havia dito anteriormente que participaria de uma disputa pela liderança, passou a apoiar Burnham, fortalecendo sua posição como principal candidato.

  12. Morte em rope jump: novo preso retirou câmera de jovem lançada sem corda Um dos três presos no último fim de semana pela morte de Maria Eduarda Rodrigues de Freitas, que foi lançada sem cordas em um salto rope jump, retirou a câmera que estava presa à jovem logo após a tragédia. A informação consta no pedido de prisão feito à Justiça pela Polícia Civil e Ministério Público (MP) contra João Antônio Pivetta Ribeiro da Silva, de 35 anos. Além de João, também foram presos temporariamente no fim de semana Evelyne dos Santos Gonçalves, de 43 anos, apontada como responsável pelo grupo que realizava os saltos, e Gabriel Barros Martins, de 30 anos. Já Luis Felipe Feliciano Egoroff, Maicon Fernandes Cintra e Vitor de Freitas Gonçalves, instrutores presos desde o dia da tragédia, foram indiciados pela Polícia Civil nesta segunda-feira (22) por homicídio com dolo eventual (veja abaixo detalhes). ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Piracicaba no WhatsApp Segundo o MP, João Antônio estava na base da ponte no momento do salto de Maria Eduarda e removeu a câmera que ela segurava. A câmera, que ainda não foi encontrada, é considerada essencial pelos investigadores para a reconstrução do caso. "João Antônio Pivetta Ribeiro da Silva, posicionado na base da estrutura com função operacional durante o evento, detinha condições objetivas de perceber eventual irregularidade na fixação dos equipamentos da vítima e de comunicá-la à equipe no topo por meio de rádio, comunicação que, em tese, não foi realizada. Ademais, aproximou-se do corpo da vítima imediatamente após a queda e removeu a câmera GoPro que ela segurava, praticando conduta de supressão de elemento probatório central à investigação", disse o Ministério Público. Suspeitos de apagar conteúdos digitais e de desaparecer com a câmera que gravava o salto que resultou na morte de Maria Eduarda Rodrigues de Freitas, em Limeira (SP) Wesley Justino/EPTV LEIA TAMBÉM: Jovem que morreu após ser lançada sem cordas em rope jump planejava se casar em breve Apaixonada por natureza e atividades ao ar livre: quem era Maria Eduarda Enfermeira que ia pular de rope jump prestou socorro à jovem lançada sem corda Acesso à ponte onde jovem morreu é fechado em Limeira Governo federal avalia remover ponte de onde jovem foi lançada sem corda Entenda por que local onde jovem morreu se chama 'Ponte do Esqueleto' De acordo com a delegada responsável pelo caso, Andréa Levy, João negou em depoimento que tenha retirado a câmera da vítima. "Assim que aconteceu a queda, uma testemunha teria se aproximado da beirada da ponte e visto a Maria Eduarda com a câmera na mão e, segundos depois, um indivíduo retirando a câmera dela. Contudo, quando ele [João] foi ouvido, ele menciona que ele foi apenas checar o batimento cardíaco e que ele não retirou a câmera. Mas, diante da testemunha presencial que viu ele retirando a câmera da mão da vítima, foi necessária a prisão temporária dele para averiguar os fatos", destaca Levy. Em relação à Evelyne, o Ministério Público aponta que ela era a organizadora do grupo e que destruiu prova digital ao excluir uma conta de rede social. "Evelyne dos Santos Gonçalves, na condição de organizadora e "CEO" do grupo 'Entre Cordas', detinha o domínio pleno da estruturação do evento, assumindo, em tese, o risco da produção do resultado letal ao permitir a realização de atividade de elevado potencial ofensivo sem observância de protocolos mínimos de segurança. Destruiu prova digital de relevância inequívoca ao excluir a conta de Instagram do grupo imediatamente após o óbito." Já sobre Gabriel, o documento cita que ele fugiu do local logo depois da tragédia e que até então, antes de ser preso, não havia se apresentado às autoridades. "Gabriel Barros Martins, integrante da equipe organizadora e executora do evento, evadiu-se do local logo após o ocorrido sem prestar quaisquer esclarecimentos às autoridades policiais." O que dizem as defesas A defesa de João disse que ele não participou da execução do salto e que prestou auxílio imediato à vítima, além de ter colaborado com as autoridades. Quanto à câmera, afirmou que também tem interesse na localização do aparelho. A defesa de Eveliny citou que está confiante na inocência dela, destacou que a cliente tem colaborado desde o início com as investigações e que os fatos estão sendo apurados. Já a defesa de Gabriel pontuou que irá se manifestar apenas no processo. Primeiros presos indiciados A Polícia Civil concluiu nesta segunda-feira o primeiro inquérito que investiga o caso e indiciou por homicídio com dolo eventual os três homens presos logo após a morte da jovem. Eles são os instrutores que aparecem em um vídeo lançando Maria Eduarda da ponte: Luis Felipe Feliciano Egoroff, de 32 anos Maicon Fernandes Cintra, de 42 anos Vitor de Freitas Gonçalves, de 27 anos Os três tiveram a prisão convertida em preventiva e foram transferidos do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Piracicaba (SP) para o CDP II de Guarulhos (SP) para terem a integridade física resguardada, segundo o advogado Rafael Gomes dos Santos, que representa dois dos instrutores. Na semana passada, a Justiça negou pedido de habeas corpus. Além dos indiciados, as investigações avançaram para um segundo inquérito, que vai investigar a conduta do trio preso no último fim de semana. A tragédia Imagens gravadas por um novo ângulo mostram o momento em que Maria Eduarda Rodrigues de Freitas, 21 anos, é lançada de uma altura de cerca de 40 metros da Ponte do Esqueleto em Limeira (SP), sem o uso de cordas de segurança durante a prática de rope jump. A jovem morreu após a queda. Poucos segundos após a jovem ser arremessada da estrutura, a reação de quem acompanhava o salto na Ponte do Esqueleto muda. Nas imagens, é possível ver que algumas pessoas caminhavam mais agitadas enquanto alguém diz: "Gente, a corda!". Ao mesmo tempo, o vídeo registra falas de outras pessoas, com som mais distante na gravação, que também mencionavam o equipamento de segurança. Outra voz aparece na gravação enquanto as imagens flagraram o movimento de pessoas caminhando com mais agitação pela ponte enquanto um homem diz: "Não, não, para. Não, gente, para. Como assim, a corda arrebentou?". 🔎 O rope jump é uma modalidade que usa cordas estáticas, sem elasticidade, e após a queda faz um movimento de balanço, como um pêndulo. No bungee jump, modalidade mais conhecida, a corda elástica faz a pessoa cair e quicar para cima e para baixo repetidas vezes. Infográfico - Jovem de 21 anos morre após ser lançada sem corda de ponte de 40 metros em Limeira Arte/g1 VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Piracicaba.

  13. De La Espriella, candidato à presidência na Colômbia. Reprodução Abelardo de la Espriella, advogado de 47 anos e empresário sem experiência política, venceu a apuração preliminar das eleições presidenciais da Colômbia neste domingo (21). Figura conhecida da elite colombiana, o ultradireitista construiu sua imagem pública muito antes da campanha eleitoral e acumula episódios que o transformaram em um personagen controverso. Entre rugidos de tigre em eventos públicos, vídeos exibindo bebidas e carros de luxo e até uma polêmica envolvendo a exposição das próprias genitais durante uma entrevista, De la Espriella cultivou uma imagem de celebridade e adotou um estilo "showman". Advogado criminalista de sucesso e fundador de um dos escritórios mais conhecidos da Colômbia, ele passou duas décadas atuando em casos de grande repercussão nacional antes de migrar para a política. Durante esse período, representou empresários, políticos e figuras ligadas a escândalos de corrupção, argumentando que defender clientes controversos faz parte do exercício da profissão e não significa endossar suas ações. O "Tigre" Um dos principais elementos da identidade pública do novo líder colombiano é o apelido "El Tigre" ("O Tigre"). A imagem do animal aparece em seus discursos, campanhas e nas redes sociais. Em eventos políticos, De la Espriella costuma utilizar a figura do tigre como símbolo de força, autoridade e combate ao crime. O político também recorre aos próprios rugidos em aparições públicas e em vídeos de campanha, uma estratégia que ajudou a consolidar sua marca pessoal entre os apoiadores. De La Espriella, candidato à presidência na Colômbia. Reprodução/Redes Sociais O estilo de vida luxuoso Muito antes de entrar na política, De la Espriella já exibia nas redes sociais uma rotina marcada pelo consumo de produtos de luxo. Garrafas de bebidas caras, relógios, carros esportivos e viagens frequentes aparecem em vídeos compartilhados por ele ao longo dos últimos anos. Essa ostentação, porém, se tornou alvo de críticas durante a campanha, principalmente porque o então candidato buscou se apresentar como um político antissistema e próximo dos cidadãos comuns. Segundo a Reuters, apesar de afirmar ter financiado a própria campanha, parte de seus negócios enfrenta dificuldades financeiras, e algumas empresas ligadas ao empresário acumulam dívidas ou já foram encerradas. Espriella mostrou as genitálias para jornalista Um dos episódios mais polêmicos de sua trajetória ocorreu durante uma entrevista concedida anos antes da corrida presidencial. Na ocasião, De la Espriella foi alvo de críticas após mostrar suas genitais à jornalista que conduzia a conversa. O caso provocou repercussão na imprensa colombiana e voltou a circular nas redes sociais durante a campanha eleitoral. Segundo o processo, o candidato "exibiu em seu telefone celular uma fotografia íntima e afirmou ter obtido apoio do 'eleitorado feminino' a partir dessa imagem". Em seguida, ele "insistiu para que a jornalista presente observasse a fotografia e comentasse sobre ela, mediante frases como: 'aproxime e me diga o que você vê aí' e 'não seja tímida'". O advogado alegou que se tratava de uma brincadeira, mas o episódio continuou sendo usado por adversários como exemplo de seu comportamento provocador. Abelardo De La Espriella Charlie Cordero/Reuters Relação com Bukele Outra comparação recorrente é com o presidente de El Salvador, Nayib Bukele. Admirador declarado da política de segurança adotada pelo líder salvadorenho, De la Espriella prometeu construir dez megapresídios, endurecer as penas criminais e encerrar as negociações de paz com grupos armados ilegais. A proximidade vai além do discurso. Ao longo da campanha, o colombiano repetiu a fórmula que tornou Bukele popular na América Latina: forte presença nas redes sociais, comunicação direta com os eleitores e a promessa de uma política de "mão dura" contra a criminalidade. Além disso, De la Espriella defende a redução de 40% da estrutura do Estado, a ampliação da exploração de petróleo e a autorização do fraturamento hidráulico, conhecido como fracking. O advogado, que também possui cidadania italiana e norte-americana, assumirá a Presidência da Colômbia em 7 de agosto, caso a vitória seja confirmada após a conclusão do escrutínio oficial. A carreira musical de Espriella Para além da carreira política e empresarial, Espriella também é cantor de vallenato, um gênero musical folclórico colombiano. Seu perfil no Spotify conta com pouco mais de 16 mil ouvintes e tem na primeira colocação a música "A mi manera", com mais de 130 mil reproduções. Durante a campanha presidencial, a ligação com o vallenato também funcionou como ferramenta política. Em um país onde o gênero é símbolo de identidade nacional, se apresentar como cantor aproxima o candidato das raízes culturais colombianas. Abelardo de la Espriella também é cantor de vallenato. Reprodução/Redes Sociais Quem é Abelardo de la Espriella, presidente eleito em apuração preliminar na Colômbia

  14. Goianos acompanham a seleção brasileira em motorhome na Copa do Mundo A paixão pela seleção brasileira e o desejo de viver uma experiência diferente levaram um grupo de amigos goianos a fazer uma aventura de muitos de quilômetros durante a Copa do Mundo. A ideia é acompanhar o Brasil pelas cidades-sede do torneio enquanto cruzam os Estados Unidos a bordo de um motorhome. “É um sonho que a gente tá vivendo, é fazer essa viagem pra Copa do Mundo, ainda ter a experiência de fazer o motorhome juntos”, afirmou Olímpio Jayme Neto, um dos integrantes do grupo. Segundo ele, a ideia surgiu logo após o anúncio dos Estados Unidos como sede do Mundial de 2026. Inspirados pela tradição das viagens de motorhome no país, os amigos começaram a planejar a aventura anos antes da competição. ✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp Apesar de já terem acompanhado outras Copas do Mundo, os amigos afirmam que esta será uma experiência inédita. O grupo reúne irmãos, amigos de infância, companheiros de arquibancada e até amizades que surgiram justamente durante viagens anteriores para acompanhar a seleção brasileira. A escolha pelo motorhome não teve como principal motivação a economia. Segundo Olímpio, os custos são semelhantes aos de uma viagem tradicional envolvendo passagens aéreas e hospedagens, principalmente porque o veículo será retirado em um estado e devolvido em outro, a milhares de quilômetros de distância. “Escolhemos justamente pela aventura. Financeiramente é praticamente o mesmo valor, porque a gente vai alugar o motorhome numa em um estado e devolver em outro bem distante. Então, foi mais pela experiência mesmo de vivenciar a Copa do Mundo de uma maneira diferente”, afirmou. Amigos na frente de motorhome nos Estados Unidos Reprodução/ Instagram diarionacopa Planejamento A preparação para a viagem começou muito antes da bola rolar. Segundo o grupo, o planejamento financeiro para cada Copa do Mundo tem início logo após o encerramento da edição anterior. Além da reserva de recursos, os amigos passaram os últimos meses pesquisando trajetos, alugando o motorhome, comprando passagens e definindo toda a logística necessária para acompanhar a seleção brasileira. A programação prevê presença na abertura da Copa do Mundo, no México. Depois disso, o grupo seguirá para os Estados Unidos, onde pretende acompanhar exclusivamente os jogos da seleção brasileira. São pelo menos quatro dias de viajem entrando nos Estados Unidos e indo Nova Jersey, Filadéfia e Miami. onde a seleção brasileira vai disputar suas partidas pela fase de grupos da Copa do Mundo. LEIA TAMBÉM: Frutas no clima da Copa: empresário faz sucesso com montagem especial em supermercados de Goiás Das cores do Brasil a imagens de Neymar: veja ruas que chamam atenção em Goiás pela decoração para a Copa Árbitro goiano que vai apitar a partida de abertura da Copa do Mundo faz sucesso nas redes sociais: ‘A lenda’ Goianos usam motorhome para acompanhar jogos da seleção brasileira nos Estados Unidos Arquivo pessoal/ Olímpio Jayme Neto Sede de título A comitiva pretende acompanhar a seleção pelas cidades em que o Brasil atuar durante o torneio. A expectativa é viver a atmosfera da Copa de uma forma diferente, combinando futebol, turismo e aventura pelas estradas americanas. Segundo Olímpio, o foco da viagem está totalmente voltado para a seleção brasileira. “Depois disso somente o jogo do Brasil. A gente vai seguir a cidade sedes que o Brasil vai jogar. O foco é 100% a seleção”, disse. Para os integrantes da comitiva, a viagem vai muito além dos jogos. A expectativa é conhecer novas cidades, viver a atmosfera da Copa de perto e acompanhar a trajetória da seleção brasileira ao longo do torneio. O grupo também demonstra confiança na campanha brasileira e sonha em acompanhar a equipe até a decisão do Mundial. Caso a seleção conquiste o hexacampeonato, a aventura ganhará um capítulo ainda mais especial. Mas, para os amigos, a oportunidade de percorrer os Estados Unidos acompanhando o Brasil já é uma história que ficará marcada para sempre. 📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.

  15. São João do Recife no polo Sítio Trindade em 2026 Marlon Diego/Divulgação A véspera de São João conta com programação em diversas partes do Recife, incluindo shows de Petrúcio Amorim, Irah Caldeira e Martins, apresentações de quadrilhas juninas e atrações para o público infantil, como o arraial do Parque Santana e o polo infantil do Sítio Trindade, entre outras atividades. A festa se estende também pelas cidades da Região Metropolitana com shows de Nando Cordel, Petrúcio Amorim, Caju e Castanha e Novinho da Paraíba. Em alguns municípios, os festejos terminam na terça-feira (24), Dia de São João. Em outros, a programação continua até o Dia de São Pedro, em 29 de junho. ✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE Agora no g1 Confira a programação da véspera de São João nesta terça-feira (23): Rio Branco Sítio Trindade 21º Forró de Salu Arraiá Santana Polos descentralizados do Recife Rio Branco Sala de Reboco da Rio Branco no São João do Recife 2026 Marcos Pastich/Divulgação No Centro do Recife, a Avenida Rio Branco, uma das principais vias do Bairro do Recife, se transformou em um arraial com programação junina a partir do meio-dia. Entre as atrações que se apresentarão no local estão Larissa Lisboa, Isadora Melo e a Quadrilha Junina Origem Nordestina. 🪗 Rio Branco ⏰ Terça-feira (23), a partir das 12h 12h - Trio Forró Brasileiro (itinerante); 15h - Quadrilha Junina Origem Nordestina; 16h - Trio Forró das Cumádi; 17h - Mestre Galo Preto; 18h - Mevinha Queiroga; 19h30 - Ava Guimarães; 21h - Sarah Leandro; 22h30 - Larissa Lisboa; 0h - Isadora Melo. 📍 Avenida Rio Branco, s/n, Bairro do Recife 🎟️ Gratuito ⬆️ Voltar ao início desta reportagem. Sítio Trindade Petrúcio Amorim se apresenta no São João Isnaldo Lins/Divulgação Um dos principais polos do São João, o Sítio Trindade terá programação especial na véspera de São João, com shows de Petrúcio Amorim, Irah Caldeira, Mestre Anderson Miguel e da Ciranda Raiz da Mata Norte, entre outras atrações musicais. A agenda também tem opções para crianças, com apresentação de quadrilha junina mirim e contação de histórias com Mari Bigio, além dos shows na Sala de Reboco. 🪗 Programação Sítio Trindade ⏰ Terça-feira (23), a partir das 15h Polo Infantil - Pavilhão das Quadrilhas 15h - Quadrilha Junina Mirim Matutinho Dançante; 15h40 - Cigarra Kika - Kelly Benevides; 17h - Joanah Flor - Pernambucaninhus; 18h20 - Mari Bigio. Palco Principal 18h - Mestre Anderson Miguel e a Ciranda Raiz da Mata Norte; 19h30 - Terezinha do Acordeon; 21h - Irah Caldeira; 22h30 - Benil; 0h - Petrúcio Amorim; 1h50 - Diego Cabral. Sala de Reboco 20h - Fredy e Mary 21h30 - Pecinho 23h - Chico Balla 0h30 - Bete de Castro 2h - Savinho do Acordeon 📍 Estrada do Arraial, 3259, Casa Amarela - Recife 🎟️ Gratuito ⬆️ Voltar ao início desta reportagem. 21º Forró de Salu Família Salustiano e a Rabeca Encantada Reprodução/Instagram A 21ª edição do Forró de Salu reúne mais de dez horas de programação. Entre as atrações estão Irah Caldeira, Banda Forró Caju, Gilmar Leite, Andrezza Formiga, Família Salustiano e a Rabeca Encantada, além de grupos de Cavalo Marinho. A edição também lembra o legado de Mestre Salustiano, fundador da Casa da Rabeca e idealizador da festa. 🪗 21º Forró de Salu São João da Casa da Rabeca ⏰ Terça-feira (23), a partir das 15h 📍Casa da Rabeca: Rua Curupira, 340, Cidade Tabajara - Olinda 🎟️ Gratuito ⬆️ Voltar ao início desta reportagem. Arraiá no Santana Quadrilha Junina Raízes, do Alto José do Pinho Tatiane Barreto/Divulgação Com forró pé de serra, quadrilha junina e apresentações da Quadrilha Junina Raízes do Pinho, da banda Fim de Feira e do cantor e sanfoneiro Beto Hortis, o Arraiá no Santana celebra a véspera de São João com uma programação gratuita no parque. 🪗 Arraiá no Santana Programação: 16h - Início da programação e playlist junina; 16h30 às 17h - Quadrilha Raízes do Pinho; 18h às 19h30 - Banda Fim de Feira; 20h às 21h30 - Beto Hortis. ⏰ Terça-feira (23), a partir das 16h 📍Parque Santana: Rua Jorge Gomes de Sá, s/n, Santana - Recife 🎟️ Gratuito ⬆️ Voltar ao início desta reportagem. Polos descentralizados do Recife Polo Parque das Graças no São João do Recife de 2025 Wagner Ramos/Divulgação Ao menos seis polos descentralizados do São João do Recife, distribuídos entre as zonas Norte e Sul da cidade, contam com programação nesta terça-feira (23). Promovida pela Prefeitura do Recife, a programação reúne artistas escolhidos por meio de votação popular na internet. Entre os bairros que recebem atrações hoje estão Barro, Campo Grande, Cordeiro, Graças, Lagoa do Araçá e Totó. Barro ⏰ Terça-feira (23), a partir das 17h 📍Rua Manoel Salvador, s/n, Barro - esquina com a Rua Paulo Afonso Programação: 17h - Forró Sensação; 18h - César Michiles (participação Jota Michiles); 19h10 - Forró Vumbora; 20h40 - Allan Dibôa; 22h10 - Yuri Pressão; 23h40 - Arrochados do Forró; DJ Renna nos intervalos. 🎟️ Gratuito ⬆️ Voltar ao início desta reportagem. Campo Grande ⏰ Terça-feira (23), a partir das 17h 📍 Rua Gonçalves Dias, s/n, Campo Grande (ao lado da Praça de Campo Grande) Programação: 17h - Coco de Mestre Biu; 18h - Malou Marinho; 19h10 - Ciel Santos; 20h40 - Romero Ferro; 22h10 - Chama do Brega; 23h40 - Banda Forretrô; DJ Nadejda nos intervalos. 🎟️ Gratuito ⬆️ Voltar ao início desta reportagem. Cordeiro ⏰ Terça-feira (23), a partir das 17h 📍 Rua Gregório Júnior, s/n, Cordeiro (em frente ao nº 489) Programação: 17h - Mateus e Katilinda & Banda; 18h - Allan Carlos; 19h10 - Edilza Aires; 20h40 - Lara Couto; 22h10 - Banda Sanfonada; 23h40 - Maestro Spok e Orquestra Forrobodó; DJ Renato L nos intervalos. 🎟️ Gratuito ⬆️ Voltar ao início desta reportagem. Lagoa do Araçá ⏰ Terça-feira (23), a partir das 17h 📍 Rua Nova Verona, s/n, Lagoa do Araçá Programação: 17h - Forró Culé de Xá; 18h - Alex Mono; 19h10 - Charles Theone; 20h40 - Petrúcio Amorim; 22h10 - Tribo Cordel; 23h40 - Derico Alves; DJ Ari Falcão nos intervalos. 🎟️ Gratuito ⬆️ Voltar ao início desta reportagem. Parque das Graças ⏰ Terça-feira (23), a partir das 17h 📍 Rua Medeiros e Albuquerque, s/n, Graças - Recife Programação: 15h - Cavalo Marinho Boi Matuto; 16h - Quadrilha Junina Fusão; 16h30 - Nelson Broderode; 17h50 - Geraldo Maia; 19h10 - Caetana; 20h30 - Martins (participação Madu); DJ Incidental nos intervalos. 🎟️ Gratuito ⬆️ Voltar ao início desta reportagem. Totó ⏰ Terça-feira (23), a partir das 17h 📍 Rua Ana Carneiro D’Albuquerque, s/n, Totó Programação: 17h - Dona Cila do Coco; 18h - Iran Carlos; 19h10 - Som da Terra; 20h40 - Bia Villa Chan; 22h10 - Forró Bolsa de Madame; 23h40 - Forró Vumbora; DJ Chell nos intervalos. 🎟️ Gratuito ⬆️ Voltar ao início desta reportagem. LEIA TAMBÉM: Feriado de São João: saiba o que abre e o que fecha no Grande Recife Confira programação de São João em cidades do Grande Recife VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

  16. STF acaba com aposentadoria compulsória remunerada como punição a magistrados O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) deve votar nesta terça-feira (23) uma mudança no regimento interno para atualizar as regras para a aplicação de punição de magistrados por faltas graves, acabando com a previsão de aposentadoria compulsória. Outra medida deve endurecer casos da chamada pena de disponibilidade, que afasta o magistrado de suas funções com pagamento de salário e vencimentos proporcionais. Essa é a segunda sanção mais grave prevista na Lei Orgânica da Magistratura Nacional. E pode ser aplicada pelo tribunal onde o juiz atua, por dois terços dos membros efetivos, ou pelo CNJ. A expectativa é que as alterações sejam aprovadas. As medidas seguem o entendimento fixado pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) de que a perda de cargo e de salário passa a ser a punição máxima para juízes que cometerem faltas graves. Mais de 100 magistrados aposentados compulsoriamente Em março, uma decisão individual do ministro Flávio Dino já havia revogado, na prática, a aposentadoria obrigatória e com salário proporcional para punir violações disciplinares graves. Flávio Dino em sessão da Primeira Turma do STF Luiz Silveira/STF Isso vale para casos de venda de sentenças, assédio moral e sexual, e benefícios indevidos a integrantes de facção criminosa. Nos últimos 20 anos, 126 magistrados foram aposentados compulsoriamente nessas condições. Após a decisão de Dino, o CNJ decidiu aguardar a aprovação da tese do ministro pela Primeira Turma, o que ocorreu no mês passado. A proposta de resolução inclui no regimento que a "aposentadoria compulsória não constitui sanção disciplinar aplicável aos magistrados". Atualmente, o CNJ tem 54 processos disciplinares em andamento. Se a proposta for aprovada, os casos que forem considerados graves já poderão ser punidos já com a nova regra. O texto também estabelece que nos casos da pena de disponibilidade, após cinco anos e sem retorno às atividades, o tribunal terá que verificar se não é o caso de aplicar a perda do cargo - garantindo contraditório e ampla defesa. Antes, também seria aplicada a aposentadoria compulsória nesses casos.

  17. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o ex-ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), o deputado federal Kim Kataguiri (Missão) e Paulo Serra (PSDB). Reprodução/Redes Sociais A desistência de Kim Kataguiri (Missão) e Paulo Serra (PSDB) da disputa pelo governo de São Paulo retira do páreo dois candidatos que, juntos, somavam 10% das intenções de voto em cenário pesquisado pela Quaest. O deputado federal do Missão anunciou sua desistência no último sábado (20) e o candidato do PSDB no último domingo (21). Ambos devem buscar uma vaga na Câmara dos Deputados. As saídas podem gerar uma disputa inédita no estado, com apenas dois candidatos de partidos com representação na Câmara dos Deputados. Segundo especialistas ouvidos pelo g1, o cenário também abre a possibilidade de a eleição ser decidida já no primeiro turno. No levantamento mais recente sobre a eleição estadual, divulgado em 29 de abril, Paulo Serra e Kim Kataguiri apareciam com 5% cada. Na mesma simulação, Tarcísio liderava com 38% das intenções de voto, seguido de Haddad, com 26%. Veja os números da Quaest: Cenário 1 Tarcísio de Freitas (Republicanos): 38% Fernando Haddad (PT): 26% Kim Kataguiri (Missão): 5% Paulo Serra (PSDB): 5% Indecisos: 13% Branco/Nulo/Não vai votar: 13% Kim Kataguiri desiste de disputar governo de São Paulo O levantamento também testou a intenção de votos em um cenário sem Paulo Serra (PSDB). Veja os números: Cenário 2 Tarcísio de Freitas (Republicanos): 40% Fernando Haddad (PT): 28% Kim Kataguiri (Missão): 5% Indecisos: 13% Branco/Nulo/Não vai votar: 14% O levantamento foi encomendado pelo Banco Genial e ouviu 1.650 eleitores de São Paulo entre os dias 23 e 27 de abril de 2026. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, e o nível de confiança das estimativas é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-03583/2026. 2º turno A Quaest também simulou um 2º turno entre Tarcísio de Freitas e Fernando Haddad. O governador aparece com 49% das intenções de voto, enquanto o ex-ministro da Fazenda tem 32%. Tarcísio x Haddad Tarcísio de Freitas (Republicanos): 49% Fernando Haddad (PT): 32% Indecisos: 8% Branco/nulo/não vai votar: 11% Datafolha também aponta Tarcísio de Freitas na liderança A última pesquisa Datafolha sobre a intenção de votos para governador em São Paulo também aponta o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) à frente em todos os cenários. Divulgado em 8 de março, o levantamento testou um cenário com o atual governador, Fernando Haddad e os agora desistentes Kim Kataguiri (Missão) e Paulo Serra (PSDB), que também registravam 5% das intenções de voto cada um. Veja os números de 1º turno: Tarcísio (Republicanos) - 44% Fernando Haddad (PT) - 31% Kim Kataguiri (Missão) - 5% Paulo Serra (PSDB) - 5% Felipe D'Avila (Novo) - 3% Branco/nulo/nenhum - 11% Não sabem - 1% O instituto entrevistou 1.608 eleitores de 16 anos ou mais em 71 municípios, entre 3 e 5 de março de 2026. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. 2° turno O Datafolha também simulou um cenário de 2º turno entre o atual governador e Fernando Haddad (PT). Veja os números: Tarcísio de Freitas (Republicanos): 52% Fernando Haddad (PT): 37% Branco/nulo/nenhum: 10% Não sabem: 1%

  18. 'Meu filho está há dois anos sem o pai em casa', diz viúva de motorista morto em SP A viúva do motorista de aplicativo Celso Novais, morto durante o atentado que matou o empresário e delator do PCC Vinícius Gritzbach, se revoltou após a anulação do júri dos policiais militares acusados pelo crime e confrontou um dos advogados de defesa na saída do Fórum Criminal de Guarulhos, na Grande São Paulo, na segunda-feira (22). "Meu filho está há dois anos sem o pai em casa, e vocês cancelaram o julgamento. Isso não é justo. Estou há dois anos lutando por Justiça", disse Simone Dionizia Fernandes ao advogado Claudio Dalledone, que falava com a imprensa após o encerramento da sessão. Simone acusou a defesa de ter adotado uma estratégia para provocar a interrupção do julgamento e afirmou que a decisão fez com que revivesse o trauma da morte do marido. "Foi um show lá dentro, foi uma estratégia da defesa, eles são atores. Estou sentindo tudo de novo, tudo veio à tona quando o juiz falou [que cancelaria o júri]. Só eu sei a luta sozinha em casa com três filhos. Só eu sei o que estou passando", afirmou. Promotor de Justiça Rodrigo Merli Antunes com familiares do motorista de aplicativo Celso Novais, assassinado em 2024. Carlos Henrique/TV Globo Gritzbach foi morto com tiros de fuzil na área de desembarque do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, em 8 de novembro de 2024. O motorista, que não o conhecia, foi atingido por um disparo durante o ataque e morreu (leia mais abaixo). O júri popular dos três policiais militares acusados de participar do assassinato de Gritzbach e de Celso Novais foi anulado depois que os advogados de defesa abandonaram o plenário após uma discussão com o promotor de Justiça Rodrigo Merli Antunes. A discussão ocorreu após o promotor mencionar que um dos advogados de defesa havia sido vítima de um suposto atentado em Sorocaba. Os defensores alegaram que o episódio não tinha relação com o caso em julgamento e decidiram deixar o plenário (leia mais abaixo). Antes da interrupção, o júri ouviu sobreviventes do atentado ocorrido no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, e a própria Simone, que prestou depoimento sobre as consequências da morte do marido para a família. Em nota, a defesa dos policiais militares acusados manifestou repúdio aos "ataques pessoais e às ofensas dirigidas aos advogados que exercem a defesa técnica dos acusados durante a sessão plenária do Tribunal do Júri (leia nota na íntegra abaixo). Começa julgamento de PMs no caso Gritzbach Nova data O júri deve ser remarcado em nova data com sorteio de novos jurados. Segundo o TJ, "houve abandono do plenário parte da defesa dos réus após desentendimento com o promotor, e, por isso, dissolução do conselho de sentença. O júri será redesignado para data oportuna." A discussão ocorreu durante a sessão entre os advogados dos réus e o promotor de Justiça Rodrigo Merli Antunes. Segundo a defesa, o representante do Ministério Público relembrou que um dos advogados havia sido vítima de um suposto atentado em Sorocaba, episódio que, na avaliação dos defensores, não tem relação com o caso em julgamento. Após a referência ao episódio, os advogados decidiram deixar o plenário. Com a saída da defesa, o julgamento foi interrompido e acabou anulado. O júri popular havia começado na manhã desta segunda-feira e tinha previsão de durar cinco dias. Ao todo, 21 testemunhas seriam ouvidas. Na saída do fórum, após o cancelamento do júri, Simone Dionizia Fernandes, viúva do motorista de aplicativo Celso Novais, se aproximou do advogado de defesa Claudio Dalledone, que concedia entrevista à imprensa, e o acusou de ter provocado a anulação do julgamento. Fachada do Fórum de Guarulhos Leonardo Zvarick/g1 Em meio à comoção, ela afirmou que o filho está há dois anos sem o pai e classificou a saída da defesa do plenário como uma estratégia. "Meu filho está há dois anos sem o pai em casa, e vocês cancelaram o julgamento. Isso não é justo. Estou há dois anos lutando por Justiça", disse. Simone afirmou ainda que a interrupção da sessão a fez reviver o trauma da morte do marido. "Foi um show lá dentro, foi uma estratégia da defesa, eles são atores. Estou sentindo tudo de novo, tudo veio à tona quando o juiz falou. Só eu sei a luta sozinha em casa com três filhos. Só eu sei o que estou passando", declarou. Tensão no julgamento A tensão começou antes, durante o depoimento de um perito criminal que trabalhou no caso. O advogado Renan Canto estava questionando a testemunha quando foi interrompido pelo promotor, que o acusou de não ter lido o processo. O advogado protestou, e o promotor rebateu dizendo que ele conversava com "bandido" e "matador de aluguel". Os outros advogados se levantaram para defender o colega, e em meios aos gritos de protesto, Antunes dizia "blá-blá-blá". "O sujeito é folgado", disse o advogado Claudio Dalledone. "Acredito que não vai ter júri com esse sujeito aqui", acrescentou o advogado, que também chamou o promotor de cínico e descortez. Renan Canto chegou a caminhar em direção à porta, ameaçando abandonar o plenário, caso o promotor não fosse repreendido. Após protestos dos defensores, o juiz Rodrigo Tellini de Aguirre Camargo, pediu que ele não transitasse próximo aos advogados quando eles estivessem questionando as testemunhas. "O Ministério Público faz um jogo de cena para que o júri não termine", afirmou Dalledone em coletiva de imprensa durante o intervalo do julgamento. "O promotor quer dissolver o conselho", acrescentou. Antunes rebateu dizendo que foram os advogados que tentaram interromper a sessão. "Quem disse que ia abandonar o plenário foi a defesa. Isso demonstra que eles pretendem não levar o julgamento adiante, qualquer incidente vão usar pra se vitimizar", disse a jornalistas. "Essa banca conhecida de advogados, eles parecem leões na imprensa, mas aqui se mostraram gatinhos", provocou o promotor Júri popular A primeira testemunha do júri popular dos três policiais militares acusados de participar do assassinato do delator do Primeiro Comando da Capital (PCC) Antônio Vinícius Gritzbach foi William Souza Santos, uma das vítimas do ataque ocorrido no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. O julgamento começou na segunda-feira (22) no Fórum Criminal de Guarulhos, na Grande São Paulo. Ao todo, estão previstas 21 testemunhas. A previsão é a de que o julgamento dure cinco dias, com as sessões começando sempre às 10h. O Conselho de Sentença é formado por quatro homens e três mulheres. William, que trabalhava no aeroporto havia sete anos, afirmou que não conhecia nenhuma das vítimas nem conseguiu identificar os atiradores. "Era uma sexta-feira. Normalmente o aeroporto é movimentado, mas naquele horário nem tanto. Mais tarde, com o embarque e desembarque de passageiros e a chegada dos funcionários, o fluxo seria bem maior", relatou. Segundo ele, nada chamou sua atenção até o momento em que um carro parou próximo à faixa de pedestres onde conversava com um amigo. "Reparei quando o veículo parou e, logo em seguida, ouvi um barulho que parecia rojão", disse. Fachada do Fórum de Guarulhos Leonardo Zvarick/g1 Durante o ataque a Gritzbach, William foi atingido em três dedos da mão. Em depoimento, afirmou que não presenciou nenhuma discussão antes dos disparos e que viu apenas o carro dos atiradores parar no local. Depois dos tiros, avistou apenas o corpo do empresário caído no chão. A segunda testemunha foi a gerente de TI Samara. Ela estava retornando de uma viagem a Salvador, na Bahia. Ia pedir um carro de aplicativo quando ouviu os tiros. Disse que ficou paralisada no primeiro momento e correu para trás de uma coluna com outras pessoas. Foi quando se deu conta de que tinha sido baleada na barriga, mas parecia ser algo superficial. "Eu estava bem atrás, só ouvi os barulhos dos tiros e depois os gritos. Não vi o carro nem as pessoas que desceram atirando. Eram muitos tiros, na hora achei um barulho agudo, achei que fosse outra coisa, nunca tinha ouvido. Foram rajadas, aí teve uma pausa, vários tiros de novo e daí parou", relatou. Antônio Vinicius Lopes Gritzbach foi morto na sexta-feira (8) no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. Montagem/g1/Reprodução/Redes Sociais Samara disse ter feito acompanhamento psicológico por um tempo, após o episódio, mas que atualmente está bem. A terceira testemunha da acusação a ser ouvida foi Simone Novais, funcionária pública. Ela era esposa do motorista de aplicativo Celso Araujo Sampaio de Novais, que também morreu no crime. Simone contou que soube que algo tinha acontecido quando um amigo ligou para ela, depois recebeu um vídeo de dentro da ambulância em que ele falava: "Levei um tiro, estou dentro da ambulância". Foi a última vez em que falou com o marido, com quem tem três filhos. "Não estamos conseguindo seguir com a vida, me preocupa especialmente o filho de 15 anos, eles eram muito apegados", afirmou. Ela disse também que, depois da morte de Celso, sua vida financeira ficou "uma bagunça". Samara só viu Celso quando ele foi para a UTI, entubado. Os filhos também o viram, o mais novo chegou a chacoalhar o pai pedindo: "Levanta, levanta". "Foi desesperador ver meu filho puxando ele para levantar. O de 15 anos se fechou ali." A quarta testemunha de acusação foi o perito criminal Leandro, responsável pela análise dos vestígios do caso. Ele afirmou que a perícia realizou um escaneamento do local do crime e identificou 27 disparos de fuzil — 21 de calibre 7.62 e seis de 5.56. Segundo o perito, um dos tiros atingiu uma área interna do aeroporto a mais de 80 metros de distância e poderia ter acertado uma pessoa na cabeça. A perícia também verificou danos em um ônibus da GCM, possivelmente causados por ricochete. No depoimento do perito, houve confusão entre os advogados de defesa dos réus e promotoria. “Acredito que não vai ter júri com esse sujeito aqui”, dizem os advogados sobre o promotor. “Eu falo com polícia, você fala com matador de aluguel”, disse o promotor em um momento. Durante o intervalo, o promotor Rodrigo Merli se pronunciou sobre a confusão. “Quem tensionou abandonar o plenário foi a defesa. Pretendem não levar esse julgamento adiante. Vejo essa banca conhecida e nas redes sociais parecem leões, mas pro tribunal deu pra perceber que parecem gatinhos”. Claudio Dalledone, advogado de defesa, também falou sobre a discussão. "MP faz jogo de cena pra que o júri não termine. Promotor quer dissolver o conselho. Pontos divergentes não dizem respeito somente à perícia, mas nesse ponto houve contaminação na coleta e manipulação de vários elementos. Encontro entre perito e promotor é imoral, era um jogral, pergunta e resposta. Quando a defesa pergunta, ele nao sabe de nada e é hostil. Em 31 anos de tribunal do júri é um dos casos mais escandalosos, que expõe banda podre da PC, que agora querem atribuir a policiais militares". Após o intervalo, a quinta testemunha de acusação ouvida foi Danilo Lima Silva, que por 2 anos e meio foi motorista do Vinícius. Durante seu depoimento, ele disse que Vinícius andava com veículo com blindagem nível 5 e dois carros tinham até luzes de sirene, como viatura. Disse também que Vinícius emprestava os carros para várias pessoas, pois eram “meio que comunitários”. Afirmou que já ouviu dizer que foram achados rastreadores nos carros emprestados, sendo que um PM que fazia escolta dele teria achado o equipamento. CASO GRITZBACH Promotoria afirmou que na delegacia ele disse que Vinícius conhecia Genauro, mas Danilo afirmou nunca viu os dois juntos e “só ouviu falar” que se conheciam. Ainda durante o depoimento, Danilo ressaltou que no dia do ataque viu dois homens descerem do carro para atirar, sendo um deles bem alto. Sobre a convivência do Vinícius com a própria escolta, não sabe se ele teve alguma rusga entre as partes e que a escolta também fazia a segurança de filho dele até a escola e de outros familiares. Já a sexta testemunha ouvida foi o capitão Vinicius Gomes de Campos Cajuela, da corregedoria da PM. Os réus que respondem ao processo são: Fernando Genauro da Silva, tenente da Policia Militar (PM), acusado pela Promotoria de dirigir o carro usado na fuga pelos atiradores que mataram o delator da facção; Denis Antonio Martins, cabo da PM, responsável por atirar em Gritzbach, segundo a acusação; Ruan Silva Rodrigues, soldado da corporação, que também atirou no empresário, de acordo com o MP. Os três estão presos e são acusados de homicídio qualificado pela morte de Gritzbach e do motorista Celso Araujo Sampaio de Novais, além de duas tentativas de homicídio, já que outras pessoas ficaram feridas no episódio. Os advogados dos três afirmam que eles são inocentes e dizem que "houve um direcionamento investigativo voltado à sua incriminação, sem a devida apuração de fatos e circunstâncias envolvendo outros investigados" (leia mais abaixo). Gritzbach foi morto com tiros de fuzil na área de desembarque do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, em 8 de novembro de 2024. O motorista, que não o conhecia, foi atingido por um disparo durante o ataque e morreu. Caso Gritzbach: a ‘Caixa de Pandora’ Antes de ser executado, o empresário havia delatado ao Poder Judiciário um esquema de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro envolvendo criminosos do Primeiro Comando da Capital (PCC), Comando Vermelho (CV) e policiais corruptos. Em troca, receberia o benefício da redução da sua pena caso fosse condenado por lavagem de dinheiro para as facções. O julgamento dos policiais será conduzido pelo juiz Rodrigo Tellini de Aguirre Camargo, da Vara do Júri de Guarulhos, e contará com a atuação dos promotores de Justiça Vania Caceres Stefanoni e Rodrigo Merli Antunes. Ao todo, 21 testemunhas devem ser ouvidas durante o processo, entre acusação e defesa. Como funciona o júri popular Caso Gritzbach escancarou o envolvimento de policiais com facções Arte/g1 O Tribunal do Júri começa com o sorteio dos jurados: 25 pessoas são convocadas, e sete são escolhidas para formar o Conselho de Sentença, responsável por decidir pela condenação ou absolvição dos réus. Depois da leitura do processo, são ouvidas as testemunhas de acusação e realizados os interrogatórios dos acusados. Em seguida, acusação e defesa apresentam seus argumentos em debates que podem durar horas, com possibilidade de réplica e tréplica. Ao final, os jurados se reúnem para votar os quesitos de decidir se condenam ou absolvem os réus. Em seguida, o juiz define a dosimetria da pena e profere a sentença com base na decisão do Conselho de Sentença. Os PMs Denis Antonio Martins, Ruan Silva Rodrigues e Fernando Genauro da Silva serão julgados pelo Tribunal do Júri Reprodução Outros réus O réu Kauê do Amaral Coelho, conhecido como "Jub" ou "Jubileu" e apontado como o "olheiro" está foragido. A defesa apresentou recurso e o processo foi desmembrado. Outros dois réus, Diego dos Santos Amaral, conhecido como "Didi", e Emilio Carlos Gongorra Castilho, conhecido como "Cigarreira", "João Cigarreiro", "Bill" ou "Pai", apontados como mandantes do crime, também estão foragidos. Segundo o processo, eles não foram citados nem constituíram defesa, motivo pelo qual a ação em relação aos dois permanece suspensa. O que diz a defesa dos réus "A defesa de Fernando Genauro, Denis e Ruan reitera que os três acusados, desde o primeiro momento, negam qualquer participação no homicídio de Antônio Vinicius Gritzbach e sempre sustentaram que houve um direcionamento investigativo voltado à sua incriminação, sem a devida apuração de fatos e circunstâncias envolvendo outros investigados. Após a deflagração de investigação conduzida pela Polícia Federal para apurar a atuação de policiais civis supostamente vinculados ao crime organizado, os policiais civis Fábio Baena e Eduardo Monteiro foram presos temporariamente em 13 de dezembro de 2024, por determinação judicial, após representação da própria Polícia Federal. Na ocasião, aparelhos celulares foram apreendidos e dados armazenados em nuvem passaram por análise pericial especializada. As perícias realizadas pela Polícia Federal identificaram elementos considerados relevantes para a investigação. Entre eles, consta que, em 11 de novembro de 2024, Eduardo Monteiro promoveu a reinicialização de seu aplicativo de mensagens. No dia seguinte, 12 de novembro, providenciou a exclusão de todas as gravações do sistema DVR de sua residência. Já em 22 de novembro de 2024, utilizou o aparelho celular de sua esposa para realizar pesquisas relacionadas à possível prisão de Mateus e Kaue. Kaue foi apontado como olheiro do crime, que estava dentro do aeroporto de Guarulhos, Já o mandado de prisão de mateus, foi inserido no Banco nacional de mandados de prisão apenas no dia 26 de novembro, sendo cumprido apenas em nove de dezembro, “a defesa dos policiais trata essa evidência como um grande indicativo da participação de Eduardo Monteiro no homicídio, como monteiro sabia da existência de Mateus? A única possibilidade seria ele saber quem executou Gritzbach” O crime ocorreu às 16 horas e quatro minutos segundo as câmeras do aeroporto, aproximadamente 30 minutos após o fato Fabio Baena e Eduardo Monteiro se comunicam por chamada de áudio. Após as 16:45 Fabio Baena bloqueia o contado do advogado Ahmed Hassan Saleh – “Dr. Mudi” aquele que possuía ligações estreitas com os policiais ora investigados e foi gravado em ligação oferecendo 3 milhões de reais pela morte de Vinicius Gritzbach. As investigações evidenciam ainda preocupação de Baena e Eduardo Monteiro com a repercussão jornalística do caso, trocando mensagens com links de reportagens sobre o caso. Os três acusados serão defendidos pelos advogados Claudio Dalledone Junior, Renan Canto, Mauro Ribas, Renato Soares, Nayara Thibes e Taynara Sturaro." Gritzbach: por que 3 investigações apuram ligaçao de delator com policiais e facções Segurança reforçada O Fórum de Guarulhos terá um esquema especial de segurança para o julgamento. Para garantir a integridade dos trabalhos e das pessoas envolvidas no julgamento, a presidência do tribunal determinou a suspensão das audiências de outros processos ao longo do período. A medida foi adotada de forma preventiva. Durante os dias do júri, o fórum passará por um bloqueio temporário, com circulação restrita às pessoas diretamente ligadas ao caso. Segundo o tribunal, o objetivo é limitar o trânsito de testemunhas e partes de outras ações, reduzindo riscos de interferências ou contatos indevidos. O esquema contará com apoio de grupos táticos da polícia, que atuarão em conjunto com o policiamento rotineiro no monitoramento e na proteção das dependências do prédio. O controle de acesso também será reforçado. A sala do júri tem capacidade para 80 pessoas e será ocupada apenas por magistrados, promotores, advogados, réus, jurados e servidores do tribunal. Não será permitida a entrada de público sem vínculo direto com o julgamento. Nota defesa após anulação do júri Leia a nota na íntegra: "A banca de defesa dos policiais militares acusados no caso Vinícius Gritzbach vem a público manifestar seu profundo repúdio aos ataques pessoais e às ofensas dirigidas aos advogados que exercem a defesa técnica dos acusados durante a sessão plenária do Tribunal do Júri. No decorrer dos trabalhos, os advogados da defesa foram alvo de manifestações incompatíveis com o ambiente de respeito e urbanidade que deve nortear o Tribunal do Júri, sendo reiteradamente associados, de forma pejorativa, à condição de defensores de “assassinos de aluguel” e “e conversam com assassinos” expressões ofensivas e desqualificadoras dirigidas à advocacia. Em especial, o advogado Mauro Ribas foi atingido por referências indevidas a um episódio traumático de sua vida pessoal, consistente em atentado anteriormente sofrido, circunstância que foi trazida ao plenário de maneira absolutamente desrespeitosa e desvinculada do objeto do julgamento, em evidente afronta à dignidade profissional e às prerrogativas da advocacia. As sucessivas ocorrências geraram situação de absoluta excepcionalidade, reconhecida pelo próprio Juízo Presidente, tornando inviável a continuidade regular dos trabalhos e culminando na dissolução do Conselho de Sentença. A defesa informa que adotará todas as providências institucionais e legais cabíveis em razão dos fatos ocorridos, por compreender que o exercício da advocacia criminal é função essencial à administração da Justiça e não pode ser alvo de intimidações, ataques pessoais ou tentativas de deslegitimação. Por fim, a banca reafirma seu compromisso com a defesa dos réus, permanecendo na representação do Tenente Genauro, do Cabo Denis e do Soldado Ruan, aguardando a designação de nova data para julgamento."

  19. Cristiano Ronaldo e Diogo Costa, de Portugal , parecem desanimados após Yoane Wissa, da RD Congo, marcar seu primeiro gol REUTERS/Pedro Nunes A segunda rodada da Copa do Mundo de 2026 continua nessa terça-feira (22) com jogos dos grupos K e L. Portugal, do ídolo Cristiano Ronaldo, volta a jogar em uma partida contra o Uzbequistão. Confira abaixo os confrontos, horários e transmissões. 📱Favorite o g1 no Google e acompanhe as principais notícias do dia Acompanhe a Copa do Mundo 2026 no ge: Simulador da Copa do Mundo 2026 Calendário da Copa do Mundo 2026: veja datas e horários de todos os jogos RESULTADOS: confira a tabela da Copa do Mundo Quem joga nesta terça-feira (23), que horas e onde assistir? Portugal x Uzbequistão Horário: 14h (de Brasília) Local: NRG Stadium, Houston, Estados Unidos Transmissão: Cazé TV Inglaterra x Gana Horário: 17h (de Brasília) Local: Gillette Stadium, Foxborough, EUA Transmissão: TV Globo, Sportv, SBT, NSports e Cazé TV Panamá x Croácia Horário: 20h (de Brasília) Local: BMO Field, Toronto, Canadá Transmissão: Cazé TV Colômbia x RD Congo Horário: 23h (de Brasília) Local: Estadio AKRON, Guadalajara, México Transmissão: TV Globo, sportv e Cazé TV VEJA TAMBÉM Por que a Rússia está banida da Copa do Mundo enquanto os EUA são sede do torneio? Sobre a Copa de 2026 A Copa do Mundo de 2026 será a primeira da história disputada em três países — Estados Unidos, México e Canadá. Ao todo, 16 cidades receberão partidas do torneio, a grande maioria nos EUA. Confira a seguir quantos jogos cada país vai sediar: Estados Unidos: 78 jogos (incluindo todas as fases eliminatórias a partir das quartas de final e a grande final). México: 13 jogos (incluindo o jogo de abertura no Estádio Azteca). Canadá: 13 jogos.

  20. Ex-presidente Jair Bolsonaro em prisão domiciliar, em imagem de arquivo WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO A Polícia Civil do Distrito Federal colhe na tarde desta terça-feira o depoimento do ex-presidente Jair Bolsonaro no inquérito sobre a arma de fogo, registrada no nome do político apreendida em uma blitz na semana passada. O depoimento será tomado de forma presencial, no condomínio de alto padrão onde Bolsonaro cumpre prisão domiciliar em Brasília. Relator da pena de Bolsonaro, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes negou o pedido da polícia para ouvir o ex-presidente por videoconferência, "uma vez que há restrição legal para uso de comunicações eletrônicas". A pistola, registrada no nome de Bolsonaro, estava no carro de um militar do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) que atua na segurança do ex-presidente. A arma foi apreendida por não estar acompanhada do certificado de registro. O caso é investigado pela Polícia Civil do DF e acompanhado pelo STF. Investigadores ouvidos pela TV Globo apontam que, a depender dos elementos reunidos no inquérito, as condutas de Bolsonaro e do militar podem ser enquadradas em duas situações: infração administrativa: o ex-presidente e o militar possuem porte de arma, que estava devidamente registrada, mas estava sem a documentação exigida no transporte violação do Estatuto do Desarmamento: A lei prevê que é crime "possuir, deter, portar, adquirir, fornecer, receber, ter em depósito, transportar, ceder, ainda que gratuitamente, emprestar, remeter, empregar, manter sob sua guarda ou ocultar arma de fogo, acessório ou munição de uso restrito, sem autorização e em desacordo com determinação legal ou regulamentar". A pena é de 3 a seis anos de prisão, além de multa. LEIA TAMBÉM: Glock 9mm: qual é e como funciona o modelo da arma de Bolsonaro apreendida no DF Bolsonaro pode manter armas, mesmo em prisão domiciliar? Entenda o que diz a lei Carro não foi revistado porque não entrou na casa de Bolsonaro, diz PM Equipe de segurança retirou peça de arma, diz defesa de Bolsonaro Apreensão em blitz A arma – uma pistola Glock 9mm – seria levada para o reparo, mas foi apreendida durante uma blitz da Polícia Militar em Brasília na última segunda-feira (15). Uma consulta ao sistema do Exército confirmou o registro no nome do ex-presidente. Apesar de ter documentação regular, a pistola foi recolhida pela Polícia Civil porque o Certificado de Registro de Arma de Fogo (Craf) não estava no veículo. O caso é investigado pela Polícia Civil do DF. ➡️O carro era dirigido pelo militar Estácio Leite da Silva Filho, vinculado ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e cedido à Casa Civil para atuar na segurança de Bolsonaro. ➡️O militar prestou depoimento e foi liberado. Ele afirmou à Polícia Civil que a arma estava sendo transportada porque precisava passar por reparos, e seria devolvida em seguida ao ex-presidente. 🔎 Bolsonaro cumpre atualmente uma pena de 27 anos e 3 meses de prisão. Desde o dia 24 de março deste ano, ele está sob prisão domiciliar humanitária, autorizada por Moraes por um prazo inicial de 90 dias, para que o ex-presidente se recupere de uma broncopneumonia. O que a defesa de Bolsonaro já disse? Em documento enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), a defesa de Bolsonaro afirmou que a própria equipe de segurança tinha deixado a arma de fogo inoperante para evitar riscos, frente às condições de saúde mental do político. "[...] as medicações psiquiátricas que vinham sendo ministradas ao Peticionário [Jair Bolsonaro], capazes de afetar sua cognição — e que, inclusive, foram determinantes no episódio do rompimento da tornozeleira eletrônica —, levaram sua equipe de segurança, sem seu conhecimento prévio, a retirar o percussor da arma, tornando-a inoperante." ➡️Em 22 de novembro de 2025, durante outro período de prisão domiciliar, Bolsonaro tentou violar a tornozeleira eletrônica usando um ferro de solda. Na época, Bolsonaro alegou alucinação e "certa paranoia" possivelmente provocadas pelo uso de remédios. Ainda segundo a defesa, Bolsonaro manipulou a arma, testou o disparo e constatou que "o mecanismo não estava funcionando regularmente". E, por isso, pediu que um dos militares que atuam na sua segurança pessoal levassem a pistola para o conserto. "A entrega do armamento teve por única finalidade buscar auxílio na identificação da falha e a realização da necessária manutenção", diz a defesa. Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.

  21. Anulado julgamento dos PMs acusados da execução do delator do PCC Vinícius Gritzbach O júri popular dos três policiais militares acusados de participar do assassinato do empresário e delator do PCC Vinícius Gritzbach e do motorista de aplicativo Celso Novais foi anulado nesta segunda-feira (22), cerca de nove horas após ter começado no Fórum Criminal de Guarulhos, na Grande São Paulo. A interrupção ocorreu depois que os advogados de defesa deixaram o plenário em meio a uma discussão com o promotor de Justiça Rodrigo Merli Antunes. O júri deve ser remarcado em nova data com sorteio de novos jurados. Gritzbach foi morto com tiros de fuzil na área de desembarque do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, em 8 de novembro de 2024. O motorista, que não o conhecia, foi atingido por um disparo durante o ataque e morreu (leia mais abaixo). Entenda abaixo o que aconteceu e quais serão os próximos passos do caso. Por que o julgamento foi interrompido? Por que o júri foi anulado? O que acontece agora? Os depoimentos dados nesta segunda-feira valem? Quem são os réus? Caso Gritzbach escancarou o envolvimento de policiais com facções Arte/g1 Por que o julgamento foi interrompido? A discussão começou quando o promotor mencionou que um dos advogados de defesa havia sido vítima de um suposto atentado em Sorocaba. Os defensores afirmaram que o episódio não tinha relação com o caso Gritzbach e consideraram a referência inadequada. Após o desentendimento, os advogados decidiram abandonar o plenário. Por que o júri foi anulado? Segundo o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), o julgamento não poderia prosseguir sem a presença da defesa. Em nota, o tribunal informou que "houve abandono do plenário por parte da defesa dos réus após desentendimento com o promotor e, por isso, dissolução do Conselho de Sentença". Na prática, a saída dos advogados levou ao encerramento da sessão e à anulação de todos os atos realizados até então. Fachada do Fórum de Guarulhos Leonardo Zvarick/g1 O que acontece agora? O TJ-SP informou que o júri será redesignado em data ainda não definida. Isso significa que todo o julgamento terá de começar novamente, desde o início. Também será necessário formar um novo Conselho de Sentença, composto por sete jurados responsáveis por decidir pela condenação ou absolvição dos réus. Os depoimentos dados nesta segunda-feira valem? Não. Com a dissolução do Conselho de Sentença, o julgamento precisará ser reiniciado integralmente. Assim, as testemunhas deverão ser convocadas novamente para prestar depoimento no novo júri. Antes da interrupção, haviam sido ouvidos sobreviventes do atentado ocorrido no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, e a viúva do motorista de aplicativo Celso Novais, morto por engano durante o ataque. Quem são os réus? São réus no processo: o tenente Fernando Genauro da Silva, apontado pela Promotoria como o motorista do carro usado na fuga; o cabo Denis Antonio Martins, acusado de ser um dos atiradores; e o soldado Ruan Silva Rodrigues, também apontado como um dos autores dos disparos. Os três estão presos e respondem por homicídio qualificado pelas mortes de Gritzbach e de Celso Novais, além de duas tentativas de homicídio. Todos negam participação no crime. 'Meu filho está há dois anos sem o pai em casa', diz viúva de motorista morto em SP O julgamento O julgamento dos três policiais militares acusados de participar do assassinato do empresário e delator do PCC Antônio Vinícius Gritzbach e do motorista de aplicativo Celso Novais foi anulado nesta segunda-feira (22). A defesa abandonou o plenário do Fórum Criminal de Guarulhos, na Grande São Paulo, após desentendimento com o promotor do caso. O júri deve ser remarcado em nova data com sorteio de novos jurados. Segundo o TJ, "houve abandono do plenário parte da defesa dos réus após desentendimento com o promotor, e, por isso, dissolução do conselho de sentença. O júri será redesignado para data oportuna." A discussão ocorreu durante a sessão entre os advogados dos réus e o promotor de Justiça Rodrigo Merli Antunes. Segundo a defesa, o representante do Ministério Público relembrou que um dos advogados havia sido vítima de um suposto atentado em Sorocaba, episódio que, na avaliação dos defensores, não tem relação com o caso em julgamento. Após a referência ao episódio, os advogados decidiram deixar o plenário. Com a saída da defesa, o julgamento foi interrompido e acabou anulado. O júri popular havia começado na manhã desta segunda-feira e tinha previsão de durar cinco dias. Ao todo, 21 testemunhas seriam ouvidas. Na saída do fórum, após o cancelamento do júri, Simone Dionizia Fernandes, viúva do motorista de aplicativo Celso Novais, se aproximou do advogado de defesa Claudio Dalledone, que concedia entrevista à imprensa, e o acusou de ter provocado a anulação do julgamento. Em meio à comoção, ela afirmou que o filho está há dois anos sem o pai e classificou a saída da defesa do plenário como uma estratégia. "Meu filho está há dois anos sem o pai em casa, e vocês cancelaram o julgamento. Isso não é justo. Estou há dois anos lutando por Justiça", disse (veja acima). Simone afirmou ainda que a interrupção da sessão a fez reviver o trauma da morte do marido. "Foi um show lá dentro, foi uma estratégia da defesa, eles são atores. Estou sentindo tudo de novo, tudo veio à tona quando o juiz falou. Só eu sei a luta sozinha em casa com três filhos. Só eu sei o que estou passando", declarou. Tensão no julgamento A tensão começou antes, durante o depoimento de um perito criminal que trabalhou no caso. O advogado Renan Canto estava questionando a testemunha quando foi interrompido pelo promotor, que o acusou de não ter lido o processo. O advogado protestou, e o promotor rebateu dizendo que ele conversava com "bandido" e "matador de aluguel". Os outros advogados se levantaram para defender o colega, e em meios aos gritos de protesto, Antunes dizia "blá-blá-blá". "O sujeito é folgado", disse o advogado Claudio Dalledone. "Acredito que não vai ter júri com esse sujeito aqui", acrescentou o advogado, que também chamou o promotor de cínico e descortez. Renan Canto chegou a caminhar em direção à porta, ameaçando abandonar o plenário, caso o promotor não fosse repreendido. Após protestos dos defensores, o juiz Rodrigo Tellini de Aguirre Camargo, pediu que ele não transitasse próximo aos advogados quando eles estivessem questionando as testemunhas. "O Ministério Público faz um jogo de cena para que o júri não termine", afirmou Dalledone em coletiva de imprensa durante o intervalo do julgamento. "O promotor quer dissolver o conselho", acrescentou. Antunes rebateu dizendo que foram os advogados que tentaram interromper a sessão. "Quem disse que ia abandonar o plenário foi a defesa. Isso demonstra que eles pretendem não levar o julgamento adiante, qualquer incidente vão usar pra se vitimizar", disse a jornalistas. "Essa banca conhecida de advogados, eles parecem leões na imprensa, mas aqui se mostraram gatinhos", provocou o promotor Júri popular A primeira testemunha do júri popular dos três policiais militares acusados de participar do assassinato do delator do Primeiro Comando da Capital (PCC) Antônio Vinícius Gritzbach foi William Souza Santos, uma das vítimas do ataque ocorrido no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. O julgamento começou na segunda-feira (22) no Fórum Criminal de Guarulhos, na Grande São Paulo. Ao todo, estão previstas 21 testemunhas. A previsão é a de que o julgamento dure cinco dias, com as sessões começando sempre às 10h. O Conselho de Sentença é formado por quatro homens e três mulheres. William, que trabalhava no aeroporto havia sete anos, afirmou que não conhecia nenhuma das vítimas nem conseguiu identificar os atiradores. "Era uma sexta-feira. Normalmente o aeroporto é movimentado, mas naquele horário nem tanto. Mais tarde, com o embarque e desembarque de passageiros e a chegada dos funcionários, o fluxo seria bem maior", relatou. Segundo ele, nada chamou sua atenção até o momento em que um carro parou próximo à faixa de pedestres onde conversava com um amigo. "Reparei quando o veículo parou e, logo em seguida, ouvi um barulho que parecia rojão", disse. Fachada do Fórum de Guarulhos Leonardo Zvarick/g1 Durante o ataque a Gritzbach, William foi atingido em três dedos da mão. Em depoimento, afirmou que não presenciou nenhuma discussão antes dos disparos e que viu apenas o carro dos atiradores parar no local. Depois dos tiros, avistou apenas o corpo do empresário caído no chão. A segunda testemunha foi a gerente de TI Samara. Ela estava retornando de uma viagem a Salvador, na Bahia. Ia pedir um carro de aplicativo quando ouviu os tiros. Disse que ficou paralisada no primeiro momento e correu para trás de uma coluna com outras pessoas. Foi quando se deu conta de que tinha sido baleada na barriga, mas parecia ser algo superficial. "Eu estava bem atrás, só ouvi os barulhos dos tiros e depois os gritos. Não vi o carro nem as pessoas que desceram atirando. Eram muitos tiros, na hora achei um barulho agudo, achei que fosse outra coisa, nunca tinha ouvido. Foram rajadas, aí teve uma pausa, vários tiros de novo e daí parou", relatou. Antônio Vinicius Lopes Gritzbach foi morto na sexta-feira (8) no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. Montagem/g1/Reprodução/Redes Sociais Samara disse ter feito acompanhamento psicológico por um tempo, após o episódio, mas que atualmente está bem. A terceira testemunha da acusação a ser ouvida foi Simone Novais, funcionária pública. Ela era esposa do motorista de aplicativo Celso Araujo Sampaio de Novais, que também morreu no crime. Simone contou que soube que algo tinha acontecido quando um amigo ligou para ela, depois recebeu um vídeo de dentro da ambulância em que ele falava: "Levei um tiro, estou dentro da ambulância". Foi a última vez em que falou com o marido, com quem tem três filhos. "Não estamos conseguindo seguir com a vida, me preocupa especialmente o filho de 15 anos, eles eram muito apegados", afirmou. Ela disse também que, depois da morte de Celso, sua vida financeira ficou "uma bagunça". Samara só viu Celso quando ele foi para a UTI, entubado. Os filhos também o viram, o mais novo chegou a chacoalhar o pai pedindo: "Levanta, levanta". "Foi desesperador ver meu filho puxando ele para levantar. O de 15 anos se fechou ali." A quarta testemunha de acusação foi o perito criminal Leandro, responsável pela análise dos vestígios do caso. Ele afirmou que a perícia realizou um escaneamento do local do crime e identificou 27 disparos de fuzil — 21 de calibre 7.62 e seis de 5.56. Segundo o perito, um dos tiros atingiu uma área interna do aeroporto a mais de 80 metros de distância e poderia ter acertado uma pessoa na cabeça. A perícia também verificou danos em um ônibus da GCM, possivelmente causados por ricochete. No depoimento do perito, houve confusão entre os advogados de defesa dos réus e promotoria. “Acredito que não vai ter júri com esse sujeito aqui”, dizem os advogados sobre o promotor. “Eu falo com polícia, você fala com matador de aluguel”, disse o promotor em um momento. Durante o intervalo, o promotor Rodrigo Merli se pronunciou sobre a confusão. “Quem tensionou abandonar o plenário foi a defesa. Pretendem não levar esse julgamento adiante. Vejo essa banca conhecida e nas redes sociais parecem leões, mas pro tribunal deu pra perceber que parecem gatinhos”. Claudio Dalledone, advogado de defesa, também falou sobre a discussão. "MP faz jogo de cena pra que o júri não termine. Promotor quer dissolver o conselho. Pontos divergentes não dizem respeito somente à perícia, mas nesse ponto houve contaminação na coleta e manipulação de vários elementos. Encontro entre perito e promotor é imoral, era um jogral, pergunta e resposta. Quando a defesa pergunta, ele nao sabe de nada e é hostil. Em 31 anos de tribunal do júri é um dos casos mais escandalosos, que expõe banda podre da PC, que agora querem atribuir a policiais militares". Após o intervalo, a quinta testemunha de acusação ouvida foi Danilo Lima Silva, que por 2 anos e meio foi motorista do Vinícius. Durante seu depoimento, ele disse que Vinícius andava com veículo com blindagem nível 5 e dois carros tinham até luzes de sirene, como viatura. Disse também que Vinícius emprestava os carros para várias pessoas, pois eram “meio que comunitários”. Afirmou que já ouviu dizer que foram achados rastreadores nos carros emprestados, sendo que um PM que fazia escolta dele teria achado o equipamento. CASO GRITZBACH Promotoria afirmou que na delegacia ele disse que Vinícius conhecia Genauro, mas Danilo afirmou nunca viu os dois juntos e “só ouviu falar” que se conheciam. Ainda durante o depoimento, Danilo ressaltou que no dia do ataque viu dois homens descerem do carro para atirar, sendo um deles bem alto. Sobre a convivência do Vinícius com a própria escolta, não sabe se ele teve alguma rusga entre as partes e que a escolta também fazia a segurança de filho dele até a escola e de outros familiares. Já a sexta testemunha ouvida foi o capitão Vinicius Gomes de Campos Cajuela, da corregedoria da PM. Os réus que respondem ao processo são: Fernando Genauro da Silva, tenente da Policia Militar (PM), acusado pela Promotoria de dirigir o carro usado na fuga pelos atiradores que mataram o delator da facção; Denis Antonio Martins, cabo da PM, responsável por atirar em Gritzbach, segundo a acusação; Ruan Silva Rodrigues, soldado da corporação, que também atirou no empresário, de acordo com o MP. Os três estão presos e são acusados de homicídio qualificado pela morte de Gritzbach e do motorista Celso Araujo Sampaio de Novais, além de duas tentativas de homicídio, já que outras pessoas ficaram feridas no episódio. Os advogados dos três afirmam que eles são inocentes e dizem que "houve um direcionamento investigativo voltado à sua incriminação, sem a devida apuração de fatos e circunstâncias envolvendo outros investigados" (leia mais abaixo). Gritzbach foi morto com tiros de fuzil na área de desembarque do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, em 8 de novembro de 2024. O motorista, que não o conhecia, foi atingido por um disparo durante o ataque e morreu. Caso Gritzbach: a ‘Caixa de Pandora’ Antes de ser executado, o empresário havia delatado ao Poder Judiciário um esquema de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro envolvendo criminosos do Primeiro Comando da Capital (PCC), Comando Vermelho (CV) e policiais corruptos. Em troca, receberia o benefício da redução da sua pena caso fosse condenado por lavagem de dinheiro para as facções. O julgamento dos policiais será conduzido pelo juiz Rodrigo Tellini de Aguirre Camargo, da Vara do Júri de Guarulhos, e contará com a atuação dos promotores de Justiça Vania Caceres Stefanoni e Rodrigo Merli Antunes. Ao todo, 21 testemunhas devem ser ouvidas durante o processo, entre acusação e defesa. Como funciona o júri popular Caso Gritzbach escancarou o envolvimento de policiais com facções Arte/g1 O Tribunal do Júri começa com o sorteio dos jurados: 25 pessoas são convocadas, e sete são escolhidas para formar o Conselho de Sentença, responsável por decidir pela condenação ou absolvição dos réus. Depois da leitura do processo, são ouvidas as testemunhas de acusação e realizados os interrogatórios dos acusados. Em seguida, acusação e defesa apresentam seus argumentos em debates que podem durar horas, com possibilidade de réplica e tréplica. Ao final, os jurados se reúnem para votar os quesitos de decidir se condenam ou absolvem os réus. Em seguida, o juiz define a dosimetria da pena e profere a sentença com base na decisão do Conselho de Sentença. Os PMs Denis Antonio Martins, Ruan Silva Rodrigues e Fernando Genauro da Silva serão julgados pelo Tribunal do Júri Reprodução Outros réus O réu Kauê do Amaral Coelho, conhecido como "Jub" ou "Jubileu" e apontado como o "olheiro" está foragido. A defesa apresentou recurso e o processo foi desmembrado. Outros dois réus, Diego dos Santos Amaral, conhecido como "Didi", e Emilio Carlos Gongorra Castilho, conhecido como "Cigarreira", "João Cigarreiro", "Bill" ou "Pai", apontados como mandantes do crime, também estão foragidos. Segundo o processo, eles não foram citados nem constituíram defesa, motivo pelo qual a ação em relação aos dois permanece suspensa. O que diz a defesa dos réus "A defesa de Fernando Genauro, Denis e Ruan reitera que os três acusados, desde o primeiro momento, negam qualquer participação no homicídio de Antônio Vinicius Gritzbach e sempre sustentaram que houve um direcionamento investigativo voltado à sua incriminação, sem a devida apuração de fatos e circunstâncias envolvendo outros investigados. Após a deflagração de investigação conduzida pela Polícia Federal para apurar a atuação de policiais civis supostamente vinculados ao crime organizado, os policiais civis Fábio Baena e Eduardo Monteiro foram presos temporariamente em 13 de dezembro de 2024, por determinação judicial, após representação da própria Polícia Federal. Na ocasião, aparelhos celulares foram apreendidos e dados armazenados em nuvem passaram por análise pericial especializada. As perícias realizadas pela Polícia Federal identificaram elementos considerados relevantes para a investigação. Entre eles, consta que, em 11 de novembro de 2024, Eduardo Monteiro promoveu a reinicialização de seu aplicativo de mensagens. No dia seguinte, 12 de novembro, providenciou a exclusão de todas as gravações do sistema DVR de sua residência. Já em 22 de novembro de 2024, utilizou o aparelho celular de sua esposa para realizar pesquisas relacionadas à possível prisão de Mateus e Kaue. Kaue foi apontado como olheiro do crime, que estava dentro do aeroporto de Guarulhos, Já o mandado de prisão de mateus, foi inserido no Banco nacional de mandados de prisão apenas no dia 26 de novembro, sendo cumprido apenas em nove de dezembro, “a defesa dos policiais trata essa evidência como um grande indicativo da participação de Eduardo Monteiro no homicídio, como monteiro sabia da existência de Mateus? A única possibilidade seria ele saber quem executou Gritzbach” O crime ocorreu às 16 horas e quatro minutos segundo as câmeras do aeroporto, aproximadamente 30 minutos após o fato Fabio Baena e Eduardo Monteiro se comunicam por chamada de áudio. Após as 16:45 Fabio Baena bloqueia o contado do advogado Ahmed Hassan Saleh – “Dr. Mudi” aquele que possuía ligações estreitas com os policiais ora investigados e foi gravado em ligação oferecendo 3 milhões de reais pela morte de Vinicius Gritzbach. As investigações evidenciam ainda preocupação de Baena e Eduardo Monteiro com a repercussão jornalística do caso, trocando mensagens com links de reportagens sobre o caso. Os três acusados serão defendidos pelos advogados Claudio Dalledone Junior, Renan Canto, Mauro Ribas, Renato Soares, Nayara Thibes e Taynara Sturaro." Gritzbach: por que 3 investigações apuram ligaçao de delator com policiais e facções Segurança reforçada O Fórum de Guarulhos terá um esquema especial de segurança para o julgamento. Para garantir a integridade dos trabalhos e das pessoas envolvidas no julgamento, a presidência do tribunal determinou a suspensão das audiências de outros processos ao longo do período. A medida foi adotada de forma preventiva. Durante os dias do júri, o fórum passará por um bloqueio temporário, com circulação restrita às pessoas diretamente ligadas ao caso. Segundo o tribunal, o objetivo é limitar o trânsito de testemunhas e partes de outras ações, reduzindo riscos de interferências ou contatos indevidos. O esquema contará com apoio de grupos táticos da polícia, que atuarão em conjunto com o policiamento rotineiro no monitoramento e na proteção das dependências do prédio. O controle de acesso também será reforçado. A sala do júri tem capacidade para 80 pessoas e será ocupada apenas por magistrados, promotores, advogados, réus, jurados e servidores do tribunal. Não será permitida a entrada de público sem vínculo direto com o julgamento.

  22. Abelardo de la Espriella (à esquerda), candidato eleito para presidente da Colômbia em apuração preliminar, e Donald Trump, presidente dos EUA. Jaime Saldarriaga/AFP/Evelyn Hockstein/REUTERS O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, parabenizou nesta segunda-feira (22) Abelardo de la Espriella, vencedor da eleição presidencial na Colômbia segundo contagem preliminar, e afirmou em trabalhar junto com ele para construir uma "relação poderosa" entre os dois países. O candidato direitista venceu o esquerdista Iván Cepeda nas urnas em eleição no domingo, segundo dados preliminares divulgados pela autoridade eleitoral colombiana. O triunfo ainda precisa ser confirmada oficialmente. A vitória amplia o número de presidentes apoiadores de Trump na América do Sul, que já conta com o argentino Javier Milei e com o equatoriano Daniel Noboa. ✅ Siga o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp SANDRA COHEN: Vitória apertada dá a Espriella pouca margem para pôr em prática reformas radicais na Colômbia Enquanto mandatários de Argentina, Paraguai e Equador costumam demonstrar um alinhamento quase automático a Washington, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, segue um caminho de independência, que por vezes o coloca em rota de colisão com Trump. O resultado foi visível durante o encontro do G7, na semana passada. Após Trump criticar o cenário eleitoral brasileiro, Lula disse em discurso para que o republicano "não se metesse" nas eleições brasileiras. Trump, por sua vez, criticou o petista em uma entrevista, ao dizer que ele é "muito volátil". Quem é Abelardo de la Espriella, presidente eleito em apuração preliminar na Colômbia Veja outros aliados sul-americanos do republicano: Javier Milei, presidente da Argentina Trump recebe Milei na Casa Branca, em 2025 Jonathan Ernst/Reuters Milei talvez seja o trumpista de maior destaque entre os mandatários sul-americanos. O presidente da Argentina fez diversas viagens a Mar-a-Lago, a residência particular de Trump, e é uma presença constante em eventos que reúnem a direita consevadora no país. Em 2025, Trump liberou um empréstimo de US$ 20 bilhões a título de socorro financeiro à Argentina após um encontro oficial entre os dois chefes de Estado. O alívio fiscal ajudou Milei a conquistar uma vitória inesperada nas eleições legislativas daquele ano. Daniel Noboa, presidente do Equador Daniel Noboa durante visita ao Brasil em 18 de agosto de 2025 REUTERS/Adriano Machado O presidente equatoriano tem uma relação mais pragmática com Trump do que Milei, mas tentou se aproximar do norte-americano especialmente ao apresentar seus projetos na segurança pública. Na reta final da campanha de reeleição, em 2025, Noboa buscou o apoio de Trump na luta contra o crime e não descartou a volta de bases militares estrangeiras, proibidas por lei no país. Santiago Peña, presidente do Paraguai Santiago Peña Jorge Saenz/AP Outro aliado de primeira hora do republicano, Peña comemorou o retorno de Trump à Casa Branca, no fim de 2024, e foi um dos convidados a participar do "Conselho da Paz" — iniciativa de Trump para criar uma organização paralela à ONU para resolução de conflitos entre nações. Na ocasião, Peña elogiou Trump e agradeceu ao mandatário por "trazer esperança novamente". O Conselho se reuniu uma única vez e foi deixado de lado após o início da Guerra do Irã pelos EUA e Israel. Rodrigo Paz, presidente da Bolívia Rodrigo Paz, presidente da Bolívia Claudia Moralez/Reuters Outro dos aliados pragmáticos, Paz assumiu em novembro de 2025 e encerrou um ciclo de duas décadas da esquerda no país. A receber os parabéns de Trump pela vitória no ano passado, ele declarou que "teremos uma relação fluida e compromissos de cooperação e trabalho conjunto entre as duas nações". Paz vem sofrendo com uma série de protestos por todo o país devido à persistência da crise econômica no país. Em maio, a Casa Branca reforçou seu apoio: o vice-secretário de Estado dos EUA, Christopher Landau, disse ter conversado com Paz e afirmou que as manifestações seriam "um golpe financiado por uma aliança perigosa entre política e crime organizado na região". José Antonio Kast, presidente do Chile O presidente eleito do Chile, José Antonio Kast, acena após uma reunião privada com o presidente da Argentina, Javier Milei REUTERS/Pedro Lazaro Fernandez Kast possui grande afinidade ideológica com Trump, mas ela não se traduz em relação pessoal, como no caso de Milei. O líder de direita foi comparado ao republicano diversas vezes desde sua primeira primeira candidatura à Presidência em 2021. Ele chegou ao Palácio de la Moneda com uma plataforma similar à de Trump, promentendo combater a imigração ilegal — e propondo até a construção de um muro na fronteira com a Bolívia. Outros pontos de convergência incluem a crítica ao progressismo e às políticas identitárias, a defesa de valores conservadores, oposição a governos de esquerda na América Latina e a crítica ao multilateralismo tradicional. Aliança a contragosto na Venezuela Delcy Rodríguez assumiu o poder na Venezuela como presidente interina após uma operação militar dos EUA sequestrar Nicolás Maduro e levá-lo para Nova York, onde ele é mantido preso no aguardo de um julgamento. Desde então, o regime venezuelano tem assinado acordos de exploração de petróleo e feito acenos diplomáticos a Washington, como a libertação de presos políticos. Tudo isso sem que haja uma manifestação de alinhamento explícita.

  23. Caminhões com madeiras que escondiam cocaína liquida O método utilizado na que é considerada uma das maiores apreensões de cocaína líquida da história do Brasil — e a segunda maior já registrada no mundo, segundo a Receita Federal — já havia sido usado anteriormente por traficantes, incluindo estruturas associadas a Pablo Escobar, ao esconder cocaína em estado líquido para fugir de fiscalização. A operação internacional que ocorreu no domingo (21) envolveu Brasil, Estados Unidos e Bolívia e identificou um esquema de tráfico que utilizava cargas de madeira para transportar a droga. A investigação levou ao monitoramento de caminhões na fronteira e à apreensão dos veículos. A ação contou com a Receita Federal, a Polícia Federal e o Exército Brasileiro, além de apoio das autoridades norte-americanas e da Fuerza Especial de Lucha Contra el Narcotráfico (FELCN), da Bolívia. Para o mestre em história Carlos Roberto Benjoino da Silva, a estratégia não é nova e faz parte de uma lógica antiga do tráfico internacional. Segundo ele, o método funciona a partir da criação de uma carga legalizada, como madeira, em que o entorpecente é escondido no interior do material. Depois disso, essa carga é novamente camuflada com substâncias que dificultam a fiscalização. ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp “Esse tipo de método já era utilizado por grandes traficantes entre as décadas de 70, 80 e 90. A ideia sempre foi a mesma: esconder a droga dentro de cargas comuns para evitar a fiscalização. [..] O princípio é sempre o mesmo: misturar o ilícito ao que é aparentemente legal”, explicou o professor. Agentes perfuram madeira para coletar amostras para testes Receita Federal O método A chamada “cocaína líquida” é uma das formas usadas por organizações criminosas para tentar dificultar a fiscalização, segundo o professor de química Marciano Simões de Souza. Em geral, o método consiste em dissolver a droga em solventes específicos e, depois, inseri-la em materiais de transporte, como cargas de madeira. “Isso não é exatamente novo. A cocaína pode ser dissolvida em diferentes solventes, como etanol, óleos e até em alguns líquidos alimentares, como já houve registros em leite e outras substâncias”, explicou o professor de química. Os investigadores do caso estimaram que entre 10% e 20% do peso da madeira corresponda à cocaína. Se a projeção se confirmar, a carga poderá conter entre 20 e 50 toneladas da droga, quantidade que só será confirmada após a extração do entorpecente do material apreendido. Para o professor, a escolha do solvente é um dos pontos centrais do processo, já que a substância precisa permitir alta concentração da droga em pouco volume. “Se o solvente [usado para extrair a droga] não for adequado, eles não conseguem carregar uma quantidade significativa da droga. [...] creio que deva ter alguma mudança na estrutura física da madeira. A madeira, naturalmente, não teria porosidade suficiente para receber esse volume. Então é possível que haja algum tipo de tratamento, como secagem intensa ou processos mecânicos, para aumentar essa porosidade”, explicou. Segundo o professor, o método de ocultação de cocaína líquida parte de uma característica química do cloridrato de cocaína, que é um sal solúvel em água, em etanol e em outros solventes polares. A partir dessa propriedade, a droga pode ser dissolvida em diferentes líquidos, de acordo com a estratégia utilizada para o transporte. Ele inclui, a escolha do solvente depende do tipo de material que será usado para disfarçar o entorpecente. "No caso da madeira, é provável que usassem água pra dissolver a cocaína, e depois pra retirar, provavelmente fazem uma espécie de lavagem, para retirar o máximo possível da droga de dentro da madeira", afirmou. A Polícia Federal não informou como será o processo de retirada da droga. O material foi encaminhado para perícia. Segundo Marciano, o método não impede a comercialização do produto, já que o processo permite que a droga seja transportada diluída e, posteriormente, recuperada no destino final. “Após o transporte, eles evaporam o solvente, e o que sobra é o cloridrato de cocaína praticamente puro”, afirma. Devido a sofisticação do método, o professor de química afirma que ele ainda depende de investigação prévia ou de ações de inteligência para que seja identificado. “Esses solventes podem ser praticamente inodoros, o que dificulta ainda mais a identificação durante a fiscalização de rotina. [...] Normalmente, esse tipo de carga só é identificado quando já há monitoramento ou denúncia. Caso contrário, a detecção é bastante difícil”, afirmou. A ligação com Pablo Escobar Pablo Escobar não inventou o método da coaína líquida, mas sofisticou a prática durante o auge do cartel de Medellín. Reprodução Para o mestre em história, esse tipo de técnica é uma adaptação de métodos antigos do narcotráfico e segue sendo usada em diferentes contextos ao longo do tempo. Segundo ele, Pablo Escobar não inventou o método, mas o sofisticou a prática durante o auge do cartel de Medellín. “O Escobar não inventa isso, mas potencializa. No caso da madeira, por exemplo, ela ajudava a dificultar a detecção por cães farejadores, o que tornava o método mais eficiente na época”, afirmou o Professor de história Carlos Roberto. Para Carlos , a operação recente reforça como o tráfico segue adaptando métodos antigos a novas rotas e tecnologias. “O que muda não é a estratégia básica, mas o nível de sofisticação e a capacidade de cooperação entre os países no combate a esse tipo de crime”, concluiu o professor. Colaboração entre Brasil, Bolívia e EUA Uma rede de cooperação internacional entre Brasil, Estados Unidos e Bolívia foi decisiva para que autoridades identificassem o esquema de tráfico que usava cargas de madeira para esconder cocaína líquida. A troca de informações levou ao monitoramento de caminhões na fronteira e à apreensão dos veículos carregados. A ação reuniu agentes da Receita Federal em conjunto com a Polícia Federal e o Exército Brasileiro, com apoio das autoridades norte-americanas e a Fuerza Especial de Lucha Contra el Narcotráfico (FELCN). A Receita informou que essa pode ser a maior apreensão de cocaína da história do Brasil e a segunda maior já registrada no mundo. A atuação conjunta, segundo o Governo Federal, foi possível porque a operação ocorreu em uma Área de Controle Integrado (ACI), os países compartilham procedimentos de fiscalização na fronteira e ambas têm autorização para atuarem. As madeiras transportadas são das espécies aroeira e cedro, geralmente utilizadas para fabricação de móveis. Agentes perfuram madeira para coletar amostras para testes Gefron Apesar disso, a Receita Federal informou que a carga de madeira que escondia cocaína líquida apreendida tinha sido declarada regularmente por meio do Portal do Comércio Exterior. Agora, a Polícia Federal investiga se as transportadoras tinham ligação com o esquema ou se houve adulteração após o carregamento. A apreensão Ao todo, oito caminhões foram interceptados: quatro em Corumbá (MS) e quatro em Cáceres (MT). Exames preliminares confirmaram a presença de cocaína na carga de madeira, no entanto, a perícia ainda está realizando outras análises para confirmar a quantidade da droga. Com base em apreensões semelhantes, os investigadores estimam que entre 10% e 20% do peso da madeira corresponda à cocaína. Se a projeção se confirmar, a carga poderá conter entre 20 e 50 toneladas da droga, quantidade que só será confirmada após a extração do entorpecente do material apreendido. Vídeos e fotos enviados à TV Centro América mostram o momento da apreensão. As imagens mostram agentes utilizando um cão farejador para identificar a presença da droga e, em seguida, perfurando a madeira para coletar amostras que foram submetidas a testes preliminares (assista abaixo). Momento em que agentes da Gefron apreendem drogas em Cáceres (MT) Apreensão no Chile No último dia 6, a Aduana do Chile apreendeu 100 toneladas de cocaína vindas da Bolívia no mesmo esquema detectado neste domingo pela aduana brasileira — com cocaína líquida misturada na madeira. Essa foi a maior apreensão já vista. Informações compartilhadas pelos EUA apontam que as duas apreensões, no Chile e no Brasil, estão relacionadas entre si e têm origem no mesmo local de produção na Bolívia.

  24. Entenda como esquema internacional usava madeira para esconder cocaína Parte da carga de 260 toneladas de madeira impregnada com cocaína apreendida pela Polícia Federal e Receita Federal na fronteira entre Brasil e Bolívia, em Mato Grosso do Sul e no Mato Grosso, foi enviada para análises laboratoriais em Campo Grande. Os exames vão confirmar a presença da droga e ajudar a estimar a quantidade de cocaína existente no material, que poderá ser incinerado após a perícia, conforme informou a PF ao g1. A apreensão ocorreu no domingo (21), em Corumbá (MS) e Cáceres (MT), durante uma operação internacional na região de fronteira. Cães farejadores ajudaram a identificar a presença de cocaína na carga. ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp Afinal, o que será feito com a madeira e com carga de cocaína? Entenda em três passos: 🧪🔬Peritos vão realizar testes químicos para confirmar a presença de cocaína e estimar a quantidade da droga impregnada na madeira; ⚠️⚠️A extração da cocaína será feita apenas em amostras da carga, já que o procedimento em todo o material é considerado inviável e muito caro; 🪵🔥Após a perícia, a carga apreendida deverá ser incinerada. Segundo a investigação, a droga não estava armazenada em tabletes ou pacotes. A suspeita é de que os criminosos tenham impregnado a madeira com cocaína líquida, um método considerado incomum e de difícil detecção. Carga demandaria operação industrial para retirar cocaína Ao todo, 260 toneladas de madeira foram apreendidas na operação. Devido ao grande volume da carga, a retirada da droga de todo o material é considerada inviável pelas autoridades. Por isso, a análise será realizada apenas em parte da carga. A extração da cocaína será feita por meio da imersão das toras em reagentes químicos. O processo faz com que a substância se desprenda da madeira, decante e se acumule no fundo do recipiente para coleta. Após os exames laboratoriais, os peritos vão estimar a quantidade de cocaína presente na carga. Segundo fontes ligadas à operação, a extração completa da droga é inviável porque o procedimento é lento, tem alto custo e exigiria uma estrutura em escala industrial. Em seguida, a carga deverá ser incinerada. A investigação também busca identificar os responsáveis pelo esquema criminoso. LEIA TAMBÉM: PF aguarda laudo para identificar tipo e quantidade de cocaína diluída em carga de madeira Entenda como esquema internacional usava madeira para esconder cocaína Cão farejador ajudou encontrar cocaína diluída em carga de madeira Operação contou com apoio internacional A apreensão ocorreu durante a Operação Timber Shield, realizada pela Receita Federal em parceria com a Polícia Federal, Exército Brasileiro e órgãos de inteligência dos Estados Unidos e da Bolívia. As equipes fiscalizaram cerca de 260 toneladas de madeira transportadas em oito caminhões. Quatro veículos foram interceptados em Corumbá (MS) e outros quatro em Cáceres (MT). Informações compartilhadas por autoridades brasileiras, norte-americanas e bolivianas indicavam a possibilidade de a carga estar contaminada com cocaína. Com base nesses dados, a fiscalização foi reforçada na região de fronteira. Durante a inspeção, testes preliminares apontaram indícios da presença da droga na madeira. Cão farejador ajudou a localizar a droga Um cão farejador da Receita Federal foi fundamental para a identificação da carga suspeita. Durante as inspeções, o animal demonstrou interesse em um dos carregamentos, o que levou ao aprofundamento das análises. Segundo a Receita Federal, as informações enviadas por autoridades dos Estados Unidos e pela Aduana da Bolívia já indicavam a possibilidade de a madeira estar contaminada, e a reação do cão reforçou as suspeitas das equipes. Destino da carga ainda é investigado De acordo com as informações obtidas durante a operação, a madeira tinha como destino Mato Grosso do Sul e Paraná. Parte dos caminhões seguiria para Campo Grande antes da distribuição da mercadoria. Enquanto os exames continuam, os veículos permanecem sob custódia das autoridades. Em Corumbá, os caminhões estão armazenados no pátio da Agesa, principal porto seco da região e terminal logístico na fronteira entre Brasil e Bolívia. As autoridades aguardam os laudos definitivos para confirmar a composição do material e a quantidade de cocaína existente na carga. Se as estimativas iniciais forem confirmadas, a apreensão poderá estar entre as maiores já registradas no país. A droga foi encontrada em estado líquido e misturada à própria estrutura da madeira. Receita Federal Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:

  25. Chegada do inverno: RS tem chance de neve na Serra A passagem de uma frente fria muda o tempo no Rio Grande do Sul. A partir desta terça-feira (23), uma massa de ar polar avança sobre o estado, derruba as temperaturas e traz condições para geada ampla até quinta-feira (25), segundo a Climatempo. Conforme a previsão, o dia amanhece gelado em praticamente todo o estado, com chance de neblina forte nas primeiras horas e possibilidade remota de neve em Canela e São Francisco de Paula, na Serra Gaúcha. 📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp O amanhecer de terça deve ter temperaturas próximas de 0°C ou abaixo disso em vários municípios do interior. Há previsão de geada ampla, principalmente na Campanha, Fronteira Oeste, Centro, Vales, Missões e Norte do estado. Mesmo com a presença do sol à tarde, o aquecimento será pequeno. As máximas devem variar entre 6°C e 14°C. Na Serra, a terça-feira terá frio intenso no amanhecer, com possibilidade elevada de geada e nevoeiro. As temperaturas podem ficar abaixo de 0°C em vários municípios. Ao longo do dia, o sol aparece entre poucas nuvens, mas a sensação de frio continua. Resumo do inverno A previsão indica que, em função do El Niño, a chuva deve ser mais frequente e ficar acima da média no Rio Grande do Sul, principalmente na metade norte. A previsão também aponta maior formação de frentes frias e ciclones, o que aumenta o risco de temporais. Além disso, há indicação de duas ondas de frio fortes em julho, uma na metade e outra no fim do mês. Como será a semana no RS Na quarta-feira (24), o estado seguirá sob influência do ar polar. Novamente, haverá possibilidade de geada abrangente em diversas regiões e as temperaturas serão baixas. Segundo a Climatempo, a formação de um ciclone na costa do Sul do Brasil e a atuação de um cavado bastante pronunciado em altitude trazem um cenário que pode favorecer precipitação invernal, como neve e chuva congelada. A Defesa Civil do estado emitiu um aviso e afirma que o dia mais frio será a quarta-feira. "As mínimas variam entre -5°C e 7°C, com geada generalizada." A quinta-feira (25) será mais um dia de muito frio, mas, na sexta-feira (26), o ar polar intenso começa a se afastar e o frio diminui. Ainda assim, há chance de mínimas muito baixas nos dois dias. Conforme a Defesa Civil, as temperaturas podem ficar entre -4°C e 9°C. Frio e cerração em Gramado Ana Júlia Griguol/ RBS TV VÍDEOS: Tudo sobre o RS

+ Sobre nós

Image

Onde estamos: .

Rua Barão do Rio Branco, 347
Centro Itápolis/SP
3262 7482 - 3262 7483
16 99781 3817(Rega)
16 99742 1727(Daiane)
© 2018 RG Assessoria Fisco Contábil. All Rights Reserved. Designed By JKAsites