DECLARAÇÃO DE IR-PESSOA FÍSICA EM MALHA FINA, ASSUSTA OS CONTADORES
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Número de declarações retidas na malha fina em 2022 exige cautela dos contadores
Até o dia 31 de maio, a maioria dos profissionais da Contabilidade estará envolvida com a entrega da declaração do Imposto de Renda – IRPF. Normalmente, o serviço é cobrado de acordo com a quantidade de dados que vai para o documento. Assim, quanto maiores forem os esclarecimentos, maior também será a cobrança do serviço. Quando as informações são poucas, o valor fica em torno de R$ 100 e R$ 200, mas há declarações mais complexas, que por exigirem muita cautela por parte do profissional, pode ultrapassar a casa dos R$ 500,00.
Em 2022, 1.032.279 de pessoas caíram na malha fina, o equivalente a 2,7% das 38.188.642 declarações transmitidas ao fisco. Se para a pessoa física que teve o documento retido já é uma situação desagradável, imagine o impacto disso para o contador.
Os principais motivos que levaram essa quantidade de contribuinte ir parar nas garras do leão foram: 46% – Omissão de rendimentos sujeitos ao ajuste anual (de titulares e dependentes declarados); 26% – deduções da base de cálculo (despesas médicas, principal motivo de dedução); 21% – divergências no valor de imposto retido em fonte, com o que consta na Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte – DIRF e o que foi declarado pela pessoa física; e 7% deduções do imposto devido, recebimento de rendimentos acumulados e divergência de informações sobre pagamento de carnê-leão e/ou imposto complementar.
Ao ter seu nome na malha fiscal, o contribuinte não poderá receber sua restituição até que envie uma retificação à Receita Federal ou, caso as informações prestadas na declaração sejam verdadeiras, encaminhe os documentos comprobatórios exigidos.
Mas, antes de chegar nesse ponto, mesmo porque nós estamos ainda no início do período de entrega da declaração, é fundamental que os profissionais contábeis prestem serviços de excelência na hora de declarar o IRPF. Algumas dicas são: não extrapolar o número de clientes que consegue atender; tentar conciliar o IRPF com as outras demandas do dia a dia; procurar delegar as tarefas do IRPF a auxiliares ou assistentes, deixando as fases finais de conferência e envio para os contadores mais especializados; e, por fim, sempre manter uma comunicação assertiva e transparente com o cliente.
Realizando um bom trabalho, além de evitar dor de cabeça para si e para o cliente, os profissionais da Contabilidade podem ainda conseguir novos clientes por recomendação.